Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Cores da calopsita: conheça as variedades dessa bela ave.

Você sabia que existem várias cores de calopsita? Isso mesmo, são diversas as variedades dessa bela ave doméstica.

Isso porque desde que elas começaram a ser criadas pelo homem, ocorreram variações no seu DNA por conta de mutações. Dessa forma, surgiram cores diferentes, provenientes de cruzamentos.

Pode não ser tão simples falar sobre as cores dessa ave belíssima, uma vez que é até difícil identificar todos os tipos e subtipos, além de identificar como surgiu cada um deles.

Neste texto você vai conhecer melhor a ave e, também as principais cores de calopsitas. Então, continue com a leitura.

Cores de Calopsita: conheça melhor essas aves

calopsita

Calopsita. Fonte: Freepik

Calopsita é a forma mais comuns pela qual os brasileiros se referem a essa ave, mas no português europeu, utiliza-se a denominação caturra.

De qualquer forma, biologicamente, a espécie é denominada Nymphicus hollandicus, classificada na ordem Psittaciformes e família Cacatuidae.

Naturalmente, essa espécie surgiu na Austrália e, foi descrita e reconhecida como uma espécie apenas no ano de 1972.

A calopsita é a única espécie relacionada ao gênero Nymphicus, mas já foi classificada como sendo a mesma coisa que cacatua ou papagaio de crista.

Mas essa classificação mudou conforme os estudos moleculares avançaram e, os cientistas perceberam as diferenças entre esses animais.

Sendo assim, esse é o menor membro pertencente à família Cacatuidae, proveniente da Austrália, sobretudo de regiões pantanosas.

História

calopsita

Calopsita na planta. Fonte: Freepik

Hoje em dia, as calopsitas se popularizaram bastante como aves domesticadas, mas nem sempre foi assim.

Por isso, é bem interessante saber qual é a história por trás desses animais. Então, é interessante dizer que tudo começou no ano de 1838, quando o ornitólogo inglês John Gold foi até a Austrália para estudar melhor a fauna local e, então desenhar aves características do local.

Foi assim que esse pesquisador foi responsável pela popularização das calopsitas. Mas uma fama ainda maior veio quando surgiu o primeiro exemplar arlequim, por meio de uma mutação.

Características gerais dessas aves

Calopsita amarela. Fonte: Freepik

Hoje em dia, as calopsitas estão entre os animais de estimação mais populares e, isso se deve tanto às suas características físicas quanto personalidade.

Com a domesticação da espécie, essas aves se tornaram ainda mais doceis do que já eram em ambiente natural.

Mas deve-se saber que elas também são bastante enérgicas e agitadas. Além de se movimentarem bastante, elas também vocalizam muito, emitindo sons, muitas vezes gritados.

A espécie também é conhecida por emitir sons de assobios. Mas quando estimuladas elas podem até aprender a falar algumas palavras, como o próprio nome, por exemplo.

Na maioria das vezes são os indivíduos machos que falam, cantam e assobiam, mas em alguns casos as fêmeas também emitem sons desse tipo.

De qualquer maneira, as calopsitas são consideradas animais bastante inteligentes, que são capazes de aprender coisas novas facilmente.

De aparência belíssima, esses animais podem ter várias cores, sendo que a maioria advém de mutações.

Existem as calopsitas de cara branca e prata, com uma mancha na região do ouvido, que é considerada bastante popular.

Esses indivíduos possuem uma pequena crista sobre a cabeça, que tem em torno de 3 centímetros e, pode ter coloração variada.

Em relação ao estilo de vida e características dos animais na vida selvagem, essas aves são bem resistentes e, conseguem até mesmo sobreviver bem ao frio e vento. Mas é claro que é desejável que elas tenham abrigo para isso.

A longevidade também é enorme, uma vez que se a ave for bem cuidada e tiver uma alimentação adequada, pode viver por até 25 anos sem problemas.

Quando se cria uma ave desse tipo em casa, é preciso ter atenção em imitar ao máximo as suas condições naturais de vida.

Para isso, o mais importante é que o animal tenha uma alimentação equilibrada e balanceada, além de ter espaço suficiente para se movimentar.

Se a ave não se exercitar adequadamente, deve-se ter atenção máxima em relação à dieta, evitando os alimentos com teor de gordura mais elevado, como a semente de girassol, por exemplo.

Uma coisa que se deve considerar aqui é que essas aves são muito mansas e, podem ser mantidas em cativeiro.

No entanto, é preciso ter muita atenção à saúde e bem estar da mesma. E algo que ainda é bastante complicado hoje em dia é conseguir o auxílio de um profissional capacitado, que possa orientar em relação a isso.

De qualquer forma, se você tem ou deseja ter uma calopsita de estimação, precisa urgentemente de um médico veterinário que esteja apto a te auxiliar com os cuidados com a mesma.

Tipos e cores de calopsitas

Várias Calopsitas sob um galho Foto: Pixabay

Mesmo que existam cores de calopsitas diferentes, todas as aves pertencem a uma mesma espécie, a Nymphicus hollandicus.

