Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Cachorro recém-nascido: 15 Mitos e verdades! Confira.

Conheça os mitos e verdades sobre o cachorro recém-nascido, uma fase da vida do seu cão que requer cuidados especiais.

Se você adotou um cachorrinho recentemente ou sua cadela teve filhotes, saber como cuidar nessa fase da vida do cão é muito importante.

Afinal, nem todo recém-nascido de cachorro é igual. Mas todos eles precisam de cuidados especiais da mamãezinha e dos tutores.

Na lei da vida dos animais, a cadela já sabe o que fazer quando chega o filhote. É instinto. Mas nem todas as cachorrinhas fêmeas irão atender às necessidades do filhote como deveria, apesar do instinto materno de cuidado.

Portanto, saber quais são os mitos e verdades sobre o cachorro recém-nascido é essencial para o tutor fazer o papel de cuidado com a cadela e seus filhotinhos que acabaram de nascer.

O Portal do Dog vai te ajudar a entender mais sobre esse tema. Continue lendo!

mitos e verdades sobre o cachorro recém-nascido

Criança e o filhote – Foto: Freepik

Mitos e verdades sobre o cachorro recém-nascido – Entenda aqui

Entre os mitos e verdades sobre o cachorro recém-nascido estão os cuidados com a alimentação, horas de sono e como identificar sinais de problemas com os filhotes.

Afinal, a alimentação, sono e comportamentos dos cachorros recém-nascidos são diferentes dos pets adultos. Portanto, assim como os humanos, eles demandam cuidados especiais.

Desta forma, conheça a seguir quais são os principais mitos e verdades sobre o cachorro recém-nascido e fique sabendo dessa fase tão importante.

Inclusive, veja também: Fases da Vida de um Cachorro: Entenda aqui quais são elas.

1- Cães adultos dormem mais quando são recém-nascidos

Mito. Na verdade, os cães recém-nascidos tendem a dormir boa parte do tempo durante essa fase, chegando a passar 90% do seu dia dormindo.

Desta forma, isso acontece porque o recém-nascido precisa de energia para se alimentar, sendo durante o sono o momento para se desenvolver.

Por isso, é comum notar o desenvolvimento do filhote durante os 10 dias após o nascimento. Afinal, eles crescem rapidamente e se desenvolvem devido às horas de sono.

2- Cachorro recém-nascido depende muito do cuidado da mãe

Verdade. Assim como os bebês, os filhotes recém-nascidos também dependem muito do cuidado da mãe durante a primeira fase de vida.

Afinal, eles precisam de um local seguro até que cresçam o suficiente para andar, se alimentar e brincar com seus irmãozinhos.

É importante que o tutor separe um espaço reservado para a cadela dar à luz. É por instinto que ela irá procurar um espaço adequado e reservado para ter seus filhotes.

Sendo assim, é bem comum que antes do parto a mãe monte uma espécie de “ninho” para ter seus filhotes em segurança e tranquilidade.

3- Filhotes podem beber leite de vaca se tiver aquecido

Mito. Não é recomendado oferecer para os filhotes recém-nascidos o leite de vaca. Nem mesmo se estiver esquentado no microondas.

Afinal, o leite materno da cadela é o alimento mais adequado para o filhote, ajudando a nutri-lo e saciar a sua fome.

Portanto, não deve ser oferecido ao cachorro recém-nascido os leites em pó, NAN infantil (fórmulas), leite desnatado e zero lactose.

No entanto, se a cadela não está produzindo leite ou por algum motivo o filhote não estiver com a mãe para amamentar, consulte um veterinário para saber qual o melhor alimento para cães recém-nascidos que não estão se alimentando com leite materno da cadela.

4- Mitos e verdades sobre o cachorro recém-nascido: Pode dar ração

Mito. Como dissemos acima, o melhor alimento para oferecer ao cachorro recém-nascido é o leite materno.

Portanto, é recomendado por veterinários que até os 40 dias do cachorro filhote seja exclusivamente alimentado com o leite da cadela.

Além de garantir uma alimentação saudável do cachorro recém-nascido, saiba que ele não tem a formação de dente e movimento de mastigação adequado para comer ração. Até mesmo as rações pastosas.

mitos e verdades sobre o cachorro recém-nascido

Dois filhotes pequenos – Foto: Freepik

5- Filhotes recém-nascidos de cachorro não sobrevivem sem a mãe

Mito. Os filhotes recém-nascidos de cachorro sobrevivem sem a mãe. Mas com os devidos cuidados especiais.

Assim sendo, o tutor será o responsável pela alimentação do cachorro recém-nascido, oferecendo o alimento recomendado pelo veterinário a cada 3 horas, pelo menos.

Portanto, é preciso manter o local onde fica o filhote bem aquecido, com pouca iluminação e barulhos para deixá-lo quentinho e protegido.

Afinal, com a ausência da mãe, a higienização e limpeza das genitálias e perianal do cachorro deve ser feita pelo tutor, com ajuda de um algodão umedecido com água morna.

6- Cães recém-nascidos sentem mais frio nas primeiras semanas

Verdade. Os cães recém-nascidos sentem mais frio nas primeiras semanas de vida devido à falta de conservação da temperatura.

Por isso, eles precisam de um local mais quentinho em temperatura acima de 20ºC para evitar a hipotermia canina.

Desta forma, os locais com pisos frios não são adequados para os filhotes e suas mães. Sendo assim, é importante priorizar um “ninho” para os bebês.

