Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Gato Laranja: conheça em detalhes a personalidade desse pet único

Translator

 

Independentemente de você gostar de felinos ou não, um gato laranja já deve ter chamado a sua atenção pelo menos uma vez na vida.

Esses animais são belíssimos e encantadores, sendo bastante comum nas ruas, além de estarem sempre presentes em desenhos animados e filmes.

Um dos maiores ícones dos desenhos, Garfield, é um gato laranja. Por isso, essa é uma figura que está marcada na mente da maioria das crianças e adultos.

E esse gato famoso é um belo representante dos gatos laranjas, uma vez que é bem autêntico e dócil.

De tão especial que esses animais são, elaboramos um texto todo dedicado a eles. Então, se você quer saber mais sobre esse tema, continue com essa leitura.

O gato laranja, suas cores e combinações

gato dormindo

Gato dormindo – Foto: Freepik

Se você costuma observar gatinhos por aí, á deve ter percebido que os animais laranjas não são exatamente únicos e, existem muitas variações de cores, que vão desde o amarelo claro, até uma tonalidade mais avermelhada.

Além dessa grande variação, existem combinações diversas entre as cores de gatos laranja, que se alternam de várias maneiras, como:

  • Gato laranja e branco
  • Gato laranja e preto
  • Gato laranja, branco e preto

O padrão de cores laranja com branco ou laranja com preto são do tipo bicolor. Mas os animais laranja, preto e branco, são conhecidos como casco de tartaruga ou escaminha.

Isso se refere a essa mistura de cores dar a sensação de um casco de tartaruga, realmente. Nesse caso, a coloração está presente apenas nas fêmeas, a não ser em casos de mutação.

Mais uma característica bastante interessante à respeito dos gatos laranja é que o padrão da pelagem dele sempre será tigrada.

Sim, mesmo que as vezes olhando rapidamente não pareça, você pode observar mais atentamente e encontrará pelo menos algumas listras.

Em alguns casos as listras são quase imperceptíveis, mas tenha certeza de que você não vai achar um gato laranja de cor sólida em nenhum lugar.

Isso acontece porque o gene para a cor laranja sempre estará relacionado ao padrão tigrado da pelagem.

Todo gato laranja é macho?

areia do gato 04

Gato na areia Foto: Freepik

Não, isso não é verdade. Mesmo que se tenha mais frequentemente um gato laranja macho do que uma fêmea, existem animais de ambos os sexos expressando essa coloração.

É fato que existe uma proporção menor de fêmeas laranja em relação aos machos e, isso se deve à determinações genéticas.

Vamos tentar explicar isso melhor, mas você vai ter que puxar na sua mente alguns conhecimentos básicos de genética.

Falando sobre cromossomos e genes, a primeira coisa a se saber é que todo indivíduo possui cromossomos sexuais.

No caso dos machos é XY e, as fêmeas possuem um duplo X (XX). A determinação dessa coloração depende do cromossomo X.

Sendo assim, os machos precisam de apenas um cromossomo X para o laranja, enquanto que as fêmeas precisam dos dois para manifestar essa característica.

É justamente essa questão de probabilidade que faz com que existam mais gatos machos de coloração laranja.

Gato tricolor é sempre fêmea?

Gato, Bonitinho, Bicho De Estimação, Laranja, Branco

Gata Tricolor Foto: Pixabay

Na maioria das vezes sim, um gato tricolor costuma ser fêmea e, a explicação segue mais ou menos a mesma linha do que foi dito anteriormente.

Tanto a coloração amarela quanto a preta se expressam no cromossomo X. Se os machos só possuem um cromossomo X (são XY), então eles só podem apresentar uma das duas cores de pelagem.

Por outro lado, as fêmeas possuem dois cromossomos X, de modo que um deles pode ser responsável pela expressão da cor laranja, enquanto que o outro expressa o preto.

Algo bastante interessante sobre o padrão das manchas diz respeito à inativação de um dos cromossomos X em cada célula.

Nas células das fêmeas, apenas um dos cromossomos X permanece ativo e, isso é definido aleatoriamente de acordo com a formação do embrião.

Isso cria padrões únicos de expressão gênica, de modo que cada gatinha terá manchas diferentes das outras.

Há ainda mais uma última coisa a se dizer em relação a isso: em alguns casos, os gatos machos podem ser tricolores.

Mas isso só ocorre em animais com uma mutação genética que leve à Síndrome de Klinefelter. Ou seja, nos animais XXY, que possuem dois cromossomos X, de modo que um possa expressar o laranja e, o outro possa expressar o preto.

Conheça as principais raças de gatos laranja

Antes de mais nada, deve-se dizer que o gato laranja não é uma raça, mas sim apenas um padrão de cores.

