Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Como deixar o ambiente divertido para o cachorro

Um ambiente divertido para o cachorro é um ambiente em que ele pode ficar tranquilo e gastar energia. E é o tutor que precisa prover esse ambiente: com estímulos positivos, muitas opções para gastar energia e, acima de tudo, segurança. O ambiente precisa ser adequado e não pode fazer o cachorro correr qualquer tipo de risco em prol do gasto de energia.

No artigo de hoje, o Portal do Dog vai te ajudar a entender melhor tudo isso. Aprenda como enriquecer o ambiente para o seu cachorro e veja o que eles mais gostam de fazer quando estão entediados. Afinal, como você sabe, um cão entediado pode facilmente desenvolver outros tipos de problemas, como os maus comportamentos.

Continue lendo para aprender tudo sobre o assunto!

ambiente divertido para o cachorro

Cão com seu ossinho – Foto: Freepik

Ambiente divertido para o cachorro – Como fazer?

Um ambiente divertido para o cachorro garante que ele gaste muita energia e seja um cão extremamente ativo. Afinal, cães gostam de brincar.

Eles podem passar horas e mais horas roendo uma bolinha ou tentando pegar um petisco escondido. Esses estímulos fazem muito bem aos cães e eles podem desenvolver comportamentos saudáveis para sua qualidade de vida.

No entanto, o tutor é cem por cento responsável por isso. Ou seja, o tutor precisa, necessariamente, cuidar do ambiente para que o cão possa usufruí-lo de maneira criativa, dinâmica e segura.

Não basta só colocar uma caminha quentinha e ração na tigela. Cuidar de um cão é muito mais do que isso. E, além de ser muito mais do que isso, é preciso se dedicar até mesmo quando você não pode interagir com ele.

Veja uma lista de situações que poderão te ajudar nessa relação. Veja como criar um ambiente divertido para o cachorro:

  • Coloque brinquedos em vários ambientes;
  • Troque os brinquedos com regularidade;
  • Ofereça brincadeiras criativas e que estimulem a mente;
  • Brinque junto com seu cachorro;
  • Modifique o espaço para o cão se divertir;
  • Brinquedos com recompensas são ótimos;
  • Coloque música no ambiente para seu cão;
  • Esconda petiscos em lugares estratégicos;
  • Congele petiscos e frutas no verão;

A seguir, entenda mais sobre cada uma dessas estratégias e veja como usá-las a favor do bem-estar do seu dog. Acompanhe!

Coloque brinquedos em vários ambientes

Uma das coisas mais interessantes e que com certeza vão estimular muito o seu cão para brincadeiras e gasto de energia, é a adequação dos ambientes.

Mas, o que isso significa? Significa que você precisa, necessariamente, adequar os ambientes para que o seu cão veja cada um deles como um lugar diferente.

Brinquedos espalhados pelo quarto, pela sala e por todos os ambientes da casa, podem fazer com que o cão chegue no espaço e pense: “olha, que legal, um brinquedo novo”. Sim, os cães enjoam rápido de um brinquedo e, quanto mais brinquedos diferentes ele tem a sua disposição, melhor para o seu gasto de energia.

Porém, cuidado: não adianta simplesmente colocar um montão de brinquedos no ambiente. É preciso saber fazer um controle estratégico. Ou seja, você precisa, necessariamente, colocar um brinquedo em cada ambiente.

Isso ajuda o cão a não enjoar de todos de uma vez. Afinal, quando eles estão juntos, tudo parece uma coisa só.

Diferencie!

ambiente divertido para o cachorro

Brincando com o cão – Foto: Freepik

Troque os brinquedos com regularidade

Se os brinquedos juntos oferecem uma condição de mesmice, o mesmo brinquedo por dias e dias também vai trazer tédio para o cachorro. Portanto, uma das formas de criar um ambiente divertido para o cachorro, é justamente trocando os brinquedos com uma boa regularidade.

O que você pode fazer é esconder os brinquedos que ele brincou por um ou dois dias e dar outro. Depois de alguns dias, faça a troca novamente por um terceiro brinquedo e depois reinicie o ciclo. Essas trocas esporádicas vão fazer o seu cão ter estímulos mentais de novidade. O que é ótimo para ele gastar energia mental.

Mesmo que você coloque brinquedos em vários ambientes, faça isso sempre com brinquedos diferentes. Faça uma rotação estratégica para o seu cão sempre ter um brinquedo “novo” para se divertir. Mesmo que o brinquedo não seja tão novo assim, para o cão, vai ser uma diversão.

Veja uma lista de melhores brinquedos para cachorro.

Ofereça brincadeiras criativas e que estimulem a mente

Você já sabe que os cães precisam gastar energia física para se manterem em forma e saudáveis. Porém, você sabia que a energia mental é tão importante quanto a energia física? Sim, construir um ambiente adequado para que o seu cão tenha um gasto de energia mental é muito importante.

A energia mental faz com que o cachorro tenha estímulos instintivos em excesso. E ele vai canalizar essa energia em outras coisas dentro de casa que talvez o tutor não goste, como: roer almofadas, carregar chinelos, morder móveis e por aí vai.

Além disso, o cão pode facilmente se tornar um cão agressivo quando não há um gasto de energia mental adequado.

Como resolver? Oferecendo brincadeiras criativas que estimulem a mente do dog. Criar desafios, esconder brinquedos e fazê-lo pensar, ajuda muito o cão a ter esse gasto de energia mental.

