Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

10 benefícios de ter um pet na infância

Hoje, nós do Portal do Dog vamos te contar os benefícios de ter um pet na infância, para que você possa avaliar se é uma boa ideia ter um bichinho ou não. 

Mas, de antemão, já podemos te dizer que ter animais em casa é muito bom para todos que compartilham o ambiente com eles. Os animais promovem alegria, diversão e podem trazer senso de responsabilidade para as crianças.

Se vocês, pais, estão em dúvida se devem ou não oferecer aos seus filhos algum bichinho, nós vamos te apresentar 10 benefícios que vão te convencer do contrário!

benefícios de ter um pet na infância
Bebê sentado no sofá ao lado do seu cachorro. Foto: Canva.

Benefícios de ter um pet na infância

A infância pode ser um período complexo para os pais, pois as crianças passam por diversas mudanças e se desenvolvem o tempo todo. A boa notícia é que os pais podem contribuir para o bom desenvolvimento de seus filhos com o simples ato de adotar um bichinho. 

O contato com os animais pode ser muito benéfico para as crianças, pois, com ele, seus filhos podem desenvolver inúmeras habilidades e também adquirir imunidade. Ter um animal pode ser ótimo para a rotina da sua casa e eles serão excelentes companheiros para as crianças.

E para te convencer disso tudo, hoje, nós vamos te contar 10 benefícios de ter um pet na infância! Continue lendo.

Veja também: É por isso que você deveria considerar a castração do cachorro

1. Benefícios para a saúde 

Ter um pet em casa pode ser muito benéfico para a saúde das crianças. Eles podem fortalecer o sistema imunológico das crianças, que ainda é muito frágil. O contato com os bichinhos vai ajudar o seu filho a evitar algumas doenças, principalmente alergias. 

Além disso, com o contato com os animais, elas vão ser menos suscetíveis a doenças, como as respiratórias. Os pets também podem reduzir o estresse e a irritabilidade das crianças, além de ajudar na redução de possíveis doenças cardíacas. Só vantagens, não é?

Outro ponto legal é que se o seu filho está mais sozinho e tem dificuldades em fazer amigos, os animais podem ajudar nesse quesito também. 

2. Benefícios de ter um pet na infância: As crianças desenvolvem senso de responsabilidade 

Ter um animal em casa vai exigir muita atenção e cuidado, por isso, antes de adotar um bichinho, converse com seu filho sobre o que ele vai precisar fazer para manter o animal feliz e saudável.

Deixe seu filho ficar responsável por tarefas simples com o animal, como exemplo trocar água e comida, para crianças menores; e, para as maiores, pode ser limpar o xixi ou o cocô. 

Assim, à medida em que seu filho for desenvolvendo as tarefas e cuidando do bichinho, ele vai passar a desenvolver senso de responsabilidade com aquele animal e também vai ser mais responsável em qualquer outra área da vida. 

Leia também: Cuidados essenciais com o gato idoso: Confira aqui!

benefícios de ter um pet na infância
Criança ao lado do seu cachorrinho. Foto: Canva.

3. Benefícios de ter um pet na infância: Ajuda no desenvolvimento das crianças 

Dentre os benefícios de ter um pet na infância, um dos mais importantes, com toda certeza, é que os animais podem ajudar no desenvolvimento das crianças. 

Os animais e as crianças vão crescer juntos e aprender diversas coisas juntos. E ainda, quando a criança der um comando para o animal e ele realizar aquele comando, seu cérebro vai aprender a se desenvolver conforme as atividades desenvolvidas entres os dois. 

Além disso, junto das brincadeiras que as crianças realizarem com os animais estão algumas que vão exigir disposição física dos pequenos. Assim, além do desenvolvimento do cérebro, também teremos desenvolvimento do corpo por meio de atividades físicas. 

Essas atividades vão colaborar com a coordenação motora do seu filho, vão evitar sedentarismo e diversos outros problemas causados pela falta de exercícios. 

4. Desenvolvimento de empatia 

Ao cuidar de um animal, as crianças vão aprender a desenvolver algo muito importante: a empatia. Ter empatia é fundamental para o desenvolvimento da criança e para a sociabilidade que ela irá adotar em diferentes áreas de sua vida.

Com um pet, ela vai aprender sobre se colocar no lugar do outro, respeitar as necessidades de cada um e construir relações fortes e significativas. Afinal, ela precisa fazer tudo isso pelo animal quando cuida dele, respeita o seu espaço e oferece carinho genuíno.

A criança também será capaz de saber quando deve e como ajudar alguém, pois o pet vai precisar da ajuda dele uma hora ou outra, assim, esse momento servirá de exercício para quando seu filho se deparar com situações diversas na vida. 

Leia mais: Cuidados e dicas para lidar com unhas quebradas em cachorros

benefícios de ter um pet na infância
Menina dando um beijo no seu cachorrinho. Foto: Canva.

5. Benefícios de ter um pet na infância: Os animais protegem as crianças 

Os animais, principalmente os cachorros, são excelentes protetores. Se você deseja que seu filho tenha uma proteção extra dentro e fora de casa, ter um animal pode ser um bom caminho.

Os animais e as crianças criam um laço muito forte entre eles. Ambos crescem juntos e aprendem muitas coisas em conjunto. Eles brincam, se divertem e passam a ser melhores amigos, portanto, os animais criam responsabilidade com as crianças.

Por isso, eles podem se tornar tão protetores, uma vez que amam seu tutor e desejam que eles fiquem seguros. Isso pode ser muito benéfico no ambiente em que as crianças vivem. 

