Ter um pet em casa é uma grande responsabilidade. Alguns problemas podem surgir no decorrer dos anos, e muitos podem trazer sérias complicações para o cãozinho. E um dos problemas mais comuns é o olho do cachorro inchado.
Nestes casos, saber como prosseguir é a principal maneira de trazer o bem estar para o seu amigo, e pra que isso seja possível, é de suma importância buscar o conhecimento.
Casos de “olho do cachorro inchado” são mais comuns do que você possa imaginar, e isso deve ser levado a sério para evitar complicações.
Em primeiro lugar, esse tipo de problema geralmente é associado a algum processo inflamatório, podendo ter como origem uma infecção bacteriana, e precisará de antibióticos para tratar o problema.
Portanto, somente o médico veterinário poderá prescrever a melhor terapêutica medicamentosa para o animal, e portanto a sua participação é fundamental para a recuperação do seu melhor amigo.
Em segundo lugar, é importante frisar que todos os problemas de saúde devem ser tratados por um profissional habilitado para escolher o tratamento a ser utilizado, bem como o diagnóstico para cada caso.
Contudo, iremos abordar neste texto algumas formas de agir de forma emergencial, além de esclarecer algumas dúvidas quanto ao que se deve ser feito.
Quais as principais causas?
Diversas causas podem estar relacionadas a este problema, e saber diferenciá-los pode ajudar a identificar a causa principal.
Como foi dito, na maioria das vezes, esse inchaço pode estar relacionado a algum processo inflamatório que esteja ocorrendo na região ocular do cachorro, e nestes casos, a utilização de anti-inflamatórios é bastante utilizado em clínicas veterinárias, sendo eficaz na maioria dos casos.
Infecções externas
Existe uma grande possibilidade desse processo ser causado por um agente biológico, podendo ser fungos ou bactérias.
As bactérias se proliferam na região a partir da infecção de algum patógeno externo, e causam irritações na pele do animal, fazendo com que eles se cocem de forma agressiva e intensa, ferindo a sua própria pele.
Após isso, os patógenos conseguem ter acesso à corrente sanguínea do cachorro e acaba atingindo a região dos olhos.
Biologicamente falando, as infecções bacterianas podem causar processos inflamatórios na região que acometem.
O corpo reconhece que há uma infecção no organismo e começa a criar um processo inflamatório para combater os corpos estranhos, e com isso acaba “inchando” o local afetado. Com os olhos do cachorro ocorre a mesma reação, e por isso os olhos do animal podem acabar inchando.
Acidentes Domésticos
Na maioria das vezes, os cachorros desenvolvem esse tipo de problema após algum tipo de acidente doméstico.
Sabemos que acidentes podem acontecer com nossos animais, e por causa disso é importante redobrar a vigilância para evitar que problemas como este acometam os nossos melhores amigos.
Não é incomum ver acidentes domésticos causando transtornos para os cachorros. Eles não são tão conscientes de suas atitudes e brincadeiras, e eventualmente podem se machucar em algum tipo de brincadeira.
Muitas vezes podem perder o equilíbrio em alguma caçada e baterem em superfícies que podem machucá-los, principalmente na região dos olhos. Essa região pode causar dores sérias ao animal por ser bastante enervada.
Ao observar que o olho do seu cachorro está inchado, observe se há algum tipo de ferimento na região. Acidentes que causam esse tipo de problema geralmente deixam ferimentos, e isso deve ser informado ao veterinário no momento da consulta, a fim de ajudar no diagnóstico.
Alergias
As alergias são bastante associadas como sendo uma das principais causas de provocar inchaços nos olhos do cachorro.
Isso porque os processos alérgicos causam a produção de uma substância chamada prostaglandina, substância na qual é responsável por causar o processo inflamatório para combater algum processo infeccioso.
Substâncias domésticas podem ser os grandes causadores desse processo, principalmente quando os produtos de limpeza são guardados ao alcance dos pets.
É de suma importância que em casos de alergia, o animal seja levado com certa urgência ao veterinário, para receber anti-histamínicos que irão reverter o quadro do animal.
O problema da alergia que causa um inchaço muito grande nos olhos do cachorro é porque neste caso, o alérgeno pode ter potencial para agravar o quadro do cachorro, podendo levar à um choque séptico, por exemplo.
