Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Plantas seguras para cães: 10 que você pode adicionar ao seu jardim

Pode até parecer que jardins e pets não combinam, mas existem plantas seguras para cães que você pode inserir no seu jardim.

Infelizmente, muitas espécies vegetais fazem mal para os nossos animaizinhos de estimação e é preciso ter bastante cuidado de não deixar os bichinhos perto delas.

Para conseguir reunir tudo, você deve criar um jardim que não seja nocivo ao seu animalzinho e, também educa-lo para não estragar nada neste espaço.

Então, antes de unir plantinhas e animais, você precisa conhecer as espécies que não são tóxicas para cachorros.

Isso é fundamental para evitar possíveis acidentes. Mesmo que pareçam totalmente inofensivas, algumas flores e folhagens são tóxicas e, podem inclusive envenenar os animaizinhos.

Então, continue lendo este post para conhecer quais plantas são seguras para cães e, que você pode incluir no seu jardim agora mesmo!

Quais plantas são seguras para cães?

Para entender o porque existem plantas seguras para cães e outras não, é interessante saber que ao longo do processo evolutivo, alguns vegetais começaram a desenvolver pigmentos.

Esta é uma maneira de estas plantas mostrarem para animais predadores que elas possuem compostos tóxicos.

Juntamente a isso, insetos e outros animais também aprenderam a associar as cores vibrantes ao perigo.

Assim, eles evitam ingerir partes dessas espécies vegetais. Consequentemente, as plantas sobrevivem e a espécie consegue se manter ao longo do tempo.

Por outro lado, o colorido das plantas chama bastante a atenção dos humanos, que selecionam cada vez mais espécies com cores vibrantes para cultivo doméstico.

Essas cores são realmente belíssimas e, ficam super bem na decoração de diferentes tipos de ambientes.

Mas acontece que a união das belas espécies vegetais com os animais de estimação não dá muito certo.

Muitas dessas flores coloridas são tóxicas para os animais de estimação e, são potencialmente perigosas também para as crianças.

Por sorte, existem muitas espécies de plantas que são bonitas e inofensivas e, falaremos sobre elas a seguir.

1. Amor Perfeito

Amor Perfeito

Amor Perfeito – Foto: Freepik

Esta é uma das plantas seguras para cães, que apesar de ser bem colorida, não é tóxica aos animais.

Inclusive, as flores são até comestíveis. Até mesmo grandes chefs de cozinha utilizam esta espécie na composição dos seus belíssimos e deliciosos pratos.

Então, o único problema do seu cachorrinho atacar o jardim nesse caso, será que as plantinhas ficarão destruídas, pois para o pet não haverá problema.

2. Capuchinha é uma das plantas seguras para cães

Capuchinha

Capuchinha – Foto: Freepik

Esta é mais uma entre as espécies de plantas seguras para cães e, que pode ser ingerida inclusive pelos humanos.

Uma das maiores vantagens desta é ser uma plantinha rasteira muito bonita e, que se espalha bem facilmente.

A espécie gosta bastante de sol direto e, por isso é ideal para áreas externas, inclusive jardins abertos ou jardineiras.

Outra vantagem nesse caso é que a planta inteira é comestível, inclusive folhas e sementes, sendo possível até compor saladas e sobremesas com elas.

3. Bromélia

Bromélia

Bromélia – Foto: Freepik

Mesmo que não seja exatamente comestível, a bromélia não é tóxica para cães e gatos. As flores são lindas e podem ser facilmente cultivadas.

Como não necessitam de incidência direta de luz solar, essas plantas são ótimas para se ter dentro de casa.

4. Lavanda é uma das plantas seguras para cães

plantas seguras para cães

Lavanda – Foto: Freepik

A Lavanda é uma espécie vegetal que dispensa comentários, não é mesmo? Conhecida pelo aroma maravilhoso e, que ajuda a relaxar, a planta é também muito linda.

Bastante usada em produtos de higiene e limpeza, esta é uma das espécies liberadas para o seu jardim porque não é nociva para os animais de estimação.

A florzinha também é comestível, podendo ser usada em chás, saladas, sobremesas e bolos. Então, mesmo que o seu pet faça uma boquinha, não tem problema.

5. Malva-branca

Se você está em busca de uma plantinha ornamental para o seu jardim, esta pode ser uma ótima opção.

Uma das plantas seguras para cães, a malva branca é excelente inclusive para vasos, jardineiras e jardins pequenos.

