Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

O que muda em nossa rotina ao adotar um cão?

Translator

 

Saber o que muda em nossa rotina ao adotar um cão é imprescindível para, no momento da decisão de adoção, fazer uma escolha positiva e que traga benefícios não só para os tutores em si, como também para os pets.

Pensando nisso, a equipe do Portal do Dog desenvolveu este conteúdo com uma série de considerações importantes para que você possa refletir sobre o assunto. Acompanhe e saiba mais!

o que muda em nossa rotina ao adotar um cão

Dois filhotes juntos – Foto: Canva

Saiba o que muda em nossa rotina ao adotar um cão

De modo sucinto, existem algumas alterações que podem acontecer nas nossas vidas quando adotamos um cão. Obviamente, cada caso será único e as mudanças podem variar de lar para lar, mas, ainda assim, podemos pensar em situações que normalmente ocorrem quando uma pessoa decide ter um animal de estimação em casa.

Na lista abaixo, apresentamos, de forma resumida, o que muda em nossa rotina ao adotar um cão:

  1. Rotina de cuidados com a alimentação do pet.
  2. Limpeza de ambientes.
  3. Aumento de responsabilidades.
  4. Companhia para diversos momentos do dia.
  5. Construir novas amizades com outros tutores.
  6. Mudanças nas finanças da casa.
  7. A rotina de sono pode alterar.
  8. Aumento da frequência de atividade física.
  9. Redução dos níveis de estresse e de ansiedade.
  10. Estímulo diário da paciência.
  11. Estímulo diário da empatia.
  12. Mudanças em viagens e férias.
  13. Momentos de diversão podem se tornar rotineiros.
  14. Mudanças significativas na agenda.
  15. Necessidade de cuidados especiais em alguns casos e situações.
  16. Muito amor na sua rotina.

Contudo, basicamente, esses pontos podem ser impactados quando pensamos em ter um amigo de quatro patas em casa. A seguir, você poderá ler uma descrição mais detalhada e profunda de todos esses pontos, a fim de avaliar se o que muda em nossa rotina ao adotar um cão é algo que você deseja para si ao adotar um pet. Vamos lá!

Veja também: É por isso que a rotina do cachorro é tão importante.

o que muda em nossa rotina ao adotar um cão

Amigas passeando com seus cães – Foto: Canva

1. Rotina de cuidados com a alimentação do pet

Um animal de estimação precisa de cuidados relacionados à sua alimentação. Ele não sabe, sozinho, quais horários são ideais para comer, muito menos quais tipos de alimentos são considerados saudáveis ou não.

Além disso, os cães não devem comer restos de comida dos seus tutores, pois isso pode ser prejudicial para a saúde deles. Logo, quando pensamos no que muda em nossa rotina ao adotar um cão, devemos ter a consciência que precisamos:

  • Aprender mais sobre alimentação saudável para pets.
  • Aprender sobre os horários nos quais o pet deve comer e qual tipo de ração (seca ou úmida).
  • Devemos manter os potinhos de ração sempre limpos e com comida fresca.
  • É necessário avaliar a adaptação do cão a determinados tipos de alimentos.

Perceba que há grandes responsabilidades por trás da alimentação do pet, e estar preparado para isso é crucial para oferecer saúde e qualidade de vida ao animal.

Leia também: O poder do cachorro para a nossa rotina: Entenda!

2. Limpeza de ambientes

Os animais de estimação, por mais que “não gostem” de ambientes muito sujos, não têm condições de manter tudo limpinho por conta própria. Além do mais, eles podem levar um tempo para aprender de que modo devem fazer as suas necessidades fisiológicas, ou seja, em quais locais isso será apropriado.

Portanto, é dever do tutor oferecer espaços limpos e saudáveis para o animal. Isso significa que quando pensamos no que muda em nossa rotina ao adotar um cão é justamente o aumento desta responsabilidade também: manter tudo limpinho, diariamente, para proteger a saúde do animal de estimação e, inclusive, da sua família de maneira geral.

Afinal, ambientes com sujeira podem atrair insetos e até mesmo proliferar bactérias, causando danos à saúde de todos os indivíduos que convivem no local.

3. Aumento de responsabilidades

Até aqui já pudemos perceber que adotar um cão aumenta muitas responsabilidades em nossas vidas, e isso é um fato. Afinal de contas, precisamos considerar alimentação, cuidados com a saúde, higiene, treinamentos adequados, brincadeiras diárias, passeios e exercícios, e muito mais.

