É bem provável que você saiba que os gatos são campeões quando se fala em quantidade de horas dormidas.
Eles chegam a passar de 13 até 20 horas por dia descansando. Mas você já parou para observar em qual posição o seu animal dorme.
Isso fornece uma série de indícios sobre a saúde, bem estar e sobre o aspecto psicológico do bichinho no momento.
Essa escolha também depende de fatores externos, como a temperatura do ambiente e o nível de agitação do local, por exemplo.
Então, se você quer entender mais sobre as posições do gato durante o sono, continue lendo esse post que está cheio de informações legais sobre isso.
Enrolado com as patas na cabeça é uma das posições do gato durante o sono
Provavelmente você já viu o seu gato dormindo enrolado com a pata na cabeça. Isso porque essa é uma posição bastante extintiva.
Ela acompanha os pequenos felinos desde a época em que eles eram selvagens e, se enrolar é uma estratégia para proteger o corpo do vento e frio.
Portanto, quando você vir que o seu gatinho está dormindo assim todo enroladinho, saiba que ele deseja se manter aquecido e protegido.
Muitas vezes a cauda também ajuda a complementar essa proteção, pois o animal a coloca próxima ao pescoço, o que ajuda a aquecer e esconder essa região.
Em geral, se o gatinho se deita nessa posição ele prefere ficar sozinho. Por isso, é melhor que você não o perturbe enquanto ele descansa.
Gato dormindo estirado
Essa também é uma posição comum para os gatos dormirem, principalmente quando está mais calor.
É bem comum que eles durmam assim no chão gelado. Ficar dessa forma aumenta a superfície de contato do animal com o chão. Assim ele consegue esfriar mais rapidamente o corpo trocando calor com o piso.
Nessa posição o animal inclusive parece ser bem maior do que realmente é porque ele consegue alongar ao máximo o seu corpo.
Barriga pra cima
Entre as posições do gato durante o sono, dormir de barriga para cima é uma das favoritas desse animal.
Mas vale a pena salientar que eles só ficam dessa maneira quando confiam nas pessoas que moram com ele e sentem-se bem confortáveis no ambiente.
Quando eles ficam confortáveis dessa forma, também ficam bem mais vulneráveis para serem atacados.
Isso porque nessa posição o animal expõe áreas como a barriga e o pescoço que são frequentemente alvos de ataques.
Sendo assim. Quando o animal fica relaxado e com essas áreas expostas, significa que ele se sente seguro em expor todas as partes do seu corpo.
Quando o gatinho se encontra nessa posição, significa que ele está extremamente relaxado. Sendo assim, é bom deixa-lo descansar.
Quando maior for o nível de agitação do ambiente, mais difícil será ver o gato nessa posição. Isso porque ele vai se sentir inseguro e vai preferir ficar em uma posição mais bem protegida.
É incomum também que gatos que moram com crianças muito agitadas fiquem nessa posição mais relaxada.
Patas encolhidas e sem apoiar a cabeça
Entre as posições do gato durante o sono essa é mais uma entre as mais comuns. Nesse caso o animal fica com as patas sob o corpo e a cabeça ereta, sem apoio.
Nesse caso é comum que o animal fique com as orelhinhas direcionadas para trás, sobretudo quando fica virado de costas para o tutor.
Por mais que o animal pareça estar dormindo e fique com os olhos fechados, quando ele fica assim, na verdade está só dando um cochilo.
Isso significa que ele está ouvindo tudo o que se passa e, está em estado de alerta, sempre preparado para levantar e fugir a qualquer momento quando necessário.
Em geral, o gato fica dessa maneira quando se sente inseguro. Por isso, é comum que fiquem assim quando estão em um local novo ou cercado de pessoas que não conhecem.
Olhos semifechados são comuns quando o gato está dormindo nessa posição. Além disso, o gato fica nessa posição quando não está confortável.
Então, se você perceber que o seu animal está sempre dessa maneira, é bom consultar um veterinário para ter certeza de que não existe nenhum problema de saúde como dores e indigestão, por exemplo.
