Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Cão agressivo: É possível reeducar? Confira.

Se o seu pet está com problemas de comportamento, pode ser que você se pergunte se é possível reeducar um cão agressivo.

Antes de mais nada, saiba que você não está sozinho e, a agressividade é um problema muito comum no mundo canino.

Isso acontece na maioria das vezes quando o animal não passou por um processo de socialização adequado, feito da maneira correta desde cedo.

Também é comum observar a agressividade em animais que passaram por traumas, sobretudo no início das suas vidas.

Por mais que seja um pouco complicado conseguir reverter o problema, é possível reeducar um cão agressivo com as técnicas adequadas e o auxílio de um profissional especialista.

Agressividade canina depende da raça

Cachorro bravo com a boca aberta – Foto: Freepik

Para isso, você terá que identificar a origem do problema. Então, continue lendo esse texto para saber mais sobre essa questão.

Quando é necessário e possível reeducar um cão agressivo?

Basicamente, a agressividade ocorre todas as vezes que o animal não conseguir reagir adequadamente às situações e, então acaba tendo atitudes violentas.

Isso é absolutamente normal para qualquer espécie em situações nas quais exista exposição a alguma ameaça.

Essa é, na verdade, a resposta mais comum ao medo. É importante dizer que esse tipo de resposta é fundamental para a sobrevivência do animal, permitindo que ele sobreviva ao meio em que vive.

Entretanto, não é comum que o animal fique agressivo em todas as situações, de modo que isso faça parte da sua rotina.

Nesses casos o cachorro vai ter grandes problemas na sua vida, uma vez que essas atitudes vão atrapalhar as suas atividades normais.

cachorro rosnado

Cão bravo – Foto: Freepik

Isso ocorre porque a agressividade como comportamento frequente é perturbadora, impedindo o desenvolvimento normal da vida do cachorro, atrapalhando também a rotina de todos que convivem com ele.

Um mau gerenciamento desses comportamentos e do estresse pode levar o animal a atacar a si mesmo, aos outros que convivem com ele e, até mesmo pessoas e animais que não conhece.

Rosnados regulares, mordeduras e atitude de avançar sobre as pessoas consistem em problemas comportamentais sérios que devem ser revertidos.

No entanto, é importante dizer que a agressividade em si é algo que faz parte da natureza dos animais e, por isso não é possível eliminá-la completamente.

Mas é possível reeducar um cão agressivo e fazer com que ele leve uma vida muito mais tranquila e saudável.

Por que o meu cachorro está mais agressivo?

cão agressivo

Dobermann com sua tutora – Foto: Freepik

Antes de mais nada, entenda que a agressividade não depende apenas de raça e genética do animal, mas sim do meio em que ele está inserido.

Assim, acontecimentos que deixem o cão amedrontado e acuado são os principais responsáveis pela agressividade.

Então, qualquer animal pode ficar assim em algumas situações. Por isso, é importante identificar os principais sinais para identificar o problema precocemente e poder reverte-lo.

Você vai perceber o comportamento agressivo quando o corpo do animal estiver rígido, ele rosnar, avançar, atacar, morder ou colocar os dentes de fora.

A primeira coisa a se fazer nesse caso é tentar fazer o cão relaxar. Mas lembre-se de não ser agressivo ou assustar ainda mais o animal.

Além disso, tente entender o motivo de ele estar agindo dessa maneira. Pode ser que o cão esteja reagindo a pessoas, outros animais ou, até mesmo a objetos inanimados.

Obviamente, só é possível agir para eliminar a agressão se você souber qual é o motivo que existe por trás dela.

cão agressivo

Dobermann na pedra – Foto: Freepik

Existem alguns principais tipos, sendo eles:

  • Agressão territorial: o cachorro tenta defender o seu território de qualquer coisa ou ser que ele considere um invasor;
  • Agressão de proteção: o cão será agressivo para tentar proteger algum indivíduo da sua matilha ou convívio de maneira geral. É comum o cachorro se mostrar hostil quando tem filhotes ou, quando alguém chega perto de um membro da sua família;
  • Agressão possessiva: nesse caso, o comportamento se faz presente quando o animal quiser proteger os seus alimentos, brinquedos, ossos e objetos em geral que ele considere de valor;
  • Medo de agressão: o cachorro se sente amedrontado e, então tenta se esconder. No entanto, se ele for encurralado, acaba atacando;
  • Agressão defensiva: esse tipo de agressividade se manifesta em circunstancias semelhantes a quando sente medo de agressão. Mas nesse caso ele vai atacar sem recuar;
  • Agressão social: esse comportamento surge em animais não socializados adequadamente e, que se sentem desconfortáveis na presença de pessoas ou outros animais.
  • Agressão por frustração: o cachorro pode se sentir desconfortável quando contido por coleira ou estiver em ambiente muito restrito e, poderá reagir a isso com agressividade;
  • Agressão redirecionada: isso acontece quando uma pessoa vai intervir em uma briga entre cães e, um deles se incomoda, demonstrando-se assim mais agressivo;
  • Agressão por dor: em situação de dor, o animal se sente mal e, por isso acaba se mostrando agressivo;
  • Agressão relacionada ao sexo: dois animais machos ou fêmea juntos podem competir pela atenção de um possível parceiro sexual e, isso acaba provocando brigas entre eles. A castração pode ser uma boa solução para o problema;
  • Agressão predatória: o comportamento do animal se torna bastante agressivo quando ele resolve perseguir uma presa. Mas essa agressividade pode ser perigosa porque o animal tende a atacar até as crianças quando elas estiverem correndo.

