A acupuntura canina é um procedimento que apresenta grandes benefícios, que envolve sessões de relaxamento, qualidade de vida e alívio de sintomas relacionados a várias doenças. Esta técnica muito usada por humanos, também pode ser aplicada em cães e não possui contraindicação, sendo recomendada para diversos outros animais.
É claro que não podemos deixar de frisar sempre que, por mais que o tratamento tenha seus benefícios, é sempre importante a recomendação veterinária, ok? Vamos entender mais sobre o tema a partir de agora. Continue lendo.
Acupuntura canina – O que é e para que serve?
A acupuntura é considerada uma técnica oriental, que no ano de 1995 foi nomeada uma especialidade médica aqui no Brasil. Apesar disso, ela não é só indicada para tratamento alternativo de humanos. Mas sim, promove grandes benefícios para os animais.
E além de ajudar a aliviar os sintomas de doenças físicas nos pets, ela atua como coadjuvante para tratamento de saúde mental. Você sabe como a acupuntura nos cães é feita? Se quiser conhecer mais sobre a técnica, continue a leitura deste artigo que vai responder essa e outras dúvidas sobre o assunto.
Como é feita a acupuntura canina?
A acupuntura, de um modo geral, atua através de estímulos de determinadas partes do corpo, através de diversas terminações nervosas do organismo. Sendo assim, com o uso de uma agulha, o acupunturista, fisioterapeuta ou médico especializado, estimula as áreas meridianas do animal.
Esses pontos são pré-determinados, pois possuem fortes concentrações de terminações nervosas que se comunicam diretamente com sistema nervoso central. Uma sessão pode durar em média de 30 a 40 minutos. Mas não se preocupe, o cãozinho vai ficar bem relaxado, ao ponto de nem sentir dores durante as sessões.
Benefícios da acupuntura em cães
A acupuntura veterinária traz muitos benefícios para os pets. Inclusive, é uma técnica terapêutica que não apresenta efeitos colaterais. Aliás, qualquer animal pode fazer, desde os selvagens, animais de estimação e até cavalos, sendo este um procedimento alternativo da medicina veterinária natural.
Entre os principais benefícios estão o aumento do fluxo sanguíneo, estimulação do sistema imunológico, alívio de dores e recuperação motora. O aumento da secreção de neurotransmissores, neuro hormônios e melhora do funcionamento das funções endócrinas também pode ser tratado com a acupuntura em cães.
Assim como a aromaterapia para animais, a acupuntura também promove um estímulo, com ação regenerativa e de relaxamento animal.
Quando a acupuntura canina é indicada?
A acupuntura canina pode ser aplicada em paralelo às terapias e outros procedimentos médicos. Porém, precisa ser orientada pelo profissional. Possui muitos benefícios, não afeta negativamente o tratamento convencional com medicamentos e demais terapias, sendo assim considerada uma alternativa complementar opcional.
Confira para quais indicações a acupuntura para cães pode ajudar na resolução de problemas de saúde, incluindo doenças crônicas e tratamentos fisioterápicos.
- Alívio de sintomas neuromusculares: sequelas da cinomose, doenças degenerativas nas articulações, displasias, inflamações nos ossos e articulações;
- Doenças musculares: Artrose em cães, lombalgias, hérnia de disco e inflamações nos músculos;
- Doenças respiratórias: Bronquite em cães, asma e pneumonia;
- Distúrbios neurológicos: Epilepsia em cães, AVC, paralisia facial e convulsões;
- Distúrbios digestivos: Diarreia em cachorro, pancreatite e outras doenças do sistema digestivo;
- Doenças do sistema urinário: Incontinência urinária e displasia renal;
- Tratamento de doenças metabólicas: Diabetes em cães e hipotireoidismo;
- Reabilitação pós-cirurgia: controle das dores e recuperação;
- Tratamento para problemas comportamentais e psicológicos: ansiedade por separação, hiperatividade canina e depressão;
- Dores agudas e crônicas de um modo geral.
A técnica de acupuntura também se torna uma excelente aliada no tratamento de cachorros idosos e oncológicos, trazendo bem estar e qualidade de vida. Os grandes efeitos do tratamento, são: controle das dores, promovida pelo relaxamento do corpo e diminuição dos efeitos colaterais de procedimentos invasivos.
Contudo, é preciso entender que a técnica oriental está em processo de pesquisa, mas os resultados são observados em situações que levam o bem estar do doguinho. Então, busque sempre um acompanhamento profissional e jamais faça esse tipo de tratamento em casa e sem um auxílio veterinário, ok?
E você, já tinha ouvido falar da acupuntura canina? Agora que você conhece um pouco mais sobre esta técnica, que tal compartilhar este artigo com seus amigos?
Cuide bem do seu dog!
O post Acupuntura canina – O que é? Para que serve? Realmente ajuda? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.