Patas encolhidas apoiando a cabeça é uma das posições do gato durante o sono
Essa é uma das principais posições do gato durante o sono e, pode ser bastante vantajosa para o animal.
Isso porque quando ele está assim, consegue relaxar e ficar bem confortável, mas ao mesmo tempo pode fugir se for necessário.
Essa é a posição favoritas dos gatinhos que preferem ficar sempre prontos para qualquer problema que pode acontecer.
Assim, com esse posicionamento corporal ele consegue ficar relaxado e, ao mesmo tempo analisar o que está acontecendo no ambiente.
Quando as patas ficam dobradas e a cabeça fica apoiada sobre elas, isso indica que os animais estão mais confiantes em relação ao ambiente.
Isso indica um maior nível de relaxamento, ao mesmo tempo em que o animal consegue manter o controle.
Gato dormindo de lado
Quando você se deparar com o seu gato dormindo de lado, isso significa que ele está relaxado, feliz e tranquilo.
Esse posicionamento do corpo em posição lateral é muito bom porque permite ao animal ter um sono reparador.
É bem comum que os bichanos renovem as suas energias com o corpo nessa posição. Em geral eles deixam as patinhas bem esticadas para relaxar ainda mais.
Bastam alguns minutos de repouso nessa posição para que o gatinho logo se sinta pronto para sair correndo e se divertir novamente.
- Veja mais: Gato assustado: 5 Dicas simples de como tranquilizar!
É comum o gato ficar coberto durante o sono
Se você tem um gatinho deve saber que os felinos amam se esconder em espaços pequenos e escuros para tirar uma soneca.
Mais do que as posições do gato durante o sono, isso é um instinto ancestral, de quando esses animais ainda viviam em ambiente selvagem.
Eles amam ficar escondidos e bem cobertos, seja em uma caixinha ou dentro de um armário. Isso faz com que o animal se sinta seguro.
Em ambiente selvagem os felinos se escondem em locais fechados e escuros. Isso os deixa protegidos dos predadores.
Então, quando o seu gatinho estiver escondido, ele prefere não ser visto. Sendo assim, deixe-o bem quietinho e finja que nem o viu.
A posição do abraço
Essa é uma posição comum no caso de animais que moram com outros gatinhos e, que se sentem bem confortáveis junto com os seus companheiros.
Sendo assim, quando dois gatinhos se gostam muito eles podem dormir na posição do abraço, protegendo um ao outro.
Dessa maneira, os animais ficam bem mais protegidos porque um pode ajudar ao outro a ficar protegido.
Além disso, nessa posição eles podem ficar bem confortáveis e aquecidos, o que pode ser ótimo em dias mais frios.
Ademais, quando os gatos ficam nessa posição, significa que eles estão muito felizes e relaxados. E isso pode acontecer não apenas com gatos, mas também com animais de outras espécies.
- Veja também: Gatos perdem pelos: 7 Razões pelas quais isso acontece!
Gatos filhotes podem ter posições diferentes
As posições do gato durante o sono podem ser um pouco diferentes no caso dos filhotes, isso porque os pequenos relaxam mais facilmente.
Quando os gatinhos ainda estão com a mãe, passam grande parte do tempo mamando e, logo depois já conseguem adormecer na posição mais confortável possível.
É comum que eles fiquem de barriguinha para cima e com as patinhas bem esticadas. Essa é uma posição em que eles ficam totalmente vulneráveis.
Conforme eles vão crescendo, é mais comum que adormeçam quando ficam cansados. Mas isso pode acontecer em qualquer lugar e, eles simplesmente adormecem na posição que estão.
Isso leva a situações bem engraçadas, em que o animal pode ficar em posições bem estranhas. É comum que eles fiquem com as patas e a coluna tortos também.
Pode acontecer também de o pequenino dormir sentado ou encostando em algum móvel. Mesmo que isso não pareça ser confortável, é um grande indício de que o animal está confortável e relaxado.
