Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Cão reativo: Como evitar isso?

Translator

 

Quem tem um cão reativo em casa, com toda certeza deve ter muitas preocupações, principalmente quando recebem visitas ou realizam passeios. 

Os cães reativos podem causar muitas confusões, mesmo sem querer, fazendo com que o tutor até evite sair de casa. 

Mas é possível evitar isso, você sabia? Seu cachorro pode sim mudar o comportamento e se tornar um cão mais calmo. 

No artigo de hoje, nós do Portal do Dog reunimos informações muito importantes sobre o assunto, para que você aprenda a lidar e a evitar isso. 

Quem sabe estas dicas podem te ajudar a controlar o seu cãozinho, fazendo com que ele fique mais tranquilo quando precisa? Venha com a gente saber mais!

Cão reativo
Cachorro com a boca bem aberta mostrando os dentes. Foto: Canva.

O que é um cão reativo? 

Antes de qualquer coisa, é muito importante que possamos entender o que é um cão reativo, concorda? Até porque, é muito comum que os tutores tenham cães reativos e não saibam disso! Eles têm cachorros com comportamentos diferentes e acabam nem percebendo. 

Nosso intuito é que você entenda o que é um cão reativo, que você aprenda mais como se comporta um cão reativo. 

Assim, um cão reativo nada mais é um cachorro que tem reações muito “exageradas” nas situações cotidianas. Ele costuma reagir de forma exacerbada – reagir, ou seja, é reativo. O próprio nome nos ajuda a entender.

Situações essas que outros cachorros não reagiriam de forma que saia do normal. Ou seja, é uma reação muito diferente de outros pets.

Os cães reativos podem agir de formas diversas, principalmente quando se assustam com algo ou quando têm algum gatilho. 

Os gatilhos para esses cachorros podem ser inúmeros, várias coisas podem despertar a reatividade no cão. 

Portanto, barulhos altos, buzinas, pessoas gritando, crianças brincando, a presença de gente estranha em casa, entre outras coisas, podem ser gatilhos para o cão. 

Tudo aquilo que incomoda o cão pode causar uma reação exagerada, que outros cachorros talvez nem ligassem. 

Essa situação não é normal, muitas vezes o cão tem essas reações por conta de uma vida difícil e cheia de traumas. 

Assim, acumulando tantos gatilhos, o cachorro acaba ficando assustado demais e acaba reagindo negativamente a situações. 

Outra possível causa para o cachorro ser assim é pelo simples fato de ter sido educado de forma errada, sendo acostumado a reagir exageradamente às situações. 

Entretanto, existem também outras causas para o cão ser assim além das já citadas. Veja abaixo:

  • Traumas: Essa é a causa mais comum para o cão ficar reativo, citamos ela para você;
  • Instintos: Você sabia que toda essa reatividade do cão pode ser por causa de seus instintos apurados. Esses instintos podem ser aguçados na presença de pessoas e animais estranhos; 
  • O cão não tem costume de socializar: Quando o cão não tem costume de socializar, ver outras pessoas, animais, não sai de casa e não explora a natureza, pode acabar ficando muito reativo;
  • Rotina que causa ansiedade e estresse: Estar exposto à ansiedade e ao estresse, regularmente, também pode acabar levando à reatividade.

Portanto, diante dessas características, saiba como identificar se o seu cão é um animal reativo. Veja o próximo tópico. 

Leia também: O que fazer quando um gato não aceita outro?

Como saber se meu cão é reativo?

O ponto principal na hora de identificar um cão reativo é observar o seu comportamento e como ele reage às situações diversas. 

Um cão reativo pode apresentar muitos outros comportamentos que podem deixar o tutor muito preocupado.

Dentre esses comportamentos, é comum que o cachorro prefira ficar sozinho e em locais silenciosos, pois barulho, pessoas estranhas e outros animais podem servir como gatilho para ele. 

Portanto, um cão reativo pode apresentar inúmeros gatilhos que justifiquem suas reações exageradas em determinadas situações. Cabe ao tutor observar o buscar ajuda o quanto antes.

