Você já parou para pensar que existem coisas que os tutores fazem e os gatos odeiam? Pode não parecer verdade, mas há muitas atitudes que temos o costume de colocar em prática e, às vezes, deixam nossos bichanos irritados.
Quer saber quais situações são essas? Neste texto do Portal do Dog, vamos te ajudar a entender melhor esse assunto. Venha conosco desvendar mais um pedacinho do universo dos bichanos!
Coisas que os tutores fazem e os gatos odeiam
Por muitas vezes, os tutores fazem coisas que os gatos odeiam, e infelizmente há quem faça isso propositalmente, por gostar de ver o bichinho irritado, mas é sempre bom lembrar que é imprescindível respeitar sempre os bichanos e todos os animais.
Afinal, para criar um lar confortável e uma boa relação com o seu gatinho, é importante que você entenda o que ela gosta e não gosta.
É muito importante que você, como tutor, saiba quais ações que seu gato não gosta para evitar realizá-las.
Respeite sempre o jeito do seu gatinho, assim ele se sentirá amado e acolhido por todos, e ficará mais confortável dentro de casa.
Pensando nisso, separamos 10 coisas que os tutores fazem e os gatos odeiam. Assim você vai saber o que evitar fazer para manter seu gatinho feliz.
Acompanhe o guia abaixo e logo após leia mais a fundo sobre cada item. Veja!
- Banhos forçados;
- Ignorar a caixa de areia suja;
- Carregar o gato de forma desconfortável;
- Tocar as patas quando o gato não quer;
- Mudar abruptamente a rotina alimentar;
- Fazer barulhos altos e repentinos;
- Forçar o gato a interagir quando não está no clima;
- Pegar o gato quando ele está se escondendo;
- Limitar o acesso a áreas que o gato gosta de explorar;
- Negligenciar o tempo de brincadeira e atenção.
Vamos agora explorar cada item desses para que você entenda mais sobre o assunto e possa evitar realizar tais coisas com seu gatinho. Vamos lá!
Confira também: Cenário para foto de cachorro: Dicas para montar
1. Banhos forçados é uma das coisas que os tutores fazem e os gatos odeiam
É de conhecimento geral que os gatos não são os maiores fãs de banhos. São poucos os gatos que ficam quietos quando os seus tutores dão banho neles.
Normalmente, eles se assustam com o barulho da água, não gostam de banho e fazem sua higiene pessoal sozinhos. Por muitas vezes, realmente não existe necessidade de dar banho nos gatinhos, pois eles tomam banho sozinhos, do jeitinho deles.
Se você tem um ou mais gatinhos, já deve estar acostumado com os hábitos deles, por isso, se o seu gato é um animal caseiro e não anda pela rua com frequência, a higiene que ele realiza sozinho já é suficiente.
Nunca force o seu gato a tomar banho, essa é uma das coisas que os tutores fazem e os gatos odeiam. Nunca force o gatinho, ele pode se estressar, ficar com traumas de banho e ainda pode te machucar caso você o force a tomar banho.
Se for realmente necessário dar banho no gato, faça isso com cuidado, tenha uma preparação antes, e se possível leve ele até um profissional, pois eles poderão conseguir realizar a tarefa com mais cuidado.
2. Ignorar a caixa de areia suja
Assim como nós, seres humanos, os gatos gostam de limpeza, por isso, é importante sempre deixar a caixa de areia dele limpa.
Os gatos simplesmente odeiam quando ignoramos a limpeza do ambiente em que eles frequentam, principalmente no local onde realizam suas necessidades. Por isso, sempre que possível, realize a limpeza da caixa de areia do seu gatinho.
Não ignore a caixa de areia suja, sempre limpe ela. O gato pode ficar irritado e até agressivo se você ignorá-lo.
Leia mais: O que o cachorro falaria toda vez que ouve algum cão latindo?
3. Carregar o gato de forma desconfortável
Os gatos, assim como outros animais, gostam muito de carinho, mas não é toda forma de carinho que eles são fãs.
Eles são animais sensíveis e gostam de ter um espaço só deles, por isso uma das coisas que os tutores fazem que e que os gatos odeiam é carregar eles de maneira desconfortável.
Assim sendo, os gatos preferem ser deixados em paz, eles preferem andar sozinhos e não gostam muito de serem carregados de forma desconfortável.
4. Tocar as patas quando o gato não quer
Os gatos são animais muito territorialistas, eles gostam do seu próprio espaço e muitos deles preferem o mínimo de carinho possível. Inclusive, quando eles desejam carinho de verdade, procuram seus tutores para isso.
Assim sendo, não toque nas patas do seu gato quando ele não quiser, pois ele pode até te arranhar.
Os gatos não gostam quando os tutores fazem certas coisas sem que eles queiram, tocar nas patas deles é uma dessas coisas.
Por isso, sempre evite tocar nas patinhas do gato se ele não se sentir confortável com isso.
Leia mais: O que muda em nossa rotina ao adotar um cão?
