As manchas vermelhas na pele do cão surgem como resultado de dermatites, alergias, picadas de insetos e infecções de vários tipos: como reconhecê-las?
A presença de manchas vermelhas na pele do cão pode ser um sinal de alerta.
A boa notícia é que, na maioria dos casos, esse problema é resolvido com a terapia certa. Por outro lado, é um pouco mais difícil identificar a causa desencadeadora.
Manchas vermelhas na pele do cão: as possíveis causas
As doenças de pele estão entre as principais causas que obrigam o proprietário a levar seu cão ao veterinário. A presença de manchas vermelhas na pele do cão é um sintoma geral, frequentemente associado à dermatite.
Além da dermatite, existem outras causas associadas ao aparecimento de manchas vermelhas na pele do cão:
- Infecções bacterianas ou fúngicas;
- Parasitose;
- Alergias e intolerâncias alimentares;
- Sarna;
- Trauma e picadas;
- Tumores de pele.
Algumas dessas doenças tem baixa incidência, outras são mais comuns e às vezes relacionadas entre si. Outros ainda podem ser de natureza infecciosa e constituir uma fonte de contágio para nós ou para outros animais.
- Veja mais: Problemas de pele no Cão: Meu pet está se coçando o que será?
Causas de manchas vermelhas na pele do cachorro
Aqui estão alguns exemplos de manifestações comuns de manchas vermelhas na pele do cão e os possíveis problemas associados a elas.
Micose em cães
A micose é uma infecção fúngica que ocorre mais frequentemente na área do focinho, orelhas e pernas.
A mancha vermelha é semelhante a uma queimadura sem pelos que o cão tende a arranhar. A micose deve ser tratada o mais rápido possível: é de fato uma das doenças dos cães contagiosas para o homem.
- Veja também: Cachorro com câncer de pele: Como tratar? Como prevenir?
Picadas
As picadas de parasitas deixam marcas vermelhas no corpo do animal. Infestações por pulgas são facilmente identificadas por meio de um exame cuidadoso do pelo do cão.
Para detectar carrapatos, o corpo do animal deve ser examinado com atenção especial.
Dermatite
A dermatite se manifesta por coceira intensa. Esta doença ocorre no contexto da autolesão do cão. Portanto, quaisquer escoriações e feridas no corpo do cão devem ser imediata e cuidadosamente tratadas pelo dono.
Sarna demodéctica
A queda de pelo aguda ou gradual, difusa ou irregular, é um dos primeiros sintomas clínicos da sarna. Nos estágios iniciais, o cão não necessariamente sente coceira.
Manchas vermelhas podem aparecer com a evolução da doença, sob a forma de furúnculos, eritema e crostas sob os pelos. Novamente, a gravidade dos sintomas pode piorar devido a infecções bacterianas secundárias.
- Veja mais: Causas e Fatores de Risco do Câncer de Pele em Cães
Leishmaniose
O cão com leishmaniose apresenta uma grande variedade de sintomas, que nem sempre se manifestam de forma óbvia. Entre estes temos:
- Presença de lesões cutâneas,
- Dermatite ulcerativa e descamativa,
- Ferimentos nos olhos,
- Perda de peso e letargia.
A leishmaniose em sua forma grave pode ser letal e endêmica em nosso território, portanto, fique atento.
Tumores de pele
O câncer de pele em cães começa com pequenas mudanças na cor da pele, incluindo manchas vermelhas, e então progride para condições mais complexas, alterando a área afetada.
Nestes casos, é necessário levar o cão ao veterinário imediatamente para retirar a massa tumoral, evitando que as células cancerosas se espalhem pelo corpo afetando outros órgãos e tecidos.
- Veja também: 4 dicas para hidratar a pele seca dos cães
Quais são os tratamentos para manchas vermelhas?
Para que o tratamento seja bem-sucedido, você precisa levá-lo ao veterinário e descobrir as causas exatas da doença. Depois que todos os exames forem realizados e o diagnóstico for alcançado, o médico irá sugerir a melhor forma de curar o problema.
Existem cinco formas de tratamento para manchas vermelhas na pele de cães:
- Oral: recomendado para infecções generalizadas ou doenças que requerem anti-histamínicos, antifúngicos, antibióticos, corticosteroides, hormônios ou antiparasitários orais.
- Tópico: A aplicação de medicamentos diretamente na pele ou pelagem do cão é indicada para casos de alergia e infestação parasitária. Shampoos, cremes ou pomadas antimicrobianos ou pesticidas são alguns dos remédios tópicos mais usados.
- Quimioterapia: recomendada em caso de tumores.
- Suplementos naturais: Se nenhuma causa for encontrada, pergunte ao veterinário se é possível dar algum suplemento à base de óleo de peixe ou vitamina E, que ajuda a prevenir a pele seca e também pode ter um papel anti-inflamatório e analgésico.
- Mudança alimentar: se as manchas vermelhas ou outros problemas de pele forem causados por uma alergia alimentar, mudar a dieta do seu cão é a maneira mais fácil de corrigir isso! Alguns cães também podem ser alérgicos a certas fontes de proteína e podem precisar de uma dieta prescrita ou de uma “nova” fonte de proteína.
O veterinário geralmente recomenda mais de um tipo de tratamento para aumentar a eficácia da cura.
Como você viu, o cão com manchas vermelhas na pele é um problema que não deve ser subestimado.
- Veja mais: Mantendo a pele e pelagem do seu cachorro saudável
O post Manchas vermelhas na pele do cão: as possíveis causas apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.