Você sabe como massagear cachorro com gases? Quer ajuda nessa missão? Venha com a gente que podemos te ajudar!
Se tem uma coisa que é bem comum, tanto com os humanos como com os cães, são os gases presos.
Esse probleminha, além de ser bem normal de acontecer, pode ser simples de resolver, principalmente com o auxílio de massagens. Dessa maneira, você pode oferecer mais conforto ao seu amiguinho.
Afinal, o excesso de gases pode ser bastante doloroso, não é mesmo?
Assim sendo, confira como massagear cachorro com gases. Vamos te passar dicas bem legais. Acompanhe este guia!

O que pode causar gases em cachorros?
Você já teve gases? Se sim, sabe como é algo extremamente comum de acontecer, não é mesmo?
Antes de te contar como massagear cachorro com gases, é importante que você saiba o que é esse problema.
Os gases nada mais são do que o ar que se acumula na região do estômago e do intestino, provocando as flatulências.
Entretanto, algumas vezes, esses gases ficam presos nessa região e não conseguem sair. Isso pode ocasionar desconforto estomacal e dores quando se acumulam em excesso.
Os gases podem ser causados por diversas coisas diferentes, como uma alimentação inadequada, intolerância alimentar, consumo excessivo de alimentos ricos em carboidratos fermentáveis, ingestão de ar e diversos problemas digestivos.
Assim sendo, os gases podem estar associados a problemas simples, como também a doenças graves.
Mas não se preocupe, se os gases não forem algo constante na vida do seu pet, não há motivo para pânico.
Agora, se o seu cão está sempre com gases, todos os dias ele sente isso e nada que você faça esteja mudando a situação, é importante procurar ajuda médica, beleza?
Às vezes, é uma questão de adaptar a alimentação para o seu amigo peludo ter mais conforto no dia a dia, viu?
Veja mais: Como relaxar o cachorro? 7 dicas!

Como massagear cachorro com gases?
Os gases podem ser problemas bem incômodos para os cachorrinhos, causando até dores em nossos pets. Por isso, é interessante saber como massagear cachorro com gases para ajudá-lo a se aliviar.
Quase sempre é possível se livrar dos gases realizando massagens ou leves alongamentos que os ajudam a se espalhar e finalmente serem liberados. Então o famoso “pum” é liberado pelo pet.
Entretanto, em alguns casos, mesmo com o auxílio da massagem, os gases não são liberados, aí o cachorro pode necessitar de cuidados maiores, pode precisar até mesmo de ajuda de medicamentos, caso seja uma condição de saúde que exija isso.
Porém, é sempre interessante tentar realizar a massagem, pois ela pode ajudar muito o seu cachorro, sem a necessidade de investir em remédios.
Lembre-se que em casos de gases todos os dias, é importante consultar um veterinário para um maior avaliações, beleza?
Dito isso, venha com a gente aprender a como massagear cachorro com gases. Confira abaixo:
Leia também: Qual a melhor ração para cachorro? Aprenda a escolher

Escolha um local confortável
Você já deve ter se perguntado como massagear cachorro com gases, não é mesmo? Bom, essa é uma missão e tanto, e você deve seguir as etapas certas para que o seu pet se sinta confortável.
A princípio, você deverá escolher um bom local, confortável e aconchegante, para que o pet possa ficar durante a massagem. Pode ser no sofá, na cama, na caminha dele e até mesmo no seu colo.
Depois de escolher o local ideal, onde o cão vá se sentir confortável, é hora de partir para o próximo passo.
Lembre-se de que o animal pode estar com dor, por isso, escolher um ambiente mais agradável para ele pode ser um bom caminho.
Posicione o cachorro
Mantenha o seu cachorro em uma posição que seja confortável para ele e que também seja favorável para a realização da massagem.
Uma boa posição pode garantir conforto e também um maior alívio dos gases presos.
A posição escolhida, de preferência, deve te dar um acesso mais fácil ao abdômen do seu cachorro, facilitando assim a massagem.
É importante que você garanta que a posição escolhida não vá deixar o seu cachorro desconfortável.
Depois disso, é só dar início a massagem no abdômen do seu cachorrinho, sempre com cuidado.
Veja também: Qual remédio pode dar para cachorro com dor?

Massagem no abdômen
Agora você deverá dar início a massagem no abdômen do seu cachorro, sempre tendo paciência e tomando cuidado para não machucá-lo.
Você poderá utilizar a ponta dos dedos para realizar a massagem no cachorro. Pressione a ponta dos dedos no abdômen e realize movimentos circulares para massagear o seu cachorro.
Sempre priorize os locais onde os gases costumam se instalar, como perto das costelas. Comece por lá e depois vá massageando o restante do local.
Não aplique força demais pois pode incomodar o seu cachorro, pressione levemente e sempre verifique se o cachorro está desconfortável com a situação.
Além disso, vá com calma para não causar muita dor no animal, pois mesmo que você aperte levemente, se ele estiver com muitos gases, isso também poderá causar dor, então, controle bem a pressão usada, ok?
E ainda, não force a barra. Se o cachorro estiver muito desconfortável e tentando escapar da massagem, permita que ele possa “se esquivar” sem que isso seja um problema.
Veja mais: Como saber se o gato é macho ou fêmea?
Movimentos para estimular os gases
Além das massagens, alguns movimentos corporais podem colaborar com o alívio dos gases. Você poderá realizar esses movimentos e ajudar o seu cachorro a liberar os gases que estão presos.
É possível massagear a barriguinha do pet de diversas formas para ajudar a aliviar os gases.
Mas, além disso, é possível também estimular o cão a realizar alongamentos que podem ajudar na liberação dos gases.
Você poderá ajudá-lo a se esticar segurando as patinhas dele, se ele permitir que faça isso.
Esse tipo de alongamento pode ajudar muito na situação em que o cão se encontra. Pode ser algo benéfico para ele.
Dobrar a perninha em direção à barriga também pode ser uma boa opção. Mas lembre-se, faça apenas o que o pet permite que você faça com conforto e sem forçar a barra, ok?
Hidratação e passeio
Por fim, é muito importante que você sempre mantenha o seu cachorrinho hidratado quando ele estiver com gases.
Uma água fresquinha pode ser ótima para ajudar no alívio dos gases presos no abdômen do seu cão, principalmente pós-massagem.
Além disso, você poderá levar seu cão para passeios, já que as caminhadas podem ser um ótimo auxílio para aliviar os gases presos.
Além de aprender como massagear cachorro com gases é interessante também sempre ter uma aguinha disponível para o cachorro e realizar passeios leves com ele.
Procure um veterinário, se necessário
Se os gases persistirem é importante que você busque ajuda de um médico veterinário. Assim, o profissional poderá avaliar o cachorro e investigar se ele tem algum problema de saúde que possa estar causando esse desconforto.
O veterinário também poderá prescrever medicamentos, se necessário, e até mesmo te ajudar com posições para massagens mais efetivas. Pense nisso!
Leia também: Conheça os melhores remédios caseiros para coceira nos cachorros
O post Como massagear cachorro com gases? apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.
Autor
Ler mais