6. Ajuda com a redução do tempo de tela das crianças 

Se você tem uma criança em casa que passa muito tempo do dia em telas, e você ainda não encontrou alternativas que possam te ajudar a mudar esse cenário, adotar um bicho de estimação pode te ajudar nisso. 

Quando se adota um animal, tudo é novo, o que pode despertar o interesse da criança, que vai querer brincar, cuidar do animal, dar comida, carinho e amor. Tudo isso pode ser muito benéfico para ela, pois vai se afastar das telas e se concentrar em ajudar a cuidar de uma vida. 

Portanto, se você deseja reduzir o tempo de tela em casa, adotar um animal pode ser um excelente começo. Acredite, eles vão ajudar seu filho a desenvolver muitas habilidades e eles vão incentivar que ele esqueça dos celulares por muito tempo.

Confira também: Como criar um ambiente divertido para o gato?

benefícios de ter um pet na infância
Menino feliz segurando o seu gatinho no colo. Foto: Canva.

7. Benefícios de ter um pet na infância: Reduz o risco de transtornos mentais 

Ter animais em casa pode ajudar na redução dos riscos de transtornos mentais, tais como a ansiedade, depressão ou até mesmo estresse pós-traumático. 

Os animais ajudam na liberação de serotonina no cérebro, sendo esta responsável pelo bem-estar e a felicidade. Por isso, ao ter um animal em casa, as crianças vão liberar mais serotonina e os riscos de desenvolverem os transtornos poderão, em alguns casos, ser menores.

Também é importante ter em mente que ter um animal em casa pode fazer com que as crianças se sintam menos sozinhas, tendo uma companhia amorosa e feliz para diversos momentos do dia, o que contribui para um equilíbrio emocional.

8. Ajuda na autoestima 

Quando se tem um animal em casa, é preciso ensiná-lo a realizar algumas pequenas tarefas para que ele se acostume com a rotina da casa. Deixe que as crianças ensinem truques e tarefas para o pet, pois, assim, quando a tarefa for realizada com êxito, a criança se sentirá muito bem e isso colabora com a construção da autoestima. 

Além disso, os animais são carinhosos e amam as crianças do jeitinho que elas são, e quando as crianças se sentem amadas, elas dão mais amor. Com isso, o desenvolvimento da autoestima e também da autoconfiança será muito efetivo. 

Outro ponto interessante é que ter um pet pode fazer com que a criança interaja com outros pequenos que também têm animais de estimação, estimulando a sua sociabilidade. Ao ter um tema em comum para compartilhar, ela também pode vir a se sentir mais confiante.

Leia mais: Ideias encantadoras de nomes para cachorros pequenos

9. Benefícios de ter um pet na infância: Une a família 

O carinho que o animal traz para o lar pode ajudar a família a se unir mais, esse é um dos mais importantes benefícios de ter um pet na infância. 

Ter um animalzinho em casa pode ajudar a criar boas memórias, tanto das crianças quanto dos adultos. Sem dúvidas, esses momentos serão eternizados para todos, inclusive na memória do animal. 

Por isso, se você deseja que a sua família estabeleça um vínculo de amor e carinho, talvez a presença de um amiguinho pode alegrar ainda mais a rotina de vocês. 

Vejamos algumas dicas para unir a família por meio da adoção de um bichinho:

  • Monte um cronograma de cuidado para o bichinho no qual todos possam participar;
  • Saiam para passear todos juntos com o pet e vivam esse momento em família;
  • Promovam momentos de brincadeiras e diversão com as crianças, os adultos e o bichinho de vocês.

Essas são apenas algumas dicas, mas você pode aproveitar muito mais da companhia das crianças e dos animais para promover a união familiar. 

benefícios de ter um pet na infância
Menina se abraçando com o seu cachorro no gramado. Foto: Canva.

10. O animal pode influenciar as crianças a praticarem exercícios físicos

Os animais podem ser excelentes aliados para o combate da obesidade infantil e para a construção de uma vida mais saudável.

Assim, se você tem um bichinho, influencie seu filho a passear com ele. Se o animal for um cachorro, melhor ainda, esses pets amam correr. 

Leve a criança para um parque junto do cachorro e deixe que eles se divirtam e corram o quanto quiserem. Dessa maneira, seu filho vai se exercitar sem nem perceber e também vai se divertir – e muito. 

Além disso, o contato com os animais pode influenciar seu filho a largar os aparelhos eletrônicos, como já comentado antes. O contato excessivo com celulares, computadores e afins pode ser um dos maiores causadores do sedentarismo infantil.

Veja também: É possível estimular a coordenação motora dos cães?

Você já está pronto para adotar um pet?

Sem dúvidas, adotar um animal de estimação é algo que pode mudar a vida de toda uma família. É algo realmente incrível e marcante, especialmente na vida dos nossos pequenos.

Inclusive, agora que você já conhece os benefícios de ter um pet na infância, talvez você já esteja pronto para adotar um bichinho, desde que com muita responsabilidade, cuidado e atenção, é claro. Afinal, animal de estimação é coisa séria!

Seu filho pode se beneficiar e muito em ter um animal em casa, pois, como vimos, eles são excelentes companheiros e poderão sempre proteger as crianças. Além disso, os animais ajudam a construir o caráter das crianças, por meio do desenvolvimento da autoestima, empatia e responsabilidade. 

Lembre-se de que um animal não é um brinquedo, por isso, ensine o seu filho qual a maneira correta de cuidar do bichinho. As lições que seu filho irá aprender, enquanto cuida de um animal, vão servir para sua vida futura. 

 

Se você gostou do conteúdo de hoje, nos acompanhe para mais e até a próxima!

Confira também estes artigos:

O post 10 benefícios de ter um pet na infância apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
27 de Junho de 2024

Autor

Autor: 
Camila Bonatti