Alexandre Rossi, especialista em comportamento animal, foi convidado pelo renomado professor de psicologia, Kazuo Fujita, a dar uma palestra na Universidade de Kyoto, no Japão.
O evento, que será realizado no dia 17 de fevereiro, às 16h30 (horário local), terá como tema “Como ensinar cães a usarem sinais arbitrários para comunicarem necessidades”.
Fujita é grande estudioso da área de cognição comparativa e se interessou pelo artigo “The dog at the keyboard” (em português “O cachorro no teclado”) de Alexandre Rossi.
Mais conhecido como Dr. Pet, Alexandre realizou um trabalho cognitivo com a cadelinha Sofia, já falecida, e com a famosa Estopinha. Ambas aprenderam a se comunicar por meio de um teclado especial e, assim, expressar suas vontades, como comer, passear, beber água etc.
Para aqueles que estiverem no Japão e quiserem assistir a palestra, basta se inscrever enviando um e-mail para caocidadao@caocidadao.com.br, informando o nome completo e colocando no assunto “Inscrição – Palestra Kyoto”. A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas até o dia 16.
Essa é a terceira vez que o especialista palestra em outro país. Nos Estados Unidos, ele realizou palestras na Universidade de Boston e no Congresso da APDT (Associação dos Adestradores Profissionais, em tradução literal); e na Inglaterra, na Universidade de Lincoln.