Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Quais cuidados devemos ter com um cachorro?

Translator

 

Você já parou para pensar em quais são todos os cuidados devemos ter com um cachorro? Quais são as medidas que devemos colocar em prática em nosso dia a dia para proteger a saúde e o bem-estar dos nossos pets? Talvez este seja um bom momento para refletir sobre esse assunto.

Para isso, a equipe do Portal do Dog reuniu uma série de dicas e considerações que podem te ajudar na hora de oferecer o que há de melhor ao seu cachorro. Confira as sugestões e veja o que pode ser incluído na sua rotina!

cuidados devemos ter com um cachorro

Homem interagindo com o seu cachorro enquanto escova os pelos do pet. Foto: Canva.

Quais cuidados devemos ter com um cachorro?

São diversos os cuidados devemos ter com um cachorro, que consideram aspectos relacionados tanto à saúde física quanto mental. Dentro desses dois blocos importantes, existem muitas ações nossas que podem fazer toda a diferença. Basicamente, preparamos uma lista que pode te ajudar a refletir sobre isso:

  1. Controle de parasitas;
  2. Prática diária de exercícios;
  3. Vacinação e prevenção de doenças;
  4. Higiene de todo o corpo;
  5. Proteção contra temperaturas extremas;
  6. Fornecimento de um ambiente seguro e limpo;
  7. Socialização de qualidade;
  8. Prevenção de fugas;
  9. Castração;
  10. Gestão do peso corporal;
  11. Rotina consistente;
  12. Planos para emergências;
  13. Cuidados com a saúde mental.

A partir de agora, vamos juntos entender cada um desses fatores, fazendo um planejamento profundo para oferecer o que há de melhor aos nossos pets. Sigamos em conjunto!

1. Cuidados devemos ter com um cachorro: Controle de parasitas

Um bom ponto de partida que podemos avaliar é o controle de parasitas que colocamos em prática. Esse controle está relacionado com pulgas, carrapatos e vermes, e devem ser feitos com muita atenção. O ideal é sempre seguir as recomendações do veterinário, para não errar no tipo de medicamento e na sua posologia.

Dessa maneira, é possível manter o pet livre dos incômodos e das possíveis enfermidades que esses parasitas podem causar. Portanto, mantenha uma rotina de controle, estando atento aos sinais de que o pet já está contaminado.

Veja também: Tipos de vermes de cachorro: causas, sintomas e tratamentos

2. Prática diária de exercícios

A prática diária de exercícios físicos também faz parte da lista de cuidados que devemos ter com um cachorro. Assim como nós humanos, os cães também precisam se exercitar com regularidade, para manter a saúde física e mental.

Os exercícios ajudam a combater o excesso de peso, melhoram o metabolismo e contribuem para uma maior força muscular. Além disso, protegem a saúde cardiovascular e respiratória. Por isso, é essencial no dia a dia do pet.

Esses exercícios podem acontecer de diversas maneiras, em forma de passeios, montagem de circuitos e brincadeiras no quintal de casa, e assim por diante. O importante, aqui, é evitar o sedentarismo do pet.

3. Vacinação e prevenção de doenças

A vacinação e a prevenção de doenças também é uma peça-chave que merece atenção. Infelizmente, nem todos os tutores têm o costume de vacinar o cachorro da forma adequada, o que pode deixá-lo exposto a possíveis contaminações.

Esse risco se torna ainda maior quando o pet fica muito “solto” e tendo contato com cachorros de outras pessoas, inclusive com cachorros de rua. Nesses casos, a exposição pode ser ainda pior, pois não se sabe se os outros pets são saudáveis ou não.

Além das vacinas, lembre-se de que a prevenção de doenças também está associada a outros fatores, como:

  • Evitar deixar o pet comer algo que acha na rua;
  • Cuidar para não deixar nenhum alimento tóxico à altura do pet;
  • Atentar-se à qualidade da água que é oferecida;
  • Entre outros fatores.

Veja também: Esporotricose no cachorro: sintomas, tratamento e prevenção

cuidados devemos ter com um cachorro

Mulher interagindo com cachorros ao ar livre. Foto: Canva.

4. Cuidados devemos ter com um cachorro: Higiene de todo o corpo

Quando pensamos em quais cuidados devemos ter com um cachorro, não podemos nos esquecer do quanto a higiene está associada com a saúde e o bem-estar do bicho. Afinal, a falta de higiene pode ocasionar a proliferação de doenças, alergias, infecções e outros problemas.

