Em uma entrevista interessante para o ABC australiano, Wally Conron, um especialista em criação de cães que também trabalhou para a Royal Guide Dogs Association da Austrália, conta como ele “inventou” o Labradoodle, um cruzamento entre um Labrador e um Poodle.
Uma “invenção” da qual se arrependeu ao longo do tempo e que acabou por ser um dos maiores arrependimentos da sua vida desde que este cruzamento apresentou, ao longo dos anos, graves problemas de saúde e comportamentos estranhos também por se tratar de criadores inescrupulosos que tentaram imitar seu trabalho com resultados nem sempre à altura.
Entre as doenças que afetam esta raça, os especialistas citam, entre outras: displasia de quadril e cotovelo, doenças oculares (atrofia progressiva da retina) e doenças da tireóide. Infelizmente, sua fonte é a genética.
De acordo com o próprio Conron, os problemas mentais dos Labradoodles, que podem levar à loucura total, podem ser explicados pela hereditariedade.
O primeiro Labradoodle nasceu quando, nos anos 1980, ele recebeu um estranho pedido de uma mulher que vivia no Havaí para “inventar um cachorro que pudesse usar como cão-guia e ao qual seu marido não fosse alérgico”. O marido da senhora, de fato, não podia estar em contato com cachorros de pelo comprido.
Após três anos de tentativas, também por pena da situação da senhora, Conron tentou cruzar um cão Labrador com um macho poodle padrão e assim nasceu o Labradoodle.
Um dos cachorros que nasceu então foi treinado e enviado pela senhora ao Havaí para começar a trabalhar como o primeiro cão-guia Labradoodle de todos os tempos, uma espécie de poodle gigante mais atento ao dono e mais fiel ao seu dever que os poodles clássicos.
Criação excessiva de Labradoodles
O criador acrescentou que o problema é a criação excessiva de Labradoodles e a criação de novas raças.
Os Labradoodles eram excelentes, tanto que em muitas partes do mundo vários criadores começaram a cruzar Labradores e Poodles, o que resultou numa verdadeira “moda” e que levou estes cachorros a serem vendidos por valores cada vez mais elevados.
Depois de um curto período de tempo, Conron percebeu que havia criado uma espécie de “monstro Frankenstein” (são as palavras que ele usa na entrevista), um pesadelo que depois de trinta anos ainda o persegue.
Na maioria dos casos, os filhotes exibiam uma série interminável de problemas de saúde e comportamento incontrolável que beirava a insanidade. Houve poucos casos de labradoodles amorosos, calmos e mansos.
“Percebi o que fiz depois de alguns dias. Criadores inescrupulosos cruzam os cães errados com poodles apenas para anunciar que eles foram os primeiros a fazê-lo.” (Wally Conron)
Labradoodle: uma raça australiana
Na Austrália, um Poodle foi deliberadamente cruzado com um Labrador Retriever para criar uma raça altamente inteligente e hipoalergênica. O objetivo era nobre, mas até hoje a raça Labradoodle não está sujeita aos padrões específicos da FCI e é altamente controversa entre os amantes de cães.
Labradoodle, como um poodle, vem em três “tamanhos”: miniatura, médio e padrão. Um labradoodle em miniatura tem geralmente cerca de 30-40 cm de tamanho e pesa 6-12 kg. O Labradoodle médio mede 40-51 cm e pesa 12 a 23 kg. O maior representante da raça pode ter 51 a 66 cm de altura e pesar de 23 a 45 kg.
Esses cães são bem constituídos, com olhos grandes, orelhas caídas e nariz quadrado. Seu traço característico é o pelo. O pelo é semelhante ao de ovelha. Mas curiosamente, esses cães não eliminam nada de pelo (mas estamos falando sobre Labradoodle australiano de criação especializada).
Labradoodles são geralmente uniformes na cor, desde muito claro, de cor marrom até o preto intenso.
Características do Labradoodle
O objetivo original do acasalamento era criar cães adequados para terapia e assistência e que não se reproduzissem. Portanto, eles devem ter um temperamento equilibrado, ser inteligentes e socialmente aceitáveis.
Uma vez que nenhum padrão de raça é definido, o caráter do Labradoodle depende muito do criador e dos pais acasalados. Mesmo que a natureza não possa ser claramente prevista, diz-se que o Labradoodle combina as características positivas do Labrador e do Poodle e é assim descrito da seguinte forma:
- Dócil
- Inteligente
- Alegre
- Sensível
- Socialmente aceitável
São hipoalergênicos?
Muitos proprietários de cães escolhem a raça Labradoodle porque eles não perdem pelo e, portanto, devem ser adequados para quem sofre de alergias. Mas isso é verdade?
