As doenças que deixam o cachorro triste são inúmeras. Afinal de contas, tudo o que deixa o cão desanimado ou desequilibrado física/mentalmente, pode deixá-lo triste.
Por exemplo, uma dor de barriga ou até mesmo a falta de carinho ou atenção do tutor, podem deixar o cachorro triste.
Neste artigo, o Portal do Dog vai te ajudar a entender mais sobre o tema. Veja algumas doenças que deixam o cachorro triste e também outras questões envolvidas para o cão ficar triste.
Continue lendo!
Você conhece as doenças que deixam o cachorro triste?
As doenças que deixam o cachorro triste podem ser as mais inúmeras. Afinal, qualquer doença que afete o estado físico ou mental do cão, pode deixá-lo triste.
Abaixo, veja uma lista de situações que podem ocorrer para que o cão fique triste:
- Depressão;
- Dores no corpo;
- Dor de barriga;
- Febre;
- Doença do carrapato.
A seguir, saiba mais sobre esses problemas.
Depressão
A depressão canina é um problema grave e muito sério, que pode facilmente acometer um cão que não está no seu estado mais puro de tranquilidade e bem-estar, considerando o médio e longo prazo.
Afinal, tudo o que tira o cachorro de uma situação de conforto e bem-estar, pode deixá-lo ansioso e estressado. E com o passar do tempo, ele pode desenvolver depressão canina.
Inclusive, temos um artigo que fala só sobre esse problema, veja: Depressão canina realmente existe? Quais são os sinais?
Dores no corpo
Outro fator que pode deixar o cachorro com tristeza ou mesmo aparentar uma redução no ânimo, são as dores no corpo. Isto é, dores musculares em geral.
Afinal, se o cão estiver sentindo qualquer desconforto nesse sentido, ele pode ficar cabisbaixo e o tutor vai perceber uma diferença de ânimo.
Desconfortos em geral podem ser causados por várias questões, mas principalmente o fator “desgaste”. Isto é, o cachorro está muito cansado de um passeio longo, por exemplo.
Isso não é necessariamente uma doença. Mas é uma questão de saúde que pode afetar o ânimo do cachorro.
Dor de barriga
Uma “simples” dor de barriga pode, e geralmente vai, deixar o cachorro cabisbaixo, sem ânimo e com aparência de triste. Afinal, a dor de barriga incomoda muito e não é nada agradável para o cão.
Para identificar uma potencial dor de barriga no seu cão, observe os movimentos e comportamentos dele. Inclusive, você pode apalpar a barriga do cão para ver a reação dele.
Mas vá com cautela para não deixar o cão com medo e fazê-lo ter uma reação agressiva de defesa, ok?
Inclusive, temos um artigo sobre dor de barriga em cachorros.
Febre
A febre é outra doença que deixa o cachorro triste. A febre pode acontecer por vários motivos, já que é um sinal do corpo para indicar que algo não está saudável.
No entanto, não é tão simples identificar que o seu cachorro está com febre. Afinal, é preciso tirar a temperatura e nem todos os tutores tem um termômetro indicado.
A febre deixa o cachorro com mal estar, sensação de desconforto e ele vai ficar apático. Para o tutor, isso geralmente é um sinal de “tristeza”. No entanto, o cão apenas não está energizado por conta do desconforto.
Afinal, assim que ele melhorar, ele geralmente voltará a ativa.
Doença do carrapato
Você já ouviu falar da doença do carrapato? Esse é um problema grave que pode afetar os cães, já que a doença do carrapato é grave.
Nós temos um artigo falando sobre ela, veja: Saiba onde seu pet pode pegar carrapato!
Assim sendo, se o seu cão contrair a doença do carrapato, saiba que ele pode ficar apático, triste e desanimado. Afinal, ele está desconfortável e muitas vezes com dor e sem energia.
Portanto, fique atento. Se o seu cão apresentar sinais de tristeza, isso pode indicar que ele precisa de ajuda.
Busque sempre recomendação veterinária para qualquer tratamento ou prevenção, ok?
Outras situações que deixam o cachorro triste
Um cachorro pode ficar triste por muitas razões. As doenças que deixam o cachorro triste são apenas alguns dos motivos que deixam o dog em um estado de baixa energização.
Além disso, veja outras situações que deixam o cachorro triste:
- Mudança de casa;
- Ansiedade por separação;
- Brigas ou violência;
- Estresse muito grande;
- Falta de rotina.
Continue lendo para entender detalhes sobre cada uma dessas situações e como agir.
Mudança de casa
Uma mudança de endereço nem sempre é confortável para tutor e cachorro. Afinal, mudar de casa é um transtorno e, quanto menos você precisar mudar, melhor.
