Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

O temperamento do Beagle – Saiba tudo sobre a raça

Você sabe tudo sobre o temperamento do Beagle? Não? Então, está no lugar certo. No texto de hoje, vamos entender um pouco mais sobre como essa raça tão amável, linda e fofa deve ser “encarada”. O Beagle é um cão extremamente inteligente e receptivo aos novos tutores. Porém, é preciso se atentar para algumas situações que podem fazê-lo ficar ansioso ou estressado.

Na verdade, qualquer cão que não tenha o mínimo de equilíbrio mental sofrerá por questões de ansiedade ou estresse. Isso é fato. Porém, no caso do Beagle, talvez isso seja um pouco mais evidente. Ele é um cão que, acima de qualquer coisa, adora desbravar, participar e sentir-se parte da família. E isto, por si só, já necessita de alguns cuidados.

O temperamento do Beagle pode ser de um cão quieto, carente, desrespeitoso, de um cachorro que late muito, carinhoso ou obediente. Tudo vai depender de como você condiciona a mente dele. Por isso, quanto antes você entender que a saúde mental dos cães é um fator extremamente importante, melhor. Tudo influencia para o temperamento do animal.

E para te ajudar a captar melhor todas estas situações, preparamos um guia sobre a raça. Veja alguns pontos importantes relacionados a convivência com o animal, comportamento com crianças, pessoas estranhas e saúde física em si – que pode fazê-los ficarem mais agitados. Acompanhe.

o temperamento do beagle

Foto: Freepik

O temperamento do Beagle – Tudo que você precisa saber sobre a raça

O temperamento do Beagle, no geral, é calmo. Porém, ele é um cão que precisa gastar muita energia. Na verdade, o gasto de energia precisa acontecer em todas as raças, como você bem sabe. Mas o Beagle gosta ainda mais de ter espaço para correr, brincar e, obviamente, desbravar.

O nariz do cãozinho fará com que ele passeie por ambientes diferenciados o tempo inteiro. Se ele pudesse caminhar o dia inteiro somente perseguindo cheiros, ele o faria. Mas, obviamente, isto não é possível. Por isso, para condicioná-lo a melhor forma física e mental, você precisará adotar os passeios de forma frequente a rotina do animal – e isto já fica como nossa primeira dica!

No entanto, há outros pontos também muito importantes a ser considerados sobre a raça. Por exemplo, você sabia que o Beagle pode ser extremamente receptivo a pessoas estranhas? Ou seja, ele não seria um bom cão de guarda, caso você esteja procurando por um.

Agora, se você está procurando por um animal carinhoso e brincalhão, talvez esteja escolhendo a raça certa. Quer saber mais sobre o temperamento do Beagle? Então veja nosso guia completo abaixo e entenda tudo sobre a raça!

o temperamento do beagle

Foto: Freepik

O Beagle é um bom cachorro para se ter em casa?

Esta pergunta pode ser respondida com um alto e sonoro “sim!”. O Beagle é um ótimo cãozinho para se ter em casa. Aliás, que cãozinho que não é?! No entanto, é preciso entender alguns pontos fundamentais para um convívio saudável, tranquilo e equilibrado.

Se você está pensando em adotar o seu primeiro cão de estimação e quer aproveitar todo o amor e carinho que um Beagle pode lhe dar, não tenha medo. Este é um animal com temperamento extremamente positivo para se ter dentro de casa.

Principalmente pelo fato de ele ser muito inteligente e “moldável”. Sim, esta parece uma palavra pesada, mas adequar o comportamento do animal para o dia a dia é fundamental. É bom para ele e para você.

Um Beagle pode ser extremamente calmo e extremamente agitado. Tudo dependerá de como você liderará a situação. Mas, sim, você pode tranquilamente adotar o animal para ser seu companheiro, deixar o lar mais leve e mais divertido. Tudo isso é extremamente fácil para um Beagle.