As variações existentes, são provenientes de mutações ocorridas ao longo do tempo. Sendo assim, veja a seguir quais são os principais tipos que existem:

Cores da calopsita – Silvestre

Como o próprio termo sugere, esse é o tipo de calopsita que deu origem aos demais conforme sofreu mutações.

Sendo assim, essa é a cor de calopsita selvagem, ou seja, aquela que realmente sempre foi encontrada na natureza.

Os machos possuem o corpo cinza e, também uma faixa branca presente em cada uma das asas. A cabeça, por sua vez, conta com uma crista amarela, enquanto que a bochecha tem manchas alaranjada.

As fêmeas possuem as mesmas cores nas mesmas posições, mas a cabeça é mais amarelada, enquanto que as manchas da bochecha são mais clarinhas.

Cores de calopsita: Arlequim

Essa foi a primeira mutação das calopsitas, que surgiu na Califórnia no ao de 1949 e, que chamou muito a atenção do mundo, colocando essa ave ainda mais na popularidade.

Enquanto que alguns exemplares podem ter uma coloração bem próxima daquela já conhecida, outros podem ser apresentar poucas plumas acinzentadas em meio à coloração amarelada do restante do corpo.

Na maioria dos casos, as calopsitas arlequim possuem as asas de cor cinza mais escuro e, o restante do corpo é claro. Pode ocorrer uma assimetria nas marcações, mas é mais difícil.

Algo bem interessante sobre as aves dessa cor é que elas possuem um canto bem específico e, podem ser reconhecidos apenas pelo som.

Lutino

Lutino é mais uma das cores de calopsita mais antigas, que também acabou se tornando uma mutação popular.

Essa ave foi desenvolvida nos Estados Unidos, surgindo pela primeira vez no ano de 1958. A cor chamou bastante a atenção das pessoas, uma vez que a ave é predominantemente branca, mas tem a cabeça amarela e discretas manchinhas nas bochechas.

Nesse tipo de calopsita não se observa um claro dimorfismo sexual. Ou seja, machos e fêmeas possuem exatamente o mesmo padrão de cores.

Cores de Calopsita: Cara branca

A calopsita de cara branca, pode ser chamada também de albina. Sendo assim, essa é uma ave desprovida de manchas coloridas.

O animal tem a plumagem predominantemente branca, podendo ter algumas partes cinza. Mas não apresentam a plumagem na cabeça ou as bochechas coloridas.

Em alguns casos, animais com tons de plumagem mais puxados para o marrom também podem ser reconhecidos como sendo de cara branca, mas esse é um tipo mais raro.

Cores da calopsita – Pérola

Calopsita Pérola Foto: Pixabay

Pérola é mais uma das cores de calopsita bastante conhecidas, que é caracterizada sobretudo pelas manchas cinzas espalhadas pelo corpo.

É interessante dizer que existem variações no padrão das manchas. Inclusive, há diferenças notáveis entre os machos e as fêmeas nesse caso.

Algo interessante nesse caso é que conforme os animais envelhecem, os machos perdem as manchas, enquanto que as fêmeas as mantêm ao longo de toda a sua vida. Mas isso não é uma regra.

Cores da calopsita – Canela

A calopsita que carrega a cor conhecida como canela é um animal bastante variável, sobretudo no que diz respeito à profundidade da cor.

A coloração varia de acordo com a presença de mais ou menos melanina na plumagem. Os adultos em geral possuem uma deposição maior do pigmento e, por isso, são mais escuros naturalmente.

A maioria dos exemplares canela possuem uma coloração escura e uniforme. Por outro lado, os olhos e as pernas costumam ter uma pigmentação mais clara em relação aos demais tipos de cores dessa ave.

Outras colorações de calopsita

Existem muitas cores de calopsita, sendo que já citamos as principais e mais conhecidas. Mas também existem outros padrões, que derivam das demais cores sobre as quais já falamos. Veja a seguir quais são elas:

  • Arlequim Cinza
  • Arlequim Canela
  • Arlequim pérola
  • Arlequim pérola canela
  • Arlequim reverso
  • Arlequim reverso pérola
  • Arlequim reverso pérola canela
  • Lutino Arlequim
  • Lutino Pérola
  • Fulvo
  • Cara Branca Arlequim
  • Cara branca pérola
  • Cara branca canela
  • Cara branca arlequim pérola
  • Cara branca arlequim pérola canela
  • Cara branca arlequim reverso
  • Cara branca arlequim reverso pérola
  • Cara branca arlequim reverso pérola canela

Conclusão

As calopsitas são aves extremamente populares nos dias atuais, sendo mantidos como animais domésticos por muitas pessoas.

A criação dessas aves é relativamente recente, mas nesse tempo já ocorreram muitas mutações, fazendo com que surgissem várias cores de calopsitas.

Agora você já conhece as mais populares e, também as derivações delas. Mas antes de escolher a sua calopsita, lembre-se de que esses animais precisam de muitos cuidados específicos e um médico veterinário especializado nessas aves.

O post Cores da calopsita: conheça as variedades dessa bela ave. apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
06 de Abril de 2023

Autor

Autor: 
Handreza Hayran
Classifique: 
Ainda sem votos