As raças de cachorro de pequeno porte são inúmeras! E se você está pensando em adotar um cãozinho pequeno para ter em casa, está no lugar certo.
O Portal do Dog vai te ajudar escolher entre algumas das mais populares raças de cachorro de pequeno porte para, quem sabe, ter um novo melhor amigo em breve.
Acompanhe!
Raças de cachorro de pequeno porte – 10 raças para você adotar
Antes de começarmos, é importante saber que essa não é uma lista do “melhor para o pior” ou coisa do tipo. Essa é uma lista com algumas das raças mais populares de cachorros de pequeno porte e, portanto, não há nenhum tipo de ordem.
Cada cãozinho da nossa lista tem necessidades específicas e precisam de um ambiente também específico. Afinal de contas, cada cachorro é único e a sua raça vai, também, ter necessidades únicas. Veja a lista:
- Beagle.
- Lhasa Apso.
- Buldogue Francês.
- Jack Russel.
- Maltês.
- Pug.
- Poodle.
- Pinscher.
- Shih Tzu.
- Yorkshire.
E aí, reconheceu alguma raça da nossa lista? Pois bem, a seguir, entenda tudo sobre cada uma delas e veja qual cãozinho mais vai se encaixar no seu dia a dia. Acompanhe!
Raças de cachorro de pequeno porte – Beagle
O Beagle é um dos cachorros de pequeno porte mais característicos da “categoria”. Afinal, sua pelagem e coloração são únicas e eles são inconfundíveis.
O Beagle é um cachorro muito dócil e apegado ao dono. Inclusive, se você tem outros cães em casa, ele pode fazer amizade com eles sem grandes problemas – desde que ele seja um cão sociável.
Para treinar o Beagle não é tão fácil. Ele pode ser um cão bastante teimoso e destruidor, caso você não instrua comandos básicos desde o início da vida dele. Se o seu Beagle contrair manias caninas, pode ser bem difícil de tirá-las.
Ele é sociável com outras pessoas, mas precisa, igualmente, de um adestramento para tal. Não será raro ver o Beagle latindo como se não houvesse amanhã em frente ao portão, caso veja uma pessoa estranha por lá.
Saiba mais sobre o Beagle: Beagle é bravo? Entenda aqui.
Raças de cachorro de pequeno porte – Lhasa Apso
Se você pensa em adotar um cão peludo de pequeno porte, o Lhasa Apso pode ser uma grande oportunidade! E o mais legal é que ele é um cão que não tem extremos muito marcados. O que pode ser uma boa oportunidade para ter um cão equilibrado e bem adestrado.
No entanto, o mesmo não pode ser considerado para o temperamento dele. O Lhasa Apso tem um temperamento muito forte e, por isso, é um cão que precisa de limites, socialização e treinamentos desde filhote.
Ensinar comandos básicos ao Lhasa Apso vai te ajudar a controlar um pouco mais as situações temperamentais.
Apesar de se um cão de “colo” e aparentar ser um cão de apartamento, ele é muito corajoso e adora desbravar. Essa coragem é confundida, muitas vezes, com teimosia.
Afinal, ele pode ser muito teimoso quando quer alguma coisa ou percebe algo diferente no ambiente.
Você deve brincar recorrentemente com o Lhasa Apso, pois ele adora caças e as brincadeiras vão suprir essa necessidade. Socialize o Lhasa Apso para que ele lide bem com estranhos.
Raças de cachorro de pequeno porte – Buldogue Francês
O Buldogue Francês é um dos cães preferidos para quem deseja ter um cachorro de apartamento. Afinal de contas, a raça é muito calma, tranquila e não abre mão de estar na presença do tutor.
Apesar de ter picos de energia durante o dia, o Buldogue Francês logo equaciona esses picos. Afinal, basta ele brincar um pouco que a energia já é gasta e ele já fica tranquilo novamente.
Inclusive, essa energia controlada tem relação com a constituição do seu sistema respiratório. Ele é um cachorro braquicefálico e, por isso, ele tem dificuldade para respirar.
O que faz com que o Buldogue Francês tenha que receber um tratamento especial de atividades.
Evite:
- Brincadeiras longas;
- Corridas ou exercícios pesados;
- Passeios no calor;
- Excesso de atividade em dias quentes;
- Etc.
Para entender mais sobre cachorros braquicefálicos, leia este artigo: Cachorros Braquicefálicos ou focinho achatado.
Raças de cachorro de pequeno porte – Jack Russel
Se você está buscando por um cão cheio de energia e muito ativo, o Jack Russel com certeza conseguirá suprir essa necessidade.
Ele não é um cachorro indicado para quem busca um cãozinho calmo, sereno e tranquilo. Ele é ótimo para companhias, só que o tutor precisará ralar muito para ensiná-lo e drenar a energia do cão.