Além disso, o temperamento do Beagle fará com que ele esteja sempre presente na sua rotina. Se você estiver na cozinha, ele estará lá. Se você estiver na sala, ele estará lá. A “mania de perseguição” acontece e, por mais que ela seja “fofa”, recomendamos que você faça algo para controlar. Afinal, o cão precisa saber viver sem você por perto.

Caso contrário, será muito fácil de o animal contrair a síndrome da ansiedade de separação. Basicamente, o animal sentirá sua falta em excesso e desenvolverá doenças e condições mentais negativas, como estresse, ansiedade e angústia. Controle seu cãozinho.

o temperamento do beagle

Foto: Freepik

O temperamento do Beagle com crianças

O temperamento do Beagle com crianças é positivo? Esta é uma das questões mais buscadas por tutores de primeira viagem que buscam um animalzinho para fazer companhia aos seus filhos. E, obviamente, é preciso pesquisar muito e entender tudo sobre as raças para que uma decisão coerente seja tomada.

Na verdade, todos os cães são dóceis. Por mais que existam aqueles instintivamente mais agressivos, todos podem ser convertidos em um comportamento mais sereno. Porém, há sempre o temor em deixar uma criança próxima de um cão. E isto é normal. No entanto, com o Beagle, isto não é um problema.

É claro que você precisa vigiar a situação sempre e manter o controle sobre o animal e a criança. Porém, o Beagle pode ser um ótimo companheiro para seus filhos. O animal é dócil, sereno e brincalhão por natureza. Ele vai querer gastar energia brincando e, se houver retribuição do seu filho do outro lado, o ambiente será ótimo.

No entanto, recomendamos que você esteja sempre por perto para interpretar tudo que está acontecendo para não ocorrer acidentes. Por mais que um cão possa ser dócil, isso não significa que ele não tenha instintos. E, como você sabe, os instintos fazem com que os animais reajam a situações.

A agressividade contra crianças geralmente vai acontecer por alguns motivos específicos. E um deles é o ciúme. Sim, o seu cão pode sentir ciúmes de você! E isto pode até ser “fofo”. Mas é muito prejudicial. Afinal, você estará abrindo uma brecha para o animal fazer o que ele quiser. O que não é bom e pode gerar, inclusive, acidentes.

Principalmente se o ciúme for de seus filhos. Por isso, todo cuidado é pouco.

o temperamento do beagle

Foto: Freepik

O temperamento do Beagle com pessoas estranhas

E o temperamento do Beagle com pessoas estranhas, como é? Bom, conforme já mencionamos anteriormente, se o seu objetivo é ter um cão de guarda, o Beagle não é a melhor indicação. Por um simples motivo: ele é receptivo à pessoas estranhas! Sim, ele é um cãozinho que pode até estranhar no início (e vai latir bastante). Mas facilmente se adapta a alguém que não é da família.

Isto geralmente está relacionado com a confiança que o animal sente em você, tutor. Afinal, se ele perceber que o indivíduo estranho não está lhe fazendo mal, não há motivos para atacar ou latir. Por isso, se você precisa receber pessoas constantemente na sua casa, saiba que o Beagle pode nem ligar para isso.

Mas, claro, cada animal possui um comportamento específico. Não é regra e não podemos dizer que todos os Beagles são iguais. Por isso, sempre que você precisar apresentar alguém para ele, faça isso com calma para sentir como ele reagirá. Pode haver desconfiança no início, mas haverá a aceitação em breve.

O Beagle em si é um animal muito tranquilo. E talvez até por isso é comercializado a preços tão altos. Pois um animal, quando é inteligente o suficiente para condicionar situações do dia a dia, é proporcionalmente mais “de bem com a vida”. E isto por si só já é um grande passo para mantê-lo com saúde e feliz.

o temperamento do beagle

Foto: Freepik

O Beagle tende a destruir os ambientes e móveis?