7- Filhotes de cachorro não devem ser pegos no colo a todo momento

Verdade. Os filhotes de cachorro não devem ser pegos no colo a todo momento. Até mesmo os filhotes que ficaram órfãos de mãe.

Afinal, o sistema imunológico do recém-nascido é muito frágil. Por isso, é importante que você evite ao máximo segurar o cachorrinho.

Em casos emergenciais, como levar o filhote ao veterinário, leve o cachorro enrolado em uma toalha para evitar tocar com suas mãos o recém-nascido.

Além do mais, quando pegamos o filhote no colo, nosso cheiro fica impregnado na cria, podendo fazer com que a mãe rejeite o filhote.

8- Período do cachorro recém-nascido é bem rápido

Verdade. O período do cachorro recém-nascido é bem rápido. Portanto, logo na segunda semana de vida, ele não é mais considerado um cachorrinho recém-nascido.

Essa fase do desenvolvimento do cachorro é chamada de fase transicional, onde o filhote começa a abrir os olhinhos, nascem os dentes e, consequentemente, já podem se alimentar com alimentos mais pastosos, se necessário.

Contudo, o desmame total do filhote ocorre entre a 4 e 7 semana de vida, que é quando o cachorrinho se afasta da mãe e começa a socializar com seus irmãozinhos, humanos e também com o ambiente.

9- Choro excessivo pode ser um sinal que o filhote não está bem

Verdade. O choro excessivo pode ser um sinal que o filhote não está bem e deve ser tratado com bastante atenção. Por isso, esse fato está na nossa lista de mitos e verdades sobre o cachorro recém-nascido.

Assim sendo, mesmo que eles chorem com frequência, é preciso observar os sinais como o choro em excesso, que pode identificar problemas no local, com a mamãe e a saúde do filhotinho.

Mas além disso, outros sintomas podem ser observados no cachorro recém-nascido. Como por exemplo, a perda de peso repentina, vômito e dificuldades para se alimentar.

filhote fofo

Filhote fofo – Foto: Freepik

10- É recomendado iniciar a vacinação do cachorro o mais rápido possível

Mito. Não se deve iniciar a vacinação do cachorro quando desejar. Mas sim, no período de vida do filhote que é mais indicado.

Desta forma, os médicos veterinários recomendam que a primeira vacina do cachorro seja entre 6 a 8 semanas de vida do pet, período em que ele não é mais considerado um recém-nascido.

As primeiras vacinas são a V6 e V8, chamadas vacinas múltiplas, que protegem o cãozinho de diversas doenças, inclusive contra doenças como a cinomose em cães.

Portanto, quando o filhote já estiver mais crescidinho, consulte um veterinário para saber quais as vacinas e períodos ideais para administração delas.

Inclusive, veja também: Vacina para cachorro filhote – Quais dar e quando?

11- Cães recém-nascidos não podem tomar sol

Verdade. Os cães recém-nascidos não podem tomar sol antes das três semanas de vida, pois precisam controlar os movimentos antes de ficarem expostos ao sol.

Desta forma, os banhos de sol do filhote devem ser supervisionados pelos tutores, principalmente para evitar queimaduras.

Afinal, o sol é um ótimo aliado na saúde do cachorrinho filhote, visto que oferece vitaminas como do complexo D, importante para a saúde dos ossos do cachorro.

12- Nem todos os cães nascem com a pelagem que terão como adulto

Verdade. Nem todos os cães nascem com a pelagem que terão como adulto. Alguns aderem a uma mudança perceptível e outros nem tanto.

Assim sendo, essa mudança ocorre por múltiplos fatores. Como por exemplo, a oxidação do pelo do cachorro branco que fica amarelada com o tempo.

Algumas raças de cães têm uma modificação mais perceptível da pelagem, como os cães da raça Dálmatas, Yorkies e o Pastor Alemão.

13- Mitos e verdades sobre o cachorro recém-nascido: filhotes nascem surdos?

Verdade. Um dos mitos e verdades sobre o cachorro recém-nascido é que eles nascem surdos, cegos e sem dentição.

Por isso, a necessidade de ficar com a mãe e seus irmãos, mantendo eles alimentados e aquecidos para se desenvolverem adequadamente.

Mas além disso, os cachorros recém-nascidos não conseguem se locomover naturalmente, eles se arrastam até a mãe para se alimentar e gostam de ficar pertinho dos irmãos para se aquecer.

filhote fofo

Filhote fofo – Foto: Freepik

14- Cadelas comem as fezes do recém-nascido para evitar predadores

Verdade. As cadelas comem as fezes do recém-nascido para evitar predadores no ninho de criação dos filhotes.

Portanto, é bem comum observar a cadela lambendo os filhotes em alguns momentos, sendo esta uma forma de limpar e higienizar o cãozinho dependente.

15- Filhotes recém-nascidos podem tomar banho logo que nascem

Mito. Um dos esclarecimentos mais importantes desse artigo sobre mitos e verdades sobre o cachorro recém-nascido é que os filhotes recém-nascidos não podem tomar banho.

Os especialistas recomendam dar banho no filhote do cachorro somente após 2 ou 3 meses de vida do cachorrinho.

Portanto, antes desse período de vida do filhote ele estará vulnerável a mudanças drásticas de temperatura e sensíveis a alergias dos produtos pets.

Gostou dos mitos e verdades sobre o cachorro recém-nascido? Comenta aqui embaixo qual deles te surpreendeu!

O post Cachorro recém-nascido: 15 Mitos e verdades! Confira. apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
05 de Janeiro de 2023

Autor

Autor: 
Camila Bonatti