Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Como enriquecer o ambiente para o cachorro?

Translator

 

Aprender a enriquecer o ambiente para o cachorro é um importante passo para oferecer o melhor para os nossos amigos peludos. Esse enriquecimento, quando feito adequadamente, aumenta a qualidade de vida e pode até proteger a saúde do cachorro.

Por isso, nós do Portal do Dog preparamos este conteúdo com uma série de dicas e sugestões sobre esse assunto. Não deixe de conferir e veja como podemos criar espaços mais agradáveis para os pets!

Como enriquecer o ambiente para o cachorro?

Cachorro se divertindo com a sua pelúcia. Foto: Canva.

Passo a passo de como enriquecer o ambiente para o cachorro

O passo a passo para enriquecer o ambiente para o cachorro, na prática, não é muito difícil. No entanto, requer um pouquinho de organização e paciência, pois podemos pensar em vários itens diferentes que estão incluídos em cada etapa do processo. Mas não se preocupe, pois vamos te explicar tudo detalhadamente!

Primeiro, vejamos quais os passos gerais que devemos considerar para enriquecer o espaço:

  1. Comece avaliando o espaço atual;
  2. Promova o enriquecimento físico;
  3. Invista no enriquecimento sensorial;
  4. Atente-se ao enriquecimento alimentar;
  5. Promova o enriquecimento cognitivo;
  6. Avalie e ajuste o enriquecimento ambiental;
  7. Esteja sempre atento à segurança e manutenção.

Agora, vamos entender como colocar cada uma dessas etapas em prática, de forma eficiente. Continue lendo ara entender melhor!

1. Comece avaliando o espaço atual para enriquecer o ambiente para o cachorro

O primeiro passo para enriquecer o ambiente para o cachorro é fazer uma verdadeira inspeção do espaço onde ele fica. Será que o cômodo ou espaço que o cachorro costuma circular são adequados para ele? Antes de começar a enriquecer esse ambiente, é fundamental verificar se o pet realmente está seguro ali.

Observe se não há nenhum tipo de item que pode levá-lo a um acidente doméstico, como acesso a cabos de energia, contato com produtos de limpeza, e assim por diante. Por mais que determinados itens “perigosos” pareçam bem guardados, se o cachorro ficar muito tempo sozinho nesse ambiente ele poderá ter contato com isso – afinal, eles podem ser bem curiosos.

Sendo assim, esse tipo de inspeção se torna essencial para proteger a saúde e o bem-estar do animal. Considere fazer uma verdadeira limpa em todo o espaço onde você irá implementar as mudanças de enriquecimento.

Procure aprender quais são os principais acidentes domésticos caninos para tomar as medidas protetivas e, assim, criar um ambiente ainda mais incrível para o seu pequeno amigo de quatro patas.

Veja nosso texto que trata disso: Como evitar acidentes domésticos com cães

Como enriquecer o ambiente para o cachorro?

Cachorro fofo carregando sua pelúcia. Foto: Canva.

2. Promova o enriquecimento físico

Depois de deixar o espaço bem seguro para o seu companheiro canino, é hora de começar a enriquecer o ambiente para o cachorro! Para isso, podemos começar pelo enriquecimento físico, que considera itens e objetos que possam ser úteis para o pet, como:

  • Mordedores seguros, que permitam que o pet mastigue sem machucar os dentes e sem ter aquele desejo intenso de morder um sapato ou um móvel da casa;
  • Brinquedos interativos, que chamem a atenção do animal e sirvam de entretenimento, para que ele se ocupe ao longo do dia, combatendo o tédio e a ansiedade;
  • Circuitos de agilidade também são interessantes, pois eles permitem que o pet explore seus instintos, treine a mente e ainda se divirta na sua própria companhia;
  • O revezamento de brinquedos, nesse sentido, também ajuda a tornar o espaço mais enriquecedor. De tempos em tempos, troque os brinquedos, guardando os usados e disponibilizando novos. Assim, o pet sempre terá uma novidade para aproveitar.

Somente essas mudanças já podem começar a promover bastante benefícios na rotina dos pets. Vale a pena!

Como enriquecer o ambiente para o cachorro?

Cachorro mordiscando a sua pelúcia. Foto: Canva.

3. Invista no enriquecimento sensorial

Depois de fazer o enriquecimento ambiental, podemos seguir para o enriquecimento sensorial. Isto é, podemos apostar em atividades, brincadeiras e circuitos que possibilitem um estímulo a mais para os sentidos do cachorro. Esse enriquecimento é ótimo para ele se sentir entretido, ao mesmo tempo em que seus instintos são aflorados de forma saudável.

Basicamente, podemos considerar alguns pontos como:

  • Permita que o pet tenha uma visão externa segura, através de uma janela, por exemplo, ou por meio de uma televisão com vídeos específicos para cachorros. Apenas cuidado com os estímulos externos excessivos, pois se o cachorro fica muito sozinho, esse estímulo externo pode fazê-lo latir demasiadamente, e o melhor pode ser fechar as cortinas nesse caso, está bem?
  • Ofereça brinquedos que contenham diferentes odores, inclusive comidinhas com cheiros diferentes podem ficar espalhadas em pontos estratégicos da casa ou do espaço. Esse tipo de cuidado ajuda a estimular o olfato do cachorro, importante instinto do pet;
  • A estimulação auditiva também pode ser considerada na hora de enriquecer o ambiente para o cachorro. Para isso, você pode deixar alguma música relaxante tocando baixinho ou outro tipo de som específico para cães. Lembre-se apenas de deixar em um volume tranquilo e confortável, que não vá causar estresse no pet, ok?

