Você sabe quais são as principais doenças do Pitbull Terrier? Pois bem, no texto de hoje, vai entender exatamente o que pode acometer seu cão a ficar doente. Como você sabe, cada animal é único. E isto, por si só, já faz com que cada um deles tenha condições exclusivas de tratamentos, cuidados, etc.
Por isso, nossa recomendação é: antes de qualquer atitude, leve seu cão a um veterinário. Se ele não aparentar estar bem de saúde, você pode até pesquisar para tentar entender um pouco mais sobre o que está acontecendo. Mas, nunca substitua o conhecimento de um veterinário para tentar tratar “caseiramente” algo que pode ser grave.
E, se você está querendo ter um Pitbull Terrier para chamar de seu, está fazendo o certo! Buscar informações para entender um pouco mais sobre o comportamento dele, como ele reage a algumas situações e também ter conhecimento sobre as principais doenças é fundamental. Isto garante que você tentará, ao máximo, proporcionar a melhor qualidade de vida para ele.
Leia também nosso artigo sobre o temperamento do Pitbull para complementar as informações.
Principais doenças do Pitbull Terrier – Quais são?
As principais doenças do Pitbull Terrier podem ser inúmeras, na verdade. Existem alguns casos que podem acometer os animais de diversas formas. Doenças de pele, hereditárias, algumas alergias e até doenças degenerativas fazem parte desta lista.
É claro que tudo pode ser tratado, de alguma forma. Mas, é importante se atentar para até mesmo evitar que alguns problemas aconteçam.
No texto, vamos tratar de algumas das principais doenças do Pitbull Terrier, que são:
- Displasia de cadeira;
- Lábio leporino;
- Deslocamento de rótula (ou luxação de rótula);
- Doença do ácaro Demodex Canis – Demodicose;
- Alergias a substâncias – Atopia;
- Ictiose – Problema nas almofadas das patas;
- Hipotireoidismo – Glândula da tireóide mal-formada;
- Dermatose sensível ao zinco;
- Sensibilidade da pele;
- Micoses;
Um Pitbull Terrier, como você sabe, é um animal muito forte. Na verdade, ele foi criado pelo ser humano justamente com o intuito de ser um cão com imposição e virilidade. E, como se não bastasse a audácia humana de “criar” um animal, ele foi criado para combates agressivos.
Infelizmente, há diversos locais ainda no mundo que financiam e promovem as lutas clandestinas entre pitbulls. O que é deplorável.
No entanto, como todas as raças possuem alguns probleminhas de saúde, o Pitbull não seria diferente. Veja bem: isto não quer dizer que o seu pitbull está ou ficará doente, ok?
Estas são algumas das principais doenças da raça. Não as doenças que, de uma forma ou outra, seu cão contrairá. Portanto, tenha calma e equilíbrio.
Vamos lá?
Para ler depois: Principais doenças do Beagle.
As doenças hereditárias (de pais para filhotes) são sempre as mais comuns
Vamos começar falando das doenças hereditárias. Aquelas que são transmitidas de pais para filhos. No caso, de pais para filhotes. Com estas situações, não temos muito o que fazer e nem temos controle para saber se o cão ficará ou não doente. Afinal, se é hereditário, está no sangue. E transformar a genética é inviável.
Estas doenças geralmente estão relacionadas as formações ósseas e celulares do seu Pitbull Terrier. Ou seja, são situações que “vem de fábrica” e você precisa, junto com um veterinário, entender quais são as melhores opções para o animal. Proporcionar qualidade de vida para seu cão, independente da situação, é o que de mais digno ele merece.
Ainda mais em casos que eventualmente o animal possa estar sentindo dor ou desconforto. Saiba que ele não vai falar pra você. Ele simplesmente vai ficar deitado, sem vontade, sem apetite, entre outras situações negativas. E isto pode ser sinal dos seguintes problemas:
Leia depois: Cachorro doente: como identificar e o que fazer para ajudar?
