É comum a ideia de que a presença de pulga em casa é por falta de higiene, mas não é verdade.
Um ambiente com pulgas não possui relação direta com o nível de sanidade do local, pois produtos de limpeza convencionais não são satisfatórios para conter a infestação, o que significa dizer que, para fazer o tratamento do ambiente, deve se utilizar produtos específicos para o extermínio desses parasitas.
Os inimigos que os proprietários dos pets não veem, ou seja, os ovos, as larvas e as pupas, estão no ambiente e nele sobrevivem durante muitos meses.
Dessa forma, muitos são os casos de proprietários que vivem combatendo a pulga no animal, mas nunca conseguem exterminá-lo por completo.
A pulga possui basicamente quatro estágios de vida: o ovo, a larva, a pupa e a pulga adulta. Após a pulga depositar os ovos nos cães ou gatos, eles caem no ambiente e eclodem as larvas.
A larva da pulga é muito pequena e, dificilmente, será vista a olho nu. Ela se esconde em locais escuros, como frestas do chão, carpetes, tapetes, embaixo de móveis.
Assim elas crescem e acabam se transformando em pupas, que são a principal causa da dificuldade em combatê-las.
- Veja como matar pulgas: Produtos, dicas e prevenção
Como pulgas infestam locais sem animais de estimação?
Ainda que você proíba a entrada de animais em sua casa, as pulgas arranjam um jeito de aparecer. Elas podem vir grudadas na roupa ou na pele de um visitante, por exemplo. Vai saber se a pessoa não teve contato com um cãozinho antes de surgir ali, né?
No comércio de bens e serviços, o perigo é ainda maior. Lojas, hotéis e ônibus, entre outros, mantêm grande giro de público. Isso abre oportunidade para que todo tipo de gente circule pelos locais.
Alguns desses indivíduos podem ser hospedeiros do parasita, mesmo que não saibam disso nem tenham sentido as picadas.
Uma vez dentro de um quarto acarpetado ou de uma sala com poltronas, as pulgas fazem a festa. Elas se instalam com facilidade nesses recintos, sobrevivendo aos mais variados métodos de controle.
Para quem tem animais ou não, mas sofrem com a infestação de pulgas, aqui vão algumas dicas para resolver o problema.
- Confira também: Pulgas e Carrapatos: 5 Mitos para dissipar
Controlar a praga somente com o uso de antipulgas não é a melhor estratégia
Quando você pensa que as pulgas acabaram, ocorre um novo surto.
O controle dos focos é bem complexo e requer uma abordagem coordenada, quando ocorre uma infestação por pulgas, somente 5% dos insetos se encontra no animal, os outros 95% ainda estão na forma de larva, pupa ou ovo no ambiente, onde podem permanecer por meses.
Tentar controlar a praga somente com o uso de antipulgas não é a melhor estratégia.
Remédio para pulgas no animal
- Aplique um produto antipulga. Seu veterinário é a pessoa que pode indicar um tratamento seguro e eficaz para o seu animal de estimação. Lembre-se de aplicar o tratamento no mesmo dia em que você limpar a sua casa.
- Deixe seus animais de estimação isolados. Mantenha-os em uma área com superfícies lisas, fáceis de limpar, como um banheiro com azulejos ou na cozinha, enquanto você limpa sua casa de cima a baixo. Se eles têm um espaço confortável para brincar do lado fora, será ainda melhor. Se você se preocupa com seus animais ficarem no mesmo local onde repelentes químicos estão sendo usados, ou fora do lado de fora da casa, considere deixá-los com o veterinário enquanto você limpa e trata a sua casa. Verifique se as pulgas desapareceram completamente de seus animais antes de trazê-los para casa.
Veja qual antiPulgas escolher para o seu cão!
Remédio para pulgas na casa
- Aspire sua casa todos os dias. Use um aspirador de pó potente para limpar seus tapetes, carpetes e móveis. Limpe as áreas sob e atrás dos móveis. Aspirador de pó é uma ótima estratégia para remover as pupas (casulos de pulgas) do ambiente, por isso é importante não pular esta etapa.
- Aspire os travesseiros e almofadas em seu sofá. Se possível, use uma extensão para limpar a parte inferior do seu sofá e outros móveis estofados. Concentre-se nas áreas onde seus animais de estimação ficam com mais frequência, como os cômodos onde eles brincam e dormem. Não se esqueça de aspirar seus armários, também, especialmente se eles são acarpetados. Se você acha que seu carro também pode estar infestado, aspire-o muito bem, para que você não acabe levando as pragas para dentro da casa.
Remédio para pulgas nos objetos
- Lave as roupas de cama e vestuário. Use o ciclo da água quente para lavar as capas de almofadas de sofá, cobertores, roupas de cama e vestuário. Use a configuração mais alta da secadora para secá-las completamente para garantir que todos os insetos e seus ovos foram removidos.
- Se você tem um item que pode ser danificado em água quente, como um casaco de lã, coloque-o em um saco plástico e feche-o. Leve-o para ser lavado a seco para garantir que ele não abrigue pulgas e/ou carrapatos.
Remédio para pulga: pulverize sua casa com um pesticida
Remédio para pulgas: Pulverize sua casa com um pesticida. Os tratamentos naturais não são fortes o suficiente para matar pulgas e carrapatos. Por isso, para acabar com a infestação em sua casa, você terá que aplicar um pesticida. Siga as instruções do fabricante.
- Use um pesticida com produtos químicos que matam pulgas e carrapatos adultos, bem como os seus ovos.
- Leia as instruções de segurança antes de aplicar o produto. Seus filhos e animais de estimação não devem estar dentro de sua casa quando ela for pulverizada.
- Em caso de uma infestação séria, você pode querer contratar uma empresa de dedetização para tratar de sua casa. Neste caso, toda a sua família deverá ficar fora da casa por alguns dias, já que os fortes produtos químicos utilizados são tóxicos.
- Higienize cantos e fendas. Pulverize peitoris, rodapés e outras áreas onde as pragas possam prosperar. Concentrem-se nos locais onde os animais passam a maior parte de seu tempo.
Com o pesticida agindo em sua casa, ele vai matar pulgas e carrapatos adultos, e continuar matando-os à medida que os ovos eclodirem. Pode demorar várias semanas até que todos os insetos desapareçam completamente.