Existem momentos na nossa vida em que nos encontramos em situações difíceis, onde ter o controle emocional é algo que nem todos possuem.
Conseguir manter a calma é de fato algo difícil de conseguir, principalmente quando algo de ruim acontece com quem amamos.
A empatia de se colocar no lugar dos nossos pets nos torna vulneráveis, o que nos faz perder o controle. Por esse motivo, iremos apresentar as possíveis causas mais comuns que podem explicar o fenômeno “cachorro vomitando espuma branca”.
Causas mais comuns para cachorro vomitando espuma branca
A seguir iremos discorrer sobre as possíveis causas mais comuns, que podem levar os cachorros a vomitarem espuma branca.
De antemão é importante lembrar que se seu cachorro apresenta vômitos em forma de espuma branca, e se esse quadro for acompanhado por uma mudança no comportamento do cãozinho, é importante consultar um médico veterinário para evitar problemas ainda mais agravantes.
Estômago vazio
Nem sempre as causas são doenças perigosas para o animal, pois este fenômeno pode ser mais comum do que se imagina.
Para que se entenda, é importante que os donos de cachorros saibam que o cachorro vomitando espuma branca pode ser devido ao fato do cachorro estar com estômago vazio; pois ocorre uma reação química de balanceamento de ácidos a partir de bicarbonato, que são presentes no estômago dos cães, e são ativados por um excesso de acidez.
Nestes casos é bom esperar que a espuma saia por completo, e após isso, oferecer alimentos leves ao animal.
Raiva
Algumas doenças sérias podem ser a causa dos cachorros vomitarem espuma branca, sendo a causa mais perigosa e letal, o vírus da raiva.
Acontece quando o animal teve contato com a saliva de um outro animal que seja portador do vírus da raiva; e nestes casos o processo é mais complicado.
Existe um fluxograma que define a conduta a ser tomada quando seu pet vomita espuma branca, que tem por finalidade descartar a raiva como causa. No entanto, esse processo é um dos últimos sintomas a aparecer, que deve surgir depois que o animal já infectado muda seu estado de humor e seus hábitos.
Se isso já aconteceu, então é importante levar o seu cachorro ao veterinário o mais rápido possível.
Vale lembrar que a raiva é um problema sanitário, que pode colocar a vida de muitas pessoas em risco, e também não possui cura e nem tratamento. A única saída é a prevenção através da vacina.
Cachorro vomitando espuma branca pode ser parvovirose
A parvovirose é uma doença causada pelo Parvo Vírus Canino que pode matar se não bem tratada, mas possui cura e tratamento. Sua forma de transmissão são a partir do contato com fluidos de animais infectados, como fezes, vômitos e saliva, podendo levar o seu cachorro a se contaminar.
Quando contaminado, o cachorro apresenta vômitos em forma de espuma branca, além de diarreias, falta de apetite e indisposição.
É uma doença que afeta o sistema gastrointestinal do cachorro, causando desidratação e fraqueza que podem ser letais se o animal não tiver imunidade o suficiente para combater o vírus. Por este motivo, é importante que seja feito exames de sangue específicos, acompanhados de exames de fezes para ter certeza de que o seu cachorro esteja de fato com Parvovirose.
Gastrite
A gastrite também é uma das possíveis causas, e ocorre quando algum processo inflamatório se inicia no sistema gástrico do animal.
Assim, acaba ocasionando vômitos em forma de espuma branca e que o seu maior risco é o fato de comprometer o estômago do animal, causando possíveis úlceras.
Embora não seja a principal suspeita em um cachorro vomitando espuma branca, é importante que seja levado em consideração, principalmente se o cachorro apresenta estes sintomas recorrentemente.
Algumas vezes pode ser encontrada a presença de líquido amarelo juntamente com a espuma branca, que possivelmente seja a bile, devido às constantes contrações feitas pelo animal na hora de vomitar.
Cachorro vomitando espuma branca pode ser Cinomose
A cinomose é uma doença contagiosa que ocorre somente em cães, não afetando gatos ou outros tipos de animais. É causada pelo vírus Paramyxovírus Morbilivírus que entra no organismo causando vômitos, diarreias, mudança de temperamento e pode até causar convulsões no animal.
Sua principal forma de transmissão é a partir do contato com fezes, urinas, vômitos e secreções de um cachorro já infectado pelo vírus. Se não tratada a tempo, a Cinomose pode levar o animal à óbito, principalmente por geralmente acometer cachorros filhotes, que possuem imunidade baixa por natureza.
Na cinimose, o sistema gástrico é o primeiro a ser afetado. Mas o vírus pode chegar a acometer outros órgãos, como músculos e o sistema nervoso, causando convulsões e afetando a forma do cachorro se movimentar. Deve ser tratada com antibióticos e anticonvulsivantes se a doença chegou ao seu último estágio, podendo deixar sequelas permanentes ao animal.
Cuidados com cachorro vomitando espuma branca
Durante os episódios de cachorro vomitando espuma branca, é aconselhável que não seja oferecida água ou outros líquidos; pois o excesso de líquidos também podem ser a causa, além de que estimula ainda mais o vômito, podendo piorar o quadro.
Também deve-se evitar as atividades físicas excessivas para o animal; pois com a fraqueza sendo um dos sintomas acompanhados com o fenômeno “cachorro vomitando espuma branca”, pode agravar os sintomas, devendo preservar o repouso do cachorro.
Exames periódicos devem ser rotineiro para os cães; uma vez que isso ajuda a prevenir doenças como estas citadas acima, trazendo uma melhor qualidade de vida para os cãezinhos e seus tutores.
Manter a vacinação em dias é, se não, a melhor conduta a ser tomada, devido ao grande número de doenças que podem ser prevenidas e neutralizadas por elas.
Observar o comportamento de seu pet pode ser um cuidado de suma importância; pois em todas as doenças existem a mudança de comportamento como sinal de que algo não está certo com seu amigo!