Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Erros na hora de adotar um cachorro: Conheça quais são!

Translator

 

Apesar das boas intenções, existem tutores que podem, sem querer, cometer erros na hora de adotar um cachorro, por alguns motivos, como falta de planejamento, falta de espaço para o pet, entre outros fatores.

Pensando nesse tipo de situação, nós do Portal do Dog preparamos este conteúdo com alguns pontos que podem te ajudar a refletir e a adotar de forma responsável e consciente. Vamos juntos? Então continue lendo!

Erros na hora de adotar um cachorro

Diversos filhotes de cachorro atrás da cerquinha. Foto: Canva.

Erros na hora de adotar um cachorro

Como mencionamos acima, muita gente resolve adotar um pet com o melhor objetivo possível: proporcionar amor, carinho e cuidado ao novo amigo de quatro patas.

Porém, por falta de experiência ou informação, alguns probleminhas podem surgir no meio do caminho. Então, para prevenir os erros na hora de adotar um cachorro, vamos conhecer quais podem ser eles?

Na lista abaixo, apresentamos alguns aspectos que podem tornar a adoção mais difícil:

  1. Não fazer pesquisa prévia;
  2. Não considerar o estilo de vida;
  3. Não planejar o tempo adequado;
  4. Não contar com os custos;
  5. Adotar por impulso;
  6. Não dar a devida atenção ao treinamento;
  7. Não fornecer exercício suficiente;
  8. Não socializar o cachorro;
  9. Ignorar a importância dos cuidados de saúde;
  10. Não considerar a longevidade;
  11. Não esterilizar ou castrar o cachorro.

Agora, vamos explorar cada um desses aspectos para que possamos adotar o nosso pet com segurança e oferecer o que há de melhor a ele. Continue lendo!

1. Erros na hora de adotar um cachorro: Não fazer pesquisa prévia

Um dos principais erros na hora de adotar um cachorro, que o impulso e o desejo de ter um pet pode nos fazer cometer, é o de se esquecer de fazer uma pesquisa prévia. Mas o que seria essa pesquisa? Basicamente, trata-se de uma pesquisa sobre a raça, o temperamento e as necessidades específicas do animal.

Essa pesquisa é extremamente importante, pois pode ajudar na hora de escolher um pet que esteja mais alinhado ao estilo de vida da família. Por exemplo, se a família não tiver muito tempo disponível ou muito espaço ao ar livre para um cachorro com muita energia e que é brincalhão, talvez seja melhor escolher uma raça mais tranquila, concorda?

Por isso, é importante pesquisar com antecedência, até mesmo para evitar surpresas e dificuldades de adaptação do cachorro e do próprio tutor.

Veja mais: Quais cuidados devemos ter com um cachorro?

2. Não considerar o estilo de vida

Você já parou para pensar no seu próprio estilo de vida? Isso é muito importante, e a falta de atenção a esse detalhe pode causar mal-estar depois.

Por exemplo, se você tem o costume de viajar muito, já parou para pensar em como irá lidar com isso? Irá levar o pet junto? O deixará em algum hotel de cachorros? Algum familiar vai cuidar dele?

Pensar nisso com antecedência é importante para impedir que, mais tarde, surja um problema que o faça mudar o estilo de vida sem desejar essa mudança.

Não se esqueça, o pet é um animal, uma vida, que merece atenção, carinho e cuidado. Portanto, é crucial pensar se haverá alguma questão relacionada ao seu estilo de vida que poderá se tornar um problema mais tarde.

Lembre-se de que não considerar essa compatibilidade pode resultar em muita frustração tanto para o animal quanto para o humano, e até problemas de comportamento no cão.

Erros na hora de adotar um cachorro

Foco no rostinho do cachorro. Foto: Canva.

3. Erros na hora de adotar um cachorro: Não planejar o tempo adequado

Quando pensamos em erros na hora de adotar um cachorro, um que costuma ser muito presente na vida de algumas pessoas é o de não planejar o tempo. Mas o que seria esse planejamento?

Devemos ter em mente que ao adotar um cachorro, devemos avaliar o tempo que teremos que dedicar ao animal. Eles não são objetos e precisam de cuidados e atenção especiais.

Por exemplo, cães filhotes exigem atenção para socialização, cuidados diários e treinamento, o que pode consumir uma grande quantidade de minutos e horas do dia do tutor.

Dentro desse tempo, podemos pensar em aspectos como:

  • Passeios;
  • Brincadeiras;
  • Alimentação;
  • Cuidados com a saúde e higiene;
  • Treinamento de obediência;
  • Atenção e carinho.

