Você tem um cachorro que come rápido demais e não sabe como resolver isso? Hoje, nós do Portal do Dog vamos te ajudar com essa questão.
Como sabemos, os cachorros são animais normalmente muito agitados e é comum que alguns tenham uma tendência a fazer as coisas mais rápido, inclusive comer.
Mas nem sempre isso pode ser positivo para a saúde do cachorro, por isso, os tutores devem estar atentos.
Hoje, nós vamos tirar suas dúvidas sobre o porquê que alguns cachorros comem rápido e também como evitar isso. Acompanhe!
Por que meu cachorro come rápido demais?
Existem muitos motivos para um cachorro comer rápido demais. Isso não é saudável e nem legal.
Os cachorros precisam ter equilíbrio e controle, principalmente na hora de se alimentar. E os tutores devem supervisionar sempre que possível.
Você já observou o modo como seu cachorro come? Ele tem se alimentado rápido demais? Com pressa? Como se a comida fosse fugir dele?
Isso pode acontecer porque ele pode estar ansioso, nervoso, muito agitado ou pode estar se sentindo ameaçado com a presença de outro animal ou de uma pessoa desconhecida.
Ele também pode estar acostumado a comer assim desde pequeno. Se ninguém controlava a forma como ele se alimentava, ele pode ter se acostumado a comer rápido.
Como você deve ter notado, muitos podem ser os motivos que levam o cachorro a comer rápido. Mas não é impossível controlar isso, mesmo que ele já esteja grande.
Você pode começar controlando a quantidade de comida que vai oferecer para o cachorro, seguindo uma quantidade adequada que ele deve comer durante um dia.
Depois disso, ofereça refeições em horários diferentes. Sempre de acordo com o que o seu cachorro necessita e também com a indicação do veterinário.
Aos poucos, o seu cachorro que come rápido demais pode se acostumar com uma rotina de comer mais devagar.
Leia também: Plano de saúde para gatos: Vale a pena? Quais os benefícios?
O que pode acontecer com um cachorro que come rápido demais?
Um cachorro que come rápido demais está suscetível a alguns problemas que podem o incomodar durante o dia a dia.
Os problemas podem ser tanto pequenos e que se resolvem sozinhos quanto outros que vão exigir maior atenção e até idas emergenciais ao veterinário.
Mas não se preocupe, nós vamos te contar mais sobre esses possíveis problemas para que você esteja atento ao modo como seu cachorro se alimenta.
Um cachorro que come rápido demais pode acabar se engasgando, o que pode ser um problemão caso ele não consiga se desengasgar sozinho ou você não consiga desengasgar ele.
Outra coisa que pode acontecer com frequência são os gases. Um cachorro que come rápido pode acabar engolindo ar em excesso, causando assim esses gases. Puns e arrotos podem acontecer com mais frequência.
Também, dores abdominais, vômitos frequentes, até mesmo asfixia e também uma má digestão.
Mas sabia que é possível controlar a forma, frequência e também quantidade que o seu cachorro come por dia, evitando assim os problemas que citamos acima?
Venha com a gente agora aprender a como evitar que o cachorro coma rápido demais. Veja nossas dicas e aprenda mais!
Veja mais: 5 Razões surpreendentes pelas quais seu cachorro prefere dormir no chão
Como evitar que o cachorro coma rápido demais: Confira as nossas dicas!
Para evitar que o seu cachorro coma rápido demais, é interessante que você siga algumas dicas para te ajudar e ajudar seu cão.
Grande parte dos cachorros são naturalmente agitados, eles adoram correr e brincar por aí, são bagunceiros e ativos em quase tudo o que fazem, e, comendo, eles também podem ser assim.
Mas como te falamos antes, não é saudável que o cachorro seja agitado enquanto come, pois pode acabar gerando problemas.
Assim, é interessante que você, como tutor de um pet, fique atento com relação à maneira como o seu cachorro se alimenta.