O que fazer para interromper um cão agressivo?

cão agressivo

Pitbull de pé – Foto: Freepik

Tente perceber os momentos em que o seu cachorro se torna agressivo e, quais são os momentos em que esse comportamento se manifesta.

Isso vai ajudar a determinar as causas e, assim você poderá estabelecer um plano de ação que te ajude a acabar com o problema.

Tenha sempre em mente que é possível educar um cão agressivo desde que você trate o que há por trás dele.

Toda agressividade acontece por um motivo em específico, sendo assim esse um sintoma de um grande problema que existe.

São muitas as formas de lidar com a agressividade do seu cão, mas você vai precisar manter a calma para ter sucesso.

Com certeza vai precisar de tempo, muita consistência e, talvez até mesmo precise de um pouco de ajuda profissional.

O médico veterinário pode te ajudar

Muitas vezes, a agressividade de um animal surge em decorrência de um problema médico que provoque dor.

Além disso, existem doenças que provocam sintomas secundários de agressividade, como é o caso de hipotireoidismo e problemas neurológicos como encefalite, epilepsia e tumores cerebrais.

Por isso, se você perceber que o seu cachorro começou a demonstrar agressividade de uma hora para a outra sem nenhum motivo aparente, é melhor realizar um check up para ver se não existe um problema de saúde por trás disso.

Contrate um adestrador profissional

Se o problema do seu animal for realmente comportamental, saiba que é possível reeducar um cão agressivo contratando um adestrador profissional.

A agressividade é um problema muito sério e, principalmente se o seu cão apresenta esse comportamento muito intenso, é melhor resolver com o auxílio de um especialista em comportamento animal.

Se você não entender bem o que está acontecendo e tomar as atitudes erradas, pode acabar piorando a situação ao invés de ajudar.

Preferencialmente busque por um profissional que seja especialista em lidar com agressividade especificamente.

É possível reeducar um cão agressivo com um bom plano

Um treinador é o profissional mais adequado para te auxiliar a elaborar o plano perfeito para reeducar um cão agressivo.

Na maioria dos casos, utiliza-se a estratégia do reforço positivo para conseguir ensinar ao animal como agir devidamente.

Quando o animal apresenta agressividade com pessoas ou animais desconhecidos, uma boa estratégia é manter os dois distantes e ir diminuindo o espaço pouco a pouco.

Quando a distância for diminuída e o cão ficar tranquilo, você pode recompensar ele com carinho e com petiscos.

A mesma premissa deve ser usada para ensinar o cachorro a lidar com várias outras situações. Pouco a pouco você tende a perceber que a agressividade do animal vai diminuir.

Nesse sentido, é possível reeducar um cão agressivo com a ajuda de um treinador que te ajude a elaborar o plano perfeito para isso, de acordo com as situações e motivos pelos quais o animal apresenta esse comportamento.

Mas lembre-se de que de maneira alguma você deve punir o animal ou fazer com que ele se sinta triste ou ainda mais acuado.

A agressividade só vai fazer com que ele se sinta ainda pior e, dessa maneira a agressividade pode ficar ainda pior.

Além disso, as diferentes formas de punição podem fazer com que o cão morda as pessoas e outros animais que estejam próximos a ele.

Lidando com o que é inevitável

É muito importante ter em mente que o plano para reeducar um cão agressivo precisa estar de acordo com as necessidades da casa e o seu estilo de vida.

Se o seu animal age agressivamente com os seus filhos, por exemplo, talvez seja bem complicado conseguir reverter isso e, a situação pode ser perigosa.

Então, sempre avalie as situações e o risco que ela pode oferecer às demais pessoas que cercam o animal.

Muitas vezes pode ser necessário lidar com situações desagradáveis dentro do plano de ação.

Conclusão

É possível reeducar um cão agressivo, desde que você tenha um bom plano de ação, que seja adequado à situação.

O post Cão agressivo: É possível reeducar? Confira. apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
10 de Maio de 2022

Autor

Autor: 
Handreza Hayran
Classifique: 
Ainda sem votos