Sim e não! Esta pergunta sobre o temperamento do Beagle precisamos responder de forma um pouco mais contida. Conforme mencionamos anteriormente, ele é um animal que possui uma energia incrível no corpo. E, por isso, ele precisa de exercícios e atividades que o façam descarregar essa carga constantemente.

No entanto, sabemos que nem sempre é fácil de gerenciar esta situação. Devido aos seus compromissos de dia a dia, trabalho e família, pode ser difícil de encontrar espaço para passeios tão frequentes. E, se você quiser ter um Beagle, saiba que precisará, de alguma forma, encontrar espaço na sua agenda para suprir as necessidades dele.

Hoje em dia existem diversas opções para ajudar neste processo. Uma delas, é o Dog Walker. Basicamente, você contrata alguém para caminhar com seu cão enquanto você não pode. Esta ação fará com que ele não procure por destruir ambientes e móveis, pois a energia dele estará baixa o suficiente.

Quando um cachorro se conecta a manias de destruição, geralmente isto está ligado a outras necessidades. Seja a necessidade de gastar energia, conforme exemplificados. Ou seja a ansiedade e estresse alocados na mente do animal, que podem fazê-lo passar dos limites neste sentido.

Por isso, sim, o Beagle pode destruir seus móveis ou ambientes. Mas, com os cuidados certos e o preparo mental adequado, isto não acontecerá. Ou, se acontecer, acontecerá com menos frequência e intensidade. O que também é positivo, visto que alguns animais quando condicionados a mordidas, não param tão facilmente.

Veja também: Como Fazer o Cachorro Parar de Morder?

parceria entre cão e tutor

Foto: Freepik

Qual a frequência dos latidos do Beagle?

O temperamento do Beagle faz com que ele tenha que latir bastante. E isto talvez seja um grande diferencial “negativo” para animais mais contidos. No entanto, o excesso de latidos não significa dizer que o animal é agressivo ou impaciente, ok? No caso dos Beagles, os latidos acontecem por um simples motivo: necessidade de atenção.

Estes animais são extremamente necessitados de atenção e querem estar presente o tempo inteiro. Conforme mencionamos anteriormente, eles podem perseguir os tutores pela casa. Mas, isto não é positivo e precisa ser tratado com um bom adestramento canino – falaremos mais sobre isso adiante.

E, quanto aos latidos, eles também podem ser tratados com um preparo e equilíbrio mental. Quando um cão está latindo muito, significa que ele quer e precisa dizer alguma coisa. No caso do Beagle, isto também é verdade. E talvez de forma ainda mais intensa, pois ele realmente acha que deve participar das discussões da casa!

Mas, como sempre, isto não necessariamente é uma regra, ok? Não significa que seu Beagle será tagarela o tempo inteiro. Afinal, o condicionamento também influencia muito no comportamento e temperamento. E cada um pode reagir de uma forma diferente para diferentes situações.

o temperamento do beagle

Foto: Freepik

O temperamento do Beagle faz com que ele queira desbravar cheiros o tempo inteiro

Conforme mencionamos anteriormente, o Beagle é um animal extremamente sedento por desbravar ambientes. E isto acontece muito devido ao olfato ser extremamente apurado. Seu nariz, que não é pequeno, tem a capacidade de fazer o animal passear durante um dia inteiro por lugares desconhecidos, atrás de cheiros peculiares.

Isto parece fofo. Mas, pode ser um problema para o animal. Por mais que você deva instigar alguns instintos e fazer brincadeiras e jogos para cães que possibilitem o farejo, é importante tomar cuidado para que ele não fuja. Se o seu Beagle fugir de casa, ele pode facilmente se perder. Afinal, para ele será uma grande aventura a quantidade de cheiros que ele pode farejar fora de casa.

Por isso, se você pensar em ter um Beagle, saiba que é fundamental proporcionar a ele a possibilidade de utilizar o nariz a favor dele mesmo com jogos e brincadeiras que estimulem isso. Afinal, o instinto do animal está presente de qualquer forma e não temos o que fazer com relação a isso, a não ser respeitar.

