Se você está pensando em incluir algumas guloseimas na dieta do seu pet, saiba que muitos alimentos são permitidos para o consumo do cachorro, o que vai fazer com que o dog fique bastante satisfeito além de ser mais uma fonte nutricional para a dieta.
Essas guloseimas devem ser consumidas de formar moderada para não acabar sendo uma adição muito calórica para a dieta do cachorro, lembre-se que é para ser só um agrado e não uma substituição de uma refeição do pet.
Para quem gosta de praticidade, selecionamos algumas guloseimas simples mais que vão ser um sucesso com os caninos.
Picolé de melancia com água de coco
Para os dias quentes, uma das guloseimas para cachorro é o picolé. Ele é uma das melhores formas de se refrescar. O dog também sofre bastante com os dias mais calorentos, mas como o picolé costuma ser feito com adição de corante e açúcar, o amiguinho de quatro patas acaba não podendo consumir, pois é prejudicial para sua saúde.
Mas existe uma forma do cachorro curtir um bom picolé sem prejudicar a saúde, que é usando os alimentos permitidos para o consumo canino, com ingredientes naturais e ricos de vitaminas.
Ingredientes:
- Uma xicara de chá de melancia cortada em pedaços e sem semente
- Meia xicara de chá de Água de coco
Preparo:
- Retirar a polpa da melancia, cortando em pedaços menores e removendo todas as sementes;
- Bata a os pedaços de melancia em um liquidificador;
- Depois de atingir uma consistência homogênea, acrescente uma pequena quantidade de água de coco;
- Agora é só despejar a mistura em uma forma de picolé, caso não possua pode ser em uma forminha de gelo ou em um copo com um palito de picolé, e levar para o congelador;
- Depois de congelado é só servir para o pet.
Essa guloseima é rica em vitamina A, vitamina B6, vitamina C e potássio.
É uma boa fonte de nutriente e ainda ajuda a manter o cachorro hidratado nos dias quentes. Como qualquer alimento, o consumo excessivo pode ser prejudicial, então lembre que é só uma guloseima e não uma refeição.
- Conheça os benefícios da alimentação natural para seu cão!
Cenoura é uma das melhores guloseimas para cachorro
A cenoura é uma das guloseimas para cachorro que pode ser servida crua ou cozida e vai agradar bastante o pet, já que em sua versão crua, a cenoura também serve como uma forma de entreter o cachorro que vai gosta de ficar roendo essa guloseima.
Modo de servir cenoura para o cachorro .
- Lave bem a cenoura ;
- Corte em um tamanho adequado ao porte do animal;
- Se for servir cozido, o cozimento deve ser feito somente na água, sem acrescentar sal ou qualquer outro tempero.
É um alimento bem nutritivo, rico em vitaminas como a A, E e K, também possui potássio, fosforo e cálcio. A quantidade de cenouras que o cão consome deve ser moderada, ou seu consumo em excesso pode acabar sendo prejudicial.
- Veja também: Quantidade de ração – Quanto seu cachorro pode comer?
Iogurte de morango é uma das melhores guloseimas para cachorro
Além de ser um alimento amado pelo cachorro, o iogurte possui um efeito probiótico, que é muito benéfico para o sistema digestivo do cão.
Como é alimento derivado do leite, o consumo não é indicado para os cachorros com intolerância à lactose. O iogurte usado no consumo do pet deve ser o natural, sem adição de corante ou açúcar. Essa é uma das guloseimas para cachorro mais saudáveis.
Ingredientes:
- 2 morangos
- 1 copo de iogurte natural
Preparo:
- Lave e corte as partes verdes do morango ;
- Bata o morango em um liquidificador até ficar em uma consistência de polpa;
- Acrescente o iogurte e bata até ficar misturado;
- Agora é só servir e deixar o pet curti essa guloseima.
Uma guloseima simples e uma grande fonte de nutrientes, com a presença de vitaminas A, C e complexo B, além de potássio, iodo e magnésio. Pela presença do iogurte, essa receita vai ser um ótimo aliado para saúde intestinal do pet.
- Veja também: Ração para o cachorro: Como escolher uma boa ração?
Maçã é uma das melhores guloseimas para cachorro
A maçã é uma fruta bem popular e que vai conquistar o pet também. É um alimento rico em nutriente e que vai ser uma ótima opção para quem quer uma guloseima que vai agradar o cachorro e com um preparo bem simples. Essa é uma das guloseimas para cachorro mais saudáveis.
Modo de servir a maçã para o cachorro:
- Lave bem a maçã;
- Corte a maçã em pedaços, se for um cão de pequeno porte os pedaços devem ser bem pequenos;
- Retire as sementes, elas possuem uma substancia chamada cianeto, que ao ser consumida por um tempo pode acabar sendo prejudicial.
É uma fruta que possui vitamina A e rica em fibras. A maçã também ajuda na manutenção do dente do cão e por ter um baixo teor de gordura é um alimento que pode ser servido para cães obesos e com os idosos.
O ideal é servir entre uma a duas fatias para o cachorro.
- Confira também: Ração tem validade? Aprenda a diferença entre as datas!
Sorvete de banana uma das melhores guloseimas para cachorro
Essa é uma das guloseimas para cachorro que inclui dois ingredientes que fazem o maior sucesso com os cães. A pasta de amendoim é uma fonte de proteínas e gorduras, mas seu uso deve ser feito de forma moderada.
A pasta de amendoim usada para o consumo canino deve ser orgânica, sem adição de açúcar, sal e conservantes.
Ingredientes:
- 1 banana
- 1 colher de chá de pasta de amendoim orgânico.
Preparo:
- Retire a casca e corte a banana em pedaço;
- Coloque a fruta no congelador e aguarde 4 horas;
- Depois de congelada, retire a banana e aguarde 10 minutos antes de bater a fruta junto com a pasta de amendoim em um processador, também pode ser em um liquidificador;
- A mistura fica pronta quando atingi uma consistência cremosa;
- Agora é só servir essa guloseima para refrescar o cão nos dias mais quentes .
É uma ótima guloseima para servir ao pet no verão, que refresca e é uma fonte nutricional para o cachorro. A receita é rica em fibras, vitaminas A , C e gorduras saudáveis.
Chocolate: o vilão da Páscoa dos pets
Dentre os alimentos humanos, o chocolate é um dos mais comumente envolvidos em intoxicação de animais doméstico, está entre as 20 principais causas de envenenamento dos nossos amiguinhos.
Interessante ressaltar que os casos de intoxicação por chocolate costumam aumentar em períodos festivos, como Páscoa e Natal, quando há um aumento na oferta de chocolates, facilitando o acesso dos pets.
Essa guloseima apresenta em sua composição altas concentrações de:
- Carboidratos
- Lipídeos
- Compostos nitrogenados
- Neuropeptídios
- Famosas metilxantinas
Teobromina é a principal metilxantina na manteiga de cacau, ingrediente base do chocolate, mas outras metilxantinas, como cafeína e teolina, são encontradas concentrações menores.
No mercado existem diversos tipos de “chocolate” permitido para pets, então essa é uma boa opção de cada um aproveitar seu chocolatinho.
Ou ainda é possível oferecer um petisquinho, ou um sachê, aquilo que seu pet adora, enquanto você se delicia com seu chocolate. O mais importante é poderem estar juntos nesse período festivo.