Cuidar de um filhote de cachorro recém-nascido órfão pode ser uma missão e tanto, e não é para qualquer um.
Os filhotes de cachorro são muito frágeis, necessitam de muitos cuidados, principalmente dos cuidados da própria mãe.
Porém, quando a mãe não está disponível para isso, seja porque faleceu ou por ela não estar presente de alguma forma, é preciso que os humanos cuidem do filhote.
Portanto, acompanhe este guia do Portal do Dog para aprender a melhor forma de fazer isso, garantindo o bem-estar do pet. Confira!
Como cuidar de um filhote de cachorro recém-nascido órfão?
Cuidar de um filhote de cachorro recém-nascido órfão não é uma tarefa nada fácil, pois esses pets exigem muito de nós.
Quando são recém-nascidos, normalmente, eles são cuidados pela própria mamãe.
Ela cuida do aquecimento do filhote, da alimentação, da limpeza e muito mais, principalmente nos primeiros dias de vida dele.
Porém, em alguns casos, as cadelas não conseguem cuidar de seus filhotes, seja porque foram separadas, porque ela faleceu, ou simplesmente porque ela rejeitou o filhote.
Coisas assim podem acontecer e o filhote pode passar a ser sua responsabilidade, por isso, é importante saber como cuidar deles.
Mas, calma, essa não é nenhuma missão impossível. O primeiro passo para cuidar de um filhote de cachorro recém-nascido órfão é ter disposição e se dedicar a essa tarefa.
Além disso, é muito importante que você tenha recursos para isso, já que o filhote pode precisar de visitas ao veterinário, alimentação especial e muito mais.
Veja mais: Como prevenir a hipertermia em gatos?
No mais, saiba abaixo como cuidar de um filhote de cachorro recém-nascido órfão. Confira:
1. Manter o filhote aquecido
Para cuidar de um filhote de cachorro recém-nascido órfão, é necessário se atentar a todos os detalhes possíveis para garantir o bem-estar dele.
Quando nascem, os filhotes de cachorro são muito frágeis e delicados. Eles sentem muito mais frio, ainda mais porque não possuem tantos pelos.
Portanto, é muito importante mantê-los sempre bem aquecidos e confortáveis. As mamães sempre mantêm os filhotes aquecidos, isso os mantém saudáveis e fortes.
Mas, como ela não está presente nesse caso, é sua missão manter seu filhote aquecido. Se necessário, utilize bolsas de água morna, sempre protegidas, para manter o cão aquecido.
Uma caixinha em forma de caminha também pode ajudar. E evite deixar o pet em áreas com muita circulação de vento.
Veja mais: O que significa quando o cachorro te lambe muito?
2. Alimentação adequada
Para um filhote recém-nascido, o alimento ideal é sempre o leite materno, pois nele contém todos os nutrientes necessários para a sobrevivência do pet, como anticorpos, proteínas, gordura, entre outros.
Porém, quando o leite materno não está disponível, é importante buscar alternativas que o substitua e continue sendo bom para a saúde do animal.
O ideal seria encontrar uma “ama de leite”, ou seja, uma cadela recém-parida que possa alimentar o seu filhotinho enquanto ele precisar.
Mas se essa opção também não estiver disponível, opte por adquirir leites apropriados para cães filhotes.
Esses leites são normalmente vendidos em petshops e são facilmente encontrados. Busque ajuda de um médico veterinário para saber qual marca de leite será mais adequada para o seu cão. Além disso, o profissional pode te ajudar com relação à quantidade ideal, frequência que se deve oferecer o alimento, e assim por diante.
E lembre-se, nada de oferecer leite de outros animais, tipo de vaca, para o cão, beleza? Não faz bem para ele e pode prejudicá-lo mais do que ajudá-lo.
3. Estimulação para urinar e defecar
Os cães filhotes recém-nascidos não conseguem realizar suas necessidades sozinhos, eles precisam de ajuda.
As mamães deles costumam ajudar os filhotes nesse processo de urinar ou defecar.
Elas lambem a região anal e genital do filhote para estimulá-lo a realizar suas necessidades. Sem a presença da cadela, você deverá, com auxílio de um algodão úmido e morno, ou um pano úmido, massagear a região anal e genital do pet para estimulá-lo a defecar e a urinar corretamente.
Essa tarefa deve ser cumprida algumas vezes ao dia, dependendo do pet. Converse com o veterinário quanto à quantidade adequada e os intervalos apropriados.
Veja mais: Sinais de cachorro idoso: Dicas para quem não sabe a idade do pet
4. Higiene e cuidado com o ambiente
É muito importante que, quando você for cuidar de um filhote de cachorro recém-nascido órfão, lembre-se de ter muito cuidado com a higiene do ambiente.
Como te falamos antes, os cães filhotes recém-nascidos são muito frágeis e delicados.
Por isso, é muito importante ter cuidado com o ambiente onde ele fica. Mantenha o ambiente sempre limpo para evitar que o cachorrinho contraia alguma doença.
Lembre de trocar as mantas e lavá-las regularmente, sempre usando produtos que sejam próprios para a limpeza de materiais dos pets.
Os próprios cachorrinhos podem ficar mais sujinhos de vez em quando, e é seu dever garantir a higiene deles.
5. Monitoramento de saúde
É muito importante que você sempre tenha um controle de como anda a saúde do animal.
Por isso, é fundamental que você esteja sempre em comunicação com um médico veterinário para saber mais sobre como cuidar do seu filhote recém-nascido.
O veterinário poderá avaliar a evolução do pet, vai receitar remédios se for necessário, vai te orientar sobre cuidados e também poderá te indicar uma boa alimentação para o cão.
Portanto, esteja sempre em contato com o veterinário para um bom monitoramento da saúde do filhote.
Cuidar de um filhote de cachorro recém-nascido órfão não é nenhum pouco fácil, porém, com os cuidados e orientações certas, é possível garantir o bem-estar e saúde desse pet.
No fim das contas, isso poderá trazer muita satisfação para você. Afinal, quem não gosta de cuidar de um amiguinho fofo como um filhote? Pois é! Com amor e paciência, tudo pode dar certo. Boa sorte!
Veja mais: Sem exageros! Como treinar seu cachorro usando petiscos
O post Como cuidar de um filhote de cachorro recém-nascido órfão? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.