Existem muitos gatos laranja que são belíssimos e deixam qualquer pessoa de queixo caído. Quando se trata de gato, os animais sem raça definida são maravilhosos.

Mas existem muitos casos em que dentro das raças existe a possibilidade de coloração laranja. Então, se você quer ter um ruivinho de raça, conheça a seguir quais são as principais possibilidades.

Gato Persa

Gato dormindo – Foto: Freepik

O gato laranja da raça Persa é um dos mais conhecidos e, também um dos mais fofos e encantadores que existem.

A sua pelagem é densa, muito linda e os pelos são longos. Isso faz com que ele pareça uma bolinha felpuda.

A expressão dos animais dessa raça é inconfundível, de modo que eles possuem a carinha amassada, que é muito encantadora.

Mas essa não é a única coisa que torna esse um dos pets mais queridos. Eles são também bastante carinhosos e adoram passar grande parte do tempo no colo do tutor.

Mesmo que estejam sempre em busca de carinho e atenção, também conseguem passar bastante tempo sozinhos, quando necessário, uma vez que são bem independentes.

Caso o tutor passe bastante tempo fora de casa, deve ter em mente que a maioria dos gatos persa são preguiçosos e, por isso, é necessário sempre estimular eles no dia a dia, tanto mental quanto fisicamente.

Raças de gato laranja: Maine Coon

Maine Coon laranja Foto: Pixabay

O Maine Coon é considerado o maior gato que existe em todo o mundo e, entre as opções de tonalidades da pelagem, está a laranja.

Este chama a atenção pelo tamanho, pelagem e, também pela sua expressão, que é a de um gato imponente.

Além de todas essas características, esse felino também é uma raça extremamente inteligente e sociável.

Extremamente carinhoso, esse é um gatinho que passa grande parte do tempo com as pessoas da família, além de ter muita energia e gostar bastante de brincar.

Todas essas características fazem com que este pet seja bastante adequado para casas com crianças.

Bobtail Americano

O Bobtail Americano é uma raça de gato de pelagem curta considerada exótica, na qual os animais são reconhecidos pela cauda curta.

Com várias opções de cores, a raça também inclui o gato laranja, que é um dos mais amados que existem.

O American Bobtail é um gatinho reconhecido por ser extremamente dócil, companheiro, fiel ao tutor e, por parecer estar sempre de bom humor.

Extremamente inteligente, esse gato laranja é capaz de aprender muitas coisas o tempo todo e, consegue se adaptar facilmente às mais diversas situações.

Gato Laranja: Munchkin

O Munchkin é conhecido como gato rebaixado, uma vez que tem o corpo alongado e as patas curtas. Algumas pessoas o reconhecem também como gato anão.

Existem vários padrões de cores possíveis para essa raça e, por isso, não faltam opções para quem deseja adquirir um animal desses. Mas o gato laranja tem seu charme.

Inteligente e ativo, esse gatinho está sempre querendo brincar com o seu tutor. Por isso, ele merece uma família que possa se dedicar aos cuidados. O bom é que ele é bastante sociável.

Gato Exótico

Gato Exótico laranja Foto: Pixabay

O Gato Exótico é mais uma das opções de gato laranja para quem deseja ter um animalzinho de raça que tenha essa coloração.

Conhecido por essa denominação, essa raça é a mistura entre o Gato Persa e o American Shorthair.

A raça é encantadora e, os seus integrantes costumam ser bem calmos e silenciosos. O animal é também gentil, carinhoso e, ao mesmo tempo de certa forma independente.

Mesmo que em muitos momentos pareça ser bem independente e goste de ficar sozinho, esse pet também tem uma forte ligação com as pessoas com as quais convive.

Como é a personalidade e comportamento do gato laranja

O gato laranja é um animal simpático e encantador, que é muito bem representado pelo Garfield.

Extremamente encantador na aparência, este é também um gato que geralmente esbanja simpatia e, é muito amigo dos seus tutores.

Além de amigáveis com a maioria das pessoas, esse gatinho costuma ser brincalhão. Em alguns momentos, são meigos e dengosos.

Com isso, estão sempre por perto das pessoas buscando por um pouco de carinho. Mas a maioria deles não gosta de colo e nem de ficar tão agarrado.

Quando são bem tratados, esses gatinhos preferem ficar dentro de casa e, com isso, dificilmente vão para a rua ou tem comportamento de fuga.

Conclusão

O gato laranja pode ser de várias raças, tipos e padrões. Mas geralmente todos eles são bem amigáveis, carinhosos e agradáveis com os seus tutores.

Então, se você estava pensando em levar um felino desses para a sua casa, pode fazer isso sem receio.

O post Gato Laranja: conheça em detalhes a personalidade desse pet único apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
23 de Novembro de 2023

Autor

Autor: 
Handreza Hayran
Classifique: 
Ainda sem votos