Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Como saber se o cachorro está confortável?

Translator

 

Entender os sinais e saber se o cachorro está confortável é crucial para sempre criar ambientes agradáveis e saudáveis para os nossos amigos pets. Afinal, de acordo com os sinais que eles nos apresentam, podemos modificar aspectos que podem estar negativos no ambiente, bem como podemos incluir outras atividades e ajustes positivos.

Pensando em todos esses aspectos, a equipe do Portal do Dog preparou este conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre esse assunto. Não deixe de conferir!

Como saber se o cachorro está confortável?

Mulher dando um beijo no seu cachorro. Foto: Canva.

Como saber se o cachorro está confortável?

São diversos os sinais que podem nos ajudar a saber se o cachorro está confortável em casa ou em ambientes ao ar livre. Esses sinais são, em sua maioria, aparentes no corpo do cachorro, mas também podem estar associados às atitudes. A seguir, você pode ver uma listinha que exemplifica esses sinais:

  1. Postura relaxada;
  2. Respiração calma e tranquila;
  3. Orelhas relaxadas;
  4. Olhar relaxado;
  5. Boca relaxada;
  6. Cochilos ao longo do dia;
  7. Aceitação de carinho;
  8. Apetite normal;
  9. Comportamento animado.

Agora, vamos entender mais a fundo cada um desses aspectos, para que se torne mais fácil desvendar quando os nossos amigos de quatro patas estão realmente confortáveis ou se há algo os incomodando.

1. Como saber se o cachorro está confortável: Postura relaxada

A postura de um cachorro confortável é relaxada, sem tensões musculares ou sinais de que o cão está prestes a “sair correndo” para escapar de onde ele está. É como se o seu corpinho estivesse suave, tranquilo e neutro no ambiente em que ele está. Suas patinhas tocam o chão de maneira suave, sem receio e sem um posicionamento de ataque ou fuga.

Veja também: Fisioterapia para cães: como funciona e quais são os benefícios

2. Respiração calma e tranquila

Um cachorro que está confortável também demonstra uma respiração calma e tranquila. Ou seja, o pet inspira e expira sem precisar fazer esforço e sem estar acelerado. Em contrapartida, quando demonstra alterações na sua forma de respirar, pode estar demonstrando cansaço, calor, sede ou algum tipo de ansiedade ou angústia. Caso veja esse sinal negativo, tente entender o que pode estar afetando o seu amigo.

Ademais, se ele estiver respirando calmamente e sem grandes esforços para isso, há indícios de que ele está super tranquilo e calmo.

3. Como saber se o cachorro está confortável: Orelhas relaxadas

As orelhas dos cães também podem dizer muito sobre como eles estão se sentindo. Elas são uma ótima fonte de análise das emoções caninas. Sendo assim, para saber se o cachorro está confortável, avalie a posição das orelhas: se elas estiverem “soltas” e relaxadas, ou seja, neutras, significa que ele pode estar super calmo e tranquilo. Além desse posicionamento, a orelha levemente direcionada para frente, de forma sutil, pode indicar conforto também.

Veja também: Sinais que o cachorro é alérgico: como descobrir?

Como saber se o cachorro está confortável?

Cachorrinho feliz deitado na cama. Foto: Canva.

4. Olhar relaxado

O olhar do pet parece tranquilo, sendo direcionado com calma e sem semblante de medo para alguma coisa? Então este pode ser mais um sinal de que o cachorro está confortável. Seus olhinhos podem até ficar mais brilhantes, e ele observa o que acontece à sua volta sem demonstrar um olhar de apreensão ou até mesmo raiva. Um cão tranquilo observa com calma e sem receio. Observe se o seu pet tem esse olhar e quando ele não tem.

Em contrapartida, se você percebe que o olhar do cachorro é um pouco mais “de lado”, demonstrando certo tipo de desconforto pela maneira como ele olha, é importante ficar atento, pois pode ser um sinal de desconforto. Se esse sinal persiste e o “gatilho” não se afasta do animal, ou seja, se for uma pessoa e ela continuar incomodando o cachorro, ele poderá surpreender a todos com um comportamento agressivo. Fique de olho.

