O sonambulismo é um fenômeno que acontece com algumas pessoas e que faz com que elas se levantem, caminhem, falem e realizem algumas atividades durante o sono. O evento ocorre uma ou duas horas depois que a pessoa afetada adormece à noite e raramente envolve comportamentos incomuns. Quem passa por isso não se lembra de nada do que aconteceu ao acordar no outro dia.
Não é tão difícil conhecer uma pessoa que já tenha passado por esse tipo de situação. Mas e os cães, será que eles também podem ser sonâmbulos?
Por agirem de forma natural, nem sempre nós somos capazes de saber quando uma pessoa está sonâmbula ou não, apenas naqueles casos onde se conhece muito bem a pessoa em questão.
No caso dos cães, também é bastante difícil saber se eles estão apenas sonhando, o que, acordo com especialistas em animais, acontece durante o estágio REM do sono, ou sonâmbulos.
Quando estão sonhando, os cachorros podem, mesmo deitados, movimentar suas patas de forma bem rápida, como se estivessem correndo, e também rosnar, se contrair e choramingar. Além disso, diferente dos humanos, eles podem apresentar comportamentos aleatórios como se levantar e cair no chão.
Isso dificulta ainda mais sabermos se os cães estão realmente apenas sonhando ou se em algum momento estão sonâmbulos.
Porém, é preciso tomar cuidado e monitorar os cães para padrões de sono anormais, pois alguns movimentos que podem acontecer enquanto o animal está dormindo e acabar sendo confundido com sonambulismo podem ser, na verdade, sintomas de algum distúrbio de sono ou até de uma convulsão.
Problemas de saúde como a narcolepsia e cataplexia podem resultar em outros problemas conhecidos como Distúrbios do Movimento Relacionados ao Sono, como o distúrbio dos movimentos periódicos dos membros (DMPM). Os movimentos causados por esses problemas e distúrbios podem acabar sendo confundidos com um caso de sonambulismo. Para saber se este é o caso do seu cão, é necessário fazer exames neurológicos.
Um problema grave que também pode ser confundido com sonambulismo é a convulsão. Resultado de reações químicas no cérebro que produzem reações elétricas complexas, as convulsões causam comportamentos anormais e incontroláveis. Muitas vezes, o que parece ser sonambulismo em um cachorro é realmente uma convulsão.
Mover as patas enquanto está deitado, cair, parecer atordoado ou desorientado, babar, se contorcer, se mover em círculos e bater nas coisas são sintomas de convulsão.
O que se sabe de fato é que é muito difícil dizer se um cão é sonâmbulo ou está apenas sonhando, quando não está tendo uma convulsão ou sofrendo de distúrbios de sono.
Sendo assim, o ideal a fazer quando notar quaisquer sintomas anormais durante o sono do seu cachorro ou que pareçam sonambulismo é procurar um médico veterinário e passar tudo para ele. Esse tipo de dúvida deve ser resolvido imediatamente para evitar problemas de saúde mais graves.
Se você tem certeza que o animal está apenas dormindo e sonhando ou sonâmbulo, não existe a necessidade de acordá-lo. Porém, caso você perceba que ele está em um sonho ruim, chorando, você pode tentar gentilmente acalmá-lo com um carinho bem leve onde ele estiver deitado.
Fonte: Cuteness