Quer aprender a como fazer roupa cirúrgica para cachorro? Está precisando de uma ajudinha para isso? Hoje, vamos te ajudar com essa missão.
Afinal, sabemos que a roupa cirúrgica é um item muito importante para os cães, ainda mais quando eles vão passar por algum processo cirúrgico que exige um cuidado atencioso com os pontos.
Essa roupinha ajuda a proteger o local da cirurgia, evitando que o cão machuque o local e acabe se ferindo de alguma forma.
Porém, nem sempre o valor dessa roupa é acessível para muitos tutores, por isso, é interessante saber como produzir uma. Acompanhe e inspire-se com as nossas dicas!
Veja também: Como curar cachorro que come fezes?

Para que serve a roupa cirúrgica?
Você veio até aqui para aprender a como fazer roupa cirúrgica para cachorro, certo? Mas para que serve essa roupa?
Principalmente quando vão castrar seus cães, os tutores são orientados a comprar uma roupinha cirúrgica.
Muitos não sabem muito bem para quê essa roupinha vai servir, nem por quanto tempo deve utilizá-la. Além disso, muitos nem sabem ao menos se o cachorro vai se adaptar.
Pois bem, vamos entender melhor sobre esse assunto!
A roupa cirúrgica é um item muito utilizado após cirurgias, não só da castração, mas também de muitas outras.
Esse acessório vai ajudar a proteger o local onde a cirurgia foi realizada. Além disso, colabora com a recuperação do seu cachorro.
Se o local da incisão ficar exposto, é bem possível que o cachorro acabe se machucando, pois pode coçar e lamber.
E ainda, é possível que sujeiras cheguem mais facilmente ao local da cirurgia se ele estiver desprotegido, podendo causar infecções no seu cão.
Portanto, proteger esse espaço é muito importante, principalmente para evitar inflamações e infecções na área.
Então, a roupa cirúrgica serve justamente para isso: para proteger a região operada e acelerar o processo de recuperação do cachorro.
O tempo que o cachorro deve ficar com essa roupa vai ser recomendado pelo cirurgião responsável pela cirurgia, siga as recomendações dele à risca, combinado?
Saiba mais: Quanto custa cirurgia de catarata em cachorro?

Como fazer roupa cirúrgica para cachorro?
Agora chegou a hora de aprender a como fazer roupa cirúrgica para cachorro. Está preparado?
A roupa cirúrgica é um acessório importante e pode facilitar a recuperação do seu cachorro após uma cirurgia.
Entretanto, pode ser um desafio fazer com que os cachorros se acostumem com esse acessório, afinal, ele pode incomodar, principalmente nos primeiros dias.
Mas é claro, com o tempo, é provável que o cachorro vá se acostumar e você não terá grandes problemas. Ainda assim, é possível que as roupas cirúrgicas convencionais, aquelas vendidas nos pets shops, não agradem o seu cachorro.
Além disso, alguns tutores podem não ter condições de comprar uma roupa cirúrgica, que pode ter um valor elevado, ainda mais dependendo do tamanho do cachorro.
Por isso, muitos tutores de cachorro preferem confeccionar a roupinha em casa, com materiais que já possui.
Veja também Dicas para escolher a creche para cachorro
Veja abaixo nosso tutorial de como fazer roupa cirúrgica para cachorro:
Materiais
Para fazer roupa cirúrgica para cachorro, é importante escolher bem os materiais que você vai utilizar para a confecção.
Os materiais escolhidos devem ser adequados para o uso do cachorro. Qualquer material inadequado pode causar alergias e sensibilidade nos cães.
Portanto, veja abaixo o que utilizar!
- Tecido macio (Pode utilizar uma blusa sua para proporcionar mais conforto no cachorro);
- Tesoura;
- Linha e agulha (ou se preferir pode utilizar a máquina de costura);
- Fita métrica para realizar as medições;
- Caneta para marcar os cortes no tecido;
- Botões.
Depois de reunir os materiais adequados para a confecção da roupinha, você pode colocar a mão na massa.
Veja mais: Como cortar unha preta de cachorro?

