A França é um dos destinos mais desejados. Cheio de pontos turísticos e de um charme único, que faz com que o país seja tão cobiçado. Mas a França não só se resume aos belos pontos turísticos e vilarejos encantadores, ela também entrega uma seleção de raças de cães incríveis. Conheça os principais cães franceses.
É na França que raças muito populares como o Poodle e o Buldogue Francês foram desenvolvidos. E nesse artigo você confere essas e outras raças de cães de origem francesas.
Cães franceses – Poodle
Antes de tudo, essa é uma das raças de cães franceses mais populares no mundo. Provavelmente você já ouviu falar sobre esse cão que conquistou uma legião de admiradores. Ele é um cão muito querido por sua personalidade amigável e afetuosa.
Sobretudo, a raça é muito inteligente, considerada uma das mais inteligentes do mundo. O Poodle também possui um espírito aventureiro, gosta de brincar e ficar na companhia dos seus tutores.
É uma animal muito versátil, que consegue se adaptar em diferentes tipos de moradias. O relacionamento com crianças é ótimo, por seu bom temperamento esse cão consegue conviver com crianças e outros animais.
O Poodle é encontrado em 4 variações diferentes, o toy com 24 a 28 cm, a miniatura com 28 a 35 cm, médio com 35 a 45 cm e o gigante com 45 a 60 cm. Assim, diferente das outras variações, o Poodle gigante é o único que foi originado na França, sendo o precursor da raça, esse Poodle surgiu na Alemanha.
A raça foi desenvolvida para trabalhos na água, sendo um bom caçador de pássaros aquáticos e auxiliando os pescadores. Por esse contato direto com a água, a tosa foi elaborada para ser uma capa protetora, diminuindo os atritos e protegendo contra temperaturas baixas.
Algumas especificações
- Origem – França / Alemanha
- Nome original – Caniche e Pfudel
- Peso – 2 a 23kg
- Tamanho – 25 a 52 Cm
- Porte – Pequeno ao médio
- Pelo – Abundante, textura fina e ondulado
- Cores – Branco, preto, cinza, abricó, marrom e fulvo avermelhado
- Expectativa de vida – 12 a 15 anos de vida
Cães franceses – Buldogue Francês
Antes de tudo, o Buldogue Francês é uma das raças de cães franceses que conquistou um grande número de admiradores, não à toa, o charme desse cãozinho junto com seu jeito meigo faz com que essa raça seja um ótimo cão de companhia.
Assim, ele é um cão fiel e muito apegado ao tutor, e faz de tudo para chamar atenção do seu guia. É muito dependente e precisa de dedicação, não sendo uma raça indicada para quem não tem muito tempo disponível.
Além disso, o Buldogue Francês é um cão que só late quando busca por atenção ou tentando se comunicar com o tutor. O latido é baixo e rouco, mas por conta do focinho achatado, o Buldogue Francês é conhecido por roncar.
Essa raça foi desenvolvida na Inglaterra usando o Buldogue Inglês para criar uma versão menor. Durante o século XIX, uma família procurando por melhores condições, mudaram-se para a França e juntos levaram uns desses pequenos cães.
Mas na França, cruzaram os cães com outros de outros locais, resultando na raça Buldogue Francês. A raça ganhou muita fama no país, sendo popular entre os artistas e a burguesia francesa.
De início, a raça era dividida em dois tipos: os de orelhas similares aos do Buldogue Inglês e os de orelhas de morcego. Hoje, somente o último tipo é aceito e tornou-se uma característica do Buldogue Francês.
Algumas especificações
- Origem – França / Inglaterra
- Nome original – Bouldogue Français
- Peso – 9 a 13kg
- Tamanho – 30 a 35 Cm
- Porte – Pequeno
- Pelo – Curto e liso
- Cores – Preto, preto com branco, fulvo e branco
- Expectativa de vida – 9 a 11 anos de vida
Cães franceses – Basset Hound
Antes de tudo, o Basset Hound é uma das raças de cães franceses muito utilizado para caças de coelhos e lebres. Além disso, por possuir pernas curtas, esse cão consegue adentrar em vegetações mais densas. Um cão de rastreio, que usa seu potente olfato para guiá-lo. É um cão muito obediente, alegre e divertido.
A raça foi desenvolvida na França em 1870 por Louis Lane e o conde Jean-Emmanuel Hector Le Couteau de Canteleu. Os cruzamentos foram entre os basset franceses o que desenvolveu dois tipos, um de patas retas e o outro de patas tortas para frente, criando o Normando.