Separamos alguns desses comportamentos para que você saiba se o seu cão é mesmo reativo. Veja: 

  • Ele pode ficar agressivo e até iniciar brigas com outros animais;
  • Latidos excessivos; 
  • Ele pode se esconder;
  • Se incomoda com coleiras;  
  • Briga facilmente;
  • Reage às tentativas de carinho e aproximação;
  • Parece que está sempre reagindo a tudo que o atinge, ou seja, não consegue ficar tranquilo ou indiferente nas situações;
  • Tremedeiras, rosnados e uivos em excesso também.

Esses são alguns sinais que o cão reativo pode apresentar, mas eles podem se comportar de maneiras diversas.

Por isso, é muito importante que você sempre observe o seu amigo de quatro patas e analise o quanto determinados comportamentos são normais ou não. Pesquisar sobre a raça e conversar com profissionais capacitados, como o veterinário, também são alternativas que podem ajudar, e muito, nesses casos.

De todo modo, uma das maiores reações que o cachorro tem é a agressividade, essa é a mais comum é a que mais ajuda a identificar um cão reativo. Afinal, ao reagir, ele pode se demonstrar muito mais agressivo do que o normal para aquela situação vivida.

Cão reativo
Cachorro bravo mostrando os dentes. Foto: Canva.

Veja mais: Com quantos meses castra gato?

Como evitar que o cão fique reativo?

Como te falamos, um cão reativo pode ser assim por inúmeros motivos, dentre eles o fato de ter sido educado de forma errada ou ter sofrido maus tratos. 

Muitas vezes, nem é culpa do tutor, às vezes, antes de ser adotado, ele já tinha esse comportamento. Também algumas palavras negativas podem ter influenciado o comportamento do cachorro. 

Mas não se preocupe, é possível evitar que o seu cão cresça reativo, é bem simples na verdade. 

Sempre dê o máximo de carinho possível para o seu cachorro, principalmente em situações nas quais ele claramente se sinta desconfortável. 

Essas situações podem ser: presença de outros animais, barulhos altos na redondeza, pessoas estranhas entre outras coisas. 

Em todas essas situações, você jamais deve forçar o cão a socializar ou encarar seus medos. 

O correto é você fazer tentativas com o cão, vá aos pouquinhos, deixe que ele vá encarando tudo aos poucos e no tempo dele. 

Ou seja, se ele estiver incomodado com a presença de outro animal, por exemplo, não obrigue o cachorro a interagir, apenas apresente o outro pet aos poucos, retire o cão do local se preciso e acima de tudo ofereça muito carinho e amor. 

Portanto, com essas simples atitudes você poderá conseguir ter mais controle das reações do cão e evitar que ele fique ainda mais reativo e que isso se torne um problema sem volta. 

Um cão reativo é um cão assustado, é comum, pode acontecer com qualquer bichinho, até com os mais bem cuidados. 

Você não deve se assustar e sim buscar ajuda para o seu cachorro. No próximo tópico você vai entender mais sobre qual o momento certo de procurar ajuda.

Veja mais: 13 cuidados ao deixar o cachorro sozinho: Confira!

Qual o momento de procurar ajuda?

Se você não lidar com o seu cão reativo desde o início do seu comportamento diferente, pode ser preciso buscar ajuda logo logo. 

Mas, qual o momento de procurar ajuda? Quando você notar que as situações estão saindo do seu controle é a hora de buscar ajuda. 

Assim, se o seu cachorro está avançando nas pessoas, não consegue dividir espaço com outros animais, está agressivo, até com o tutor, você deve buscar ajuda. 

A princípio, converse com o seu veterinário para saber qual o melhor tipo de ajuda para as questões do seu cachorro. 

Você pode buscar também um treinamento, para que o seu cachorro aprenda a lidar com  situações que tire ele de controle.

Portanto, um adestrador pode identificar as possíveis causas para o seu cão ser reativo e ajudá-lo com os impulsos. 

Assim sendo, os cães reativos podem sim ser ajudados, a princípio com uma educação adequada desde seu nascimento e mesmo se crescerem assim é possível ajudá-los. 

Recapitulando, o momento adequado de procurar ajuda é quando você perceber que qualquer reação do seu cachorro é coisas externas estiverem saindo totalmente do controle. 