Por isso, para não ter que enfrentar frustrações mais tarde, é interessante avaliar a sua rotina atual e verificar se existe a possibilidade de acomodar essas necessidades. Será que realmente cabe os cuidados com um pet na sua rotina?

Caso contrário, pode ser que o processo acabe sendo frustrante para você e para o cão, resultando no triste final de devolver o cachorro ao abrigo. Por conta desses fatores, pensar bem é essencial.

Veja também: O que muda em nossa rotina ao adotar um cão?

4. Não contar com os custos

Pode ser que, no calor da emoção, muitas pessoas reflitam apenas pelo custo inicial do pet, mas a verdade é que as contas podem não parar por aqui.

Existem muitos cuidados que são essenciais para a saúde e para o bem-estar do animal, que precisam de atenção e, claro, investimentos financeiros.

Muitos desses cuidados podem ser considerados despesas contínuas no dia a dia de quem tem um animal de estimação. Evidentemente, não quer dizer que serão “gastos exorbitantes”, mas, ainda assim devem ser considerados.

Por exemplo, pode ser que você se depare com custos como:

  • Visitas ao veterinário;
  • Vacinação;
  • Prevenção de pulgas e carrapatos;
  • Possíveis tratamentos de doenças pontuais;
  • Coleiras;
  • Camas;
  • Brinquedos;
  • Ração;
  • Itens de higiene e limpeza;
  • Emergências médicas;
  • Cuidados especiais.

Precisamos estar conscientes de que esses custos podem somar uma quantia significativa ao longo do tempo, e a falta de planejamento financeiro pode levar a situações de estresse e até mesmo à incapacidade de oferecer os cuidados necessários ao animal.

Por isso, pare e pense: será que as finanças acomodem um pet com segurança e conforto, sem causar efeitos colaterais que possam ser intensos?

Erros na hora de adotar um cachorro

Cachorrinho fofo que parece sorrindo. Foto: Canva.

5. Erros na hora de adotar um cachorro: Adotar por impulso

Sem dúvidas, um dos grandes erros na hora de adotar um cachorro é o de, simplesmente, decidir ter um pet de uma hora para outra, ou seja, de um modo mais impulsivo.

É o caso de aceitar um animal de estimação sem preparar o espaço, sem fazer as análises que falamos até agora, e assim por diante.

É claro que a adoção é um gesto bonito e nobre, mas precisamos de cuidado e planejamento para não correr o risco de tomar decisões impulsivas que possam apenas gerar arrependimento e sofrimento, tanto para o pet quanto para o tutor.

Veja também: Tudo o que precisa saber antes de adotar um cachorro

6. Não dar a devida atenção ao treinamento

Talvez você não saiba, mas o treinamento é algo essencial para a saúde e bem-estar dos animais de estimação. Esse treinamento está relacionado com os comandos básicos, importantes para o desenvolvimento de comportamentos apropriados.

Se um pet não recebe um treinamento adequado, ele pode acabar se tornando desobediente, além de adotar comportamentos que podem vir a ser problemáticos e causadores de problemas de convivência.

Portanto, um investimento de tempo e, em alguns casos, recursos financeiros em treinamento profissional, pode ser essencial para garantir um relacionamento adequado, tranquilo e seguro entre o cão e sua família.

7. Erros na hora de adotar um cachorro: Não fornecer exercício suficiente

Assim como nós seres humanos precisamos nos exercitar com regularidade, os animais de estimação também precisam.

Porém, um dos erros na hora de adotar um cachorro, cometido por algumas pessoas, é o de se esquecer dessa necessidade tão importante do pet.

É imprescindível considerarmos o fato de que precisamos levar o nosso amigo de quatro patas para se exercitar no dia a dia, especialmente se tivermos uma raça de cachorro bem enérgica e que seja ainda jovem.

Lembre-se, a falta de exercício adequado pode levar a uma série de problemas de comportamento, como hiperatividade, latidos excessivos, escavação e comportamento destrutivo.

Os pets precisam de exercícios regulares para manter a saúde do corpo e da mente em equilíbrio, combatendo problemas como estresse e ansiedade. Por isso, pensar em como irá introduzir atividades como caminhadas, corridas e brincadeiras na rotina é crucial antes de adotar.

Veja também: Como cansar um filhote de cachorro? Veja ideias de brincadeiras

8. Não socializar o cachorro

A socialização canina é uma peça-chave no desenvolvimento do animal. Ele precisa desse contato com outras pessoas e outros animais para desenvolver comportamentos equilibrados e saudáveis.