Passo a passo
- Meça o cachorro para saber o tamanho que você deve fazer a roupa: Utilize uma fita métrica para medir o comprimento do dorso (do pescoço até a base da cauda), a circunferência do tórax (aquela parte mais larga do peito do seu cachorrinho) e a circunferência do pescoço. Use essas medidas para garantir um ajuste confortável, que não aparte e nem interfira nos movimentos do cachorro.
- Escolha o modelo de roupinha: Existem diferentes modelos de roupa cirúrgica, como os que cobrem todo o tronco ou aqueles com aberturas para maior ventilação. Tudo depende da cirurgia, claro. Além disso, se o cachorro for macho, é necessário adaptar a parte inferior da roupa para que ele possa urinar sem dificuldades. E ainda, escolha um modelo confortável e fácil de vestir.
- Passe o molde do papel para o tecido: Após escolher o modelo, faça um molde no papel com base nas medidas do cachorro (tiradas no passo 1). Depois, transfira esse molde para o tecido escolhido, marcando com a caneta para facilitar o corte.
- Realize o corte no tecido seguindo as orientações do molde: Use uma tesoura apropriada para tecido, pois ela é mais precisa e cria menos “fiapos” na hora de cortar. Além disso, não se esqueça de deixar uma margem de costura para evitar que a peça fique apertada após a costura.
- Agora é só costurar: Com as partes cortadas, una as peças costurando à mão ou com máquina de costura. Dê atenção especial às costuras internas para que fiquem bem firmes, mas não causem desconforto ao cachorro.
- Pregue os botões no local onde a roupinha vai fechar: Posicione os botões ou velcros nos locais indicados para fechamento da roupinha. Se optar por botões, garanta que eles estejam completamente presos e que o seu cachorro não vai conseguir arrancar de forma alguma. Caso prefira velcro, certifique-se de que a fixação seja firme, mas não cause irritação na pele do pet.
Procure por moldes fáceis de executar e que tenha uma explicação sobre cada processo. É possível achá-los na internet.
Se não encontrar, tente desenhar você mesmo no papel, antes de começar a recortar as peças de tecido.
Se for utilizar a máquina, observe os pontos corretos para realizar a costura. Não esqueça também de deixar espaço para encaixar o rabo do cachorro, beleza?

Se quiser, você pode comprar a roupinha
Construir uma peça assim pode ser bem fácil, ainda mais para quem já tem habilidades com costura.
Mas saiba que mesmo podendo produzir em casa, você ainda pode optar pela compra deste item, essa escolha fica a seu critério. Inclusive, pode até solicitar para alguma costureira, assim, ela consegue fazer sob medida para o seu cachorrinho.
Outro ponto: antes de produzir a peça definitiva, você poderá realizar alguns testes, principalmente de costura, para que o oficial saia perfeito.
Além disso, uma alternativa aos botões é o velcro que pode ser costurado na peça e é ainda mais fácil de fechar. No entanto, como mencionamos, ele pode irritar a pele do cãozinho, e você deve estar atento a isso, ok?
Veja mais: Como fazer cone para cachorro
O que fazer se meu cachorro não se adaptar com a roupa cirúrgica?
Mesmo produzindo uma roupa cirúrgica para cachorro em casa, ainda existem chances de ele não se adaptar com ela.
Nesses casos, é interessante buscar alternativas para evitar que o cachorro não machuque o local da cirurgia.
Você poderá optar pelo uso do colar elizabetano para evitar que o cachorro consiga ter contato com a região.
Além disso, você poderá utilizar uma roupinha que só proteja o local da cirurgia e não cubra o corpo todo do cachorro.
Converse com o veterinário sobre outras alternativas se o seu cachorro não estiver se adaptando com a roupa cirúrgica.
E ainda, mantenha-o em um local seguro e limpo, livre do contato com areia e sujeira que pode acabar prejudicando a recuperação da área onde o corte foi feito, ok?
Assim, seu amigo peludo terá uma recuperação mais segura e tranquila. Boa sorte nesse processo tão importante!
Veja também: Evite ao máximo: 7 atitudes que os cães odeiam nos tutores
O post Como fazer roupa cirúrgica para cachorro? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.
Autor
Ler mais