É claro que você pode optar por corrigi-lo desde a infância, com a ajuda de um adestrador e acompanhamento veterinário. Veja o que pode fazer mais sentido na sua casa e invista na possibilidade ideal.

Leia mais: Como cuidar de um cachorro cego? Veja algumas dicas

Cão reativo
Cachorro com a boca aberta e mostrando os dentes. Foto: Canva.

Não deixe o tempo passar 

Pode ser que você esteja esperando o momento certo para buscar essa ajuda, mas se você já percebeu que o seu cachorro é reativo e está difícil mudar essa situação, talvez o ideal seja buscar ajuda agora.

Esperar o tempo passar pode fazer apenas com que tais comportamentos inadequados comecem a se fortalecer. Pois assim como nós, humanos, fortalecemos hábitos e enraizamos eles em nossas vidas, os pets também passam por algo parecido.

Por conta disso, quanto antes corrigirmos comportamentos e atitudes inadequadas, mais fácil poderá ser ensinar os comportamentos adequados. Ao mesmo tempo, menos enraizado estará o hábito negativo, o que pode ajudar.

Além disso, lembre-se que, na maior parte das vezes, um cachorro reativo está sofrendo quando reage a tudo e a todos. Ele pode estar com medo, ansiedade ou estresse excessivos, o que causa problemas de saúde física e mental no bichinho.

Por isso, reforçamos o quanto oferecer esse cuidado é essencial, e se for possível fazer isso com a ajuda de um profissional, melhor ainda!

Confira também: Como saber se o cachorro está estressado?

Como tratar um cão reativo?

Um cão reativo jamais deverá ser tratado de forma que deixe-o ainda mais assustado ou irritado.

A forma correta de tratar e de lidar com um cão assim é sempre oferecendo o máximo de amor e compaixão possível. 

Assim, o reforço positivo também é uma excelente forma de manter o seu cachorro mais estável. 

Ou seja, sempre que ele se comportar bem e apresentar um comportamento agradável você poderá agradá-lo, pode ser com petiscos e brinquedos. 

Assim, o cachorro entenderá que bons comportamentos são algo positivo e poderá, aos poucos, se acostumar.

Sempre seja positivo com o seu cachorro, influencie ele a ter bons comportamentos, agrade-o e também sempre dê muito carinho. 

Não adianta querer que o cachorro tenha um comportamento melhor se ele não recebe carinho, essa é a base de todos os relacionamentos, até mesmo entre cão e tutor. 

Até porque, pare e pense: se você for agressivo com o cachorro, quando ele também for, como ele poderá aprender que esse comportamento é ruim? Pelo contrário! Ser agressivo com ele poderá, pouco a pouco, fortalecer ainda mais a reação negativa do cachorro.

Ele poderá tentar se proteger de tudo e de todos, e isso pode estar sendo reforçado pela maneira como você também é agressivo com ele.

Por isso, a punição não é indicada e comprovadamente pode fazer muito mal ao pet. Prefira o reforço positivo sempre! E se estiver com dificuldades, não hesite em buscar a ajuda de um profissional qualificado.

Veja mais: Cachorro é bom para criança? Quais os benefícios?

Cão reativo
Cachorro mostrando os dentes com cara de bravo. Foto: Canva.

Tenha paciência e siga em frente!

Sabemos que não é fácil lidar com um cão reativo, muitas vezes eles não nos ajudam e não deixam ser ajudados. Na verdade, o comportamento deles pode estar associado ao medo, por temer que algo vai acontecer com eles.

Ou seja, não é apenas uma questão de não querer se aproximar dos outros. Ele pensa que pode estar se protegendo dessa maneira.

Mas os tutores devem ter perseverança para aumentar a qualidade de vida do seu cão, afinal, um cão que interage com outros animais, pessoas e com a natureza, tem uma qualidade de vida melhor. 

Esperamos que as informações que passamos para você hoje te ajudem a lidar com o seu cão reativo e saiba como evitar isso. 

Veja agora:

O post Cão reativo: Como evitar isso? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
03 de Junho de 2024

Autor

Autor: 
Camila Bonatti
Classifique: 
Ainda sem votos