Um cachorro que come rápido demais pode acabar gerando alguns problemas, como os gases e engasgos, como já te contamos.
Lembre-se da importância de consultar um médico veterinário sempre que for possível. Ao menor sinal de que isso virou um problema, busque ajuda imediatamente.
Em paralelo a isso, aproveite para ler algumas dicas para evitar que o seu cachorro coma rápido demais.
1. Utilize comedouros específicos
Você sabia que existem diversos tipos de comedouros? Alguns bem simples, outros bem modernos.
Os mais modernos ajudam muito a controlar a alimentação de um cachorro que come rápido demais.
Existem comedouros que têm uma espécie de labirinto por onde o tutor deve espalhar a comida.
Esse tipo vai fazer com que o cachorro coma com mais calma, pois ele vai precisar se dedicar para conseguir pegar toda a comida.
Outros são programados para liberar comida de acordo com o horário correto para o seu cachorro se alimentar.
Ou seja, não terá excesso de comida, evitando que o cachorro coma demais e também muito rápido.
Leia mais: Não cometa esses erros ao adotar um gato
2. Divida a alimentação em porções menores para controlar cachorro que come rápido demais
Um ponto muito importante que deve ser levado em consideração na hora de alimentar um pet é que você deve sempre porcionar as refeições.
Em vez de dar grandes quantidades de uma vez só, porcione, divida a alimentação para que o cachorro não se empolgue demais e coma tudo muito rápido.
Portanto, é interessante que você monte um cronograma de alimentação para o seu cachorro.
Defina, junto com seu veterinário, horários corretos para que o cachorro coma e sempre coloque a quantidade suficiente para saciá-lo naquele momento.
O cachorro deve comer, durante o dia, a quantidade adequada para mantê-lo saudável, forte e bem alimentado.
Nunca exagere e nem ofereça pouca comida. Mas se deseja que seu cachorro coma mais devagar, divida sempre a alimentação em porções menores, assim o cachorro vai aprender a se controlar mais.
3. Ofereça alimentação em brinquedos interativos
Os brinquedos interativos podem ser muito úteis quando o assunto é a alimentação do cachorro.
Você pode utilizá-los para te ajudar na tarefa que é ensinar um cachorro a comer devagar.
Então, coloque o alimento em brinquedos interativos e deixe que o cachorro tente comer sozinho.
O cachorro pode aprender que com a calma ele vai conseguir pegar toda a comida disponível no brinquedo interativo.
Comece aos poucos, com petiscos, para que ele se acostume com essa maneira de se alimentar.
Depois disso vá aumentando as quantidades de comidas e quando ele estiver bem acostumado com esse modelo, você poderá colocar toda a comida que ele consome por hora.
Essa técnica pode te ajudar muito com o seu cachorro que come rápido demais.
Veja mais: 14 benefícios para passear todos os dias com o cachorro
4. Pratique exercícios antes das refeições para controlar cachorro que come rápido demais
Pode até parecer que um cachorro que pratica exercícios vai comer mais rápido ainda, mas é importante ter em mente que pessoas que praticam exercícios tendem a ser mais saudáveis e pessoas saudáveis conseguem comer mais tranquilamente.
O mesmo acontece com os cachorros. Com a prática dos exercícios antes das refeições, ele poderá ser mais controlado e mais centrado.
Assim, consequentemente pode comer mais devagar e pode aprender a ter paciência.
Além disso, os exercícios físicos podem ajudar muito a melhorar a saúde tanto física quanto mental do cachorro.
São diversos pontos positivos que rondam os exercícios físicos para os cachorros e para os humanos também.
Saia para correr, caminhar, praticar saltos, dentre outros exercícios com seu cachorro, fará bem para vocês dois.
5. Use tigelas rasas e largas
Um bom jeito de fazer seu cachorro comer devagar é utilizando tigelas largas e rasas, elas são ótimas.
Esse tipo de tigela deixa a comida ficar bem espalhada, assim o cachorro vai em busca dela e acaba comendo mais devagar.
