Você já se perguntou por que o cachorro estranha algumas pessoas? Desde pessoas desconhecidas, até mesmo as conhecidas? Essa dúvida é bastante comum.
Porém, como os cães são animais muito amigáveis, alguns tutores se surpreendem quando seu cachorro estranha alguém.
Mas você sabia que isso é mais comum do que você imaginava? É comum cães estranharem algumas pessoas e isso tem uma explicação. Acompanhe este guia do Portal do Dog para saber mais!
Por que o cachorro estranha algumas pessoas?
Você já convidou um amigo para sua casa, mas a visita teve que se encerrar mais cedo porque o seu cachorro estranhou ele? Esse tipo de comportamento pode se dar por inúmeras causas diferentes e pode ser bem mais comum do que você imagina.
Os cachorros são animais muito conhecidos por sua inteligência, seu amor por brincadeiras e passeios, e também por ser um animal sociável. Porém, nem todo cão, por mais carinhoso que ele seja, vai se dar bem com qualquer pessoa.
Cães tímidos ou inseguros são os que mais estranham as pessoas, justamente por conta desse traço de personalidade.
Quando se tem um cão em casa que é bem tímido, é normal esperar que ele seja mais recluso e estranhe as pessoas. Muitas vezes, o cão é assim por conta de uma criação mais restritiva, na qual a socialização não é realizada.
Sabia que a socialização é algo fundamental na vida dos cães? Eles são animais que podem se dar muito bem com todos se forem inseridos em contextos diversos de socialização.
Veja mais: Gato correndo do nada: o que pode ser?
Porém, um cão que nunca teve a oportunidade de socializar com outros animais, ou com outras pessoas, seja em sua casa ou por meio de passeios, muitas vezes estranha muito todos.
Esses cachorros vão se tornando cada vez mais tímidos e inseguros na presença de pessoas diversas.
Assim, essa insegurança ou timidez pode acabar ocasionando um comportamento inesperado no cão, ele pode estranhar algumas pessoas.
O cachorro estranha algumas pessoas justamente pelo fato de não ter tanto contato com elas, esse é um dos principais motivos.
Porém, é claro que inúmeros outros motivos podem estar por trás desse comportamento do cachorro. Veja-os abaixo:
1. Personalidade
Um dos motivos pelos quais o cachorro estranha algumas pessoas pode ser respondido de maneira bem simples, e tem relação com a personalidade do pet.
A personalidade do cachorro pode ser um fator determinante para que ele estranhe ou não alguém.
Algumas vezes, os cachorros são bem desconfiados, mais ariscos e até um pouco bravos demais.
Cães assim, normalmente desconfiam de algumas pessoas, ainda mais de pessoas estranhas que chegam até seu território.
Essa personalidade mais desconfiada pode ser algo trabalhado por profissionais, porém, mesmo com treinamentos, alguns cães não conseguem deixar de estranhar algumas pessoas.
2. Falta de socialização
Cachorros que não têm uma rotina de socialização costumam estranhar muito mais algumas pessoas.
A socialização é algo fundamental para o cão, pois é por meio dela que ele passa a conhecer o mundo e o que existe nele.
Essa socialização pode ser feita de diversas maneiras, mas a mais comum é por meio de passeios nos quais existem um fluxo maior de pessoas e outros animais, como é o caso dos parques.
A falta de uma socialização correta, na qual o cachorro possa se deparar com os mais diversos tipos de pessoas, pode prejudicá-lo futuramente.
Leia também: Será que você é um tutor responsável? Confira alguns pontos
Então, quando o cão não passou pelo processo de socialização, é comum que ele estranhe algumas pessoas, afinal, ele não teve contato suficiente com pessoas para se sentir confortável na presença delas.
Portanto, é mais do que importante que você realize a socialização do cão desde filhote, justamente para que ele se acostume com pessoas e não as estranhe.
3. Linguagem ou postura corporal
Os cachorros são animais muito sensíveis e, inclusive, eles podem ser bem sensíveis à linguagem corporal de alguém.
Esses pets utilizam a própria postura ou linguagem corporal para conversar e interagir conosco.
Sendo assim, é bem comum que os cães observem a nossa linguagem corporal e a nossa postura como forma de comunicação também.
Quando eles observam alguém com uma postura estranha, movimentos estranhos e um jeito de se portar também estranho, é normal que eles fiquem desconfiados.
Assim, o cachorro pode interpretar a linguagem corporal de alguém como algo com o qual ele deve se atentar.
Por isso, é normal quando o cachorro estranha algumas pessoas que possuem essa postura diferente perto deles, pois eles entendem como uma ameaça, mesmo quando não é real.
4. Experiências passadas
Os cachorros podem ter passado por inúmeras experiências em suas vidas antes de chegar até o atual lar.
Experiências boas e ruins podem ter feito parte da história do seu cão antes de ele chegar até você.
Assim, ele pode ser um animal bem mais desconfiado, tímido e antissocial, justamente porque teve uma vida difícil.
As experiências passadas do cachorro podem fazer com que ele esteja sempre desconfiado de algumas pessoas, seja porque acha essas pessoas parecidas com alguém que fez mal a ele, ou por muitos outros motivos.
Cães com traumas são mais difíceis de se lidar, porém, com o acompanhamento adequado, é possível ajudar o cão a superar experiências passadas e deixar de ser um pouco desconfiado.
Veja mais: 5 curiosidades sobre a memória dos cachorros
5. Estado emocional
Cachorros podem ter depressão, ansiedade, podem desenvolver nervosismo em determinadas situações e muito mais.
O estado emocional do seu cachorro pode dizer muito sobre o comportamento dele.
Um cachorro que não está bem emocionalmente poderá se tornar mais agressivo, mais tímido e também pode acabar estranhando algumas pessoas.
A ansiedade canina pode fazer com que o cachorro se isole mais e estranhe bem mais as pessoas, muito por conta da insegurança causada pelas sensações que ele vêm sentindo.
Por isso, sempre fique de olho para entender se algo está afetando o seu amigo de quatro patas, e se há necessidade de procurar um veterinário.
Se o cachorro tiver muito medo, converse com um especialista
É preciso cuidar do cachorro que estranha algumas pessoas, pois ele pode não estar bem emocionalmente. Consulte um médico veterinário para ajudar seu cão caso ele precise de apoio para se sentir mais tranquilo e confiante.
Afinal, a ansiedade e o medo excessivo podem afetar o bem-estar do pet, e a busca por ajuda profissional tende a ser o melhor caminho.
Confira também: Pet parenting: experts explicam por que tutores criam pets como filhos
O post Por que o cachorro estranha algumas pessoas? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.