Mesmo que ela fique sob luz solar constante e em temperaturas elevadas, esta planta não tem problemas de crescimento.

6. Rabo de galo é uma planta decorativa segura

A flor Rabo de Galo é muito usada em decorações, arranjos e, também em buquês por ser bonita e chamar a atenção.

No entanto, flores e sementes dessa espécie podem ser consumidas sem nenhum problema. Por isso, ela é uma das plantas seguras para cães que você pode adicionar agora mesmo ao seu jardim.

No geral, esta é uma espécie que aprecia bastante a luz solar, mas ela também pode viver bem em ambiente sombreado.

7. Plantas seguras para cães: Violeta perfumada

Como o próprio nome sugere, a violeta perfumada é uma espécie vegetal que tem um aroma delicioso.

Além disso, ela é muito bonita, sendo bastante usada em jardins e canteiros em geral, para trazer cor e vida aos ambientes.

Por outro lado, as folhas são frequentemente usadas em saladas, além de poderem integrar doces, como gelatinas, mousses e cheesecakes.

Então, se o seu cãozinho resolver atacar a planta, não tem problema nenhum para a saúde dele. A única coisa é que o vegetal vai acabar destruído.

Mas aqui vale um alerta importantíssimo: a violeta perfumada é uma espécie diferente da violeta comum, que é muito nociva para os animaizinhos.

8. Orquídea é uma das belas plantas seguras para cães

É inegável que as orquídeas são plantas belíssimas, não é mesmo? De fato, elas, estão entre as espécies favoritas de muitas pessoas.

Existem muitos tipos diferentes de orquídeas, com formatos, cores e cheiros variados. E a boa notícia é que essas plantas são seguras para os animais de estimação.

Sendo assim, se você deseja adicionar belas flores coloridas ao seu jardim, esta é uma excelente opção.

9. Bambu

Entre as plantas seguras para cães, o bambu é uma opção delicada e que fica super bem em diferentes composições.

Seja em vasos, jardineiras ou em arranjos, essas plantas ficam super bonitas. Além disso, ela é fácil de cultivar e fica super bem na sombra, desde que a temperatura ambiente não seja muito baixa.

10. Camomila

plantas seguras para cães

Camomila – Foto: Freepik

Se você só conhece a camomila na forma de chá, precisa começar a cogitar ter esta plantinha no seu jardim.

As flores da camomila são super delicadas e, deixam um charme a mais em qualquer ambiente. E obviamente, você pode aproveitar e preparar chás e infusões com elas.

Os animais de estimação também podem apreciar comer as folhas e flores de camomila e, não tem problema. Então, pode deixar que façam isso, ok?

Plantas seguras para cães: ervas e hortaliças

Algumas ervas aromáticas bastante conhecidas também estão entre as plantas seguras para cães e, por isso, você pode incluir elas na sua horta sem preocupações.

Inclusive, você pode cultivar elas de forma orgânica e utilizar no preparo de refeições no dia a dia. As principais sugestões são:

  • Alecrim

  • Hortelã

  • Tomilho

  • Manjerona

  • Coentro

  • Salsa

  • Manjericão

  • Capim-limão

  • Erva-do-gato

  • Sálvia

Como saber quais plantas são seguras para cães?

Se você é uma dessas pessoas que encontra uma plantinha bonita e já quer levar para casa, precisa ter cuidado e averiguar antes se a espécie pode ser perigosa para o seu animalzinho de estimação.

É importante deixar claro que para ter certeza se a espécie é nociva ou não, existem muitos critérios e, apenas um especialista pode afirmar plenamente.

No entanto, existem algumas dicas bem importantes, que podem te ajudar a definir se uma planta segura para cães ou não.

Uma das dicas mais importantes nesse caso, é averiguar se o vegetal é comestível. Existem muitas espécies usadas na alimentação humana e, que não fazem mal para os bichinhos.

Fique atento às espécies que não são tóxicas, mas que também não são comestíveis. Isso porque estas não oferecem grandes riscos, mas podem provocar desconfortos abdominais, por exemplo.

Você também pode buscar por mais informações sobre a espécie, mas deve tomar cuidado para não cometer erros nesse caso, pois é fácil confundir as características.

Se você tiver gatos, deverá ter ainda mais cuidado porque eles escalam e, então poderão alcançar o vaso e comer a planta do mesmo jeito.

Além disso, você pode conversar com um médico veterinário experiente para determinar quais são as espécies vegetais que oferecem riscos ou não aos animais de estimação.

Como criar um jardim a prova de cachorro?