Displasia de cadeira
Esta doença está muito relacionada ao porte físico dos cães. A displasia de cadeira geralmente acontece em cachorros de grande porte. No caso do Pitbull Terrier, pode ser “adquirida” hereditariamente, uma vez que o corpo não tenha se formado adequadamente, embora externamente esteja normal.
Você notará o seu cão mancando muito e ele poderá estar sentindo muita dor, pois o fêmur possui um desajuste com relação a cavidade da cadeira. Em outras palavras, o fêmur (osso da coxa) não está devidamente encaixado em sua posição correta para que o cão ande normalmente (e sem dor).
Lábio leporino
O lábio leporino é uma situação que pode provocar muito sofrimento ao cão. Agora, se for uma disfunção leve, não haverá muito problema. O cão apenas terá uma mal-formação dos lábios o que acaba sendo perceptível, mas não incomodativo. Agora, se o problema for grave, é preciso intervir com cirurgia.
Basicamente, este problema faz com que os lábios do animal tenham algum tipo de formação que incomode para comer, latir, manter a boca fechada, etc.
Deslocamento de rótula (ou luxação de rótula)
Uma das principais doenças do Pitbull Terrier é o deslocamento da rótula. Ou, popularmente conhecido como uma luxação de rótula. Acontece basicamente pelo fato da rótula sair do lugar e não ter força para voltar. Geralmente provoca muita dor e também é causado por uma mal-formação que tem ligação com o DNA do animal.
Fazer com que o animal faça muita força ou exercícios pesados pode colaborar para que a rótula saia do lugar ou mesmo tenha uma grave luxação. Por isso, proporcione sempre conforto para que o cão não sofra.
Para ler depois: 7 Razões para possuir pit bulls red nose
Quais outras doenças podem acometer um Pitbull Terrier?
Entre as doenças hereditárias, o Pitbull Terrier pode desenvolver doenças de pele e também alguns ácaros devido a alergias. Estas situações podem ocorrer por vários motivos. Entre eles, inclusive, a hereditariedade. Afinal, como você sabe, uma vez que algum problema está no sangue, fica difícil de contê-lo.
Mas neste caso, muitas vezes o animal contrai as doenças devido a maus tratos, maus cuidados, qualidade de vida abaixo do recomendado, alimentação defasada e prática de exercícios em falta. Afinal, como você sabe, um cão é muito semelhante a um humano em diversos quesitos. E, quando várias circunstâncias estão em desequilíbrio, a tendência é desenvolver reações negativas.
Vamos falar de dois problemas de pele que seu Pitbull pode ter, independente de hereditariedade ou não. Aqui, o que vale são os cuidados em si.
Leia também: Câncer de pele em cães
O Pitbull Terrier pode ter algumas doenças de pele
Como você sabe, as doenças de pele podem acometer um Pitbull Terrier em diversas fases da vida. Desde filhotes, até adultos ou idosos. Isto acontece pois eles realmente tem a constituição da derme (pele) de forma mais fina que os demais cães. O que ajuda as bactérias se desenvolverem, na maioria dos casos. Veja.
Doença do ácaro Demodex Canis – Demodicose
Esta doença pode estar presente em muitos cães, na verdade. Não somente no Pitbull Terrier. Porém, é muito comum encontrar em alguns animais com deficiência hereditária. Neste caso, o sistema imunológico também é fator primordial para fazer a doença se desenvolver ou não. Quanto mais defasado estiver o sistema imunológico, mais o cão pode ser propício a desenvolver ácaros.
O sistema imunológico é, como o nome diz, um sistema. Tudo precisa estar na mais perfeita sintonia para que ele opere de forma positiva no corpo. Por isso, nutrientes são importantes. Além de vacinas e demais cuidados veterinários.
Alergias a substâncias – Atopia
Uma das principais doenças do Pitbull Terrier é a atopia. Esta é uma alergia causada por diversas substâncias tóxicas para a pele do cão. Por isso, evite que o seu pitbull entre em contato com pó, caspa humana, penas de aves ou pólen de flores. Isto pode fazer ele se coçar ao extremo, fazendo a pele ficar em carne viva! Portanto, todo cuidado é pouco.