Doenças que deixam o Olho do Cachorro Inchado
Doenças podem causar diversos sinais e sintomas ao cachorro, podendo ser congênito ou somente uma condição de saúde. Nesses casos, o diagnóstico prévio pode ajudar a prevenir o processo de inchaço nos olhos dos cães.
A seguir serão listadas doenças e condições de saúde que podem ser a grande causa que deixa o olho do cachorro inchado.
Terçol
O terçol é uma condição de saúde que pode acometer os olhos dos cachorros também. Assim, ele ocorre quando há algum tipo de infecção na região dos olhos, causando processos inflamatórios nas glândulas tarsais e nas glândulas de zeis que ficam próximos ao globo ocular do animal.
Antes de tudo, esse processo faz com que o animal sinta dor e incômodo, ficando mais sensível à luminosidade, podendo haver excessos de lacrimações e que são facilmente identificados pelos sinais clínicos. Outro sinal importante é o olho avermelhado, que é indício de algum tipo de infecção.
Nestes casos, o veterinário poderá prescrever algum antibiótico em forma de colírio que ajudará a combater a infecção.
Alguns cuidados podem ser tomados pelos tutores dos animais, como a lavagem dos olhos com soro fisiológico a 0,9%, de preferência à temperatura ambiente para ajudar a manter a higiene do local e auxiliar no processo de cura, mas lembre-se de lavar o seu amigo ao veterinário.
Calázio
O Calázio é uma doença que acomete principalmente cães jovens, e é semelhante ao terçol. É conhecido por fazer com que o cachorro fique com o olho inchado e remelando, criando uma espécie de massa cinza clara na região dos olhos.
Este tipo de problema somente o veterinário poderá reverter, pois exige em muitos casos uma intervenção ambulatorial, como a curetagem dessa massa cinza, com o objetivo de removê-lo para tratar a infecção com antibióticos.
A massa cinza não é enervada, e por isso, ao ser tocada o cãozinho não sente dor alguma. A diferença entre o calázio e o terçol é que no calázio, o animal fica com os olhos realmente inchados e não sente dor ao ser tocado. Já no terçol, o animal sente bastante dor, principalmente ao ser tocado.
A antibioticoterapia tem excelentes resultados nos casos de calázio, sendo utilizados antibióticos de amplo espectro de ação e dura cerca de uma semana, devendo ser utilizado após a remoção da massa cinza, para uma melhor recuperação do cachorro.
Glaucoma
O Glaucoma ocorre quando a pressão entraocular aumenta, fazendo com que o olho do cachorro aumente em seu tamanho, fazendo com que fique inchado, causando fortes dores.
Para o diagnóstico do glaucoma, é preciso que o médico veterinário verifique a pressão intra ocular do pet, e somado aos sinais clínicos ele consegue diagnosticar a doença.
Um dos principais sinais do glaucoma é que o animal fica a maior parte do tempo com os olhos fechados, além de que passa a pata nos olhos com bastante frequência. Por esse motivo, os sinais de glaucoma podem ser confundidos com outras doenças, ou com uma simples coceira.
A mudança comportamental é bastante nítida, podendo ser um grande indicativo de doenças. Outro sinal é que a córnea dos cães ficam levemente azuladas.
É muito importante que os tutores de pets observem com detalhes as características dos olhos de seus animais, a fim de observarem qualquer tipo de mudança, devendo ser informado ao veterinário. Isso ajudará a tratar doenças sérias de forma preventiva.
Nos casos de doenças como o glaucoma não há muito o que ser feito, uma vez que esse tipo de problema deve ser tratado com medicamentos prescritos somente pelo médico veterinário, e por isso não dá pra tratar sem o consentimento médico.
Os medicamentos se baseiam normalmente em diminuir a pressão intra ocular através de terapias medicamentosas. No entanto, em alguns casos, somente os medicamentos não funcionam, devendo ser utilizadas intervenções cirúrgicas.
O glaucoma é uma doença séria e pode comprometer a visão do cachorro de forma permanente se não for tratada.
Olho do cachorro inchado pode ser Lagoftalmia
A Lagoftalmia é uma doença não tão grave quanto o glaucoma, porém pode trazer sérios problemas de saúde ao animal.
