Saber como ajudar um cachorro a dormir a noite toda é algo que pode te ajudar bastante a lidar tanto com animais adultos quanto com filhotes.
Principalmente os tutores de primeira viagem podem praticamente enlouquecer tentando acalmar um filhotinho agitado e chorão.
Parece uma missão impossível realmente, uma vez que os filhotes têm muita energia e podem se agitar demais.
Além disso, os filhotinhos que foram recém separados da mãe e dos irmãos tendem a chorar muito, sobretudo na hora de dormir.
Existem também aqueles animais que são agitados e que não conseguem ficar quietos e relaxados por muito tempo.
Independentemente de qual seja o caso do seu pet, elaboramos um texto completo sobre como ajudar o cachorro a dormir a noite toda e, que pode ser muito útil para você.
O que fazer para o cachorro dormir a noite toda tranquilamente?
São muitos os motivos que levam um cãozinho a ficar agitado durante a noite e não conseguir dormir tranquilamente.
Cachorros ansiosos, por exemplo, costumam ter bastante dificuldade de relaxar e, tendem a ficar levantando e deitando várias vezes.
Além disso, eles podem querer brincar ou ficar fazendo barulho bem naquele momento relaxante em que a família toda decide descansar.
O medo é mais um motivo, sobretudo no caso de cães que são deixados sozinhos durante a noite.
Eles podem se sentir abandonados e, assim ficar com muito medo de permanecer sozinhos no escuro.
Os filhotes também costumam ter bastante dificuldade de dormir a noite toda. Por sorte, existem técnicas capazes de contribuir com uma qualidade de sono bem superior.
Essas opções ajudam a combater a agitação e a insônia, tanto em animais adultos quanto nos filhotinhos.
E nesse texto falaremos mais sobre quais são elas e como colocar cada uma em prática e, assim ter uma convivência mais tranquila e harmoniosa com o pet.
Confira as suas necessidades e o conforto
Antes de coloca o seu cachorrinho para dormir a noite toda, é importantíssimo que você se certifique de que ele esteja se sentindo confortável no seu local.
Procure se colocar no lugar dele e imaginar todas as coisas das quais ele pode necessitar. Isso porque muitas vezes o animal simplesmente não dorme por não ter tudo o que precisa à sua disposição.
Frio, fome e outros probleminhas podem deixar o animal agitado. Sendo assim, trabalhe de modo a evitar que isso aconteça.
Para ajudar o cachorro a dormir a noite toda, procure alimentá-lo mais ou menos uma hora antes de ele ir para a cama.
Mas atente-se a seguir as recomendações das quantidades de alimentos recomendadas para o pet. Os excessos podem provocar indigestão, fazendo com que o cachorrinho se sinta mal.
O estomago cheio demais e o acúmulo de gases podem fazer o seu animalzinho ficar incomodado, sem conseguir pegar no sono.
Se atentar ao conforto térmico também é importante, de modo que se deve fazer de tudo para deixar o cachorrinho aquecido.
Nesse caso, você pode posicionar a caminha dele em um local mais aquecido ou usar roupas e cobertores para isso.
Dependendo da temperatura, você pode colocar tudo isso em prática, mas tenha cuidado para não exagerar. Se o animal ficar muito aquecido também vai acabar ficando incomodado.
Rotina pode ajudar o cachorro a dormir a noite toda
Se o seu animalzinho está ficando muito agitado quando ele deveria simplesmente dormir e relaxar, pode ser que esteja faltando uma boa rotina.
Criar hábitos e estabelecer horários ajuda a mostrar ao animalzinho quando é o momento certo de se fazer cada coisa, incluindo comer, brincar e dormir.
A partir do momento em que o organismo do pet se adaptar bem aos horários estipulados, fica bem mais fácil ajudar o cachorro a dormir a noite toda sem despertar.
Em partes isso se deve ao fato de que o animalzinho já sabe exatamente o que vai acontecer no seu dia e, com isso ele se sente bem menos ansioso.
Mais tranquilo e sabendo quando chega a hora de dormir, o cão vai poder relaxar. Além disso, ele terá a certeza de que ficará tudo bem e que no dia seguinte ele vai poder brincar e fazer as suas atividades normalmente.
Ajudar um cachorro a dormir a noite toda: Gaste a energia do seu cãozinho
Especialmente para alguns cãezinhos, parece que a energia nunca acaba, não é mesmo? Sobretudo os animais mais jovens costumam querer brincar muito, inclusive na hora de dormir.
É bem comum que esses pets fiquem agitados e chorando durante a noite justamente porque desejam se divertir e ter a sua atenção.
Para evitar que isso aconteça, a melhor coisa que você tem a fazer é buscar por maneiras de gastar a energia do animalzinho durante o dia.