O aspecto dessa raça é uma característica marcante da raça. O Basset Artesiano Normando possui um corpo longo com membros curtos. As orelhas também são um charme nessa raça, são inseridas o mais baixo possível, bastante longas, alcançando o comprimento do focinho.
Algumas especificações
- Origem – França
- Nome original – Basset Artésien Normand
- Peso – 15 a 20kg
- Tamanho – 30 a 35 Cm
- Porte – Pequeno
- Pelo – Raso, curto e fechado
- Cores – Fulva com manta preta e branco (tricolor) ou fulva e branca (bicolor)
- Expectativa de vida – 12 a 15 anos de vida
Dogue de Bordeaux
Antes de tudo, ele é um gigante, que impressiona por seu porte e força. Pela aparência, pode-se logo deduzir que esse é um cão agressivo, mas na verdade, o Dogue de Bordeaux é uma raça muito equilibrada, calma e gentil.
Mas muito apegado à sua família e paciente com crianças. Quando ameaçado, esse cão é valente e destemido, faz de tudo para proteger seu território.
Além disso, o Dogue de Bordeaux é uma das raças de cães franceses mais antigas, sendo um provável descendente dos Alanos.
A raça foi muito utilizada em diferentes funções, na caça de animais grandes como o javali, em combates, na guarda de gados e propriedades. Em 1863, o Dogue de Bordeaux participou de sua primeira exposição em Paris. A raça chegou a quase ser extinta, por conta das duas grandes guerras.
Esse cão possui uma aparência poderosa, com um corpo forte e musculoso. Assim, a cabeça é grande, larga e angulosa, com um focinho largo e volumoso.
Os olhos ovais, permitido nas cores avelã ao marrom escuro para os que possuem máscaras escuras, os de máscaras ruivas ou os que não possuem máscaras, é tolerado uma tonalidade mais clara. As orelhas são pequenas em um tom mais escuro que a pelagem.
Algumas especificações
- Origem – França
- Nome original – Dogue de Bordeaux
- Peso – 54 a 65 kg
- Tamanho – 58 a 68 Cm
- Porte – Grande
- Pelo – Curta, fino e macio
- Cores – Unicolores, em todas as gamas de fulvos, do acaju ao isabela
- Expectativa de vida – 8 a 10 anos de vida
Pastor de Beauce
Um cão muito potente, corajoso e muito gentil. Esse grande companheiro é um ótimo cão familiar, possui um bom temperamento, sem ser agressivo e muito dócil com as crianças. É um cão muito leal ao seu guia e obediente.
A raça é energética, precisando de um nível alto de atividades. O Pastor de Beauce é uma das raças de cães franceses que gosta de passar momentos com o guia, principalmente quando participa de alguma brincadeira.
O Pastor de Beauce é um dos mais antigos pastores franceses, com manuscritos sobre a raça datados em 1578. A raça foi utilizada para caçar lobos e guiar rebanhos.
Além disso, esse gigante também já foi usado como guarda, socorrista e até como soldado. As marcações vermelhas nas patas caracterizaram essa raça, tanta que era chamada de “Bas Rouge” (meias vermelhas) por criadores.
O cão tem uma aparência sólida, musculosa sem ser pesada. Além disso, a cabeça é cinzelada com uma trufa proporcional ao focinho. Com olhos ligeiramente ovais, na cor marrom escura, nunca podendo ser mais claro que uma avelã.
Algumas especificações
- Origem – França
- Nome original – Berger de Beauce
- Peso – 272 a 37kg
- Tamanho – 61 a 70 Cm
- Porte – Grande
- Pelo – Sobre a cabeça é raso, sobre o corpo é curto, grosso e deitado
- Cores – Preto e fogo (preto marcado de fulvo)
- Expectativa de vida – 10 a 12 anos de vida
Pastor de Brie: um dos cães franceses muito corajoso
Antes de tudo, conhecido como Cão Pastor Francês da Planície, esse cão é um espírito livre e muito corajoso. Tem muito apego à sua família e gosta de receber atenção daqueles que fazem parte desse grupo.
A raça é muito inteligente e precisa ser estimulada, ao sentir-se entediado tende a desenvolver um comportamento destrutivo. É uma raça gentil e afetuosa, com uma ótima relação com crianças.
A raça foi desenvolvida na França, mas sua origem é um tanto incerta. É provável que a raça tenha surgido a partir do cruzamento das raças Pastores-de-bruce e os Barets.