Sendo assim, é necessário fazer uma boa reflexão: Será que você está realmente disposto a arcar com todas essas responsabilidades? Será que deseja, de verdade, colocar todas essas demandas em prática, sem trégua, por longos anos?

Pensar de forma racional é fundamental para não adotar um pet de forma completamente impulsiva, o que poderia ser prejudicial para a saúde do cão no futuro. Isso porque, se porventura a sua rotina mudar e você não conseguir mais arcar com todas as necessidades do cachorro, o que fará diante dessa situação?

Portanto, quando pensamos no que muda em nossa rotina ao adotar um cão, lembre-se de sempre considerar essa premissa primordial: aumento de responsabilidades. 

Será que a sua agenda e a sua rotina suportam novas responsabilidades hoje?

o que muda em nossa rotina ao adotar um cão

Tutor com seu cão – Foto: Canva

4. Companhia para diversos momentos do dia

Além de haver novas responsabilidades e cuidados necessários, ter um pet em casa também é uma excelente oportunidade para quem busca uma companhia a mais em diversos momentos do dia.

Essa companhia estará sempre ali, por perto, disposta a brincar, passear ou, simplesmente, deitar no colinho do tutor quando for conveniente.

Claro que há momentos em que o pet pode demonstrar um humor não tão amigável assim, e ele precisará ficar no seu “cantinho” mais quieto e tranquilo. Ainda assim, você sabe que o animal estará compartilhando o mesmo lar que você, e isso pode, inclusive, ser um aconchego emocional para pessoas que vivem sozinhas.

Saiba mais: Animal de serviço x Animal de apoio emocional: qual é a diferença?

5. Construir novas amizades com outros tutores

Quando resolvemos adotar um animal de estimação, aumentam-se as chances de participarmos de eventos e ocasiões nas quais há a presença de outros animais ou tutores. É o caso de participar de um evento beneficente para arrecadar fundos para um lar de animais abandonados, por exemplo.

Esses eventos podem ajudar você a construir amizade com pessoas novas e diferentes, conhecendo gente divertida e que também ama animais de estimação.

Logo, é uma forma de passear com o pet e, ao mesmo tempo, divertir-se com novos amigos, compartilhar experiências com relação aos cuidados com o animal, e assim por diante.

6. Mudanças nas finanças da casa

Um animal de estimação exige alimentos adequados, brinquedinhos, idas ao veterinário, banho e tosa, produtos de higiene e muito mais. O que isso significa? Significa que há grandes chances de haver mudanças expressivas nas finanças da casa ao adotar um cão.

Essas mudanças podem ser ainda maiores quando adotamos um pet com necessidades especiais, como no caso de animais com doenças crônicas que precisam de medicamentos diariamente.

Portanto, avalie bem como estão as finanças da sua casa antes de adotar um cachorro. Sabemos que não há necessidade de dar luxo e os brinquedos mais caros do mundo para o animal de estimação, mas pensar nos custos para mantê-lo saudável e feliz é crucial. Por conta disso, procure pensar bem sobre essa situação, está bem?

tutor brincando com seu cão

Tutor brincando com seu dog – Foto: Canva

7. A rotina de sono pode alterar

Alguns pets podem causar mudanças na rotina de sono dos seus tutores, por uma série de motivos. Primeiro, pode ser que o animal, ao dormir dentro de casa, acabe fazendo barulho, deitando em cima do tutor durante a noite, e assim por diante. 

Segundo, porque o tutor pode ter que acordar mais cedo, todos os dias, para dar uma voltinha com o cachorro, tendo em vista que ele não pode ficar sem esse tipo de passeio – afinal, o acúmulo de energia pode torná-lo muito bagunceiro caso ele não tenha oportunidade de passear e gastar essa energia, está bem?

Portanto, comece avaliando como tem sido o seu tempo para descanso e sono: você tem tempo suficiente para dormir, atualmente? Poderia acordar um pouco mais cedo para dar atenção às necessidades do cachorro, ou isso seria impossível? Se for impossível, pense bem sobre o que muda em nossa rotina ao adotar um cão, pois pode ser que você se sinta mais cansado ao ter que lidar com uma série de novas mudanças na rotina.