5. Mudar abruptamente a rotina alimentar
Os gatos são animais que gostam de rotina, eles acordam, comem, bebem água, brincam um pouco e dormem bastante durante o dia.
Eles veem seus donos indo trabalhar e voltando para casa, recebem carinho e voltam a dormir. Assim, eles já estão acostumados com uma rotina estabelecida, principalmente referente à sua alimentação.
Se o gato ainda for filhote, é bem mais fácil realizar mudanças em sua alimentação, se ele já for adulto, essas mudanças podem causar estresse e até alguns problemas de saúde.
Portanto, se for necessário mudar a alimentação do seu bichinho, cuide para que essas mudanças sejam feitas devagar e não abruptamente.
Se você decidir mudar a rotina de alimentação do seu gato, ele poderá se estressar com isso. É interessante que esse processo ocorra aos poucos para evitar causar mal estar no bichano. E, claro, sempre siga as recomendações do veterinário.
6. Fazer barulhos altos e repentinos
Uma das coisas que os tutores fazem e que os gatos odeiam são os barulhos altos, repentinos e desnecessários.
Se você tem gatos, já deve saber que os barulhos normalmente os incomodam muito, principalmente quando eles estão tentando relaxar e dormir. Por isso, sempre evite fazer barulhos altos perto do seu gato.
Assim, os bichinhos podem ter menos chances de viverem com medo de qualquer barulho que ouvirem por aí.
Eles são animais com uma alta sensibilidade auditiva, por isso, barulhos altos e repentinos podem assustá-los, causar ansiedade e medo neles.
Para evitar esses tipos de problemas que os barulhos podem causar, mantenha seu gato em um ambiente tranquilo e sempre dê carinho a ele quando possível, assim ele vai saber que você está cuidando e protegendo ele.
Veja mais: Sinais de um cachorro saudável: Conheça quais são
7. Forçar o gato a interagir quando não está no clima
Não é uma boa ideia forçar o seu gato a nada, principalmente a interagir com qualquer um.
Os gatos são animais que gostam de fazer as coisas quando estão a fim, no tempo deles, e não quando são obrigados a isso.
Se você for receber visitas em casa, deixe que o seu gato se aproxime delas sozinho, não force ele a receber carinho de quem ele não deseja. Se ele procurar por conta própria, ótimo, se não, deixe ele à vontade para recusar carinho.
Não force nunca o gato a interagir, eles podem se irritar e até arranhar você ou outras pessoas.
8. Pegar o gato quando ele está se escondendo é uma das coisas que os tutores fazem e os gatos odeiam
Se o gato está se escondendo, deixe ele quieto, pois se um gato se esconde, algo está incomodando ele.
Os gatos, quando estão assustados, costumam se esconder em locais escuros e calmos, tais como embaixo de camas e armários, então, se seu gato se esconder, deixe ela lá.
Busque saber o que está incomodando ele e resolva os problemas, mas não o pegue quando ele está se escondendo.
Assim sendo, quando você encontrar seu animal escondido não o pegue, deixe ele sair do esconderijo sozinho, se você tirar ele de lá, ele pode não gostar nada disso.
9. Limitar o acesso a áreas que o gato gosta de explorar
Se você tem gatos em casa, deve saber o quanto eles amam explorar o ambiente, por isso, é importante que você não limite o acesso a áreas que ele pode explorar.
Os gatos não gostam quando são limitados, por isso, deixe que eles explorem os locais que eles quiserem. E para a proteção dos itens que eles podem quebrar durante a exploração, deixe-os seguros dentro de armários.
Assim, seus gatos vão se sentir mais livres para conhecer os ambientes da casa. Se for deixar o gato explorar os arredores da rua onde vocês moram não o deixe desacompanhado e sempre coloque a coleira nele. Esteja sempre perto do gato nesses casos. Afinal, gato não deve ficar na rua sozinho!
Confira mais: 10 Dicas de segurança para passeios com cachorros
10. Negligenciar o tempo de brincadeira e atenção
São muitas as coisas que os tutores fazem e os gatos odeiam, mas uma das principais e que pode deixar seu gato muito chateado é quando você negligencia os momentos de brincadeira e atenção voltados a ele.
Sabemos que nem sempre é possível dar atenção para o gato quando ele deseja, afinal, eles só brincam quando estão afim e não quando nós tutores queremos.
Mas sempre que seu gato vier atrás de você, buscando atenção, faça carinho, mesmo que um pouquinho, para que ele não se sinta rejeitado.
Gostou do nosso artigo de hoje? O Portal do Dog fica muito feliz em ajudar você com questões relacionadas aos seus bichinhos. Até a próxima e um abraço!
Leia agora:
- Como fortalecer os músculos do cachorro?
- Mitos sobre os gatos que você precisa quebrar!
- Veterinário revela as cinco raças de cães que nunca escolheria ter
O post 10 coisas que os tutores fazem e os gatos odeiam apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.