Acontece quando o cachorro não consegue fechar as pálpebras completamente, deixando o globo ocular mais exposto na hora do sono. Isso faz com que os olhos do cachorro fiquem ressecados e provocam inflamação, fazendo com que o fiquem inchados.
Nos casos de Lagoftalmia, as causas podem ser adquiridas ou congênitas. Um dos principais sinais de que a lagoftalmia é o grande causador do olho do cachorro inchado é que os processos inflamatórios são mais recorrentes do que o normal, ou seja, ele quase sempre desenvolve o mesmo problema de inflamação ocular.
Neste caso, somente a intervenção cirúrgica irá resolver o problema. Após os procedimentos médicos, é esperado que o cãozinho tenha uma maior qualidade de vida, além de reduzir processos inflamatórios nos olhos do animal.
Olho do cachorro inchado pode ser entrópio
Essa doença é um dos grandes causadores do olho do cachorro inchado. Assim, ela ocorre quando o cachorro possui a posição dos cílios das pálpebras invertidos, voltados para o globo ocular. Causam inflamação nos olhos constantemente, além de que pode trazer infecções mais recorrentes do que de costume.
Um dos sinais desta condição de saúde é os olhos avermelhados. Assim, a inflamação ocular aqui ocorre quando há um grande atrito entre os cílios e o globo ocular, criando um processo inflamatório praticamente crônico.
Nesses casos, o olho do cachorro fica inchado devido à condição de saúde do animal, e deve ser resolvida através de intervenção cirúrgica, não adiantando se utilizar apenas de medicamentos, pois o problema tende a voltar.
Se o problema não for tratado corretamente, poderá criar agravos à saúde do animal, bem como o surgimento de outras doenças relacionadas.
Além disso, as inflamações constantes, e a grande utilização de antibióticos pode criar bactérias resistentes a antibióticos, embora não seja comum isso ocorrer.
Olho do cachorro inchado: hipertireoidismo
O hipertireoidismo pode acometer os cães. Acontece quando há uma hiperatividade da tireoide do animal, e com o tempo faz com que os olhos do cachorro fiquem aparentemente inchados.
Contudo, o que realmente ocorre é que a tireóide estimula o crescimento excessivo de gordura atrás do globo ocular, e este processo se chama Oftalmopatia de Graves, e faz com que os olhos fiquem com um aspecto maior, quando na verdade ele está mais “fora” do crânio.
Portanto, para o diagnóstico da doença, o médico deverá pedir a dosagem de hormônios secretados pela tireoide, como o T3 e o T4, e após isso, ele irá decidir qual o melhor tratamento.
O tratamento é basicamente medicamentoso e não possui um prognóstico de cura, mas de tratamento que visa melhorar a qualidade de vida do cachorro. É importante que seja entendido, que no caso do hipertireoidismo, os olhos não voltam ao seu tamanho normal.
O que fazer em casos de cachorro com olho inchado?
A principal conduta sempre será levar o cachorro ao veterinário. Eles possuem a formação específica e totalmente voltada para tratar de seu animalzinho, além do que possuem todo o aparato legal para atuar.
No entanto, é muito importante que o cachorro seja bem observado pelos tutores e familiares, que devem sempre observar mudanças no comportamento do animal.
A higiene ocular é indicada principalmente para tratar de infecções na região, porém não é muito recomendado quando o animal não possui nenhum problema prévio.
Especialistas dizem que buscar higienizar os olhos dos animais podem gerar mais agravos à saúde do que beneficiar de alguma forma.
Ao observar o olho do cachorro inchado, o tutor deverá levá-lo ao veterinário imediatamente, evitando agravos à saúde do cachorro. Nos casos de infecção, os tutores devem seguir regularmente o tratamento passado pelo veterinário.
Além disso, nunca deve ser mudado o tratamento sem o consentimento médico.
Outro cuidado ao ser administrado os antibióticos é que este deve ser administrado até o final, não devendo ser suspendido antes do seu término prescrito, mesmo que o animal já não tenha mais sinais de doença. Isso pode gerar resistência bacteriana aos antibióticos, e é muito prejudicial ao animal.
O post Olho do Cachorro Inchado: O que pode ser? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.