8. Aumento da frequência de atividade física

Um ponto positivo que não podemos deixar de considerar quando pensamos no que muda em nossas vidas ao adotar um cão, diz respeito à prática de atividades físicas. Isto é, podemos começar a combater o nosso próprio sedentarismo quando abrimos caminho para ter um pet em casa, conosco, todos os dias.

Mas por que isso acontece, de fato? Basicamente, quando temos um animal de estimação que exige exercícios físicos e passeios diários, temos que sair com ele para essas atividades, correto? Consequentemente, além de gastar calorias e energia do animal de estimação, também estamos gastando a nossa própria energia e movendo o nosso próprio corpo, obviamente. Isso resulta em uma vida menos sedentária e mais saudável para nós.

9. Redução dos níveis de estresse e de ansiedade

Animais de estimação são ótimas companhias que nos fornecem momentos alegres, cheios de diversão e muitas coisas interessantes para viver e explorar. Consequentemente, eles podem nos ajudar a desconectar a mente da rotina de problemas e de tarefas difíceis que temos que executar ao longo dos dias. 

Isso tudo pode contribuir para que os nossos níveis de estresse e de ansiedade comecem a ser reduzidos em nosso cotidiano. Passamos a nos desconectar das angústias em momentos de lazer e descontração com o nosso amigo de quatro patas, fomentando situações de bem-estar, prazer, diversão e alegrias. 

Porém, não podemos adotar um pet apenas com o intuito de ter um “estepe” para momentos difíceis, combinado? Devemos sempre lembrar que eles precisam de cuidados especiais que exigem muito de nossa dedicação e consideração.

10. Estímulo diário da paciência

Adotar um animal de estimação exige que comecemos a estimular cada vez mais a nossa paciência e tolerância. Sabe por quê? Porque haverá momentos difíceis dentro da relação com eles.

Pode ser que, em um dia qualquer, o cachorro fique nervoso por algum motivo e comece a latir por minutos seguidos, causando estresse no tutor. Em outro momento, você pode chegar em casa e se deparar com o seu chinelo favorito roído, pelo fato de o cão ter se sentido no tédio e, por isso, ter feito do seu chinelo um novo brinquedo divertido para ele.

Nessas situações, não adiantará ficar super irritado ou castigar o cachorro, até porque, dificilmente ele irá aprender algo positivo com esse tipo de comportamento do tutor. Portanto, devemos ter em mente que uma das coisas que mudam quando adotamos um animal de estimação é que passamos, obrigatoriamente, a exercitar mais a nossa paciência.

A boa notícia é que essa tolerância poderá ser desenvolvida de modo positivo, a ponto de nos auxiliar em momentos difíceis de espera em nossa rotina, não é mesmo? Pense nisso.

dois cães juntos

Dois cães juntos – Foto: Canva

11. Estímulo diário da empatia

Seguindo o gancho do desenvolvimento da paciência, o relacionamento com um animal de estimação também contribui para que possamos desenvolver a empatia. Mas como assim? Pare e imagine que você tem um cãozinho que, infelizmente, quebrou a pata em uma brincadeira um pouco arriscada.

Pelo fato de isso ter acontecido, você deverá medicá-lo, ajudá-lo a ir de um cômodo a outro dentro de casa, deverá ajudá-lo na hora de se alimentar e até mesmo de fazer as necessidades, levando-o para o local adequado.

Isto é, você deverá se dedicar enquanto o pet está recuperando a patinha. E o que toda essa dedicação ensina para nós, além da paciência? A empatia. 

Passamos a ser mais empáticos ao perceber que outro ser vivo precisa da nossa dedicação, paciência e cuidados para se manter forte e saudável. E isso também poderá ser levado para outros relacionamentos que temos, inclusive com pessoas.

Afinal de contas, a empatia é uma habilidade social muito importante para a construção de relacionamentos duradouros e saudáveis.

12. Mudanças em viagens e férias

Você é uma pessoa que adora viajar e aproveita as suas férias para passear bastante? Que bacana, sem dúvidas isso é muito legal! Porém, quando pensamos no que muda em nossa rotina ao adotar um cão, devemos ter a consciência de que a partir do momento que temos um pet, essas atividades podem sofrer alterações.

Nesses casos, você pode optar por contratar uma pessoa para cuidar do seu cãozinho enquanto estiver fora. No entanto, prepare-se, pois isso pode causar um pouco de ansiedade no tutor – especialmente na primeira viagem.

