Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Ração coadjuvante: o que é, como funciona e qual a importância?

A ração coadjuvante tem sido bastante recomendada por veterinários para o tratamento de doenças caninas. Porém, não deve ser administrada sem autorização médica. Veja aqui, no conteúdo de hoje do Portal do Dog, o que são as rações coadjuvantes, como elas funcionam, tipos e sua importância.

Ração coadjuvante

O cão e a sua tigela de ração bem cheia – Foto: Freepik

Ração coadjuvante – Descubra o que é

Muitos alimentos como frutas podem contribuir para a saúde do pet, mas sabemos que nem toda fruta se pode dar para o cachorro.

Os alimentos naturais como frutas e comidas caseiras são formas de alimentar o seu doguinho, porém, devem ser oferecidos com cautela.

Esse também é o caso da ração coadjuvante, um alimento nutricional indicado para categorias de cães com problemas de saúde e demandas especiais de alimentos.

Para quem não sabe, a ração coadjuvante é também conhecida pelos nomes de ração terapêutica e rações medicamentosas.

Esse alimento é indicado tanto para cachorros como para gatos, ajudando assim em um cardápio rico em vitaminas, nutrientes e para aqueles pets que necessitam de um cardápio especial para ajudar no tratamento de doenças.

Por ser chamada de ração medicamentosa, muita gente confunde o alimento com misturas de medicamentos.

Na realidade, a ração coadjuvante não contém substâncias medicamentosas, seus ingredientes vêm de uma seleção mais balanceada.

Saiba que por ter ingredientes balanceados, existem vários tipos de rações terapêuticas para pets e pasmem, o alimento não necessita de receita veterinária para comprar.

No entanto, a orientação é que os tutores não forneçam o alimento sem a prescrição médica, pois em caso de consumo por animais saudáveis, esse tipo de nutrição poderá comprometer a saúde do animal.

Como funciona a ração coadjuvante para cães?

Mas afinal, como funciona a ração coadjuvante para cães? Esse alimento é feito com ingredientes especiais para sua finalidade.

O que isso significa? Os ingredientes não são balanceados para cães saudáveis, mas, sim, funcionam com componentes de acordo com as necessidades nutritivas do doguinho, como um suplemento.

Por exemplo, os pets que possuem alergia a algum alimento demandam uma alimentação equilibrada, com uma ração que possui proteínas hidrolisadas e com baixo peso molecular.

Já um cachorro obeso necessita de uma ração menos calórica, mas sem perder os nutrientes que o cãozinho precisa para seu objetivo de perda de peso.

Ração coadjuvante

Cão com a língua de fora com fome – Foto: Freepik

Marcas de ração coadjuvante

No mercado pet existem diversos tipos de rações coadjuvantes para oferecer para o seu dog. Algumas delas pertencem a marcas famosas de ração para cães e outros pets.

A seguir, listamos as marcas de ração terapêutica para vários tipos de pets, sejam aqueles que precisam emagrecer ou com alergia a algum componente das fórmulas de rações comuns.

  • Three Dogs
  • Royal Canin
  • Gran Plus
  • Biofresh
  • Golden Fórmula
  • Origens
  • Balance
  • Ração Purina
  • N&D Prime
  • Premier
  • Ração Unique.

Existem outros tipos de rações medicamentosas para cães, algumas com uma alimentação natural equilibrada e aprovada por veterinários.

A dica é sempre oferecer a ração terapêutica sob orientação médica para evitar problemas de saúde no seu cachorro saudável.

Diferenças entre ração coadjuvante e ração comum

Mesmo sabendo como funciona a ração coadjuvante, você deve se perguntar: qual a diferença das rações comuns para casos de saúde específicos dos cachorros?

A principal diferença entre esses dois alimentos prontos está na formulação, na qual a ração comum possui ingredientes nutritivos e balanceados para cães saudáveis.

Ou seja, também funciona como um alimento preventivo de doenças, porém, age diferente da ração terapêutica que possui ingredientes indicados para cães especiais, como por exemplo, cães com problemas nos rins.

O resultado são dois tipos de alimentos, um usado para prevenir doenças e aumentar a qualidade de vida do pet e o outro para auxiliar no tratamento de problemas de saúde no animal.

Veja também: Ração para filhote de cachorro boa e barata – 10 opções nutritivas

Conheça os tipos de rações coadjuvantes

Existem várias marcas de rações para cães, inclusive, na categoria de alimentos terapêuticos para cachorro.

Pensando nisso, montamos uma lista dos tipos de rações coadjuvantes para oferecer ao seu cachorro conforme sua condição especial de saúde e orientação do médico veterinário.

cão comendo

Cachorro deitado do lado do seu pote de ração – Foto: Freepik

Ração renal

A ração renal é indicada para cães que possuem problemas nos rins, como a insuficiência renal crônica.

Neste caso, os principais ingredientes da ração são compostos por dietas de baixo ou moderado teor de proteína, controladores de minerais como o fósforo que ajuda no bom funcionamento dos rins.

Rações hipoalergênicas

As rações hipoalergênicas são indicadas para os cachorros com alergias a algum componente encontrado nas rações comuns.

Geralmente, este tipo de ração ajuda a melhorar os sintomas das reações adversas dos alimentos, proporcionando uma alimentação saudável e gastroentérica para o doguinho.

Tipo para cães obesos

Já as rações medicamentosas para cães obesos auxiliam o doguinho na saciedade da fome e controle do peso do animal.

