Mesmo parecendo algo anormal, lamber o xixi pode ser uma atitude relacionada à própria natureza do animal, mas em alguns casos pode indicar um problema na saúde do cachorro.
Cachorro lambendo xixi de outro cachorro
Alguns comportamentos do cão podem parecer estranhos para nós humanos, mas não deixa de ser um comportamento natural em sua espécie.
Lamber xixi de outro cachorro é um desses comportamentos que mesmo incomum, é algo normal no universo canino.
Quando um cachorro lambe a urina de outro cachorro, ele está colhendo informações sobre o outro animal.
Existe no cachorro, um órgão conhecido como vomeronasal, uma cavidade entre o focinho e a boca. O cão usa esses sensores para descobrir algumas informações sobre o cachorro que urinou no local.
Ele consegue saber sobre o sexo do outro cão, sobre o cio de uma cadela e outras informações que indiquem que o território pertença a outro cachorro.
Mesmo parecendo um comportamento estranho, lamber o xixi de outro cachorro é do próprio instinto do cachorro e ele não deve ser impedido de agir conforme sua natureza.
Cachorro lambendo o próprio xixi: sinal de alerta
Se lamber a urina de outro cachorro é algo natural e do instinto do animal, lamber a própria urina é algo que foge do comportamento do cachorro e pode indicar problemas de comportamento e até de saúde.
Procure analisar todas às vezes em que o cão teve esse comportamento:
- Está relacionado a uma má conduta comportamental?
- O cachorro sempre age assim quando leva uma bronca?
- O cachorro lambe o xixi quando é contrariado?
Com o adestramento adequado, o cão tende a deixar esse comportamento para trás, mas é preciso cuidado para não confundir mau comportamento com problema de saúde, já que lamber o xixi também está relacionado com alguns problemas de saúde.
Lamber o próprio xixi pode ser diabetes?
Lamber a própria urina pode indicar que há um aumento de açúcar na produção da substância.
Só lamber o próprio xixi não quer dizer que seu pet está com diabetes, mas é um sinal de que o seu pet precisa de atendimento com um veterinário.
O diabetes canina é caracterizada por uma descompensação de açúcar no sangue e na urina do animal. Alguns fatores podem contribuir para o surgimento da doença como predisposição genética, má alimentação, obesidade, pancreatite e até mesmo o uso de alguns medicamentos.
Alguns sinais podem indicar que o cão está sofrendo com essa doença. Os primeiros sintomas da diabetes no cão são:
- Aumento do apetite;
- Perda de peso;
- Aumento na frequência de urinar;
- Sede excessiva;
- Fadiga.
Um outro sinal que pode indicar que o cachorro está diabético é a presença de formigas ao redor da urina. Com a maior presença de açúcar, a presença desses insetos em volta da urina pode ocorrer.
Com o decorrer do tempo, sem um tratamento adequado, o diabetes pode se manifestar com sintomas mais graves como catarata, complicação no processo de cicatrização e até insuficiência renal ou cardíaca.
Ao notar que o cão apresenta sintomas clínicos de diabetes, o animal deve ser encaminhado ao veterinário.
O diagnóstico da doença é feito através de exames de sangue e de urina. Com o diagnóstico, o cão terá seu tratamento iniciado.
O diabetes não tem cura, mas com o tratamento, que consiste em dose de insulina e mudança de hábitos, com dietas e exercícios indicados pelo profissional, o animal pode ter uma vida longa e tranquila.
- Veja também: Cocô de cachorro no tapete? O que fazer?
Cachorro lambendo xixi pode indicar infecção no trato urinário?
Se o seu cão está lambendo o próprio xixi, isso pode indicar que ele esteja sofrendo com um quadro de infecção no trato urinário.
A infecção urinária é bem frequente em cães e consiste em uma infecção por micro-organismo que podem atingir todo o trato urinário.
As causas para uma infecção urinária em um cão são diversas, podendo ter relação com medicamentos, alteração no pH e baixa imunidade.
A doença é mais recorrente em cadelas, em diabéticos ou em cães com inflamação na próstata.
- Veja também: Por que o cachorro faz cocô na cama? 5 motivos
Sintomas de infecção no trato urinário
A infecção no trato urinário pode ter um início assintomático, mas com o agravamento da doença pode manifestar alguns sintomas como:
- Aumento na frequência de urinar;
- Urinar em locais fora do habitual;
- Lamber as partes íntimas;
- Dor ao urinar;
- Mudança na coloração da urina;
- Presença de sangue na urina;
- Perda de apetite;
- Prostração.
Se o cão apresenta alguns desses sintomas, não o medique por conta própria, nem mesmo com remédios caseiros, isso pode agravar o quadro do pet.
O ideal é procurar o médico-veterinário para o diagnóstico correto. Pois assim que o cão é diagnosticado, o profissional indicará o melhor tratamento para o pet.
Como a infecção pode ocorrer por diferentes causas, o veterinário deve iniciar um tratamento de acordo com a causa da doença.
A infecção no trato urinário é bem mais frequentes do que se imagina. Ela pode ser bem incomoda para o cão, além de trazer complicação ao não ser tratada adequadamente.
Como evitar infecção no trato urinário
Para evitar casos de infecção urinária no seu pet, alguns cuidados podem ser tomados:
- Sempre disponibilize água limpa e fresca para o pet, estimulando o consumo.
- Evite uma dieta rica em sódio, procure sempre por rações e petisco de qualidade e com pequena presença do sódio.
- Cuide da higiene do animal, mantenha a região genital limpa e com os produtos corretos.
- Mantenha o cão em uma rotina de exercícios e atividades.
- Disponibilize um local para o cão fazer suas necessidades urinárias, assim evitando a retenção de urina pelo animal.
- Os check-ups devem ocorrer periodicamente, assim qualquer alteração na saúde do pet será tratada de forma precoce.