Ao adotar um Jack Russel, automaticamente, você precisará ser um tutor calmo e paciente. Afinal, esses cães podem ser muito difíceis de lidar em caso de uma falta de adestramento na fase filhote.
Se o Jack Russel adquirir manias caninas, vai ser complicado removê-las – embora seja possível.
Eles adoram andar pra lá e pra cá o dia inteiro. Inclusive, podem estar em movimento em absolutamente todos os momentos. Principalmente se você tiver um ambiente enriquecido em casa.
Podem passar horas caçando uma bolinha, visto que é uma atividade instintiva (eles adoram caçar).
Maltês
O Maltês é um ótimo cão de guarda – apesar de ser uma das raças de cachorro de pequeno porte! Ele é muito fofo, mas está sempre alerta para proteger o ambiente. Ele sabe quando algo está estranho ou quando alguém vai chegar.
Assim como outros cães de colo, o Maltês também pode facilmente “sair” dessa condição. Afinal, ele é um cachorro e tem instintos. Portanto, adora algumas práticas corajosas e até selvagens. Ele ama brincar, correr e caçar, apesar de parecer inocente.
Inclusive, ele pode ser um grande desafiador de cães maiores. Se ele não receber uma socialização canina adequada, ele pode enfrentar os grandões para defender o território. O que faz ele ser um tanto quanto rabugento.
Uma das características mais marcantes do Maltês é que, se não condicionado aos ambientes, pessoas e outros animais, ele pode latir muito.
Sim, os latidos são comuns e podem incomodar os vizinhos. Por isso, saber lidar com isso é importantíssimo. Veja este artigo: Como lidar com os latidos em excesso do meu cachorro.
Pug
O Pug é inconfundível. Um cãozinho braquicefálico que precisa de muitos cuidados e um tratamento adequado por essa condição.
É uma das raças de cachorro de pequeno porte que mais se dão bem com outras pessoas. Inclusive, latem pouco no dia a dia. O que é muito diferente de outras raças pequenas que, por algum motivo, tendem a ser mais “rabugentas”.
Os Pugs não precisam de muita atividade física. E sempre que você brincar com eles, tome cuidado para não exagerar. Afinal, por serem braquicefálicos, alguns problemas podem ocorrer.
Adoram colo, são limpinhos, gostam de crianças e de idosos. São ótimos cães de companhia.
Se você não cuidar da alimentação do seu Pug, ele pode engordar facilmente. Não deixe que isso aconteça. Afinal, cães obesos tendem a ter muitos problemas de saúde.
Poodle
Se você busca raças de cachorro de pequeno porte que sejam peludos, o Poodle é uma ótima opção. Talvez, é o cão peludo mais famoso de todos.
Eles são ótimos cães de guarda e adoram brincar. Tem muita energia que, se não gasta adequadamente, pode se converter em momentos de tensão. Podem ser ótimos cães de guarda, pois querem proteger o território.
Os Poodles tendem a aprender comandos, truques e adestramentos de maneira muito fácil. Eles são realmente muito inteligentes e, por isso, não é raro que você tenha um Poodle adestrado em poucos meses.
Pinscher
Ah, os Pinschers! Como não colocá-los na nossa lista de raças de pequeno porte, não é mesmo?
Pois bem, os Pinschers são cães absolutamente energéticos e que podem agir de maneiras muito defensivas. Eles não vão deixar que estranhos entrem no ambiente deles e também vão latir muito para outros cães estranhos.
Tudo isso pode ser controlado e amenizado com socialização e adestramentos. No entanto, ele não é uma raça calma. E se você busca um cãozinho com baixa energia, ele não é pra você.
Dificilmente você verá o Pinscher desocupado. Ele sempre vai estar fazendo alguma coisa importante.
Shih Tzu
O Shih Tzu tem uma longevidade muito grande, quando cuidado de maneira saudável. Ele pode viver até 16 anos!
É um cão que não tolera muito o calor. Portanto, se você mora em ambientes muito quentes, o ideal é que o Shih Tzu tenha espaços frescos e com temperatura ambiente.
Ele não tem uma necessidade muito grande de exercício. No entanto, é muito importante que você ofereça enriquecimento ambiental, socialização e adestramento.
Yorkshire
O Yorkshire é um cachorro extremamente enérgico.
Ele não precisa de muito exercício, mas você terá que criar métodos de gastar a energia dele. Caso contrário, ele vai canalizar em outros tipos de atividades que podem ser ruins para o convívio.
É um cão inteligente e fácil de treinar. Inclusive, ele pode ser amigável com estranhos. Mas com outros animais é um pouco tímido. Portanto, socialização é fundamental.
E aí, qual dessas raças de cachorro de pequeno porte você está pensando em adotar? Comente aqui e compartilhe o artigo!
O post 10 Raças de cachorro de pequeno porte para adotar apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.