Quando o pet não tem a oportunidade de socializar, ele pode se tornar dependente demais do tutor, ao mesmo tempo em que pode demonstrar comportamentos agressivos diante de outras pessoas e animais.

Além da agressão, ele também pode se tornar um cachorro extremamente medroso e difícil de lidar, que sempre fica com receio quando chega uma visita, por exemplo.

Por conta desses fatores, é importante considerar a necessidade de sempre expor, de forma saudável e gradual, o cachorro a situações diversas, entrando em contato com outras pessoas (não precisa ser diretamente ou com toque) e animais.

Contatos com diferentes sons, cheiros e imagens também pode ser interessante. Mas, sempre lembre de fazer tudo isso de uma maneira positiva e moderada, sem forçar a barra.

O ideal é que esse processo comece desde cedo, ok? Assim, o pet vai se acostumando com tudo com mais tranquilidade.

Erros na hora de adotar um cachorro

Cachorro na frente do computador usando óculos. Foto: Canva.

9. Ignorar a importância dos cuidados de saúde

A saúde do animal de estimação deve ser uma prioridade, e isso deve estar na mente de quem resolve adotar um pet. Afinal, como sempre mencionamos, um cachorro não é um “objeto” para alguém apenas “ganhar” e pronto.

Ele é um bichinho e tem uma vida, e merece ter qualidade de vida e cuidados especiais com a saúde.

Por isso, ao pensar em adotar um cachorro, considere sempre a necessidade de investir em cuidados regulares com a saúde do cão. Veja alguns exemplos:

  • Vacinações regulares e sempre respeitando o cronograma proposto pelo profissional veterinário;
  • Exames de rotina, com o intuito de fazer análises preventivas da saúde do pet;
  • Cuidados dentários, inclusive com a escovação em casa;
  • Prevenção e tratamento de parasitas, como no caso de pulgas e carrapatos;
  • Entre outras atenções que podem surgir com o tempo.

Esses cuidados não podem ser ignorados, uma vez que têm relação com o bem-estar e até mesmo com a longevidade do animal. O pet merece uma vida digna e saudável, concorda?

Então, fazer as contas e considerar os custos com veterinário e cuidados no geral é importante antes de adotar. Lembrando que esses cuidados vão além do investimento em dinheiro – eles envolvem o investimento de tempo também.

Veja também: Cuidados com Cães: 10 dicas de saúde para cachorro

10. Erros na hora de adotar um cachorro: Não considerar a longevidade

É bem provável que um tutor, ao resolver adotar um cachorro, quer que o pet tenha uma vida longa e cheia de saúde, correto?

Porém, um ponto que, às vezes, pode não entrar nessa “conta” é que, sim, o cachorro pode viver quase duas décadas sim. E o que isso quer dizer? Quer dizer que a adoção é algo sério e de longa data!

Trata-se de um compromisso que deverá ser cumprido com amor e dedicação durante anos.

Infelizmente, algumas pessoas ainda não levam em conta essa longevidade do animal e essa necessidade de manter o compromisso no longo prazo.

Por conta dessa falta de análise, ainda vemos tantos pets mais velhos sendo injustamente abandonados quando a família “precisa se mudar”, por exemplo.

Sendo assim, avaliar esse aspecto é extremamente importante para não correr o risco de, mais tarde, se deparar com uma frustração como essa. Devemos pensar que o pet é uma vida, que pode estar ao nosso lado durante anos.

Erros na hora de adotar um cachorro

Cachorro fofo olhando para a câmera. Foto: Canva.

11. Não esterilizar ou castrar o cachorro

Por fim, um dos principais erros na hora de adotar um cachorro é a falta de esterilização do animal. Esse tipo de cuidado é essencial para proteger a saúde do pet, e também para controlar a população de animais.

Inclusive, você sabia que a castração pode ajudar a reduzir o risco de certas doenças, como câncer de mama e testicular, e também diminuir comportamentos indesejáveis relacionados aos hormônios sexuais, como marcação territorial e fugas?

Por isso, esse é mais um cuidado extremamente importante que deve ser lembrado e considerado na hora de adotar um pet, combinado?

Na dúvida sobre alguma questão? Converse com o veterinário do seu futuro amigo peludo!

Veja também:

O post Erros na hora de adotar um cachorro: Conheça quais são! apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
06 de Dezembro de 2023

Autor

Autor: 
Camila Bonatti
Classifique: 
Ainda sem votos