Veja também: É possível estimular a inteligência dos cães?

4. Atente-se ao enriquecimento alimentar

O enriquecimento alimentar também pode fazer parte dessa nossa missão, sabia disso? Afinal, a alimentação faz parte da rotina do cachorro, e torná-la algo interessante, em alguns momentos, também pode ser benéfico. Nesse caso, podemos levar em conta algumas ações específicas, como, por exemplo:

  • Invista na possibilidade de deixar dispensadores de comida disponíveis para o pet, especialmente aqueles que exigem alguma interação do cachorro com o aparelho para funcionar e fornecer a comidinha. Assim ele pode ficar entretido, ao mesmo tempo em que se alimenta. Porém, é importante oferecer esse tipo de alimentação com cuidado, pois o pet pode aprender e solicitar demais a ração, como também pode perder o interesse e ficar muitas horas sem comer;
  • Esconder petiscos naturais saudáveis também pode ser uma boa alternativa, que fará com que o cachorro saia em uma verdadeira “caçada” para encontrar sua guloseima favorita. Entretanto, nesse caso, só devemos cuidar para não exagerar na quantidade de petiscos, para que o pet possa consumir o mimo de maneira equilibrada, sem prejudicar a sua saúde e bem-estar;
  • Se houver possibilidade, esconder algumas porções de ração também pode ajudar a enriquecer o ambiente para o cachorro e pode ser uma boa opção.

5. Promova o enriquecimento cognitivo

O enriquecimento cognitivo não deve ser negligenciado e, inclusive, é um ponto que merece muita atenção. Infelizmente, muitos tutores ainda se limitam em oferecer estímulos físicos para os pets, esquecendo-se de que eles também precisam de atenção com relação à saúde mental. Mas, como sabemos que os leitores do Portal do Dog pensam em todos os detalhes, trouxemos algumas dicas de como enriquecer o ambiente para o cachorro com foco no cognitivo, confira:

  • Investir em jogos de raciocínio que são feitos para pets pode ser uma boa ideia, que fará o cão “resolver desafios” enquanto se diverte;
  • A própria prática de esconder os petiscos em locais específicos para que o pet fareje e os encontre já é um tipo de exercício cognitivo;
  • Alguns brinquedos interativos também têm a função de estimular a mente do cachorro, e podem ser encontrados com facilidade em lojas específicas de itens para pets.

Procure nos pets shop quais as possibilidades de brinquedos que estimulam a inteligência e o cognitivo do seu cachorro, pois é possível que você encontre uma grande variedade de opções para o seu amigo de quatro patas.

Veja mais: Jogos de inteligência para animais de estimação! Confira 4.

Como enriquecer o ambiente para o cachorro?

Cachorro de roupinha brincando. Foto: Canva.

6. Avalie e ajuste o enriquecimento ambiental

Além de saber como enriquecer o ambiente para o cachorro, é importante ficar atento às necessidades de ajuste do espaço. Afinal de contas, não podemos nos esquecer de que cada cachorro pode ter o seu próprio temperamento, personalidade e estilo de vida. Alguns podem gostar mais dos jogos de caçar petisco, outros podem preferir os circuitos desafiadores, e assim por diante.

Aprender a observar os comportamentos do próprio pet é um caminho para sempre ir ajustando e melhorando. Além disso, lembre-se de que o enriquecimento não deve ser feito de uma forma definitiva. Com o passar do tempo, podemos e devemos modificar os ambientes, para que o pet tenha acesso a novidades de forma constante. Assim, evita-se aquela familiaridade excessiva que pode acabar causando o tédio e consequentemente outros efeitos negativos no nosso pet.

Portanto, além de sempre adaptar de acordo com o que você percebe que é mais bacana para o seu cachorro, lembre-se de mudar periodicamente. Isso trará novos ares e tornará o processo ainda mais efetivo.

Como enriquecer o ambiente para o cachorro?

Cachorro contente brincando. Foto: Canva.

7. Esteja sempre atento à segurança e manutenção ao enriquecer o ambiente para o cachorro

Por fim, para enriquecer o ambiente para o cachorro também é importante ficar de olho na necessidade de manutenção e segurança dos espaços. Por exemplo, se você montar um bom circuito para o cachorro, é válido sempre fazer a inspeção de peças e parafusos para evitar acidentes durante as brincadeiras do pet. Caso encontre irregularidades nesse sentido, é essencial fazer o conserto.

Lembre-se, o pet pode ficar muito empolgado durante as brincadeiras, o que pode fazer com que ele acabe estragando um ou outro item. Por isso, essas inspeções e esses cuidados devem ser colocados em prática de forma periódica, assim como as modificações dos ambientes que mencionamos logo acima.

Considerando esses aspectos, será muito mais fácil oferecer um ambiente enriquecedor para o seu cachorro. Boa sorte no seu planejamento e execução!

Veja agora:

O post Como enriquecer o ambiente para o cachorro? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
08 de Dezembro de 2023

Autor

Autor: 
Camila Bonatti
Classifique: 
Ainda sem votos