Nesse cenário, devemos considerar alguns pontos de atenção, como:

  • Higiene da orelha: Garantindo que esteja sempre limpinha, mas sem usar produtos inadequados ou cotonete de forma equivocada;
  • Cuidados com as unhas: Mantendo-as de um tamanho adequado, sem deixar ficar muito grande, pois isso pode causar machucados nas patas e acidentes;
  • Cuidados com os pelos: Mantendo eles sempre limpinhos e escovados, evitando nós e acúmulo de sujidades que podem causar a queda;
  • Higiene da pele: Além de olhar e cuidar dos pelos, que são mais superficiais, é preciso cuidar também da pele como um todo, usando produtos específicos para esse fim;
  • Cuidados com os dentes: Escovação e monitoramento fazem parte de quais cuidados devemos ter com um cachorro;
  • Limpeza adequada dos olhos: Manter os olhos limpinhos e bem cuidados também é importante, sempre seguindo as recomendações dos especialistas.

5. Proteção contra temperaturas extremas

Os pets podem sofrer em situações de muito calor ou muito frio. Por isso, quando consideramos quais cuidados devemos ter com um cachorro, devemos nos recordar da necessidade de mantê-los confortáveis termicamente falando.

Ficar atento se o ambiente está muito gelado é importante para disponibilizar uma boa coberta. Em contrapartida, avaliar se o dia está muito quente é fundamental para evitar levar o pet para passear em calçadas quentes, além de se atentar para a hidratação necessária nesses dias mais intensos.

Tudo isso contribui para a qualidade de vida e pode prevenir problemas sérios de saúde nos pets.

Veja mais: O calor faz mal para cachorro? Com a chegada do verão, veja dicas e ideias para proteger seu dog!

6. Fornecimento de um ambiente seguro e limpo

Não podemos pensar em quais cuidados devemos ter com um cachorro sem pensar no ambiente que vamos oferecer a eles. Afinal, os cães, assim como outros animais, precisam de ambientes limpos, secos e agradáveis para viverem com qualidade de vida.

Para isso, é necessário preparar um cantinho que atenda às necessidades do pet. Aqui, podemos considerar aspectos como:

  • Escolher uma caminha confortável: Que seja suficientemente grande e confortável para o tamanho do pet;
  • Oferecer cobertores adequados: Especialmente em dias que estiverem mais frios;
  • Manter o espaço seco e sem sujeira: Limpar regularmente, removendo pelos e até mesmo xixi de cachorro é muito importante;
  • Preparar esse cantinho em um lugar tranquilo: Evitando deixar a cama do pet em um espaço onde muitas pessoas passam o tempo todo;
  • Ficar atento à temperatura e à ventilação: Oferecendo assim mais conforto ao amigo de quatro patas.
cuidados devemos ter com um cachorro

Mulher examinando e cuidando do cachorro. Foto: Canva.

7. Cuidados devemos ter com um cachorro: Socialização de qualidade

A socialização canina, quando feita de forma organizada e bem feita, pode contribuir para a saúde mental do pet. Ele pode desenvolver maior resiliência para lidar com mudanças, além de se sentir menos irritado ou ansioso diante de uma pessoa ou um animal de estimação desconhecido.

Quando esse tipo de cuidado não é oferecido ao pet, ele pode acabar ficando muito isolado, o que pode torná-lo difícil de lidar sempre que vier uma visita em nossa casa, por exemplo.

Por isso, construir uma rotina de socialização saudável é um bom caminho. Mas lembre-se de que esse processo pode necessitar de muita paciência, com interações gradativas e sempre respeitando os limites e sinais de desconforto do cachorro.

Nada de querer forçar interações para ele se “acostumar rápido” com outros pets ou pessoas, ok?

Veja também: Diferença entre adestramento e socialização? Entenda aqui

8. Prevenção de fugas

A prevenção de fuga é um ponto de atenção muito importante com relação a quais cuidados devemos ter com um cachorro. Afinal de contas, se não evitarmos a fuga, poderemos expor nossos cães às doenças de rua e até mesmo a acidentes. Por isso, é crucial pensar em maneiras de barrar isso.

Por exemplo, é muito importante evitar deixar o cachorro brincar sozinho em um quintal aberto, sem muros ou cercas. Também é importante verificar se não há nenhum tipo de espaço de fuga em casa, que pode fazer o animal acabar dando aquela “escapulida” em algum momento.

Além disso, colocar uma coleira com identificação é fundamental para que, caso o pet consiga encontrar uma forma de sair de casa, você possa recuperá-lo o quanto antes.

9. Castração

A castração é muito importante para a saúde dos nossos amigos de quatro patas. Ela contribui para que o pet fique mais tranquilo e não saia tanto de casa, como aconteceria caso ele ainda não fosse castrado.

Outro ponto relevante é que a castração pode auxiliar na proteção contra certas doenças, fornecendo subsídios para mais qualidade de vida no longo prazo.