Além disso, você também pode optar por sempre levar o seu pet com você, mas isso exigirá paciência e mudanças na forma de viajar. Afinal, não basta levar o cão em uma caixinha de transporte e esperar que uma companhia aérea, no aeroporto, simplesmente aceite-o, não é mesmo? São muitos os trâmites que deverão ser colocados em prática para que isso funcione.

Há ainda casos de tutores que reduzem as suas viagens e saídas de casa, com o propósito de não ter que lidar com todas essas organizações e responsabilidades. Portanto, pensar bem a respeito desse assunto é imprescindível.

13. Momentos de diversão podem se tornar rotineiros

Outro ponto positivo que podemos pensar sobre o que muda em nossa rotina ao adotar um cão diz respeito aos momentos de diversão. Afinal, quem tem ou já teve um pet em casa sabe o quanto eles podem nos ajudar a dar umas boas risadas diariamente.

São muitas brincadeiras, travessuras e cenas que podemos presenciar com o nosso amigo de quatro patas. Por isso, justamente, que essa amizade é algo tão cativante e que pode proporcionar a redução dos níveis de estresse e de ansiedade, como mencionamos em um tópico anterior.

Só que, claro, devemos ter a consciência de que nem todos os momentos serão de diversão e alegria. Haverá situações difíceis, momentos em que o pet causará algum estresse, e situações que gerarão ansiedade, como, por exemplo, quando o animal começa apresentar sinais de que está doente e de que alguma coisa possa estar acontecendo com a sua saúde. 

Afinal, correr o risco de perder o nosso amigo pode ser bem angustiante. Mas, ter a chance de vê-lo feliz em outros momentos, oferecendo amor e carinho, e desfrutando de situações divertidas no cotidiano, pode compensar tudo, não é mesmo?

14. Mudanças significativas na agenda

A nossa agenda, antes de ter um animal de estimação, baseia-se no que precisamos e queremos fazer, não é? Porém, quando um animalzinho começa a fazer parte da nossa rotina, novas demandas começam a ser incluídas em nossa agenda por conta disso.

Isso quer dizer que você poderá perceber modificações na sua rotina por conta de ter um cachorro.

Por exemplo, ao invés de fazer aquela viagem inesperada do fim de semana, o ideal será aguardar outro momento, quando houver a organização com relação a quem cuidará do cachorro.

Outro ponto que deve ser considerado é a necessidade de passeios, treinamentos, idas ao veterinário e outros cuidados importantes para o mantimento da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida do animal.

Além disso, pode ser que você não consiga mais passar a noite fora de casa, pois o pet pode exigir os seus cuidados e companhia nesse momento do dia, o que acarretará mudanças na sua maneira de lidar com a sua agenda.

15. Necessidade de cuidados especiais em alguns casos e situações

Com o passar do tempo, os animais de estimação também vão envelhecendo, assim como nós, seres humanos.

Esse envelhecimento pode ocorrer de forma tranquila, sem o desenvolvimento de enfermidades. Em outros casos, pode ser que o pet comece a apresentar problemas de saúde que exigirão cuidados especiais.

Portanto, é preciso saber que uma das coisas que podem mudar em nossa rotina ao adotar um cão é justamente isso: a necessidade de oferecer cuidados especiais em situações específicas.

Pense bem sobre isso, pois pode ser difícil conciliar a sua rotina com as necessidades medicamentosas e de cuidados do pet. Por conta disso, ter consciência dessa possibilidade é crucial para evitar uma grande frustração mais tarde. 

16. Muito amor na sua rotina

Por fim, há ainda muito amor na sua nova rotina ao adotar um animal de estimação. Isso porque eles oferecem companhia, carinho, atenção e muita diversão para o tutor, ao mesmo tempo em que um amor forte e lindo é nutrido entre ambos. Sem dúvidas, é um sentimento que fica registrado em nosso coração para sempre!

Ademais, esperamos que este conteúdo possa ter trazido boas reflexões para você. Boa sorte com o seu novo amigo e que vocês possam viver a implementação de muito amor na sua rotina!

O post O que muda em nossa rotina ao adotar um cão? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
27 de Novembro de 2023

Autor

Autor: 
Camila Bonatti
Classifique: 
Ainda sem votos