Cuidado para não acostumar mal seu cãozinho e fazê-lo sofrer por isso

Todo cão precisa de condicionamento mental, adestramento e treinamento. Caso contrário, eles podem facilmente ficar tristes, acumularem energia ou se tornarem cachorros estressados. E nós, tutores, temos total responsabilidade sobre estas situações, uma vez que não podemos estimular atitudes e hábitos negativos.

As famosas manias que tanto adoramos nos animais e que deixam eles ainda mais fotos, podem, no longo prazo, desenvolverem um mal extremamente prejudicial para os cães. E no caso dos Beagles, não é diferente. Por exemplo, se o seu cãozinho adora perseguir você dentro de casa, você pode achar que isso é uma demonstração de amor.

cão andando

Foto: Freepik

Mas, na verdade, é uma situação de dependência extremamente negativa para o animal. Enquanto você estiver por perto, tudo bem, ele se sentirá bem. Mas, e quando você tiver que estar longe? Como o cão se comportará? Ele poderá deixar de comer, beber e fazer exercícios. Ou seja, afetará diretamente a saúde do bichinho. Ruim, não é mesmo?

Por isso, o temperamento do Beagle precisa ser condicionado também ao bem-estar dele. Faça-o se acostumar a viver de forma equilibrada para que ele mesmo não sofra com isso. Criar um cão independente talvez seja uma das melhores alternativas. Não é fácil. Mas, é possível!

Veja nosso artigo sobre como criar um cão independente.

Um bom adestramento canino será extremamente útil para ele

Conforme já mencionamos durante boa parte deste guia sobre o temperamento do Beagle, o adestramento deverá fazer parte da sua jornada como tutor. Sim, você precisará fornecer as melhores condições de vida ao animal. E nisto inclui-se a necessidade de treiná-lo para que ele mesmo não se auto-sabote.

O adestramento de cachorro, não só para os Beagles, é uma das melhores formas de proporcionar mais qualidade de vida para os cães. Afinal, é a partir de métodos de treino que os animais podem entender como levar uma vida mais tranquila e menos estressante com relação a alimentação, pessoas estranhas, outros cães e crianças.

O Beagle é um cão muito inteligente. O que tornará o processo de adestramento ainda mais prático, visto que ele se condiciona rapidamente ao que o adestrador pede. Por exemplo, se o seu cão é muito apegado a você e sofre quando você sai de casa, o adestramento pode ajudar ele a ser mais independente. Além disso, a prática ajudará seu cão em:

  • Se alimentar melhor;
  • Controlar o estresse e a ansiedade;
  • Saber a hora certa de passeios e brincadeiras;
  • Respeitar o tutor e o espaço dele;
  • Respeitar outros cães na rua;
  • Respeitar pessoas estranhas;
  • Controlar a vontade de latir e roer objetos;

Ou seja: só há benefícios com um bom adestramento. Por isso, não hesite em fazer.

cão deitado

Foto: Freepik

Faça o Beagle entender quem manda em quem – Mas sem violência, obviamente

Um dos pontos mais importantes para que o temperamento do Beagle não passe dos limites, é fazê-lo entender quem manda em quem. Você não pode, em hipótese nenhuma, deixar o seu cão entender que ele pode fazer o que quiser no ambiente. Isto é muito ruim para você e para o animal, visto que ele ficará estressado quando for impedido.

Antes mesmo de ele criar manias, recomendamos que você volte para o tópico anterior e faça um bom adestramento. É isto que fará com que o animal saiba que ele precisa ser liderado por você. E você, obviamente, precisa aprender como liderar o seu cão. Não é tão simples, porém, com o profissional certo tudo ficará mais facilitado.

