Um cachorro chateado é uma das piores situações que o tutor pode encontrar do ponto de vista de comportamento canino.
Afinal, um cão chateado é também um cão que vai ter problemas de socialização e falta de saúde física e mental. No médio e longo prazo, pode comprometer a qualidade de vida do animal.
Neste artigo, o Portal do Dog vai te ajudar a entender mais sobre cachorro chateado. Será que realmente existe e, se existe, o que fazer para ajudar o dog?
Continue lendo!
Será que existe cachorro chateado?
Sim, cachorro chateado existe. E ele pode ficar chateado por inúmeras razões diferentes, sendo que as principais estão ligadas ao seu dia a dia e rotina. Embora o cão não demonstre ficar chateado, saiba que ele pode estar plenamente incomodado com alguma coisa por inúmeras razões diferentes.
Portanto, o tutor precisa considerar uma boa rotina de convívio e bem-estar com o dog, de maneira que ele se sinta bem do ponto de vista físico e mental.
Inclusive, veja também o nosso artigo sobre saúde mental canina: Saúde mental dos cães: O que considerar? Como deixar em dia?
Cachorro chateado: por que eles ficam assim?
Um cachorro chateado fica com esse tipo de sentimento por várias razões, como:
- Falta de estímulos;
- Pouca interação do tutor;
- Acúmulo de energia;
- Ansiedade por separação;
- Medo e desconfiança;
- Falta de socialização;
- Falta de rotina.
A seguir, saiba mais sobre cada um dos tópicos acima.
Falta de estímulos
A falta de estímulos é um problemão para a maioria dos cães. Ou seja, quando eles não se sentem estimulados a algum tipo de atividade, podem canalizar essa energia para outra coisa. Como por exemplo, morder ou destruir coisas dentro de casa.
Portanto, se você não quer ter um cachorro chateado, é muito importante proporcionar bons estímulos para ele. Como por exemplo, passeios diários, enriquecimento ambiental e outros tipos de rotina em que o cão pode gastar energia.
Inclusive, o cão pode ficar chateado pelo simples fato de não ter atenção do tutor! Saiba mais a seguir.
Pouca interação do tutor
A interação do tutor com o seu cão é de plena importância para o desenvolvimento canino. É com a atenção do tutor que o cão se sente seguro, sente que faz parte de um lar e sabe que tem alguém “guiando” seus passos. A falta de interação deixará o cão triste e com manias caninas ruins.
Portanto, interaja com o seu cachorro. Mesmo que o dia esteja corrido, saiba que é preciso dedicar pelo menos 1 hora de interação por dia para o seu cão.
Se você não tiver como fazer isso, contrate um dog walker ou um pet sitter para ficar com o seu dog. A companhia humana para os cães é muito importante.
Acúmulo de energia
O acúmulo de energia é um dos principais problemas que qualquer cão pode encontrar. Afinal, quando eles acumulam energia, é sinal de quem tem alguma coisa de errado na rotina. Eles não podem acumular energia por muito tempo, pois isso pode trazer alguns problemas.
Do ponto de vista de saúde mental, o cão com muita energia acumulada pode se tornar ansioso e triste. Ele vai descontar essa energia em coisas dentro de casa, como roer móveis ou até fazer as necessidades fora do lugar.
E do ponto de vista físico, o cão com acúmulo de energia pode se tornar um cão obeso e sedentário, o que vai abrir margem para trazer doenças graves, como a diabetes canina.
Cachorro chateado – Ansiedade por separação
Se você acompanha o blog do Portal do Dog, certamente já viu algum post relacionado a ansiedade por separação. Afinal, esse é um problema grave e que acontece com muitos cães, mesmo que o tutor não perceba. Afinal, o cão fica extremamente ansioso quando o tutor não está em casa para ver o que o cão está fazendo.
A ansiedade por separação, portanto, é um sinal de que você tem um cachorro chateado. É preciso agir para que o problema não persista de modo a tirar ainda mais qualidade de vida do cachorro.
Leve-o para um veterinário o quanto antes para que o profissional te ajude a entender o que fazer nesses casos.
Inclusive, temos um artigo sobre o tema que também pode te ajudar: Síndrome da Ansiedade da Separação: O que é?
Cachorro chateado – Medo e desconfiança
O medo e a desconfiança podem gerar problemas sérios para o seu cão. Infelizmente, um cachorro chateado é também um cachorro que tem muito medo e desconfiança por qualquer razão. Seja em casa ou fora de casa.
Por isso, é muito importante que você forneça um ambiente confortável e seguro para o seu cão. E se ele tiver qualquer tipo de medo e desconfiança, é preciso ajudá-lo a superar.
Vá aos poucos, mostre o ambiente com calma, gere socialização e adestre o cachorro. Tudo isso fará ele criar uma condição muito melhor de saúde.
Falta de socialização
Os cães precisam socializar. Essa é uma condição geral que faz com que eles se sintam muito mais confortáveis e seguros em qualquer ambiente.
Portanto, leve isso em consideração quando você for adotar um cãozinho. A falta de socialização pode deixá-lo muito chateado por várias razões, especialmente pelo medo do desconhecido e de outros cães na rua.
Socializar o cachorro desde a fase filhote dará a ele muito mais conforto e bem-estar na vida adulta. Que é o que eles precisam para viver bem e com tranquilidade.
Leia mais sobre o assunto: Como socializar filhotes de cachorro.
Cachorro chateado – Falta de rotina
A falta de rotina é um problema para todos os cães.
Afinal, eles gostam de rotina – e precisam dela. Cães que vivem no modo aleatório, são cães que podem ter uma condição de vida muito complexa, pois eles precisam saber “o que vai acontecer depois”.
Para não ter um cachorro chateado, crie uma rotina adequada e saudável a ele.
Cuide do seu dog!
O post Um cachorro chateado realmente existe? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.