Outras posições do gato durante o sono
Nos tópicos anteriores você viu algumas das principais posições do gato durante o sono. Mas é claro que os animais podem adquirir muitas outras conformações dos seus corpos.
Isso depende muito do bem-estar, segurança e do estado de espírito de cada gatinho. Além disso, a própria composição corporal de cada animal varia e vai influenciar no posicionamento do corpo.
Gatinhos são animais muito flexíveis e que dormem em posições diversas. É comum que os tutores até fotografem algumas dessas poses mais engraçadas e incomuns.
- Veja também: Gatos siameses: 10 Fatos interessantes sobre esses gatinhos!
Gatinhos adoram dormir com os seus donos
Gatos são animais que adoram ficar bem pertinho dos seus tutores. E o mesmo acontecem com os humanos que amam ficar na companhia dos filhos de quatro patas.
Apesar disso, ainda tem muita gente que fica em dúvida se faz mal deixar o animal subir na cama, por exemplo.
Realmente essa proximidade do animal com a cama e o corpo do tutor acaba trazendo um pouco de insegurança.
Mas essa questão vai depender muito do estado de saúde do animal. Primeiramente, deve-se garantir que os humanos não tenham alergias ou outros problemas semelhantes.
De qualquer maneira, é fundamental levar em consideração alguns pontos fundamentais para a saúde e segurança de todos:
- Higiene: gatos são conhecidos por serem limpos por natureza. Mas se você quer deixar seu animalzinho na cama, dar alguns banhos pode ser uma boa ideia;
- Vacinas: manter a vacinação do animal sempre em dia é fundamental para garantir a segurança dele e das pessoas e animais de sua convivência. As vacinas evitam a transmissão de doenças dos animais para os humanos;
- Vermifugação: se o seu gato dorme com você é fundamental que ele seja vermifugado com frequência para evitar a transmissão de verminoses;
- Deixe a porta sempre aberta: assim o animal pode sair sempre que precisar comer, tomar água ou usar a caixinha de areia. Isso também evita um eventual estresse por ficar confinado.
Mas por que os gatos adoram dormir com o tutor?
Se você tem gatinhos em casa, já deve ter percebido que independentemente da posição durante o sono, eles adoram estar junto com o tutor.
Mesmo que você tente expulsar o animal algumas vezes, é bem comum que ele faça muitas tentativas até conseguir conquistar um espaço na sua cama.
Por mais que para algumas pessoas isso represente um certo incômodo, a verdade é que ter um animalzinho na cama é um sinal de parceria incrível entre ele e o tutor.
Isso mesmo, se o seu gato quer ficar pertinho é porque ele se sente seguro dessa maneira. Respeito confiança e carinho são alguns dos principais sentimentos que existem nesse caso.
Veja a seguir os principais pontos sobre o gato dormir com o tutor:
- Companhia: os gatinhos domésticos adoram ter companhia e, isso vale inclusive para o período noturno. Por isso, eles adoram estar pertinho do tutor;
- Carinho: quando o gato dorme com o tutor, isso é um sinal claro de que ele gosta muito do dono e que deseja ter bons momentos junto com você;
- Confiança: você deve saber que os felinos são de certa forma medrosos e, estão sempre alertas. E a hora de dormir é quando eles ficam mais fragilizados. Por isso, é uma excelente ideia ter o dono para fornecer proteção;
- Calor: os gatinhos adoram ficar confortáveis e quentinhos na hora de dormir. E é justamente isso que eles conseguem quando estão na cama do tutor.
Para o animal estar na cama do tutor é muito vantajoso porque o bichano consegue praticamente tudo o que precisa para ficar feliz.
Amor, carinho, proteção calor e conforto são coisas que o animal consegue quando está na cama, independentemente das posições do gato durante o sono.
Conclusão
Existem muitas posições do gato durante o sono e, cada uma delas possui um significado e interpretação de acordo com a leitura corporal.
Agora que você já sabe quais são elas, vai saber o que o seu gato quer demonstrar quando estiver dormindo nas diferentes posições.