5. Boca relaxada

A boca do cachorro também está muito associada com as emoções e sentimentos dos nossos amigos de quatro patas. Isso quer dizer que o movimento da mandíbula e também os sons que o cachorro emite podem falar muito sobre eles. Por exemplo, se um cachorro parece estar com a boca rígida, mostrando os dentes, é bem provável que ele esteja desconfortável com algo, podendo ficar até agressivo.

Já um cachorro que está com a sua boca relaxada, podendo estar fechada ou levemente aberta, mas sem estar com ela tensionada, pode indicar conforto e bem-estar. Com relação aos ruídos, latidos muito intensos podem ser sinal de desconforto, já pequenos latidos mais curtos e baixinhos podem ser uma forma de comunicação com o tutor. Aprenda a ouvir seu amigo, analisando sons e gestos dele.

Veja também: Como acalmar cães latindo: aprenda a identificar o motivo do latido

6. Como saber se o cachorro está confortável: Cochilos ao longo do dia

Pare e pense na seguinte situação: imagine um dia que você acordou e já recebeu uma notícia ruim. Começou a se sentir ansioso e muito preocupado com o que poderia acontecer em seguida. No meio da tarde, encontra-se em sua casa, ainda se sentindo muito desconfortável com alguma coisa que vem acontecendo. Como você poderia cochilar facilmente e de forma tranquila em meio a uma situação assim? Pode ser mais difícil, concorda?

Embora não seja impossível dormir quando estamos vivendo uma situação difícil, sabemos que o sono pode ficar mais bagunçado sim. Por isso, uma forma de saber se o cachorro está confortável é observando se ele faz cochilos ao longo do dia e se a rotina de sono dele tem se mantido a mesma.

Se ele continua dormindo uma quantidade de horas relativamente padrão, e em horários bem específicos ou com poucas variações, é bem provável que ele esteja com a rotina bem estabelecida e, ao mesmo tempo, tranquilo. Porém, se o sono do cachorro começa a se alterar, e ele parece ter dificuldade para cochilar, pode ser que ele esteja se sentindo pouco confortável no espaço, e até mesmo inseguro.

Como saber se o cachorro está confortável?

Cachorro fofo deitado na sua cama. Foto: Canva.

7. Aceitação de carinho

Um dos sinais para saber se o cachorro está confortável é avaliar a reação que ele pode ter quando recebe carinho. Se o cão parece se esquivar desse tipo de toque, ou demonstra o seu corpo muito rígido, é provável que não esteja se sentindo seguro e confortável com a interação. Em contrapartida, se ele fica calmo e não aparenta tensionar o seu corpo, é bem provável que ele esteja gostando dessa interação.

Fique sempre de olho nesses momentos. Afinal de contas, forçar a barra tentando tocar no cachorro, mesmo com a intenção de fazer carinho, pode ser algo bastante desconfortável para ele. Assim como nós podemos nos sentir incomodados com esse tipo de invasão, os cães também se sentem. Portanto, sempre respeite o espaço do seu amiguinho para que ele fique mais confortável em casa.

Veja também: Seu cachorro morde quando recebe carinho? Veja o que pode estar de errado

8. Como saber se o cachorro está confortável: Apetite normal

Você sabia que o apetite canino está muito relacionado com o conforto e com a sensação de bem-estar que ele pode sentir? E ainda, que o apetite também pode ser um bom indicativo para sabermos se o animal de estimação está com alguma enfermidade, dor ou qualquer outro incômodo? É isso mesmo.

Por conta dessa relação do apetite com o bem-estar animal, comece a observar com mais frequência a rotina alimentar do seu cão. Veja se ele demonstra interesse pelos alimentos de forma equilibrada, ou se parece com muita fome ou nada de apetite. Se ele estiver comendo normal, dentro da rotina alimentar dele, sem excessos e sem falta, pode ser um indício de que ele está se sentindo confortável.

Afinal, não podemos nos esquecer de que naturalmente os cachorros e os animais no geral podem se sentir muito vulneráveis enquanto comem. Na natureza, eles podem estar muito “disponíveis” para os seus predadores. Logo, quando o cachorro aparenta ter um apetite normal e come de forma equilibrada, pode ser um sinal de que ele está bem no ambiente onde esta.

