O Carnaval já chegou e muita gente já está de malas prontas para meter o pé na estrada. Ou então, para os mais caseiros, o plano é ficar em casa e curtir o feriadão sossegado. Tem ainda os que vão sair para os bloquinhos e aproveitar o carnaval na sua essência. O fato é: cada um do jeito – porém, ninguém pode esquecer que, carnaval ou não, os nossos dogs continuam tendo suas necessidades. Por isso, separamos algumas dicas para cuidar do cachorro no carnaval, seja em viagem, em casa, ou nos intervalos dos blocos.
O primeiro passo, independente de qual for seus planos, é lembrar justamente que o feriadão, por mais legal que seja, é uma data relaxante para os humanos. Para os cachorros, pode se tornar uma época até mesmo estressante. O barulho somado ao calor e à mudança de rotina são coisas que podem deixar seu dog bastante confuso.
Por isso, a primeira dica para cuidar do cachorro no carnaval não tem como ser outra:
01 ) Tente não mudar sua rotina – não confunda seu cachorro no carnaval
Essa regra não é aplicável para quem irá viajar, é claro. Porém, se você ainda está em dúvida ou simplesmente gosta bastante de sair, tente adaptar seus planos e suas programações para se ausentar do seu cachorro no carnaval o mínimo de tempo que puder.
Pense nos horários que irá sair. Se eles puderem se assemelhar aos horários que você já costuma sair no dia a dia, melhor ainda. Desta forma, seu dog não irá estranhar sua ausência em horários incomuns. O mesmo se aplica às noites fora de casa – se for deixar o cachorro no carnaval sem supervisão, melhor tentar evita-las.
02 ) Evite barulhos
Carnaval é época de muita música e festa. Porém, as músicas altas não são tão animadoras assim para os cães. A audição dos animais é mais aguçada que a nossa, portanto, um som que já é alto para a gente, para eles, é ensurdecedor.
O som ‘inofensivo’ de uma caixinha de som já pode incomodar um dog… um barulho de trio elétrico, então, para um cachorro no carnaval, pode perturbá-lo bastante. A cantoria de várias pessoas, para ele, pode ser confundida facilmente como uma confusão, por exemplo – já que ele não consegue distinguir de longe a energia que está sendo emanada por lá.
Por isso, se você mora próximo à áreas de festas e blocos de carnaval, tente levar o cachorro para um cômodo da casa mais distante da entrada de som, com isolamento acústico, porém, com ventilação suficiente.
No entanto, nem sempre isso será possível. Desta forma, a dica é tentar leva-lo para um passeio nos momentos que você sabe que um bloco passará perto de sua casa. Se não houver como, tente acalmá-lo com técnicas semelhantes às utilizadas para fogos de artifício.
03 ) Mantenha a hidratação constante
Já falamos aqui no Portal, mas é válido lembrar. Estamos encarando uma das épocas mais quentes do ano, por isso, é importantíssimo hidratar bem nossos cães. Como eles não conseguem se comunicar conosco, podemos, facilmente, esquecer de renovar a água dos bichinhos.
Por isso, renove de 4 em 4 horas a água do seu pet (ou em menos tempo), mantendo-a sempre fresca e limpa. Se possível, coloque alguns cubinhos de gelo para deixa-la ainda mais geladinha e refrescante.
Lembre-se também das guloseimas pet que agora já existem com formato de picolé. Procure nos pet shops da sua cidade.
04 ) Cuidado com as fantasias e acessórios nos cães
Nesta época, é comum que muitos queiram que os dogs também participem da festa. Por isso, algumas pessoas compram fantasias e acessórios para os cachorros. No entanto, é preciso ter cuidado, pois, alguns materiais podem ser danosos à pele, aos pelos e até aos sentidos do dog!
Também evite colocar acessórios nos olhos, nariz, boca e ouvidos dos cachorros. Nós, humanos, conseguimos suportar o incômodo pela diversão. Porém, para o dog, não passa de algo bastante desconfortável.
Evite glitter, itens perfumados, penas, itens com cola, lantejoulas demais e tecidos quentes. Cuidado também com as tintas – mesmo as que se especificam apenas para cães. O excesso delas pode provocar reações indesejadas nos cachorros.
Utilize algo bem confortável e lindo. Seu dog irá arrasar e agradecer!
05 ) Se for hospedá-lo, não esqueça das recomendações!
Essa é importante: muitas pessoas vão hospedar os cãezinhos no feriado de Carnaval porque vão viajar e não têm como levar os dogs na viagem.
Bom, na hora de hospedar, é bom ficar atento a algumas recomendações:
– Antes de escolher o hotelzinho, verifique as indicações do estabelecimento. Converse com pessoas que já hospedaram o cachorro naquele local. Faça uma visita antes, verifique as condições dos ambientes, converse com os funcionários, veja se tem amparo para casos de urgência veterinária. Tudo isso importa.
– Certifique-se de que você está deixando tudo de importante do seu cãozinho – e, claro, identifique tudo! Coloque o nome dele/a em todos os potinhos, saquinhos de ração, lençóis, toalhinhas e caminhas.
– Deixe mais de um número de contato. Em caso de emergência, é sempre bom contar com mais de um número.
– Entre em contato enquanto estiver fora. Desta maneira, o estabelecimento verá que você está acompanhando os serviços. Não hesite em pedir fotos, vídeos e, se possível pedir que um amigo ou parente que tenha ficado na cidade visite o cão enquanto estiver hospedado (se a visita puder ser surpresa, melhor ainda).
– E, da mesma forma que você exigiu, não esqueça de compartilhar sua experiência se ela for positiva. Divulgue e passe para os seus amigos. Afinal, alguém pode precisar em breve.
Anotou tudo?
Agora, pode curtir o carnaval!
O post Dicas para cuidar do cachorro no carnaval apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.