Por que será que o gato se esfrega? Seja na gente ou em móveis da casa, os gatos têm o costume de se esfregar.
Esse comportamento é bem comum entre os bichanos, e muito disso está associado ao fato de que eles são animais bem territorialistas.
Porém, o gato pode se esfregar em você por muitos motivos, que nós vamos ver no conteúdo de hoje, aqui do Portal do Dog. Acompanhe para saber mais!
Por que o gato se esfrega?
Quem tem um bichano em casa já deve ter reparado nesse comportamento um tanto quanto curioso. O gato se esfregar é algo que todo tutor já deve ter visto, já que os gatos fazem isso muitas vezes ao dia.
Eles se esfregam em móveis e até mesmo em seus tutores, esfregando principalmente a cabeça. Esse é um comportamento bem comum dos bichanos, faz parte da natureza deles e pode significar muitas coisas.
Entretanto, gostaríamos de ressaltar a importância de se atentar aos excessos, pois apesar de ser um comportamento comum, não é normal se o gato fizer isso em excesso e o tempo todo.
Se o excesso for observado é interessante procurar um médico veterinário para mais orientações, pois pode indicar alguma ansiedade ou outra questão, ok?
Dito isso, vamos agora entender alguns dos motivos pelos quais o gato se esfrega e gosta tanto de fazer isso. Acompanhe:
1. Marcação de território
Como comentamos anteriormente, os gatos são animais muito territorialistas e gostam de estar sempre marcando seu território. Eles marcam território de muitas formas diferentes, inclusive se esfregando por aí.
O gato se esfrega nos locais e nas pessoas para marcar território porque quando se esfregam, as glândulas de sua pele liberam feromônios nos locais, deixando-os com seu cheiro.
Essas glândulas estão presentes em diversas partes do corpo do gato, principalmente na cabeça deles, e é por isso que essa é a parte que eles mais esfregam nos locais.
Ao liberarem esses feromônios, o cheiro dos gatos fica presente nesses ambientes, então, outros animais vão sentir e saber que aquele ambiente já tem dono.
Portanto, os gatos se esfregam por esse motivo, para marcar o território dele, garantir a sua segurança e afugentar possíveis perigos.
E, sim, eles gostam muito de deixar esse cheirinho nos seus tutores, marcando-os também.
Veja mais: Cachorro fedendo: o que fazer? Saiba mais aqui
2. Comunicação social
Por mais que não pareça, os gatos são animais muito comunicativos e se “conversam” conosco ou com outros animais de muitas formas. Uma das formas mais comuns de comunicação para eles é se esfregar.
Os gatinhos podem se esfregar em outros para se comunicar com sua mesma espécie. Ou também, pode se esfregar na gente para se comunicar conosco.
Esse jeitinho de se comunicar dos gatos os tornam muito especiais, pois assim ele cria laços diferentes conosco, para além do básico.
Quando se esfregam em nós, eles estão mostrando que confiam em nós e que nós fazemos parte da vida dele.
É uma demonstração de afeto. E, convenhamos, é algo muito fofo, não é mesmo? É super agradável receber esse tipo de carinho durante a interação com o pet.
3. Demonstrar afeto
Gatos são animais muito afetivos, e por mais que muitos digam o contrário, eles gostam de demonstrar o amor que sentem por nós. E uma das maneiras que os bichanos têm de demonstrar afeto é se esfregando em nós.
Os gatos são animais mais quietos, não são espalhafatosos e só desejam carinho quando buscam por ele.
Portanto, quando seu gatinho estiver se esfregando em você, muito provavelmente ele está desejando receber carinho.
O gato se esfrega justamente para fazer carinho em nós e logo receber mais carinho em troca.
Eles são animais sutis, gostam de demonstrar seus sentimentos sutilmente também, por isso, é sempre bom retribuir o carinho que eles estão nos oferecendo quando se esfregam em nós.
Mas lembre-se, nada de forçar interação quando o pet quer ficar mais quietinho e no cantinho dele, combinado? Sempre respeite o espaço do seu amigo de quatro patas.
Veja também: 5 coisas para manter seu cachorro saudável e prevenir doenças
4. Busca de atenção
Como você já deve saber, os gatos são animais muito sutis, eles não são como os cachorros que buscam os tutores a qualquer momento.
Eles são bem mais delicados quando a questão é buscar atenção, eles vão fazer isso de modo mais tranquilo.
Portanto, os gatos podem se esfregar em você quando estão tentando chamar a sua atenção, seja por qualquer motivo, como por exemplo, para brincar, para receber carinho ou para que você dê comida a ele.
Eles são animais muito independentes, mas mesmo assim eles precisam receber atenção, por isso, eles vão em busca de atenção quando desejam recebê-la.
Aproveite este momento para entender melhor o seu amigo de quatro patas e para oferecer carinho e atenção para ele, já que ele merece esse tipo de cuidado.
5. Exploração sensorial
Os gatos são animais muito inteligentes e utilizam muito o seu olfato para explorar o mundo. Não é à toa que eles são bons caçadores, pois o olfato deles é incrível.
Sendo assim, o gato se esfrega por muitos motivos, e um deles é pela exploração sensorial, eles se esfregam para conhecer o ambiente.
Além de deixar o seu cheiro nos locais, eles se esfregam para sentir texturas, sentir novos cheiros e para explorar os espaços.
Os gatos são animais que precisam explorar os ambientes para saber se estão seguros ou não lá, por isso, sentir esses cheiros é importante para eles.
Mas, além disso, eles vão espalhar o próprio cheiro quando estiverem explorando o ambiente para que este fique nos móveis, assim, ele poderá se sentir mais seguro e sentir que aquele ambiente pertence a ele.
Veja mais: 7 curiosidades sobre a linguagem corporal dos gatos
Quando esse comportamento não é bom?
Como vimos, o gato se esfrega por inúmeros motivos e diversas vezes ao dia. Porém, se ele se esfrega sem parar, a ponto de se machucar por conta do atrito, é importante conversar com um veterinário.
Além disso, se esse comportamento estiver associado a algum sintoma diferente, é importante conversar com um especialista somente por via das dúvidas.
Assim, você poderá compreender melhor o seu amigo de quatro patas e, quem sabe, detectar algo que pode ser melhorado na rotina dele.
Leia mais: Xixi de pet no sofá? Aprenda como eliminar o odor desagradável
O post Por que o gato se esfrega? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.