Em vários casos, a ração coadjuvante é formulada para ajudar na perda de peso do cachorro que está em tratamento de emagrecimento canino.

Cães diabéticos

Outro tipo de ração coadjuvante é para os cães diabéticos, esse tipo de ração possui formulação com índice glicémico e teor de minerais baixo.

Além disso, na maioria das formulações o índice de carboidratos também é baixo, ajudando assim a controlar a glicemia.

Veja também: Diabetes Canina: sintomas, dieta, tratamento

Problemas urinários

Os cães com pedra na bexiga, cistites caninas e cálculos urinários se beneficiam com um tratamento complementar de ração para problemas urinários.

Na maioria das rações terapêuticas para essa necessidade, possui uma fórmula que controla o PH da urina do cachorro e ainda estimula o dog a beber mais água.

Já que a injeção de água está atrelada a dissolução das pedras e impedimento de novos diagnósticos de cálculo urinário em cães, a ração medicamentosa neste caso é bastante benéfica.

Ração coadjuvante – Problemas de fígado

As infecções hepáticas e o problema de fígado nos cachorros é um verdadeiro transtorno para o tutor.

Diante disso, as fórmulas das rações medicamentosas são feitas especialmente para melhorar a condição de saúde do pet.

Muitas rações de cães que compreendem essa necessidade são terapêuticas com ingredientes adequados como de origem vegetal.

cão comendo

Cachorro comendo – Foto: Freepik

Saúde intestinal

Doenças como gastrite, enterites e pancreatite em cães trazem muitos desconfortos. Para ajudar no tratamento dessas doenças gastrointestinais existem as rações que melhoram o intestino canino.

Esse tipo de alimento melhora a digestão do pet, seja cachorro ou gato, devolvendo a saúde do intestino.

Ração coadjuvante – Problemas neurológicos

A ração coadjuvante para problemas neurológicos é indicada em casos de cachorros velhos, ajudando assim no tratamento de doenças neurológicas relacionadas ao envelhecimento canino.

Os cães com idade avançada podem sofrer muito com a perda dos sentidos, é por isso que esse tipo de formulação é indicada, aumentando o nível de alerta e destreza do cãozinho.

Ração para articulações

Por fim, temos a ração que ajuda as articulações, indicadas para cães que sofrem de doenças como inflamações nas articulações e perda de cálcio nos ossos.

Os principais ingredientes desse tipo de ração coadjuvante são os antioxidantes, fontes naturais de glicosamina para manter as cartilagens saudáveis e ômega 3 para ajudar no controle da dor causada pelos problemas nas articulações do cachorro.

Qual a importância da ração coadjuvante para o cachorro?

Com uma série de benefícios em ingredientes separados exclusivamente, as rações coadjuvantes tendem a ter muitos aspectos importantes para a vida do cachorro.

Sendo assim, a sua contraindicação é o uso sem orientação médica para a alimentação do cachorro saudável.

Nos demais casos de diabete canina, infecções urinárias e cães obesos, a ração coadjuvante tem a sua importância. Conheça as três principais nos tópicos abaixo.

Contribui para uma maior qualidade de vida

Um dos principais benefícios que visam a importância da ração terapêutica é que ela contribui para uma maior qualidade de vida dos pets.

Como trouxemos acima, existe uma variedade de opções exclusivas para determinadas necessidades dos cães.

Alguns desses alimentos auxiliam na qualidade de vida do pet, mesmo em casos de doenças crônicas como a diabete canina.

É um alimento para complementar as intervenções medicamentosas para pets, tratamentos específicos para doenças e aumentar, assim, a qualidade de vida do animal.

Ração coadjuvante – Ajuda na longevidade do cachorro

A ração terapêutica também ajuda na longevidade do cachorro, visto que algumas doenças acometem tanto a saúde do bichinho e podem levá-lo à morte.

Neste caso, a dica é investir em uma ração específica para condição de saúde do pet idoso, com ingredientes escolhidos conforme o quadro de saúde do doguinho.

Saiba que nem todo cachorro idoso precisa de uma alimentação terapêutica, o ato de automedicação em cães também pode ser prejudicial.

Favorece no tratamento de doenças caninas

Entre os benefícios desse tipo de alimentação coadjuvante, está o favorecimento no tratamento de doenças caninas.

Muitas vezes, a ração comum pode prejudicar ainda mais as doenças, causando piora dos sintomas, por exemplo.

Como tratamento complementar, o uso de ração coadjuvante tende a ser bastante benéfico, já que as formulações do alimento são pensados para uma alimentação com necessidades especiais.

Neste caso, a ração medicamentosa substitui a ração comum do animal, atribuindo benefícios para o tratamento da doença em questão.

Lembrando que o diagnóstico da doença feito pelo veterinário é fundamental para criar uma dieta adequada para o pet.

Sendo assim, caso apenas um animal esteja sob essa orientação médica, a dica para o tutor é oferecer a ração coadjuvante em horários diferentes da refeição dos demais animais, para assim, não prejudicar a saúde dos amiguinhos saudáveis.

Lembre-se sempre de buscar ajuda com um veterinário para mais informações sobre a melhor ração para o seu pet.

Cuide do seu dog!

O post Ração coadjuvante: o que é, como funciona e qual a importância? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
28 de Março de 2023

Autor

Autor: 
Camila Bonatti
Classifique: 
Ainda sem votos