Você conhece as principais características do cachorro de pastoreio? Por muitos anos as atividades dos cachorros de pastoreio foram essenciais, principalmente em fazendas de animais do campo. Atualmente, é possível encontrar as raças destes cães em vários locais com características rurais. Sendo assim, o cachorro é quem conduz rebanhos de ovelhas, de carneiros e de gado, permitindo que os animais não se percam.
Existem muitas raças de cachorro que contribuem para essa finalidade. E é isso que vamos abordar no post de hoje. Portanto, acompanhe para entender quais são as principais raça de cães de pastoreio e suas características. Vamos lá?
Cachorro de pastoreio – Quais as principais características?
As atividades de pastoreio são muito antigas, onde se treinava determinados tipos de raça para cuidar de rebanhos em regiões rurais. Diante disso, eram selecionadas as raças de cachorros de porte grande, capazes de proteger e controlar o rebanho.
Além da proteção proporcionada aos animais, essas raças possuem personalidade que compreende a lealdade e inteligência de um melhor amigo de quatro patas para seus tutores. Ou seja, são cães inteligentes, rápidos, com audição aguçada e de movimentos flexíveis.
Principais raças de cachorros de pastoreio
De diferentes raças, os cachorros pastoreio têm um papel fundamental para além de conduzir os animais: Ele também protege contra ameaças de predadores. No entanto, com um treinamento adequado e avaliações das principais características para atividades pastoreias, selecionamos os melhores tipos de raças de cachorros, caso seu objetivo seja adotar um. Veja abaixo.
Pastor alemão
O pastor alemão é uma das raças indicadas para cães de guarda, resgate e atividades policiais. Isso porque é um animal obediente e fiel ao dono. Assim como o nome diz, ele possui características de um cão para pastoreio, possuindo muita inteligência e sendo muito atento aos comandos.
Por sua personalidade, é um cachorro bem fácil de adestrar. Possui a força e resistência que necessitam as atividades no campo. Um dos cães de pastoreio mais acessíveis no Brasil, o pastor alemão tem diversos fãs, que buscam pela raça até para criar como pet em casa.
Puli
Bem raros no Brasil, os cães da raça Puli possuem vocação para pastorear, principalmente por causa da sua inteligência e obediência. Apesar disso, sua aparência não parece nada de um cachorro que vai ter uma função de pastoreio. Afinal, ele conta com pelos longos e de aspecto espesso.
É ideal para locais com banhados e lagos. Assim sendo, sua pelagem longa age como camada protetora para diversas temperaturas, seja quente ou fria. O co-fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, aderiu a raça em 2012, escolhendo-o como cachorro de companhia.
Por isso, é bem mais comum vermos o Puli como um pet, mas isso não anula sua eficiência como cão pastoreio.
Pastor belga
Com uma pelagem mais preta, o pastor belga é uma excelente raça para pastoreio, indicado para viver em espaços maiores como as fazendas. Sua personalidade é de muita inteligência, com aptidão para coordenar rebanhos em passeios pelo pasto e ao retorno para casa.
Porém, é preciso um adestramento desde filhote. Afinal, apesar de dócil, seu instinto é de cachorro protetor. O que pode torná-lo agressivo sem os devidos cuidados.
Border Collie
Criado especialmente para cuidar de rebanhos, o Border Collie é um dos melhores cães da categoria de cachorro para pastoreio. Sendo considerado também um dos cães mais inteligentes do mundo, o cachorro é muito alerta para eventuais predadores. É muito obediente para treinamentos.
No entanto, essa raça de cachorro não é muito recomendada para criar como pet, visto que podem ser bem agressivos com estranhos. Além disso, é um animal bem ativo, necessitando de um espaço bem grande para fazer exercícios e gastar suas energias.
Welsh corgi pembroke
Com uma variedade de cães de pastoreio de raças grandes, o Welsh Corgi Pembroke é uma exceção da nossa lista. Considerado um cão anão, o cachorro Pembroke é extremamente dócil, companheiro e bonito, ganhando gosto pela Rainha Elizabeth II.
Nesse sentido, vem ganhando cada vez mais espaço em lares com crianças, tanto em casas e apartamentos, pois se adapta super bem aos vários ambientes. Possui um temperamento tranquilo e, ao mesmo tempo, alerta. Por isso, era uma raça muito usada em propriedades no campo e com rebanhos de ovelhas.
Ao aderir a raça para criar em casa ou apartamento, é importante saber que o Welsh Corgi Pembroke precisa gastar energia. Mesmo com as patas curtinhas, ele se movimenta com muita rapidez.
Old english sheepdog
Para quem viveu sua infância nos anos 90, já deve ter conhecido a TV Colosso, programa infantil com diversas raças de cachorro. Uma das principais personagens, era Priscila, uma cadela da raça pastoreio Old English Sheepdog, ideal para guardar rebanhos de ovelhas.
Com uma personalidade super dócil e amigável, essa raça de cachorro tem deixado para trás sua função primária e se tornou uma ótima companhia para crianças.
Pastor Shetland
Outra raça de médio porte que não deixa a desejar na nossa lista de cães pastoreio, é o Pastor Shetland, criado na Escócia. Suas características se assemelham com a famosa cadela do filme Lassie. Essa é uma raça que costuma latir bastante, principalmente quando percebe perigo.
Está entre os 10 cachorros mais inteligentes do mundo. Além disso, adoram receber comandos dos seus tutores, se tornando um ótimo cão de guarda em rebanhos.
Como escolher um cachorro pastoreio?
As raças de cachorros pastoreio, em sua maioria, não são criadas no Brasil. Mas é possível adquirir em canis ou feiras especializadas nesse segmento. Portanto, agora que você já conhece quais são as principais raças de cachorros de pastoreio, saiba aqui como escolher um cão para ajudar nas atividades do campo.
Pesquise o histórico familiar
Um dos pontos importantes na escolha do cachorro pastoreio é o histórico da sua linhagem. É importante investigar a origem das características do filhote. Se a mãe do animal não late muito e o pai costuma latir mais, é provável que o cão pastoreio irá coordenar o rebanho latindo. Avalie se isso é bom ou ruim para o seu caso.
Sempre escolha um cachorro filhote
Quando filhote, é mais fácil fazer os treinamentos corretos para pastoreio, além de criar um vínculo afetivo com seu tutor. Mas lembre-se, priorize filhotes de 40 a 60 dias de idade.
Invista em adestramento
Esse é um ponto bem importante, visto que alguns tipos de rebanho exigem treinamentos específicos. Assim sendo, sempre busque um profissional especializado para realizá-los.
Escolha a melhor raça pastoreia
Existem muitos tipos de raças de cachorro de pastoreio. Por isso, para cada rebanho é preciso avaliar o porte físico e mental do cachorro.
O post Cachorro de Pastoreio – Quais as principais características? Conheça algumas raças apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.