Você sabe o que reduz a imunidade dos cães? Sabia que esses bichinhos podem ficar mais suscetíveis a doenças quando estão com a imunidade baixa?
Os cães, quando bem cuidados, podem viver por anos sem adoecer muitas vezes. É claro que existem cachorros que possuem tendência a adoecer com mais facilidade, mas essa não é a regra.
De toda forma, o que pode reduzir a imunidade deles? Quais cuidados devemos ter para mantê-lo sempre saudável? Confira no nosso artigo de hoje aqui do Portal do Dog!
O que reduz a imunidade dos cães?
Os cães são animais fortes, eles praticam exercícios com mais frequência, o que ajuda a melhorar a saúde e o bem-estar deles.
Porém, nem todo cão tem a possibilidade de viver uma vida regada de exercícios, boa alimentação e diversos outros cuidados.
Cachorros em situação de rua, por exemplo, podem ter uma imunidade bem baixa, pois não têm os mesmos cuidados que outros cachorros recebem.
De todo modo, é bom saber também que existe muita coisa que reduz a imunidade dos cães, seja ele de rua ou que tenha um lar.
A imunidade do cachorro pode sofrer alterações se ele não receber os cuidados básicos no dia a dia.
Pode até parecer bobagem para pessoas que não cuidam de cães, mas coisas simples como banhos periódicos já ajudam e muito a manter o cachorro saudável.
Diversos fatores podem causar alterações no sistema imunológico do cachorro, deixando ele mais fraco e suscetível a doenças. Dentre esses fatores, destacamos:
1. Má alimentação
Se tem uma coisa que reduz a imunidade dos cães é uma má alimentação no dia a dia.
É bem comum que cachorros em situação de rua tenham uma má alimentação, pois comem o que acham e normalmente acham comida no lixo.
Esses cães comumente passam dias sem comer e quando comem é sempre restos de comida.
Portanto, esses cachorros podem ter uma imunidade baixa, já que não recebem os nutrientes, vitaminas e proteínas necessárias para viver com saúde.
Já os cachorros criados em casa possuem uma alimentação melhor, porém, sabemos que nem todos eles.
Alguns cachorros são alimentados com rações que não acrescentam em nada na alimentação deles. Outros comem restos de comidas dos tutores, o que pode até ser prejudicial para os cães.
Essa má alimentação pode deixar o cão mais suscetível a adquirir doenças, pois o sistema de defesa do corpo do animal pode ficar sem nutrientes.
Veja mais: Erros ao escovar os dentes do cachorro: Veja quais são
2. Estresse
O estresse também pode colaborar com a diminuição da imunidade dos nossos amiguinhos.
A saúde física é muito importante para os cães, porém, a saúde mental também é tão importante quanto.
Quando vivem em um ambiente estressante, onde são maltratados e não têm sossego, a qualidade de vida dos cachorros pode ser reduzida.
Esse estresse excessivo colabora com a diminuição da imunidade do seu cachorro, deixando-o mais suscetível a outras doenças, como a ansiedade e a depressão canina.
3. Falta de vacinas e vermifugação
Outra coisa que reduz a imunidade dos cães é a falta de vacinas e vermifugação.
As vacinas são essenciais para manter qualquer pessoa saudável e livre de doenças. E, sim, elas também são importantes para os animais, inclusive para os cachorros, pois mantêm as doenças longe.
Já a vermifugação ajuda a manter possíveis parasitas longe dos cães, o que é benéfico para a saúde deles.
Portanto, com a falta de vacinas e vermifugação, a imunidade do cachorro pode cair e muito, especialmente se ele for contaminado por algo evitável e não receber o tratamento adequado.
Muitas doenças podem ser evitadas se o seu cachorro receber as doses fundamentais de vacinas e vermífugos.
4. Excesso de medicamentos
O excesso de medicamentos, ainda mais aqueles que não foram receitados por um profissional, pode causar a queda da imunidade de um cão.
Os cachorros só necessitam de medicamentos quando estão doentes, portanto, oferecer remédios sem necessidade pode ser prejudicial à saúde deles.
Os remédios sempre devem ser receitados pelo médico veterinário, pois eles sabem as quantidades necessárias de medicamento que não vão prejudicar o pet.
Portanto, o uso excessivo de qualquer remédio pode prejudicar a saúde do animal e reduzir a imunidade dele – assim como pode acontecer conosco, seres humanos.
Veja mais: Cannabis para animais é aprovada pela ANVISA
5. Falta de exercícios
Os exercícios são fundamentais na vida de qualquer pessoa ou de qualquer animal.
Eles ajudam o bichinho a se manter saudável, oferecem uma melhor qualidade de vida e mantém a imunidade lá em cima.
Porém, a falta de exercícios físicos reduz a imunidade dos cães, deixando eles mais suscetíveis a doenças.
Portanto, é importante que os exercícios façam parte da vida do seu cão, pois eles são muito benéficos.
A falta deles pode ser péssimo para a saúde dos cachorros, causando problemas como sedentarismo, diabetes e problemas com a circulação.
6. Idade avançada
Por fim, a coisa mais comum e que reduz a imunidade dos cães é a idade avançada dos cães.
Com o passar do tempo, os cachorros vão envelhecendo, isso é normal e inevitável.
Então, com a velhice chegando, é bem comum que o seu cachorro passe a se alimentar menos, praticar menos exercícios e passar mais tempo em casa.
Com isso, a imunidade do cachorro passa por alterações, eles ficam mais fracos e podem adquirir doenças com mais facilidade.
Portanto, a idade avançada é um fator que colabora com a redução da imunidade do cão.
Cuide da imunidade do seu pet!
É importante cuidar da saúde dos cães para garantir que eles tenham uma boa imunidade e também uma melhor qualidade de vida.
E não se esqueça que o acompanhamento com médico-veterinário pode ajudar na missão de manter a imunidade do seu pet sempre em dia.
Leia mais: Saiba quais cuidados tomar ao passear com seu cachorro na chuva
O post O que reduz a imunidade dos cães? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.