9. Comportamento animado

Por fim, para saber se o cachorro está confortável também observe a maneira como ele interage com você e com as potenciais brincadeiras à volta dele. Isso porque um cão confortável terá um comportamento animado na hora de passear, brincar ou fazer algo que ele gosta. É claro que não precisa ser um comportamento muito animado, a ponto de perder o controle, mas uma animação costuma estar presente.

O pet pode demonstrar interesse em fazer aquelas atividades que são divertidas, de modo que demonstra que ele está tranquilo e pronto para viver esse momento. Em contrapartida, cachorros que estão com algum desconforto, seja por conta do ambiente ou até mesmo por conta de algum tipo de dor, podem não ter tanto interesse em passear ou brincar com algo legal.

Por isso, sempre observe a maneira como o pet se engaja nas brincadeiras e nas propostas que você tem apresentado para ele. Se tudo estiver bem, é provável que ele irá adorar as suas ideias e participará de forma ativa e feliz.

Veja agora: Por que cachorros fazem xixi nas Pessoas? Descubra a razão por trás desse comportamento comum

Como saber se o cachorro está confortável?

Bebê deitado com os seus cachorros. Foto: Canva.

E se o cachorro estiver desconfortável?

Avaliando como saber se o cachorro está confortável, é possível que encontremos sinais de desconforto no pet, eventualmente. Afinal, assim como todos os animais, nem sempre ele estará super empolgado e se sentindo agradável.

Nesses casos, é prudente buscar entender qual é o gatilho de desconforto. Será dor? Tédio? Intromissão de um outro cachorro? Alguma doença? Cansaço? Falta de comida? Frio? Calor? Medo de algum som? Essas e outras perguntas podem ser feitas para tentarmos entender o que pode estar acontecendo, afinal, às vezes, nós mesmos podemos ser o motivo do desconforto do cachorro, infelizmente.

Ao ter uma visão mais clara das possibilidades, poderemos agir de acordo. Por exemplo, se o pet parece com dor, obviamente o mais prudente é levá-lo ao veterinário, certo? Se ele parece irritado por conta de barulhos e estímulos extremos, podemos ajudá-lo reduzindo o som e a bagunça na nossa casa. Por outro lado, se o pet estiver apenas cansado, podemos deixá-lo sozinho em sua casinha para descansar e repor as energias, e assim por diante.

Portanto, avalie o que pode estar acontecendo e tente investigar quais mudanças ambientais em torno do cachorro  podem ajudar a reduzir esse desconforto que ele vem vivendo no momento. E caso tenha alguma dúvida, lembre-se sempre de que buscar orientações de especialistas é algo bastante válido para manter o conforto do animal.

Mantenha a atenção à saúde do pet

Agora que você já pôde ler o nosso guia de como saber se o cachorro está confortável, queremos trazer outro ponto que é muito importante e que tem relação direta com o bem-estar e a qualidade de vida do seu animal: as idas ao veterinário.

Isso porque muitos tutores ainda se baseiam apenas nos sinais que o pet dá de que nada de errado esteja acontecendo, evitando levá-lo ao veterinário. Porém, esse comportamento pode ser perigoso, haja vista que algumas doenças caninas podem ser silenciosas e sem sintomas no começo. Além disso, a falta de visitas ao veterinário também pode significar falta de vacinas, que colocam a saúde do pet em risco.

Por conta desses fatores, mesmo quando você achar que o seu cachorro está super confortável, não deixe de levá-lo às consultas de rotina. Permita que ele tenha esse cuidado com a saúde, de modo que o veterinário sempre avalie a situação e previna o aparecimento e até mesmo a evolução de possíveis doenças.

Como saber se o cachorro está confortável?

Cachorro sentado no deck da sua casa. Foto: Canva.

Desse modo, o conforto e o bem-estar do animal serão mantidos por muito mais tempo, aumentando a qualidade de vida e permitindo que o pet tenha uma vida mais feliz e plena.

Pense nesses aspectos e cuide do seu amigo de quatro patas com carinho!

Veja agora:

O post Como saber se o cachorro está confortável? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
24 de Novembro de 2023

Autor

Autor: 
Camila Bonatti
Classifique: 
Ainda sem votos