Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Gato correndo do nada: o que pode ser?

Você já se deparou com seu gato correndo do nada em casa e não conseguiu perceber nada que possa ter levado ele a fazer isso? 

Os gatos são animais extremamente interessantes, e o comportamento deles é algo que chama atenção de muitos de nós. 

Eles são pets que normalmente gostam de ficar relaxando e dormindo, mas, em determinados momentos do dia, eles podem correr do nada e fazer uma bagunçå danada.

Quer entender o que isso pode significar? Neste texto do Portal do Dog vamos te ajudar a compreender isso. Acompanhe. 

Gato correndo do nada
Gato dando saltos enquanto corre. Foto: Canva.

Gato correndo do nada: o que pode ser?

Uma cena bem comum para os tutores que possuem bichanos em casa é vê-los dormindo e aproveitando o dia descansando. Os gatos não são os animais mais agitados do mundo animal, pelo menos não durante o dia. 

Esses pets costumam passar quase que o dia inteiro dormindo e preferem realizar algumas atividades durante o período da noite. 

O comportamento dos gatos é bem distinto do comportamento dos cães, já que os cachorros são bem mais ativos durante o dia. 

Portanto, por serem animais considerados noturnos, é de se esperar que o comportamento dos gatos seja mais tranquilo ao longo do dia. 

Porém, algumas vezes nos assustamos com um comportamento bem específico dos nossos gatinhos. Quem tem um, dois, três ou mais gatinhos em casa, já deve ter reparado que de vez em quando eles saem correndo do nada. Você já notou isso?

O gato correndo do nada pode ser um comportamento bem comum para alguns bichanos. Porém, é também comum que os tutores se assustem e se perguntem o que está acontecendo com o pet. 

A princípio, você deve pensar que os gatos possuem personalidades diferentes e podem apresentar comportamentos diferentes, ou seja, pode ser bem comum que um gato mais agitado saia correndo pela casa sem motivos aparentes. 

Veja mais: 5 dicas para conquistar a confiança de um gato

Porém, nem sempre tudo é tão simples, às vezes, algo de errado pode estar acontecendo com o bichano sem que você perceba. 

Assim sendo, um gato correndo do nada pode significar muitas coisas diferentes,, entre elas destacamos: 

Gato correndo do nada
Gato correndo no meio do mato. Foto: Canva.

1. Estresse

Um dos motivos que pode justificar o gato correndo do nada é o estresse que vem se acumulando no gatinho.

Gatos são animais que gostam de calmaria, tranquilidade e amam ficar relaxando. 

Porém, esses pets também precisam de momentos de descontração para evitar que fiquem estressados. 

Um gato pode se estressar por inúmeros motivos diferentes, seja pela presença de algo ou alguém estranho, mudanças significativas em sua rotina, presença de novos animais em casa e muito mais. 

Além disso, os gatos podem reagir de diversas formas diferentes quando estão sob muito estresse. Uma das formas que eles reagem é correndo pela casa. 

Assim sendo, o ato de correr pode colaborar muito para que o gato acabe se sentindo mais aliviado com relação ao estresse, especialmente se ele corre e encontra um esconderijo. 

2. Energia acumulada 

Outro motivo bem comum para o gato sair correndo pela casa, e que normalmente é o que mais acontece em gatos saudáveis, é a energia acumulada. 

Como te falamos, os gatos têm o costume de dormir demais durante o dia. Eles tiram inúmeros cochilos, em locais diversos. Dormir por tanto tempo durante o dia faz com que os gatos acumulem mais energia. 

É bem comum que os gatinhos gastem essa energia durante à noite, seja caçando, brincando ou aprontando por aí. 

Leia mais: Como trocar a areia do gato sem estresse?

Porém, nem sempre é possível gastar tanta energia assim, às vezes, os gatos têm tanta energia acumulada que não sabem como gastar. 

Portanto, é normal que eles tenham picos de energia, o que ocasiona o gato correndo do nada. 

Eles fazem isso porque a energia que eles possuem está tão acumulada que precisam de uma forma para gastá-la, e fazem isso correndo. 

Gato correndo do nada
Gato correndo bem rápido ao ar livre. Foto: Canva.

3. Instinto de caça

Você sabia que os gatos são excelentes caçadores? Eles são, e correr do nada pela casa pode querer dizer que eles estão caçando. 

Apesar de muitos gatinhos domésticos não precisarem mais caçar para sobreviver, eles ainda possuem o instinto de caça. 

O instinto de caça está presente em diversos felinos diferentes, inclusive nos gatos, são instintos que sobreviveram até mesmo depois da domesticação. 

Hoje em dia, os gatos domésticos só caçam mesmo por diversão, para matar o tédio, para se manterem no controle, justamente porque não necessitam da caça para sobreviver. 

Portanto, se você observar um gato correndo do nada, pode ser seu instinto de caça que veio à tona e ele decidiu caçar algo que viu por aí.

Ele pode sair correndo tentando caçar alguma presa, um animalzinho que teve o azar de passar pela sua casa, ou também ele pode estar tentando “caçar” algum brinquedo. 

Esse comportamento é bem comum, já que os gatos possuem um instinto de caça bem forte. 

Veja também: Clonagem de animais é a nova realidade?

4. Desconforto 

Os gatos, quando estão desconfortáveis, acabam tentando ao máximo fazer algo para se livrar do desconforto. 

Dores, machucados, doenças no geral, doenças de pele que causam coceira e muito mais, podem causar desconfortos nos pets. 

Assim, com todo esse desconforto, o seu gatinho pode querer aliviar o seu corpo dessa carga de alguma maneira. 

Então, eles podem acabar correndo pela cada, do nada, para se sentirem mais aliviados e menos desconfortáveis. 

Verifique se há algo incomodando o bem-estar do seu pet e tente ajudá-lo a aliviar o problema, para que ele fique mais tranquilo e calminho. Caso não consiga ajudá-lo, lembre-se de conversar com o veterinário, ok?

Leia mais: Será que você é um tutor responsável? Confira alguns pontos

Gato correndo do nada
Gatos correndo ao ar livre. Foto: Canva.

5. Medo

Por fim, e não menos importante, um dos motivos para gato correndo do nada pode ser o medo. 

Gatos são animais mais sensíveis, então, eles podem se incomodar e também se assustar com os mínimos barulhos possíveis. 

Além disso, os gatos podem ter medo de diversas coisas diferentes, como de outros animais e muito mais. 

Portanto, eles podem correr justamente por conta do medo que eles podem estar sentindo de algo ou de alguém. 

Sendo assim, verifique se há algo de diferente no ambiente, como um animal intruso, uma pessoa estranha ou até mesmo sons diversos, como de fogos de artifício, que possam estar gerando esse medo no pet.

Quando buscar ajuda?

Gato correndo do nada pode assustar os tutores, porém, quase sempre pode ser algo simples. 

Entretanto, se esse comportamento tem começado a surgir do nada, de maneira frequente e sem estar relacionado aos fatores positivos, como acúmulo de energia e instinto de caça, é importante ficar atento.

Além disso, se essa corrida excessiva atrapalha a alimentação, o sono e o descanso, converse com o veterinário para entender se é algo comum ou não.

Outro ponto é com relação a outros sintomas. Se o pet apresenta sinais de dor, desconforto, febre, ou qualquer outra mudança, o profissional pode ser procurado, combinado?

Veja mais: Pets e choques elétricos: saiba como evitar acidentes em casa

O post Gato correndo do nada: o que pode ser? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
24 de Outubro de 2024

Autor

Autor: 
Camila Bonatti
Classifique: 
Ainda sem votos