Cachorros são animais que costumam produzir muitos gases e que soltam também uma grande quantidade de flatulências, algumas que chegam a assustar seus tutores pelo forte odor, mesmo quando os cães são bem pequenos.
Os puns caninos são motivos de muita curiosidade entre humanos, que não entendem como esses animais conseguem produzir tantos gases, visto que eles têm uma alimentação bem mais restrita do que a nossa, ou deveriam ter.
A questão da produção de gases e flatulências está relacionada à saúde, alimentação e a bactérias que existem no intestino dos cães que são diferentes dos humanos.
Os cachorros que soltam mais puns podem ter algum tipo de intolerância a um ou mais componentes que está presente em suas dietas.
Os cães não têm a capacidade de digerir ou absorver certos ingredientes, fato que é conhecido também como “intolerância alimentar”. Sendo assim, quando o animal como esse ingrediente que ele não consegue absorver, a bactéria que digere alimentos em seu intestino responde produzindo excesso de gás.
Em alguns cachorros, essa produção de gases e flatulências acontece poucas vezes, apenas eventualmente. Nesses casos, pode ser que o cão tenha comido algo que não faz parte de sua dieta tradicional. Ele pode ter mexido no lixo ou alguém pode ter dado um pedaço da carne do churrasco para ele, por exemplo.
É por isso que devemos ficar bastante atentos quanto à alimentação dos nossos animais e dar para eles apenas o que for indicado pelo médico veterinário.
Além disso, diversos problemas gastrointestinais e que afetem a digestão e a absorção de nutrientes podem fazer com que os cães soltem mais puns do que o normal e com o odor mais forte. Caso isso aconteça, é essencial procurar um veterinário para descobrir qual o problema do cachorro.
Cães soltando puns fortes pode até ser engraçado, mas também pode significar algum problema de saúde mais grave.
Fonte: Vetstreet