Notar uma tosse em cachorro é, sem dúvida nenhuma, uma situação que liga um sinal de alerta no tutor. Afinal de contas, a tosse nunca é um bom sinal, pois sempre está indicando que alguma outra coisa está se passando no organismo do cãozinho. E isto, claro, precisa de atenção.
No artigo de hoje, o Portal do Dog vai te ajudar a entender quais são as principais causas da tosse em cachorro e como isso pode desencadear um problema mais grave quando não tratado. Além disso, vamos entender o que você poderá fazer para cuidar e prevenir situações de tosse em cães.
Para se aprofundar no tema e cuidar bem do seu melhor amigo, continue lendo este artigo.
O que causa tosse em cachorro?
A tosse em cachorro é causada por muitos fatores diferentes. Não há como precisar de imediato o que está causando a tosse no cãozinho. No entanto, podemos identificar o tipo da tosse e, a partir disso, ponderar pelo que está acontecendo.
Basicamente, o cão vai ter alguns tipos de tosse: a seca, a úmida e a com som de “ganso”. A forma como o som da tosse sai da boca do cachorro, diz muito sobre o que pode estar causando aquele problema.
Por exemplo, uma tosse úmida e com secreções, geralmente vai indicar uma gripe canina ou alguma doença como pneumonia. Enquanto que uma tosse mais seca, pode simbolizar alguma doença contagiosa. Ambas precisam de tratamento e cuidados específicos, visto que quando a tosse já está acontecendo, é porque a doença também já está em curso avançado.
Mas não se preocupe. Manter a calma, nestas horas, é fundamental para poder ajudar o seu cãozinho a se recuperar. Veja mais algumas possibilidades que podem fazer o seu cãozinho tossir:
- O cão pode estar engasgado com um brinquedo ou ração;
- Pode ser alguma doença contagiosa no sistema respiratório;
- Tosse por estenose de traqueia;
- Pneumonias ou outras doenças no sistema respiratório;
Continue lendo para que você possa se aprofundar um pouco mais em cada item da lista acima.
O cão pode estar engasgado com um brinquedo ou ração
Uma das situações mais comuns e clássicas que podem gerar a tosse em cachorro, é o fato de ele se engasgar com um brinquedo ou até mesmo com ração. Isto é grave e pode levar a quadros de sufocamento e até o óbito do cachorro. Por isso, o tutor precisa prestar muita atenção nas reações do cãozinho.
Para tentar identificar o potencial engasgo, você deve reparar nos movimentos que o cão faz. Além de uma tosse seca, que parece o som de um ganso, o cão poderá usar a pata para tirar algo da boca, em um movimento automático.
Se você notar que o seu cãozinho se engasgou com algo e está com dificuldades respiratórias, é fundamental procurar um veterinário. Nós já escrevemos um artigo aqui no site falando sobre o tema, e você também poderá se aprofundar: Cachorro com dificuldade para respirar: saiba o que fazer.
Não deixe o cão brincando com peças pequenas e que podem ser engolidas. Procure ensiná-lo a se alimentar com calma e tranquilidade, com ajuda de um adestramento canino. Assim, as chances de tosse por engasgo serão reduzidas, pois o cão será mais controlado.
Pode ser alguma doença contagiosa no sistema respiratório
Mais um fator que pode gerar um quadro de tosse em cachorro, é o fato de ele possuir alguma doença contagiosa no sistema respiratório. Esta é uma das causas mais comuns de tosse em cães, pois um vírus ou algum outro tipo de problema no sistema respiratório, vai causar coceira, alergias e incômodos que, por sua vez, vão gerar tosse.
Este tipo de tosse vai estar associada, também, aos climas de inverno, onde as gripes caninas e demais vírus podem circular com mais facilidade e, eventualmente, atingir o seu doguinho.
É muito importante observar atentamente como é a tosse do seu cão para relatar isso ao veterinário. Em hipótese alguma tente medicar o cão em casa com remédios alternativos. Tratamento adequado com diagnóstico preciso é fundamental.
Tosse por estenose de traqueia
Você já ouviu falar sobre a estenose de traqueia? Este é um tipo de doença que pode atingir vários tipos de cães, principalmente os filhotes. E estenose de traqueia faz com que as vias aéreas do cãozinho fiquem obstruídas e, por sua vez, causem dificuldades respiratórias e irritações – que levam também a tosse em cachorro.
Pneumonias ou outras doenças no sistema respiratório
Pneumonia é uma doença grave que, se não tratada corretamente, pode gerar insuficiência de oxigênio e levar ao óbito do cãozinho. E a pneumonia está diretamente ligada a tosse em cachorros, visto que este tipo de problema faz com que o sistema respiratório fique comprometido e, portanto, a tosse seja um reflexo disso.
É importante observar como é a tosse do cachorro e se sai algum fluído. Catarros são comuns. No entanto, se a tosse apresentar sangue, pode ser que o quadro seja mais grave. Logo nos primeiros sintomas de tosse canina, leve o seu cão para um veterinário para que o quadro não evolua rapidamente e possa ser controlado.
O que fazer em caso de tosse em cachorro?
Até aqui, entendemos quais são as principais causas da tosse nos cachorros. E como você pôde perceber, são muitos motivos que podem levar o nosso cãozinho a sofrer por esta condição. Portanto, o melhor que você tem a fazer, é levar o seu cão ao veterinário para que, desta forma, possa ser tratado corretamente.
Não tente fazer tratamentos caseiros ou outros tipos de medicações alternativas. É muito importante levar o seu cão o quanto antes para uma clínica veterinária. Mesmo que o quadro de tosse não seja grave, é importante identificar os motivos dela para não evoluir para algo mais grave.
Tosse e engasgo – Quais são as diferenças?
A tosse não é uma doença. Ela é um sintoma de algum outro tipo de problema que está acontecendo no organismo do cãozinho. Por isso, é importante tentarmos entender como é esta tosse canina, quais são os fluídos, etc. Inclusive, um dos fatores que podem gerar tosse em cães, é o fato de eles estarem engasgados.
Não, tosse e engasgo não são a mesma coisa. A tosse pode ser a consequência de um engasgo. E este, por sua vez, pode acontecer por vários motivos, como uma ração presa na garganta ou até mesmo um brinquedo.
Quando o cão está engasgado, a tosse dele vai parecer com o barulho que um ganso faz. E geralmente, esta condição aparece repentinamente, pois o engasgo pode ser rápido.
Preste muita atenção e, se notar o seu cão engasgado, procure um veterinário o quanto antes.
É possível prevenir a tosse em cachorro?
Sim, é possível. Você precisará manter todas as vacinações do seu cão em dia, cuidar para não deixar objetos comestíveis pelo chão e manter as consultas ao veterinário sempre em dia.
A tosse pode acontecer por vários motivos, como você viu até aqui. E por isso, é preciso cuidar bem do seu doguinho para que estes problemas sejam evitados.
Eventualmente, doenças podem ocorrer. Mas com um acompanhamento próximo do veterinário, muitas vezes, ela serão evitadas ou minimamente amenizadas.
Cuide do seu dog.
O post Tosse em cachorro – O que será que pode ser? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.