E, claro, a castração também é muito importante para evitarmos problemas de superpopulação de animais, que poderia causar prejuízos para a sociedade e provocar problemas de saúde coletiva nesses bichinhos.

Veja mais: Castração de gatos: que mudanças físicas envolve?

cuidados devemos ter com um cachorro

Cachorro contente tomando o seu banho. Foto: Canva.

10. Gestão do peso corporal

Gerir o peso corporal do cachorro é uma peça-chave para combater problemas relacionados com o sedentarismo e a obesidade canina. Devemos ter em mente que o sobrepeso pode prejudicar a saúde do cachorro, ocasionando o desenvolvimento de uma série de doenças.

Por isso, oferecer alimentos de forma controlada, respeitando as necessidades nutricionais do pet, é algo bem importante. Também devemos cuidar com o excesso de petiscos e mimos que podemos acabar oferecendo aos cães, pois isso também pode contribuir com o aumento de peso.

E não podemos nos esquecer do papel dos exercícios nesse cenário, que ajudam a queimar calorias e a combater o excesso de peso.

Esse tipo de cuidado deve ser ainda mais atencioso em raças de cães que tendem a ter um maior peso corporal.

11. Cuidados devemos ter com um cachorro: Rotina consistente

Você sabia que os pets, assim como nós, gostam de ter uma rotina com hábitos relativamente organizados? Isso os ajuda a ter um senso maior de previsibilidade, o que pode reduzir a ansiedade e os comportamentos inadequados.

Em contrapartida, se o pet nunca sabe quando poderá comer novamente, por exemplo, ele poderá se sentir muito ansioso e até mesmo estressado por conta disso, sentindo-se confuso no dia a dia.

Por isso, procure estabelecer uma rotina com horários relativamente equilibrados, que proporcionem mais saúde e bem-estar a esse animal.

Veja também: O que acontece se o cachorro não tiver rotina?

12. Planos para emergências

Você já parou para pensar nas possíveis emergências que podem acontecer no dia a dia com o seu pet? Envenenamento, mordida de cobra, entre outras situações semelhantes podem, sim, ser um problema presente na vida de algumas famílias.

Por isso, começar a pensar em planos para essas situações pode ser um bom caminho. Mas, o que considerar nesse plano? Vejamos alguns fatores a considerar:

  • É importante saber quais as clínicas veterinárias mais perto da sua casa;
  • Ter acesso a telefones para emergências e assim fazer um contato inicial para ter acesso a dicas de primeiros socorros;
  • Aprender os primeiros socorros básicos;
  • Manter a caixa de transporte sempre disponível para levar o pet para uma clínica assim que possível;
  • Ter um kit de primeiros socorros com itens indispensáveis, como gazes, por exemplo;
  • Manter visitas regulares ao veterinário e sempre conversar sobre quais medidas tomar em momentos de emergência.

Esse plano pode ajudar a lidar com os desafios dos contratempos, contribuindo para decisões mais acertadas em momentos difíceis. Afinal, quando algo acontece com nosso pet, é comum que nos sintamos extremamente abalados, o que pode atrapalhar as nossas ações. Por isso, ter um plano ajuda muito.

cuidados devemos ter com um cachorro

Veterinária segurando o cachorro no colo. Foto: Canva.

13. Cuidados com a saúde mental

Por fim, não podemos deixar de mencionar que quando falamos de quais cuidados devemos ter com um cachorro, a saúde mental também está dentro desse plano. Até porque, mente e corpo não se separam, se interdependem.

Sendo assim, é crucial estar atento a fatores relacionados à saúde mental do pet, como:

  • Verificar possíveis sinais de ansiedade e buscar sanar os gatilhos por trás disso;
  • Oferecer atividades cognitivas para manter a mente ativa;
  • Oferecer um enriquecimento ambiental que entretenha o pet, ao mesmo tempo em que estimula a sua inteligência;
  • Dar amor e afeto ao animal, para que se sinta protegido e feliz;
  • Oferecer atividades divertidas que tragam bem-estar;
  • Manter a rotina de exercícios para melhorar a saúde cerebral e mental;
  • Entre outras práticas semelhantes.

Dessa maneira, será possível oferecer uma rotina mais enriquecedora para o pet.

Lembre-se também de que as dicas de cuidados devemos ter com um cachorro, explanadas neste post, são dicas gerais, e que é muito importante conversar com o veterinário para criar uma rotina e um plano personalizado para o seu pet. Assim será possível atender às necessidades específicas dele, com atenção e carinho.

Veja agora:

O post Quais cuidados devemos ter com um cachorro? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
28 de Novembro de 2023

Autor

Autor: 
Camila Bonatti
Classifique: 
Ainda sem votos