A ideia é deixar ele tão cansado que quando chegar a noite ele será obrigado a dormir para repor as suas energias.
Uma das estratégias para se conseguir isso é trabalhar o enriquecimento ambiental. Procure deixar o ambiente onde o animalzinho fica bem adequado para que ele possa se divertir.
Faça isso espalhando brinquedos interativos e divertidos, que chamem a atenção do pet, inclusive quando ele estiver sozinho.
Uma boa opção nesse sentido é usar aqueles brinquedos onde se possa colocar petiscos. Assim o animal se sente estimulado a brincar e se locomover para conseguir pegar o alimento.
Diariamente o tutor também deve brincar com o seu pet durante algum tempo, estimulando-o a gastar ainda mais energia.
Por fim, os passeios também são fundamentais e devem ocorrer diariamente, sempre adequando a intensidade e duração às demandas do seu animal.
A cama deve ser muito confortável
Para ajudar o seu cachorro a dormir a noite toda, o melhor a se fazer é deixar a cama do animalzinho o mais confortável quanto for possível.
Assim como acontece com os humanos, os pets também adoram a ideia de ter um cantinho próprio, onde encontre o aconchego e conforto desejado.
Sendo assim, procure comprar ou fazer uma caminha onde o seu animalzinho se acomode confortavelmente.
Observe as medidas e, também o nível de maciez. Você pode usar um colchãozinho ou cobertores para deixar tudo mais confortável para o seu amiguinho.
O ideal é que a cama tenha um tamanho suficiente para o animal se esticar sem problemas. Fora isso, capriche colocando coisas que o seu pet possa gostar.
Uma dica bacana que funciona bem com os animais é deixar uma roupa sua na caminha, pois assim o animalzinho não se sente sozinho. Brinquedos também podem ajudar nesse sentido.
A ultima dica é deixar uma almofada ou travesseiro na qual o seu pet possa apoiar a cabeça. Veja se ele gosta dessa ideia.
Ajudar um cachorro a dormir a noite toda: Criar o hábito de dormir sozinho
Para ajudar um cachorro a dormir a noite toda, o ideal é acostumar ele a isso desde as suas primeiras semanas de vida.
Se você deseja que o animalzinho durma a noite toda na própria cama ou espaço, é preciso trabalhar isso desde quando ele é filhote ou depois fica bem mais complicado.
É normal que os filhotes se sintam desconfortáveis sozinhos, sobretudo porque eles vão sentir falta da mãe e dos seus irmãozinhos.
Por outro lado, eles se acostumam rapidamente. Basta que você desenvolva todo um processo e faça as coisas da maneira correta que o seu pet vai se acostumar.
No caso dos filhotinhos, existem algumas estratégias que podem ajudar a deixa-los mais tranquilos.
O primeiro passo é deixar ele bem aquecido, uma vez que nem sempre os pequeninos conseguem manter a temperatura corporal estável.
Além disso, colocar uma peça de roupa com o seu cheiro também vai ajudar a deixar o cãozinho mais confortável, uma vez que ele não vai ficar inseguro.
Deixar uma musica ligada também ajuda, bem como a televisão, pois o filhote não gosta de ficar sozinho e, prefere quando tem algum barulho por perto.
Recursos que acalmam o animal
Ajudar um cachorro a dormir sozinho pode ser um grande desafio, sobretudo no caso de animais inseguros, agitados e medrosos.
Mas é importante saber que existem também alguns recursos dos quais você pode lançar mão para aumentar a eficiência do processo.
Hoje em dia já existem, por exemplo, florais voltados para uso dos animais de estimação. Existem vários tipos, para várias aplicações.
De maneira geral, existem os que servem para a ansiedade, medo e os que deixam o pet mais calmo.
O ideal é conversar com o médico veterinário e selecionar o produto que melhor se adequa ao seu animalzinho.
Ajudar um cachorro a dormir a noite toda: Diminuir a ansiedade
No caso de cães ansiosos e, sobretudo os que possuem especificamente ansiedade de separação, também existem alternativas que ajudam.
Existem estratégias que são específicas nesses casos, que são voltadas a minimizar a forma como o cão se comporta na ausência do tutor.
Mas o ideal nesse caso é contratar um especialista em comportamento animal e adestramento, que possa auxiliar no treinamento do pet para que ele se sinta mais seguro e confortável.
Conclusão
Para ajudar um cachorro a dormir a noite toda, é importante colocar em prática as dicas citadas nesse texto e, você verá como em pouco tempo vai ter um pet muito mais tranquilo para uma convivência mais harmônica.
O post Como ajudar um cachorro a dormir a noite toda? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.