Desafiar o cão a encontrar a ração ou o petisco é um ótimo estímulo ao olfato e instintos. Ele vai “caçar” o prêmio e, consequentemente, gastar essa energia.

cachorro com seu brinquedo

Cão brincando – Foto: Freepik

Ambiente divertido para o cachorro – Brinque junto com seu cachorro

Dificilmente há algo tão esperado pelo cachorro, do que a participação do tutor nas brincadeiras. Para os cães, é muito importante que o tutor participe ativamente do processo de gasto de energia, pois isso cria uma conexão muito importante entre cão e cachorro.

Portanto, não adianta criar um ambiente divertido para o cachorro, se você não aproveitá-lo com o animal.

Crie brincadeiras, desafios e compre brinquedos que possam ser manipulados por você. Um bom exemplo disso, é o cabo de guerra entre cão e tutor. Eles adoram esse tipo de brincadeira, pois eles podem fazer força, morder e, instintivamente, “lutar” pelo objeto (corda).

Cuidado para não criar brincadeiras muito pesadas ou que possam fazer seu cão se machucar. O próprio cabo de guerra é um exemplo disso. Se for fazer, faça com cautela. Deixe o cão puxar mais do que você. Caso contrário, ele poderá machucar os dentes.

E se você tiver um cão com algum tipo de limitação, como os cães braquicefálicos, crie sempre brincadeiras mais tranquilas. Não force demais. Afinal, isso poderá fazê-los passar mal.

Ambiente divertido para o cachorro – Modifique o espaço para o cão se divertir

Você sabia que, além de criar brinquedos e comprar boas opções para o cão se divertir, você ainda pode modificar o espaço para o cão brincar? Sim, você pode criar ambientes modificados para que o cão tenha um cantinho específico para brincar e se divertir.

Por exemplo, você pode prender uma corda na parede para que ele mesmo brinque de cabo de guerra. É claro que pra isso, ele precisará de estímulos. Então, brinque com ele no início para que ele entenda que “puxar a corda” é legal.

Além disso, você pode criar desafios dentro do próprio ambiente, para que o cão interaja com os móveis e espaços da casa. Por exemplo, esconder a ração embaixo do tapete, fará ele ter um estímulo olfativo e buscar pelo cheiro de comida que está sentido.

Dá pra fazer um montão de coisas legais!

cachorro com seu brinquedo

Cão brincando – Foto: Freepik

Brinquedos com recompensas são ótimos

Os brinquedos interativos são ótimas opções para quem quer estimular o cão a brincar sozinho. Ou seja, criar um cão independente para algumas diversões rotineiras. Embora você precise, sim, brincar com o seu cão de maneira regular, ainda assim, os brinquedos interativos são ótimas opções para os tutores que têm pouco tempo.

Por exemplo, você pode criar brinquedos em que o desafio do cão é encontrar e pegar o petisco. Há brinquedos com esse tipo de desafio em vários pet shops perto da sua casa.

Todas as brincadeiras e brinquedos que estimulem o cão a buscar uma recompensa, são ótimas opções de passa tempo para o animal. Porém, é importante tomar cuidado para que duas situações não ocorram:

  1. O cão conseguir pegar o petisco rápido demais e comê-los em poucos minutos;
  2. O cão não conseguir pegar o petisco e acabar desistindo por conta disso.

O equilíbrio nas brincadeiras é muito importante. Não pode ser tão fácil. Mas também, não pode ser difícil a ponto de fazer o cão desanimar e ficar ansioso por não conseguir o que ele quer.

Coloque música no ambiente para seu cão

Você sabia que os cães gostam de ouvir uma musiquinha no ambiente? Pois é. Principalmente quando estão sozinhos em casa, colocar uma música no ambiente pode ser uma boa alternativa para que o cão não se sinta sozinho e ansioso. Esse é um ambiente divertido para o cachorro, pois ele consegue ter estímulos de presença e não vai se sentir completamente só.

Porém, é importante escolher as músicas certas para o seu cão. Caso contrário, ele poderá facilmente ficar ainda mais estressado e ansioso. Alguns ruídos são realmente muito ruins para os cães. Busque sons que cachorros gostam de ouvir para saber exatamente em que dar play no ambiente.

Veja aqui: Melhores músicas para cachorro.

Esconda petiscos em lugares estratégicos

Essa é uma ideia bastante relacionada com os brinquedos interativos. Porém, aqui, é você quem vai criar o desafio para o cão: você vai esconder alguns petiscos em lugares estratégicos dentro de casa, para que o animal tenha estímulos olfativos e vá caçar a recompensa.

Pode ser em baixo da cama, atrás da cortina, em baixo do sofá e outros lugares seguros que o cão pode ir vasculhar. Inclusive, você mesmo pode criar brinquedos de esconder petiscos. Use garrafas pet para isso. Mas cuidado para não fazer recortes na garrafa pet que possam oferecer risco aos dentes e boca do cachorro, ok?

Congele petiscos e frutas no verão

E por fim, mais uma dica bem legal para criar um ambiente divertido para o cachorro: faça petiscos congelados para o verão. Você pode usar petiscos comuns ou pode fazer cubinhos de gelo com frutas dentro. Os cães adoram esse tipo de coisa, pois conseguem passar boas horas ali até conseguirem chegar no prêmio que está dentro do cubo de gelo.

Cuide sempre bem do seu dog!

O post Como deixar o ambiente divertido para o cachorro apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
20 de Setembro de 2021

Autor

Autor: 
Camila Bonatti