Com o passar do tempo, o cão pode acabar se acostumando a comer devagar. É só com o tempo que ele vai se acostumar a comer com mais tranquilidade.
Um cachorro que come rápido demais pode ter muitos problemas, mas eles são completamente evitáveis com mudanças bem simples.
As tigelas rasas e largas podem contribuir muito com isso, já que normalmente nas tigelas fundas a comida fica acumulada em um canto só e fica mais fácil do cachorro comer rápido.
O intuito aqui é fazer o cachorro comer mais devagar, ou melhor, no ritmo adequado, por isso, a ideia de trocar as tigelas é muito interessante, elas podem ajudar muito.
Confira também: Com que frequência os cães devem fazer cocô?
6. Faça pausas durante a alimentação
As pausas durante a alimentação também são muito importantes. O cachorro não pode ter acesso a comida o tempo todo, isso pode causar problemas.
Não estamos dizendo que o cachorro não pode comer quando sentir fome, mas que entre as porções de comida deve ter uma pausa.
Essas pausas podem ajudar o seu cachorro a comer mais devagar, pois ele pode aproveitar mais a comida que está sendo servida.
É importante que você consulte um veterinário para saber qual o tempo de pausa adequado para fazer entre as refeições do cachorro.
Portanto, depois de consultar o médico veterinário você saberá o tamanho da pausa que deve fazer durante a alimentação do cachorro.
7. Utilize pratos antideslizantes para controlar cachorro que come rápido demais
Quando o cachorro come em um comedouro que fica o tempo todo deslizando, ele acaba querendo comer mais rápido para evitar que o prato ou tigela saia do lugar.
Assim, pelo medo de que o prato saia do canto o tempo todo e atrapalhe a alimentação, ele pode querer comer bem rápido para evitar isso.
Por isso, utilize pratos antideslizantes para evitar que escorregue e saia do canto e o cachorro se estresse ou fique ansioso.
Se o prato ou tigela não sair do lugar, o cachorro pode comer mais devagar e com mais calma.
Leia mais: 9 dicas essenciais de higiene para manter seu gato saudável e feliz
8. Ofereça a alimentação em locais tranquilos
Que os cachorros são animais agitados, você já sabe. Que eles podem se distrair facilmente, você também deve saber.
Por isso, é interessante que as refeições devem ser ofertadas em locais mais tranquilos, sem influências externas para deixá-lo agitado.
Um cachorro agitado, que tem interesse em brincar fora de casa ou com qualquer outra distração, vai comer mais rápido.
Se seu cachorro come rápido demais, procure oferecer a comida em um lugar bem tranquilo da casa, para que ele não se distraia e nem fique ansioso demais.
A ansiedade pode ser uma causa pela qual seu cachorro está comendo rápido demais.
Por isso, você deverá oferecer sempre um local seguro, calmo e silencioso para seu cachorro se alimentar mais tranquilamente.
9. Monte uma rotina para a alimentação
A rotina é muito importante para que o seu cachorro se alimente melhor e também coma mais devagar.
Monte uma rotina adequada, com horários marcados para o seu cachorro se alimentar.
Essa rotina pode ser montada junto do médico veterinário e de acordo com a sua própria rotina.
Você pode adquirir um comedouro que poderá programar para alimentar o cachorro só nas horários que foram estabelecidos na rotina.
Os tutores devem sempre pensar no bem dos seus cachorros, e devem pensar na saúde e no bem-estar deles sempre.
Se você tem em casa um cachorro que come rápido demais, considere as nossas dicas, elas podem te ajudar muito a evitar e controlar isso.
Te esperamos aqui para o próximo artigo. O Portal do Dog agradece sua leitura e até logo!
Veja agora:
- O que o cachorro falaria toda vez que ouve algum cão latindo?
- Vale a pena contratar plano de saúde para pets?
O post Cachorro que come rápido demais: Como evitar isso? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.