A mudança de casa, portanto, é um fator que pode deixar o seu cachorro triste. Mudando, o cão perde toda a rotina e toda a ambientação.
Logo, isso pode deixá-lo desconfortável, triste, ansioso e, eventualmente, até com depressão canina.
Se você quiser mais dicas sobre o assunto, veja o nosso artigo Mudança com Cachorro: O guia para entender como acostumar o cão ao novo lar.
Ansiedade por separação
Você já ouviu falar sobre a ansiedade por separação, que grande parte dos cães que ficam sozinhos sentem?
A ansiedade por separação é um fator determinante para que o cão comece, de fato, a ficar todo dia um pouco mais triste.
Afinal, a ansiedade por separação acontece pela distância do tutor com o cachorro. O tutor fica tempo demais fora de casa e o cão fica triste por isso.
Doenças que deixam o cachorro triste – Brigas ou violência
As brigas e a violência constante são fatores determinantes para um cão ficar triste, ansioso, estressado e eventualmente doente.
Por isso, brigar ou usar violência física com o cachorro nunca é uma boa ideia. Jamais faça isso. Esse tipo de situação é apavorante para o cachorro e definitivamente não é um método de ensino.
Reforço positivo e outras situações de adestramento e socialização garantem que o cão aprenda o que você tem a ensinar.
Brigas, violência verbal ou física geram problemas para o dog. Nunca faça isso.
Doenças que deixam o cachorro triste – Estresse muito grande
O estresse é um dos fatores determinantes para que um cão fique ansioso e triste. Afinal, um cão estressado tem motivos mais do que suficientes para entender que o ambiente não está agradável.
Assim sendo, o estresse pode surgir por muitas fontes diferentes. Uma simples falta de rotina é suficiente para causar muito estresse e, posteriormente, tristeza.
Afinal, a tristeza acaba surgindo pelo fato de que o tutor não está próximo, o ambiente está desagradável, o cão fica frustrado, entre outras coisas.
Doenças que deixam o cachorro triste – Falta de rotina
E ainda, outro fator determinante para um cão ficar triste ou no mínimo ansioso e estressado, é a falta de rotina.
Conforme mencionamos anteriormente, a falta de rotina causa estresse. O cão precisa de rotina pois ele gosta de saber “o que vem depois”.
Isto é, os cães gostam e precisam saber o que vai acontecer em seguida para que fiquem tranquilos e menos ansiosos. Quanto mais organizada for a rotina, com horários e tudo mais, melhor.
Portanto, crie uma rotina saudável para o seu cão, com caminhadas, alimentação, brincadeiras e hora de dormir!
Como saber se o seu cachorro está triste?
Se você tem um cachorro muito feliz em casa e, do nada, ele fica triste, isso é um sinal de que algo está errado. Afinal, ele pode estar com dor ou algum desconforto.
No entanto, como descobrir se o cachorro está triste e o que fazer? Veja alguns sinais para descobrir que o seu cachorro está triste:
- Apatia;
- Falta de interesse;
- Sem apetite;
- Não responde a comandos.
A seguir, saiba mais sobre esses pontos.
Doenças que deixam o cachorro triste – Apatia
A apatia é um sinal que pode ser facilmente reconhecido. Afinal, um cão extremamente agitado e alegre, quando fica apático, chama atenção do tutor.
Se o seu cão estiver muito quieto, deitado, sem ânimo para fazer as coisas, isso é apatia – e pode indicar tristeza.
Falta de interesse
As doenças que deixam o cachorro triste são inúmeras. E quando elas acometem o cão, a falta de interesse é um sinal de uma eventual tristeza que está por vir.
Se o seu cão não quer brincar, não quer correr atrás da bolinha ou mesmo não esboça reação na hora de ir passear, ele pode estar triste.
Doenças que deixam o cachorro triste – Sem apetite
Os cães adoram comer. Afinal, instintivamente, comer significa “sobreviver”. Por isso eles não abrem mão de encher a barriga sempre que possível.
Portanto, esse é um sinal claríssimo que pode indicar a tristeza dos cães: a falta de apetite para aquela ração gostosa ou aquele petisco especial.
Não responde a comandos
E por fim, a falta de resposta dos comandos do tutor também pode ser um sinal de que o seu cão está triste. Afinal, isso está relacionado a apatia.
Para garantir que seu cão está em plena forma de saúde física e mental, fique atento a esses sinais.
Procure sempre um veterinário para ajudar o seu dog em situações de risco.
Nunca faça autodiagnóstico e nem automedicação no seu cachorro, pois isso pode piorar a situação.
Cuide do seu dog!
O post Doenças que deixam o cachorro triste: Conheça! apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.