Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Dicas de como comprar um cão de raça

Se você quer aprender como comprar um cão de raça, está no lugar certo. Neste artigo, você vai entender um pouco mais sobre os principais processos que precisam ser levados em consideração e, claro, o que fazer para que tudo dê certo.

Para comprar um cão de raça, você precisa considerar uma série de questões relacionadas ao dia a dia do criador, o canil em si, documentações e comprovações técnicas.

E aqui vai a nossa dica inicial: nunca compre cachorros de um canil clandestino. Mesmo que o animal seja de raça, é fundamental não estimular esse tipo de prática.

Mas como saber se o canil é, de fato, um bom canil? A seguir, entenda um pouco mais sobre o assunto.

Continue lendo.

Como comprar um cão de raça

Dois filhotes – Foto: Freepik

Veja dicas de como comprar um cão de raça

Algumas dicas de como comprar um cão de raça precisam ser levadas em consideração para que tudo dê certo.

Independente de qual raça você queira comprar, saiba que ela precisa ser reproduzida com prudência e responsabilidade. E isso somente será possível se esses critérios abaixo forem seguidos:

  • Evite comprar de marketplaces (OLX, Mercado Livre, etc).
  • Cachorros de pet shop também devem ser evitados.
  • Visite o canil para conhecer os processos.
  • Como é o espaço do canil?
  • Não compre de canil clandestino.
  • Entenda quantas vezes a fêmea cria por ano.
  • Como o proprietário está te atendendo?
  • Verifique se o canil pertence a um clube de criadores.
  • O proprietário conhece a raça?
  • Peça todos os documentos do animal (vacinas, veterinário, etc).

Para entender mais sobre esses aspectos, continue lendo. Quem sabe, em pouco tempo, você aprenderá como comprar um cão de raça.

Evite comprar de marketplaces (OLX, Mercado Livre, etc)

É muito comum hoje em dia, com a internet, encontrar ótimas “oportunidades” para comprar um cachorro de raça online. Porém, é preciso tomar muito cuidado com isso, por inúmeros motivos diferentes.

O primeiro deles, claro, é a possibilidade de você cair em um golpe.

No entanto, o problema é ainda mais profundo do que isso. Afinal de contas, quando você simplesmente confia em qualquer vendedor de Mercado Livre ou OLX (exemplos), você não sabe muito bem a procedência dos animais.

A não ser que esse seja apenas um canal de anúncio e você possa, depois, visitar o espaço.

Mas buscar um canil nesses portais e não ter a possibilidade de conhecê-lo pessoalmente, não é indicado. Afinal, você está estimulando uma prática negativa, que é a criação de cães visando apenas lucro.

Como comprar um cão de raça

Filhote observando – Foto: Freepik

Cachorros de pet shop também devem ser evitados

Os pet shops são verdadeiras oportunidades para que possamos oferecer uma ótima qualidade de vida aos pets. Afinal, são locais com tudo que eles precisam para o dia a dia.

No entanto, a comercialização de cachorros em pet shops não é indicada. Por mais que seja um pet shop de confiança para compra de produtos, ainda assim, é um pet shop. A função de um pet shop é totalmente diferente de um canil profissional e adequado.

Portanto, evite comprar cães de raça nesses ambientes. Assim, você ajuda a desestimular a comercialização de cães de raça.

Visite o canil para conhecer os processos

Outro fator importantíssimo que você deve considerar na hora de como comprar um cão de raça, é o estado do canil. Ou seja, se você quer comprar um cão de raça, isso não pode acontecer do dia para a noite.

Preferencialmente, você deve planejar tudo e encontrar o melhor criador.

Nesse caso, visitar o canil e conhecer todos os processos internos vai te ajudar a tomar uma boa decisão. Não há como escolher os melhores canis sem antes visitá-los.

Mesmo que você tenha plena confiança no criador, ainda assim, é fundamental fazer uma visita.

Peça como as coisas funcionam, quais são os processos e como as criações são feitas. Evite lugares com criações excessivas e lugares confinados, sem higiene e preparo.

filhote

Um filhote – Foto: Freepik

Como é o espaço do canil?

Ao visitar o canil, você deverá ponderar e analisar a situação do espaço. Você nunca deve comprar um cão de raça em um canil sem estrutura. Ou seja, lugares clandestinos ou de “fundo de quintal”.

Um canil adequado vai ter um espaço útil para os dogs. Tem que ter uma área externa de lazer, as baias precisam ter espaço e devem ser limpas. Além disso, o ambiente precisa estar sempre limpo e com uma rotina adequada de alimentação e gasto de energia.