Mesmo usando plantas seguras para cães, com certeza você não vai querer que o seu pet destrua todo o seu jardim cultivado com tanto carinho, não é mesmo?

Diante disso, existem algumas dicas bem bacanas que podem te ajudar a manter o espaço em segurança. Veja a seguir algumas delas:

Crie um espaço para o cachorro

Antes de mais nada, é bem interessante se você conseguir criar um jardim que seja separado do espaço onde o seu animalzinho fica.

Assim você pode limitar a entrada do pet ao espaço aos momentos certos, evitando acidentes e comportamentos indesejados.

Se você passa grande parte do dia fora, tenha um canil para o seu cão. Deixe um espaço onde ele possa brincar e descansar, sem que possa destruir as suas plantas.

Para educar o pet, você deve levar ele ao jardim sempre que puder, mas com a sua supervisão. E sempre que necessário, pode ir corrigir o comportamento.

Crie caminhos no jardim

Da mesma forma como as pessoas, os cachorros também podem se acostumar a caminhar ao longo de caminhos.

Por isso, pense em criar esses espaços próprios de passagem, colocando pedras, pisos ou concreto.

Proteja as plantas mais jovens

Mesmo com plantas seguras para cães no seu jardim, você não vai querer ver o cachorro mordiscando a sua plantação, não é mesmo?

Então, sempre que plantar uma nova árvore ou arbusto, você deve proteger com uma tela ou outro material semelhante.

Assim, a planta terá a tranquilidade de que necessita para crescer, pelo menos até quando estiver um pouco mais forte e preparada.

Mesmo no caso de plantinhas menores, delimitar canteiros pode ser uma ótima ideia.

Mantenha brinquedos para distrair o animal

Cachorros adoram brincar, principalmente quando são filhotes e estão com toda a energia que você pode imaginar.

Por isso, pode ser um pouco difícil manter um cachorro mais novinho longe das plantas, uma vez que elas podem parecer muito coloridas e divertidas.

Então, uma das melhores dicas nesse caso é manter brinquedos bem interessantes para o cão. Dessa forma ele pode se divertir sempre que quiser, sem precisar acabar com o seu jardim.

Não cuide das plantas ne frente do seu cachorro

Essa pode parecer uma dica estranha, mas se você cuidar do jardim quando o seu cachorro estiver olhando, ele pode entender que isso é uma brincadeira bem legal.

Então, ele pode querer reproduzir o seu comportamento e, pode começar a arruinar tudo. Mesmo que no seu jardim existam só plantas seguras para cães, ainda assim você não vai querer buracos e flores arrancadas para todo lado, não é mesmo?

Crie um jardim suspenso

Se o seu cachorro for daqueles terríveis e, você realmente não conseguir educar o animal para ter uma boa convivência com o seu jardim, então que tal colocar plantas suspensas?

Existem muitas ideias para te inspirar a fazer isso de maneira harmoniosa. E é possível criar pequenos jardins belíssimos suspensos.

Se você tiver apenas cachorros em casa, pode colocar jardineiras ou vasinhos nas janelas, por exemplo.

Ou ainda criar painéis de madeira onde os vasos se encaixem.

Cuidado com as plantas tóxicas

Se você está em busca de plantas seguras para cães, precisa saber quais são as espécies tóxicas, que podem causar grandes problemas. São elas:

  • Mamona (Ricinus communis)

  • Espirradeira (Nerium oleander)

  • Hortênsia (Hydrangea macrophyla)

  • Espada-de-são-jorge (Sansevieria trifasciata)

  • Costela-de-adão (Monstera deliciosa)

  • Copo-de-leite (Zantedeschia aethiopica)

  • Trombeta-chinesa (Campsis grandiflora)

  • Comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia amoena)

  • Ipoméia (Ipomea sp.)

  • Antúrio (Anthurium andraeanum)

  • Dedaleira (Digitalis purpurea)

  • Trombeteira (Brugmansia suaveolens)

  • Bico-de-papagaio (Euphorbia pulcherrima)

  • Azaléia (Rhododendron spp)

Conclusão

Se você ama o seu pet, precisa pensar em criar um jardim com plantas seguras para cães e gatos.

Neste texto você viu uma série de dicas e conheceu várias espécies adequadas. Agora pode colocar tudo isso em prática.

O post Plantas seguras para cães: 10 que você pode adicionar ao seu jardim apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
25 de Julho de 2022

Autor

Autor: 
Handreza Hayran
Classifique: 
Ainda sem votos