Agora, os cientistas podem analisar o hemograma de cachorro hiperativo para determinar se ele têm ou não TDAH.
Pesquisadores da Universidade de Helsinque e do Centro de Pesquisa Folkhälsan descobriram uma ligação direta entre o sangue em cachorro hiperativo versus cães não hiperativos. Os resultados do estudo foram publicados na revista Behavioral and Brain Functions.
Assim, a equipe de pesquisa, liderada pelo professor Hannes Lohi, deu uma olhada nos pastores alemães e em alguns componentes do sangue. Especificamente, eles analisaram os fosfolipídios; verificou-se que os níveis de triptofano diferiam em cachorro hiperativo.
No geral, foi determinado que existe uma ligação direta entre hiperatividade e diminuição dos níveis de fosfolipídios no sangue.
Cachorro hiperativo: causas
Hiperativo, excitado demais e pulando para cima e para baixo. Cães enlouquecendo podem ser bastante fofos e engraçados de se olhar! Mas, se o seu cachorro hiperativo deixa você exausto todos os dias, você pode não ver mais a diversão. Mas porque alguns cachorros são hiperativos?
- Problemas de comportamento
- Questões nutricionais
- Exercício insuficiente
Em geral, não há necessidade de se preocupar. Um cão enérgico é completamente normal. A maioria dos cães tem muita energia para gastar e, portanto, precisa de atividades diárias. Se o seu cão não para quieto, pode ser apenas um sinal de felicidade, emoção ou talvez tédio e falta de estímulo.
O que é TDAH no cachorro?
O TDAH no cachorro é mais comumente caracterizado por hiperatividade, impulsividade, medo geral e sensibilidade ao ruído. Assim, esses comportamentos podem ter impactos negativos no cão e no proprietário.
Segundo o professor Lohi, esses distúrbios comportamentais podem se desenvolver devido a fatores ambientais e hereditários. Por causa dessa combinação, estudá-los se torna um desafio.
Mas o estudo do metabolismo – agora está fornecendo à ciência novas respostas sobre quais problemas biológicos podem estar causando esses distúrbios comportamentais.
O papel da saúde intestinal no comportamento de cachorro hiperativo
Um ponto particular de interesse dos pesquisadores foi a correlação negativa existente entre o comportamento hiperativo e os níveis de triptofano encontrados no sangue. Pois o triptofano é um aminoácido vital que é produzido quando o intestino processa e decompõe os alimentos.
Nos seres humanos, observa-se que alguns comportamentos e instabilidades mentais ocorrem quando os níveis de triptofano são baixos; provou-se que suplementos melhoram tendências desagradáveis nessas pessoas.
Isso sugere que há uma diferença nas bactérias intestinais do cachorro hiperativo. Isso é muito significativo, porque descobertas recentes feitas na ciência indicam uma conexão entre a biologia intestinal e o comportamento em pessoas e cães.
O sexo, idade e dieta do cão tiveram pouco impacto na ligação encontrada entre metabolitos e comportamento. Os pesquisadores também controlaram as mudanças na dieta, garantindo que todos os cães estivessem comendo a mesma comida por duas semanas antes do início dos testes.
Embora os cientistas saibam que a saúde intestinal influencia o comportamento e o humor, eles também sabem que, ao contrário, uma reação de estresse no cérebro pode ter um impacto negativo na saúde intestinal.
No momento, os cientistas não podem ter certeza se a descoberta da correlação do nível do triptofano com a hiperatividade é uma causa ou uma consequência disso.
Posso tratar meu cachorro hiperativo com medicamentos?
Infelizmente, não existem medicamentos para lidar com o TDAH. Mas caso seu cão sofra dessa síndrome, ainda existem pequenas diretrizes de ajuda que você pode usar.
- Verifique se o seu cão está fazendo bastante exercício. Faça caminhadas diárias com seu filhote e/ou brinque ao ar livre para mantê-lo fisicamente ativo o mais rápido possível.
- A estimulação mental também pode manter seu cão calmo. Use quebra-cabeças, brinquedos ou atividades ao ar livre que apele aos instintos naturais do seu cão.
- Tente dar um emprego ao seu cão. Ao dar ao seu cão um trabalho, você está removendo o comportamento hiperativo dele e está redirecionando a energia dele para outro lugar. Ter uma tarefa para focar pode ser uma grande ajuda.
- Alimente seu cão com uma dieta equilibrada. A sensibilidade alimentar pode contribuir para um comportamento inquieto. Se você não sabe qual é a melhor comida para o seu animal de estimação, peça opinião ao veterinário
Se você já tentou as técnicas listadas acima e mesmo assim ainda tem um cachorro hiperativo que está fora de controle, marque uma consulta com o veterinário. É importante investigar as possíveis causas físicas ou emocionais subjacentes ao comportamento indesejado do seu cão!
O post Agora você pode descobrir se seu cão tem TDAH apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.