Nunca compre cães de lugares que tratam os pets como produtos. Você perceberá isso logo ao chegar no canil para conhecê-lo.

Como comprar um cão de raça – Não compre de canil clandestino

Por mais que você queira comprar um cão de raça, saiba que isso não pode ser feito de qualquer jeito. Ou seja, é preciso ponderar e entender vários métodos e processos antes mesmo de comprar um dog.

Nesse caso, evitar canis clandestinos é mais do que importante. Por mais que o cão não tenha culpa de ser criado em um canil clandestino, ainda assim, você não deve financiar esse tipo de trabalho.

Um canil clandestino é um canil “caseiro”, sem as devidas regularizações para o bem-estar dos pets e sem as documentações necessárias.

Entenda quantas vezes a fêmea cria por ano

Ainda dentro da seara de um canil clandestino, você precisa ponderar como a fêmea é tratada. Não deixe de fazer perguntas a respeito disso, pois as respostas vão te ajudar a entender melhor como o canil lida com os processos.

Fêmeas não devem ser tratadas como matrizes de produção. Ou seja, elas não devem procriar várias vezes por ano. Uma vez por ano é o máximo. O que passar disso, não é saudável para o animal e há apenas uma visão de lucro sobre a criação de cachorros.

Não financie a produção em massa de cachorros apenas com o viés de lucro.

Como comprar um cão de raça – Como o proprietário está te atendendo?

Alguns macetes para analisar um canil podem ser adotados. E um deles, é a análise do proprietário que está tentando vender o dog pra você. Tente observar o comportamento e também o modo que o atendimento é feito.

Um atendimento profissional não vai te empurrar um cachorro. Ou seja, o objetivo do atendimento não será apenas vender o filhote a qualquer custo. Mas sim, entender se o tutor está realmente preparado para aquela raça.

Se o proprietário não quiser responder perguntas ou se houver muitas desculpas para determinados processos, desconfie. Evite esse tipo de lugar. Afinal, criadores profissionais nunca vão hesitar um bom atendimento.

filhote com lencinho

Um filhote com lencinho – Foto: Freepik

Verifique se o canil pertence a um clube de criadores

Outra dica de como comprar um cão de raça e que você precisa considerar, é: procure canis apenas com certificações originais. Ou seja, o canil precisa pertencer a um clube de criadores daquela raça em si.

Se o clube tiver essa certificação, você poderá ficar mais tranquilo. Afinal de contas, o cachorro que está sendo vendido pra você com certeza é um cachorro saudável, de uma fêmea saudável e que está sendo bem cuidada.

Clubes de criadores não visam apenas o lucro de um filhote. Mas sim, a criação saudável de uma raça incrível.

Como comprar um cão de raça – O proprietário conhece a raça?

Outra dica de como comprar um cão de raça é a seguinte: faça pergunta ao vendedor. Se o ambiente parece caprichado e bem cuidado, ainda assim, você deve entender se o criador é realmente entendedor daquela raça.

Se houver hesitação para responder perguntas ou mesmo se você sentir que há um tom de “enrolação”, não compre o cachorro. Já que você quer comprar uma raça específica, busque canis especializados naquela raça.

Assim você tem certeza de que todos os cuidados prévios na fase de filhote foram tomados. Logo, você terá um cão saudável e feliz.

Peça todos os documentos do animal (vacinas, veterinário, etc)

Um canil especializado e profissional não vai abrir mão de mostrar a você todos os documentos do doguinho. Portanto, não abra mão de solicitar todos os documentos necessários que provem os cuidados com o filhote logo após o nascimento.

Vacinas, eventuais consultas ao veterinário, vermifugações e demais cuidados prévios precisam estar documentados. Se o canil não puder oferecer nenhum tipo de documento sobre a raça, não compre o filhote.

Afinal, pode ser que você esteja em um canil clandestino.

Olhe com carinho para lares de adoção

Se você quer adotar um novo melhor amigo, que tal fazer isso através de um canil de adoção? Por mais que você queira uma raça específica, ainda assim, considere adotar um cãozinho de uma ONG ou de um lar de adoção.

Além de ajudar um dog que busca o amor de um tutor, você abre espaço para que o lugar salve ainda mais cães de rua que precisam de ajuda.

Todos os cachorros podem ser o seu melhor amigo, independente da raça, tamanho ou idade. Com certeza, vocês dois poderão formar uma bela parceria de amizade.

Anote nossas dicas de como comprar um cão de raça e compartilhe o artigo com mais um amigo.

Cuide do seu dog!

O post Dicas de como comprar um cão de raça apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
10 de Dezembro de 2021

Autor

Autor: 
Camila Bonatti