Início

Cãotinho do Labrador Retriever

Um espaço de todos e para todos

Fox Paulistinha: a segunda raça oficialmente reconhecida de cães brasileiros

O Fox Paulistinha é um cão de pequeno a médio porte. É a segunda raça oficialmente reconhecida de cães brasileiros (o outro é o Fila). Estes cães são muito ativos, curiosos e possuem um grande instinto de caça, o que os torna bons cães de guarda e para a caça menor, mas também são excelentes animais de estimação, ideais para aqueles que gostam de vida ativa.

De fato, o Fox Paulistinha é um cão que exige queima de grandes doses de energia física e mental e não é recomendado para pessoas que moram no apartamento ou que têm filhos pequenos.

Se você deseja conhecer todas as principais características do Fox Paulistinha, continue a leitura!

Origem do Fox Paulistinha

fox paulistinha

Foto: Freepik

A história do Fox Paulistinha é pouco conhecida e controversa. Assim, alguns autores acreditam que ele seja descendente de cães fox terrier de pelo liso importados da Europa para o Brasil e cruzados com cães locais nas fazendas (esta é a versão oficial do padrão da raça).

Outros escolas de pensamento afirmam que o verdadeiro descendente do Fox Paulistinha é o Jack Russell. Finalmente, há quem pense que provavelmente as duas raças mencionadas são a base dessa raça brasileira de cães.

De qualquer forma, o Fox Paulistinha é um cão muito popular no Brasil e é usado como cão de companhia, cão de caça e cão de guarda. Apesar da grande popularidade em sua terra natal, é uma raça de cães pouco conhecida no exterior e frequentemente confundida com raças terrier semelhantes.

Características físicas do Fox Paulistinha

Nos machos, a altura é de 35 a 40 cm, já as fêmeas tem entre 33 e 38 cm. De acordo com o padrão da FCI, nem machos nem fêmeas devem exceder 10 kg.

O corpo do Fox Paulistinha é bem proporcionado e de forma quadrada, ou seja, a altura e o comprimento são equivalentes. Apesar disso, suas linhas são curvas e bem definidas, ao contrário do Fox Terrier, cujo corpo segue linhas retas e angulares.

Visto de cima, a cabeça do Fox Paulistinha é triangular, com a base larga e as orelhas bem separadas umas das outras. A cabeça se estreita consideravelmente dos olhos até a ponta do nariz, que é bastante grande, escura e com grandes fossas nasais.

fox paulistinha

Foto: Freepik

O focinho é bem modelado, possui lábios finos e estreitos. Os olhos são redondos, grandes e proeminentes. Eles devem ser o mais escuros possível, mas não necessariamente pretos.

Cães de pelos azuis têm olhos azul-acinzentados, enquanto cães marrons escuros têm olhos castanhos, verdes ou azuis. As orelhas do Fox  Terrier são triangulares. São laterais e semi-eretas, com a ponta caindo no canto externo dos olhos.

A cauda é de baixa inserção. Infelizmente, o sangrento hábito de amputar a cauda ainda é comum, embora o padrão da raça aceite tanto a cauda completa quanto a mutilada.

A pelagem desses cães é curta, fina e lisa, mas não macia. É tão densa que a pele subjacente não pode ser vista. O padrão da raça define a pelagem desses cães como “semelhante à dos ratos”.

A cor predominante é branca, mas manchas pretas, escuras ou azuis podem estar presentes. Algumas manchas de cor estão sempre presentes e típicas da raça:

Personalidade do Fox Paulistinha

O Fox paulistinha tem um caráter alegre, animado, curioso, inteligente e muito independente. Esses terriers não escapam ao menor ruído ou movimento, estão sempre em alerta. Além disso, ele tem um bom temperamento e gosta de brincar, mesmo quando adulto.

Apesar de seu bom caráter com a família, esses cães são reservados com estranhos e até se tornam agressivos. A socialização adequada dos filhotes é muito importante.

Eles também podem ser agressivos com outros cães ou animais. Não é recomendável manter um Fox Paulistinha junto com outros pequenos animais, porque, dado seu forte instinto, ele tende a caçá-los e matá-los. Ele pode se dar bem com outros cães com os quais cresceu desde filhote, desde que tanto o terrier quanto os outros cães sejam socializados adequadamente.

Cuidados com o Fox Paulistinha

fox paulistinha

Foto: Freepik

A pelagem desses cães é curta e fácil de cuidar. Basta escová-lo regularmente duas vezes por semana.

Em termos de exercício, no entanto, o Fox Paulistinha é exigente. Não é recomendado para pessoas sedentárias. Várias caminhadas por dia não são suficientes, esses cães precisam de brincadeiras intensas e sessões de exercícios para permanecer em forma psicofísica.

Fox Paulistinha é um animal independente e não requer tanta companhia quanto os outros cães. No entanto, não pode ser deixado sozinho por longos períodos de tempo, principalmente porque, quando entediado, tende a criar distrações, geralmente destruindo móveis, cavando ou latindo muito.

Embora ele seja um cachorro pequeno, ele não se sente confortável nos espaços limitados de um apartamento, a menos que lhe sejam oferecidas várias horas de exercício ao ar livre. O ideal é que ele possa morar em casa, mas desfrute de um jardim para queimar a energia que quiser.

Educação do Fox Paulistinha

fox

Foto: Freepik

Em termos de capacidade de aprendizado canino, é uma das melhores raças se for usado reforço positivo e um desastre se for usada punição, vinculada aos métodos tradicionais de treinamento. Além disso, esses cães aprendem com grande facilidade, bons e maus hábitos, qualquer tentativa de usar a força é inútil.

Por ser um cão muito ativo, o Fox Paulistinha pode causar problemas de comportamento e, dependendo do caso, pode: destruir móveis e objetos, latir continuamente, cavar buracos ou atacar outros animais da casa. Quando entediado, torna-se destrutivo.

Se lhes for oferecida a quantidade certa de exercício, eles serão cães muito doces, inteligentes e satisfatórios se puderem canalizar sua energia de maneira construtiva. Mas não é um cão muito adequado para crianças pequenas, pois tende a reagir a possíveis maus-tratos involuntários ao morder.

Saúde do Fox Paulistinha

Eles são cães muito saudáveis ​​que não sofrem de determinadas patologias ou doenças. No entanto, é preciso cuidar de sua saúde, sempre seguindo o calendário de vacinação e desparasitação. Uma visita veterinária a cada seis meses é um bom hábito. Sua expectativa de vida é bastante longa, como todos os terriers, é de 12 a 14 anos.

O post Fox Paulistinha: a segunda raça oficialmente reconhecida de cães brasileiros apareceu primeiro em Portal do Dog - Para quem ama cachorros!.

Data: 
13 de Fevereiro de 2020

Autor

Autor: 
Handreza Hayran
Classifique: 
Ainda sem votos