Como fazer dois cachorros se darem bem? Essa é uma das principais dúvidas de quem possui uma dupla de amigos peludinhos, ou até para quem está querendo adotar. Existem muitos cachorros que odeiam ficar sozinhos. E a solução encontrada pelos seus tutores é arrumar um companheiro para dividir a casa com ele.
No entanto, sabemos que algumas vezes isso pode dar errado logo no início. Os dois podem brigar e ter ciúmes dos donos, a fim de não dividir comida e espaço. Saber lidar nesses momentos é primordial, já que o processo pode ser difícil no começo. Mas com as atitudes corretas, o ambiente poderá se tornar harmonioso.
Sendo assim, se está em busca por formas de como fazer dois cachorros se darem bem, você veio ao lugar certo. Aqui vamos apresentar algumas ideias que podem facilitar o convívio com o novo integrante da família.
Veja também: Dono de Cachorro, aprenda como conviver com um!
Como fazer dois cachorros se darem bem?
É do instinto animal tomar posse territorial. Por isso, na chegada de um novo membro da família, pode ser bem difícil de acostumar. Até mesmo no encontro com outros cães durante o passeio, pode acontecer de ambos se cheirarem e rosnarem um para o outro, pois isso depende muito do temperamento animal.
Mesmo em território neutro é possível fazer dois cães se darem bem. Mas isso depende também de atitudes dos tutores, que fazem uma grande diferença nessas horas. Por isso, se você quer aprender estratégias que podem ajudar sua dupla canina a se dar bem, continue lendo.
Prepare o território para a chegada do novo cão
A preparação do território é fundamental para receber o novo cão, sendo esta uma das atitudes que faz o veterano e o novato se darem bem. Por isso, ofereça caminhas, potes de ração e bebedouros individuais. É importante colocar em ambientes separados, ok?
Para deixar o ambiente mais leve, você poderá colocar difusores aromáticos que ajudam a acalmar os cães. Nestes casos, invista em produtos próprios para cachorro.
Faça as apresentações em etapas
Neste primeiro momento não insista que eles se amem. Afinal, eles precisarão passar por um processo de adaptação. Para isso, as apresentações dos cachorros devem ser feitas gradualmente. Dessa forma, você vai manter o contato direto dos dois e, mesmo que de longe, eles terão acesso ao perfil um do outro, através das cheiradinhas.
Feito isso por alguns minutos, claro, você deve avaliar qual a reação dos dois cachorros. Se não houver problemas com agressividade, prossiga com as apresentações. A próxima etapa das apresentações, é o contato através da guia e coleira de cachorro. Neste caso, recomendamos que você peça ajuda para outra pessoa.
E para finalizar, permita que os dois cães venham dividir um mesmo local. Deixe que um cheire o outro e interajam de alguma forma. Mas fique atento, é preciso supervisionar este primeiro contato. Independente de ser um cachorro filhote ou adulto, ambos devem ficar seguros, ok?
Ensine as regras aos cachorros
As regras da casa precisam ser ensinadas de alguma maneira. Independente de o cão ser mais velho ou ainda filhote, ele precisa saber como conviver em seu novo lar. Desse modo, a educação deve ser igual para os dois, sendo as ordens colocadas para a dupla ou em um treinamento individual do cachorro.
A medida que o adestramento for dando bons resultados, você pode juntar os dois doguinhos, mas sempre mostrando que o líder é você, ok? Veja aqui como ser líder do seu cão.
Incentive momentos de lazer entre os cães
Para um convívio dar certo, você deve incentivar momentos de lazer entre os cães. Além de dividir todos os acessórios essenciais, os brinquedos também devem entrar nessa lista, onde os dois possam a brincar sem brigas.
Mas é preciso supervisão, principalmente durante a interação de ambos. Possivelmente algumas briguinhas vão acontecer, que devem ser separadas sem uso de violência. Portanto, se os seus cachorros brigam muito, tenha muita paciência na hora de ensinar. Se for preciso, comece todas as etapas novamente.
Procure um etólogo
Se mesmo com treinamento e supervisão nas brincadeiras ou passeio os dois ainda brigam, a ajuda de um profissional Etólogo pode ser necessária. Essa profissão estuda, analisa e diagnostica problemas de comportamento entre os animais de estimação.
Neste sentido, esse profissional vai usar de seus conhecimentos para avaliar o que está acontecendo, tanto com base no ambiente, quanto pelo modo que o tutor interage com o cão.
Raças de cachorros mais sociáveis
Existem algumas raças de cachorros que são mais dóceis que as outras. Isso é influenciado principalmente pela genética do cão. Por esse motivo, você deve sempre avaliar a origem do animal, para saber se é possível socializar com outro cachorro da mesma raça ou que tenha uma personalidade parecida.
Conheça abaixo quais são as raças de cachorros mais sociáveis.
Bulldogue Inglês
Apesar de não ser brincalhão, o Bulldogue Inglês se dá muito bem com outros animais de estimação, apreciando também a companhia de outro cachorro. Mas veja bem: Por não ter um temperamento muito ativo, o mais aconselhável é escolher um cão com caraterísticas semelhantes, para evitar brigas e desconfortos.
Poodle
Os poodles são raças que se dão muito bem com as pessoas. E com outros cachorros eles podem ser bem pacientes e dóceis.
Cavalier King Charles Spaniel
Com muita fofura e temperamento dócil, o Cavalier King Charles Spaniel é uma ótima opção de cachorro sociável, pois, além de amável, é totalmente leal a sua família e do amigo peludinho.
Golden Retriever
O Golden é uma das raças mais amigáveis. Eles amam brincar, receber carinho e proteger seus tutores. No contanto com outros cachorros, ele tira de letra também, devido ao seu perfil amigo e companheiro.
Labrador Retriever
O labrador também é uma das raças de cachorro que se dão bem com outros cães. E isso porque sua personalidade é amigável e leal com seus companheiros.
Vira-lata
Os vira-latas são cachorros bem peculiares. Normalmente possuem uma mistura de raças que não podemos definir. Porém, ele pode sim entrar em nossa lista de cachorros sociáveis, pois o comportamento pode ser bem variado, se saindo bem na maioria dos casos.
Ao decidir por um segundo cão, leve em consideração todos os aspectos, desde o espaço destinado aos animais e a raça escolhida. Nunca escolha um cachorro por impulso, ou para fazer companhia para o seu veterano. Todos precisam de carinho e dedicação e isso deve ser levado em conta.
Gostou das dicas de como fazer dois cachorros se darem bem? Então compartilhE com outras pessoas. Quem sabe tem alguém passando por essa situação neste momento!
O post Como fazer dois cachorros se darem bem? Aprenda aqui apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.