As famílias carenciadas e sem-abrigo, que vivem com animais de companhia e são apoiadas pela Associação CASA, vão receber ajuda para cuidar das necessidades básicas dos seus "melhores amigos", através de uma parceria de duas organizações.
O apoio resulta de uma parceria entre a Associação CASA - Centro de Apoio ao Sem-Abrigo e a Associação Animais de Rua (AR), que se dedica à esterilização e proteção de animais em risco.
Em comunicado, a parceria AR+CA explica que a iniciativa visa ajudar as pessoas apoiadas pela Associação CASA que vivem com animais de companhia, os quais "são, muitas vezes, os seus únicos amigos e companheiros", mas "não têm capacidade para cuidar das necessidades básicas destes membros da família".
"Para que quem perdeu tudo não perca também os seus melhores amigos" é o objetivo das duas associações que pretendem, desta forma, "garantir alimento, esterilização e cuidados básicos de saúde veterinária aos animais de companhia de todos os utentes da CASA".
A primeira ação vai realizar-se, sábado, em Vitória, no Porto, onde a junta de freguesia trabalha com estas duas associações.
Nesta iniciativa, uma equipa de voluntários da CASA e da AR, acompanhada por representantes da Junta de Freguesia de Vitória, visitará todas as famílias que serão beneficiadas pela Parceria AR+CA.
"Depois de sinalizados, todos os animais que vivem ou são protegidos na rua por estas famílias serão registados e passarão a receber apoio alimentar e médico-veterinário (incluindo a esterilização), sempre que necessário", lê-se num comunicado das associações.
Esta parceria, que começa no Porto, deverá estender-se a todo o país.