Para ler depois: Cão lambendo a pata, o que pode ser?
Doenças degenerativas que podem acometer um Pitbull Terrier
As doenças degenerativas talvez sejam aquelas que mais despertam pavor nos tutores. E, infelizmente, o Pitbull Terrier pode desenvolver algumas. Doenças degenerativas, como você sabe, são aquelas que vão degradando o organismo aos poucos. Quanto mais tempo esperar para um tratamento, mais difícil ele será.
Por isso, é fundamental que você adote uma postura de cautela com seu cão. Levar ele ao veterinário com regularidade, fazer exames periódicos e fornecer tudo que ele precisa para viver bem é indispensável. Não deixe seu Pitbull apenas sobrevivendo! Ele precisa viver. E há muita diferença entre estas duas palavras, não é mesmo?
Pois bem, veja algumas das principais doenças degenerativas do Pitbull Terrier – Lembrando que não necessariamente seu cão as terá, ok?
Ictiose – Problema nas almofadas das patas
Esta é uma doença que pode acometer o cão e fazer com que ele tenha muita dor nas almofadas das patas. Afinal, com o tempo, as almofadinhas vão endurecendo e ficando com uma aparência escamosa. Além de muitas vezes ser notável a oleosidade do local. Infelizmente, o sacrifício em alguns casos é recomendável. Pois cão poderá sofrer muito com a dor.
Hipotireoidismo – Glândula da tireóide mal-formada
O hipotireoidismo é uma mal-formação das glândulas de tireóide. Esta doença pode ou não ser hereditária e você somente saberá disso se o cão desenvolver o problema desde filhote. Caso contrário, geralmente o problema aparece entre quatro e dez anos de idade. Os sintomas estão relacionados ao mal estar e também problemas cardíacos.
Infelizmente, o cão poderá morrer prematuramente com esta doença.
Leia também: 5 sinais de doenças cardíacas em cães
O Pitbull Terrier pode ter a pele mais sensível que outros cães
Como você sabe, a pele do Pitbull de forma geral pode ser mais sensível do que qualquer outro cão. E isto, por si só, já é um problema. Afinal, quanto mais sensibilidade ele tiver, mais doenças podem ocorrer. Além do que citamos anteriormente (alergias e ácaros), é importante sempre ajudar o cão a ter uma vida mais tranquila quanto a isso.
Por exemplo, você poderá comprar shampoos específicos para a pele deles. Além disso, procure por produtos antialérgicos para tentar, ao menos um pouco, reduzir as possíveis complicações que eles possam vir a ter.
As questões nutricionais do Pitbull Terrier
Esta não é uma doença em si, mas é um problema grave que pode acometer o seu pitbull. Na verdade, é uma questão nutricional que pode fazer com que outras funções do corpo fiquem defasadas. No caso, o sistema nutricional tem dificuldades para absorver o zinco. E isto pode fazer com que o animal perca pêlos em diversos lugares do corpo como consequência.
Além disso, você poderá notar uma descamação constante na pele do seu cão, com aparência feia e inclusive podendo ser dolorido. Quando isto acontece, possivelmente o pitbull está com dermatose sensível ao zinco. Tratar o quanto antes é fundamental.
Leia também: Alimentação natural para cães
Cuidado com as micoses que podem afetar seu Pitbull Terrier
E por último, entre as principais doenças do Pitbull Terrier estão as micoses. Este é mais um problema relacionado a pele do seu cão e ocorre devido ao excesso de fungos em uma determinada região da pele. Por incrível que pareça, elas podem aparecer quando você dá banhos exagerados no cão!
Além disso, locais de pouco sol ou muito úmidos podem fazer estas micoses aparecerem. Tratar com um veterinário é fundamental. Somente ele poderá indicar os melhores remédios para que o seu cachorro consiga superar. Evite produtos naturais ou caseiros, principalmente aqueles que soam como “receitas milagrosas”.
Cuide do seu dog!
O post Principais doenças do Pitbull Terrier – Quais são? Veja aqui apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.