Estudos têm demonstrado que nenhuma raça de cão é 100% anti-alérgica. Isso ocorre porque as pessoas com alergia ao pelo de cachorro não reagem ao cabelo em si, mas a certas proteínas que estão na pele, na saliva e na urina.
No entanto, raças de cães que não têm tantos pelos e produzem menos caspa são consideradas mais adequadas para quem sofre de alergias do que outras raças. No entanto, não há garantia de que o Labradoodle não causará uma reação alérgica.
Labradoodle: mantendo e cuidando
Como todos os cães, o Labradoodle precisa de atividade física e mental diariamente. O fato do Labradoodle morar num apartamento, numa casa, na cidade ou no campo é de importância secundária, desde que o cão tenha bastante exercício e atenção.
A pelagem do Labradoodle, dependendo da estrutura da pelagem, pode exigir muita manutenção. A escovagem regular e, se necessário, uma tesoura são necessários para evitar o emaranhamento.
Além disso, há outros cuidados como cortar as garras, verificações regulares de peso e exames de saúde. Além dos custos de aquisição, devem ser previstos custos com o veterinário e alimentação.
Atividades
O poodle e o labrador retriever são raças de cães de caça que desejam ser mantidos física e mentalmente ocupados. O Labradoodle também precisa de exercício suficiente e é mais equilibrado quando é mentalmente desafiado. Agilidade, obediência e trabalho são formas de emprego para as quais o Labradoodle é adequado.
Como todos os cães, o Labradoodle deve ter períodos de descanso suficientes na vida cotidiana e aprender a se acalmar quando filhote. Atividades que sobrecarreguem as articulações, que envolvam longos trechos ou saltos, só devem ser realizadas quando o cão já estiver adulto.
Aprenda a história da raça
Labradoodle vem da Austrália. As origens da raça remontam a 1988. O criador da raça, Wally Cornon surgiu com a ideia deste cruzamento incomum, porque ele queria criar um cachorro anti-alérgico.
Uma das primeiras pessoas a ter um cachorro Labradoodle era natural do Havaí. Ela estava perdendo a visão e precisava de um ajudante canino, mas seu marido era alérgico a pelo. Aparentemente, a cadela se revelou um guia perfeito para uma cega, sem expor o marido a enfermidades desagradáveis.
Já em 1989, instituições que realizavam pesquisas sobre o cruzamento de poodles e labradores fizeram esforços para eliminar doenças genéticas específicas das raças. Em 2004, foi tomada a decisão de parar de cruzar Labrador e poodle.
Personalidade do Labradoodle
Labradoodle é uma raça realmente excepcionalmente amigável. Estes cães são muito apegados aos seus donos, são animados, extremamente alegres e fáceis de treinar.
Eles mostram uma grande vontade de cooperar com as pessoas. Eles são perfeitos não só como cães de família, mas também como cães-guia. Além disso, eles se dão perfeitamente com cães e outros animais.
Podemos afirmar com segurança que os cães Labradoodle são ótimos cães para uma família que adora brincar junta e passar tempo com a família.
Alimentos para Labradoodles
Uma vez que os Labradores são propensos a comer muito e ficarem acima do peso, é importante que você fique de olho nas rações diárias de comida do seu cachorro desde o início.
Ofereça apenas alimentos para cães de alta qualidade, balanceados e saudáveis, com alto teor de carne e sem cereais. Lembre-se de que as orientações do fabricante para as rações alimentares diárias são apenas indicativas.
O açúcar não deve ser encontrado em nenhum alimento dado ao Labradoodle. Naturalmente, você não deve se esquecer de garantir que seu cão tenha acesso constante a água potável.
Treinamento do Labradoodle
Nem o poodle nem o labrador retriever são particularmente difíceis de treinar. Consequentemente, treinar um Labradoodle não será complicado. Pelo contrário. Esta raça é caracterizada principalmente por sua inteligência e capacidade de aprender.
No entanto, você deve treinar seu filhote Labradoodle consistentemente desde o início. Embora o Labradoodle também seja adequado para iniciantes, a criação dos filhos nem sempre ocorre como esperado e você pode se sentir um pouco sobrecarregado. Mas isso não é nada ruim e não deve ser motivo para duvidar de sua adequação como dono de um cão.
Expectativa de vida
A expectativa de vida de um Labradoodle é de 13 a 15 anos. Para garantir que seu animal de estimação tenha uma vida longa, você deve sempre cuidar de sua saúde.
Se seguir todas as dicas e o seu cão não apresentar doenças pré-existentes, os dois vão passar muito tempo juntos!
O post Criador da raça Labradoodle lamenta seu trabalho: “monstro Frankenstein” apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.