Isso pode parecer um pouco autoritário. Mas na verdade, não é isso. Você não precisa proibir o animal de fazer o que ele gosta. Você precisa controlar ele para que ele saiba o momento certo de fazer. Ele precisa sentir que há alguém liderando ele. Caso contrário, ele ficará ansioso e estressado, achando que pode fazer tudo.

E isto não cabe só aos Beagles. Mas sim, a todos os cães. Pois eles realmente precisam entender até onde podem ir. Caso contrário, pode haver um desgaste muito grande de energia, pois eles ficarão sem rédeas. O que é extremamente negativo para você, para o cão e para quem convive no ambiente.

Ainda mais se lavar em consideração que o Beagle adora farejar e desbravar. Ele pode. Mas, com limites e controle, obviamente.

O Beagle precisa ser liderado pelo tutor para sentir-se mais confortável

O temperamento do Beagle pede que ele seja liderado. Conforme já mencionamos anteriormente, isto faz com que o animal perceba o ambiente e saiba que há limites. E é você o responsável por isso. Porém, nem sempre é fácil conseguir este feito, uma vez que leva tempo e, se não houver acompanhamento, pode se transformar em algo negativo.

  • Por isso, separamos uma lista de atitudes que você pode tomar para ser o líder do seu cão:
  • Crie horários específicos para refeições;
  • Os passeios também precisam acontecer em horários específicos;
  • Não atenda aos pedidos constantes por atenção;
  • Não fale com o cão ao sair de casa e nem ao voltar – espere alguns minutos para interação;
  • Utilize palavras fortes e curtas para ensiná-lo o que não pode. Exemplo: “não!”;
  • Elogie ele quando ele fizer algo que você considera bom para o convívio;
  • Não xingue nem use palavrões para corrigir uma situação;
família

Foto: Freepik

Atente-se para a saúde do seu Beagle – Alguns cuidados são necessários

Se o temperamento do Beagle é extremamente dócil e receptivo, é importante considerar as possíveis doenças que o animal pode contrair. Da mesma forma que a saúde mental está completamente ligada ao bem estar dele, a saúde física também. E para que o seu cão não sofra ou desenvolva comportamentos ruins, atente-se para dois problemas muito recorrentes em Beagles. Veja:

Cuidados com a pele e as orelhas

A pele do Beagle e as orelhas sofrem muito com alguns problemas constantes. No caso da pele, você poderá notar a queda de pêlos e até mesmo a fragilidade do tecido em algumas situações. Isto é extremamente negativo e faz o cão sofrer muito. Por isso, acompanhe a saúde dele de perto, consulte veterinários e esteja sempre pronto para possíveis intervenções.

No caso das orelhas, como são grandes, é muito fácil para contrair bactérias e outros problemas de audição. Há casos em que o animal pode ficar completamente surdo. Por isso, recomendamos que faça sempre os acompanhamentos necessários para evitar os problemas e não somente remediá-los.

parceria entre cão e tutor

Foto: Freepik

Cuidados com os olhos

Com relação aos olhos do Beagle, é preciso se atentar para problemas como catarata e glaucoma. São os problemas mais comuns e podem acometer animais de diversas idades. A cegueira pode vir na sequência, caso as doenças não seja evitadas ou tratadas. E nem precisamos dizer o quanto isso é negativo para o animal, não é mesmo?

No caso dos Beagles, ainda há outras situações muito comuns que podem deixá-los extremamente desconfortáveis na região dos olhos. E isto, de certa forma, vai interferir no temperamento deles durante o dia. Afinal, algo que está incomodando pode ser desconfortável e causar estresse.

Por isso, agora que você já sabe tudo sobre o temperamento do Beagle, como agir e alguns pontos da saúde dele, cuide bem do seu cãozinho e boa sorte.

O post O temperamento do Beagle – Saiba tudo sobre a raça apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
17 de Janeiro de 2020

Autor

Autor: 
Camila Da Silva
Classifique: 
Ainda sem votos