A raça foi citada pela primeira vez em um livro de 1809, um livro sobre agricultura do padre Rozier. Assim, o Pastor de Brie foi criado para pastorear e guardar gados, também foi usado pelo exército francês durante as duas grandes guerras, sendo usado como sentinela e cão de resgate.
O Pastor de Brie é um cão rústico, com um aspecto vivo e alerta. Além disso, o corpo é proporcional, com um dorso reto e o lombo curto e fino. O peito é largo e longo e a garupa um pouco inclinada.
O pescoço é musculoso, a cabeça forte e longa com pelos cobrindo os olhos. Os olhos são ovais e de preferência grandes com uma coloração escura.
Algumas especificações
- Origem – França
- Nome original – Berger de Brie
- Peso – 22 a 45 kg
- Tamanho – 56 a 68 Cm
- Porte – Grande
- Pelo – Flexível, longo e seco
- Cores – Preta, fulvo e fulvo encarvoado
- Expectativa de vida – 10 a 12 anos de vida
Spaniel Anão Continental: um dos cães franceses muito encantador
Antes de tudo, o Spaniel Anão Continental também conhecido como Papillon é um cãozinho encantador. Mesmo pequenino, esse cão é muito ativo, cheio de energia e muito brincalhão.
É uma das raças mais obedientes de pequeno porte. O cão é agradável, dócil e não agressivo. Além disso, tem um apego muito grande pelo guia, sendo um bom companheiro e que gosta de demonstrações de afeto. É amigável com estranhos e possui uma boa amizade com crianças.
Além disso, a raça tem uma origem bem antiga, com referências sobre a raça no século XIV. Esse pequeno cão foi muito adorado por famílias nobres, sendo frequentes nas cortes reais.
A raça também foi retratada em pinturas do século XIX. Assim, o Spaniel Anão Continental é muito conhecido como Papillon, que significa borboleta em francês, um apelido carinhoso que faz referência às orelhas franjadas do cachorro que lembra uma borboleta.
Um Papillon tem uma aparência harmoniosa, com um porte nobre e orgulhoso. A cabeça é proporcional ao corpo, com uma trufa pequena, preta e redonda.
O focinho é mais curto que o crânio, fino e pontudo. Além disso, os olhos são expressivos, grandes e de cor escura. Assim também, as orelhas são inseridas altas, apontadas para cima e cobertas de pelos longos.
Algumas especificações
- Origem – França / Bélgica
- Nome original – Epagneul Nain Continental
- Peso – 1,5 a 4,5 kg
- Tamanho – 20 a 28 Cm
- Porte – Pequeno
- Pelo – Abundante, lustroso e ondulado
- Cores – Todas a cores aceitas sobre o fundo branco
- Expectativa de vida – 12 a 16 anos de vida
Cão do Ariége: um dos cães franceses muito obediente
Antes de tudo, é um cão muito dócil e amoroso, cumprindo muito bem com a função de cão de companhia. Ele é um ótimo farejador, muito usado como caçador e rastreador.
Mas o Cão do Ariége é bem versátil e se adapta muito bem à vida doméstica. É uma raça muito inteligente e ativa, que precisa de uma certa dedicação para evitar que o cão fique entediado.
Além disso, possui um temperamento equilibrado, convivendo muito bem com outros animais. A raça é muito obediente, tanto só como em grupo.
A raça foi desenvolvida no século XIX, um cruzamento entre o Braco francês e Bracos do sul. Assim, o cão é francês e tem sua origem ligada a cidade de Ariége, que faz fronteira com a Espanha.
O Cão do Ariége era só usado como cão de rastreio e caça, não sendo usado como cão de companhia, o que tornou o cão pouco popular. Em 1980 a raça quase foi extinta, mas os criadores dedicaram-se para manter a raça viva.
Hoje, a raça não é somente vista por seu trabalho, mas ganhou outra função, sendo um ótimo cão de companhia por ser um cão calmo e amável.
É um cão resistente e forte, com uma aparência poderosa. Assim, sua cabeça é longa e o focinho reto, com orelhas longas, torcidas e magras que caem chegando perto do nariz. Mas a pelagem é curta, apertada, forte e abundante e a interna mais macia.
Algumas especificações
- Origem – França
- Nome original – Ariegeois
- Peso – 25 a 30 kg
- Tamanho – 56 a 67 Cm
- Porte – Médio
- Pelo – Curto, apertado, forte e abundante
- Cores – Branco e caramelo, com manchas alaranjadas ou castanhas
- Expectativa de vida – 12 a 14 anos de vida
O post Cães franceses: Raças de cães franceses mais populares apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.